BÊBADO
Essa
técnica situa em como se o praticante estivesse embriagado. Combina
movimentos como tropeçar, balançar e cair exatamente como um bêbado.
As mãos se posicionam como se estivesse segurando uma xícara
chinesa ou um copo em que os bêbados tomam suas bebidas. O estilo do
bêbado exige muita habilidade, flexibilidade pois usa-se chutes,
voadoras, semi-mortais, rolamentos para confundir o oponente.
O praticante têm que ser rápido e
fingir defesa enquanto está tentando atacar e apontando em uma
direção mas atacando em outro. Vários graus de embriaguez são
demonstrados por gamas diferentes de movimentos e expressões no
olho.
HISTÓRIA DO ESTILO DO BÊBADO
A lenda conta que
existiam oito imortais que dedicavam o tempo á pratica da
meditação. Combinavam as técnicas antigas de Yoga Chinesa (Kai
Men / Chi Kung) obtendo habilidades extraordinárias.Com o passar
do tempo eles aprenderam e desenvolveram técnicas avançadas
como o estilo bêbado.Estes oito grandes mestres aprenderam a
dominaram o controle da energia (Chi Kung em seu nível mais
avançado).
Dentro deste
grupo havia uma monja que era hábil no manejo de todas as
técnicas de pernas que se desenvolveu através da Chi Kung
marcial.
Este estilo foi
levado ao templo Shaolin para ser ensinado aos alunos mais
avançados. Após a destruição do Templo Shaolin vários monges
escaparam e se esconderam em aldeias, e para não serem
reconhecidos trocavam seus nomes e se vestiam como mendigos. Em
cada aldeia deixavam ensinamentos que os aldeões os melhoravam
adaptando a seus costumes e estruturas físicas. Nessas
transformações surgiu o estilo do bêbado do sul da China, que
não é tão vistoso e sim efetivo na luta, nesse momento nasce o
bastão do mendigo do sul, nome dado em honra a um monge que
caminhava pelas aldeias fazendo-se passar por mendigo cego e que
manejava seu bastão com grande habilidade.
O estilo do
bêbado com o tempo foi aperfeiçoando, mas perdia sua essência
por ser um estilo difícil de aprender e executar. Todos estamos
aptos para esta tarefa, mesmo sendo necessária uma preparação
física, mental e espiritual muito refinada.
Este estilo se destaca pela
habilidade de enganar o inimigo utilizando o desequilíbrio, giros, saltos,
esquivas e acrobacias, utilizando a força do oponente confundindo-o.
As técnicas são
utilizadas com energia interna desde o Tan Tien, força do
abdome, quadris e ombros, que se combinam para lançar golpes de
punhos e pernas seguidos de rasteiras. A finalidade do
estilo é manter o corpo em bom estado no plano físico para
transformar e armazenar energia (Chi Kung) que é usada em níveis
mais avançados. À prática do
estilo bêbado é um conjunto de técnicas altamente refinadas, e
por isso é considerada como o limite máximo do plano físico dos
lutadores. No Brasil é desconhecido algum Mestre ou Professor
que ensine o estilo Bêbado inteiro. Hoje possuem apenas formas (katis)
técnicas ministradas em diversas escolas.
CHIN NÁ
Chin'Na é a arte de lutar
agarrando e controlando o oponente. Suas raízes vêm do Tien Hsueh (ataque aos
pontos vitais) e Shuai Chiao (luta que consiste em lançar o oponente), que datam
de milhares de anos atrás - muito antes do moderno Aikido de hoje e do Jiu-Jitsu
serem organizados na sociedade moderna.
Chin'Na Shaolin é a mãe de todas
as artes que agarram. Desde que os monges de Shaolin se comprometeram com uma
vida de não-violência as técnicas de Chin'Na eram uma forma importante de
defesas para eles.Permitiria neutralizar o ataque de um oponente sem o golpear!
