O estilo Louhan Quan foi criado por monges no Templo de Shaolin
a partir da observação das diferentes posturas e expressões das estátuas do
Templo e da meditação. Eles acrescentaram a essas posturas as habilidades de
combate. No período contemporâneo vivia Mestre Miao Xing,que tinha sido chamado
"Ouro Arhat ". Ele era um nativo de Dengfeng na Província de Henan, e soube das
habilidades de combate como também estando apaixonado por artes literais,
especialmente Budismo.
Ele trabalhava e praticava a o budismo e artes marciais. Depois
ele viajou ao longo do país e reuniu muitos mestres de Wushu. Desse modo ele
dominou as artes marciais de estilos diferentes. Vários anos depois Miao Xing
raspou a cabeça para se tornar monge do Templo de Shaolin, mas continuou a
praticar a arte marcial no tempo excedente.
Uma vez ele foi visto praticando a arte marcial pelo abade do
templo que o elogiou e lhe ensinou o Shaolin. O abade também ensinou para Miao
Xing o estilo de Lou Han.
Sempre que surgiam desafiantes para enfrentar as artes marciais
de Shaolin, o abade designaria Miao Xing para enfrentar. E sempre Miao era o
vencedor, assim foi ganhando o respeito entre outros monges. Eventualmente Miao
foi promovido a supervisor do templo e foi requisitado que ensinasse as artes
marciais a outros monges. Depois da morte do abade, Miao Xing o sucedeu e também
serviu como o chefe de Shaolin. Ele teve uns 5.000 discípulos monges e 200
discípulos leigos. Em 1939, Mestre Miao Xing faleceu com a idade de 58 anos.
CARACTERÍSTICAS DO ESTILO LOU HAN
Bodhidharma foi o introdutor da filosofia Cha`n (Zen) e
transmitiu técnicas de exercícios internos e respiratórios além de métodos
inéditos de artes marciais aos monges que viviam no Monastério Shaolin. Com os
conceitos do Wu De (virtude marcial) ele deu um novo rumo às artes de guerra do
oriente, utilizando-as também para a elevação espiritual dos seus praticantes.
O Templo Shaolin foi o berço de praticamente todos os estilos de
luta originários do oriente, bem como um dos maiores centros de desenvolvimento
do budismo na China. Nele se originaram todos os estilos de Wushu Chinês que se
espalharam por todo o território da antiga China, inclusive o sistema Lou Han
(guardião de Buda).
O Shaolin Wushu tem características únicas, e resíduos de seus
movimentos podem ser encontrados em praticamente todos os estilos de Wushu.
Suas origens provém da tradições budistas do Monastério, religião que exige dos
seus praticantes grande disciplina e controle físico e emocional.
Os monges também obtiveram suas experiências em campos de
batalha e o Shaolin Wushu obteve características militares. A forma embrionária
do Shaolin Wushu são as 18 mãos de Lo Han, técnica criada pelo patriarca
Bodidarma e batizada em homenagem aos seus dezoito principais discípulos, sendo
que 16 deles eram indianos e somente dois chineses.
Seus movimentos são lineares, compactos, poderosos, simples, com
técnicas voltadas para o combate real. Em todo o momento é trabalhada a energia
interna Chi, projetando a força para a frente e utilizando-se da do adversário.
No Brasil não há registros oficial do estilo Lo Han, somente formas (katis).
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