Embora o Chin'Na tenha sido usado de uma forma ou de outra por muitos anos, os
monges de Shaolin o transformaram numa arte ao invés de somente técnicas.
O Chin'Na é uma técnica altamente
efetiva que é ensinada atualmente as polícias em todo o mundo. No início de 1600
os funcionários do governo buscaram métodos mais coercivos para subjugar os
criminosos sem os matar. O Chin' Na evoluiu em um sistema completo de capturar e
deter, que foram desenvolvidos na dinastia Ch'ing (1644-1911 d.C.). Foi quando o
Chin'Na se tornou parte do programa de treino básico para o exército chinês e
policia da província.
O Shuai Chiao é uma forma de
lutar na qual é combinada a força física com a técnica para lançar os oponentes
de uma posição parada. O Chin'Na usa manipulação para lançar o oponente. Chin'Na
é usado para imobilizar qualquer parte do corpo de uma posição em pé ou de uma
posição no chão.
Ao contrário da convicção
popular, o Chin'Na trabalha no chão. Na realidade é melhor no chão do que de pé
porque não há como o oponente se esquivar, uma vez que suas articulações foram
imobilizadas.
O Chin'Na não tem formas, só
técnicas de apresamento básicas e avançadas (Tsouh Guu - deslocando os ossos)
executadas com muitas variações. Acrescente a isso,técnicas de dividir o
músculo/tendão (Fen Gin) impedindo a respiração (Bih Chi), impedindo ou
bloqueando a veia/artéria (Duann Mie), pressionar a artéria, e pressionar as
cavidades (Tien Hsueh), e você tem um sistema extremamente efetivo de controlar
seu oponente. Na realidade, é um sistema muito científico baseado nos movimentos
mecânicos.
Em geral, dividir o
músculo/tendão, deslocar o osso e algumas técnicas de impedir a respiração são
relativamente fáceis de aprender, e a teoria que os envolve é fácil de entender.
Já bloquear a veia/artéria e cavidades são técnicas altamente avançadas que
exigem conhecimento detalhado do local onde são aplicadas. Estas técnicas podem
causar a morte, assim o instrutor deve ser muito cuidadoso a quem passar este
conhecimento.
Chin'Na ("Chin" significa
apresar, agarrar, Na significa controlar) é uma técnica Chinesa muito antiga,
desenvolvida principalmente pelos monges Shaolin e aperfeiçoada posteriormente
pelo famoso guerreiro Yeuh Fei, que visava principalmente o controle e domínio
do adversário, sem ser necessário matá-lo.
CHOUY LA FUT
Choy Lay Fut: Técnica conhecida por desferir de
movimentos rápidos e flexíveis, com as pernas e mãos. Este estilo surgiu da
união de três monges com quem Chan-Heung o aprendeu, e por isto ele deu o nome
de seus Mestres ao estilo.
HISTÓRIA DO ESTILO CHOY LAY FUT
A mais de um século atrás, um jovem chamado
Chan-Heung, que amava as artes marciais, já havia tido uma profunda
formação nestas artes sob a paciente orientação de um monge Shaolin,
Choy-Fok, que o apresentou para um famoso artista marcial chamado Lay
Yau-Shan. Chan-Heung então o seguiu para aprender o kung fu de Lay-Kar
Kung Fu, que era renomado por sua ferocidade na luta e movimentos
rápidos.
Por oito anos Chan-Heung
aprendeu os fundamentos daquele estilo. Como Choy-Fok e Lay Yau-Shan
estavam satisfeitos com seu progresso e suas conquistas, e como tinham
mente aberta, eles o encorajaram a percorrer um longo caminho para a
montanha Bak-Pai que ficava na China central, para seguir um monge
chamado "Monge Grama Verde" para aprender o sofisticado estilo "Palmas
de Buda" e seu astuto e poderoso golpe com a palma da mão.
Depois de pedir muito, Chan-Heung foi aceito
pelo Monge Grama Verde, e sob as suas instruções adquiriu mais
conhecimentos sobre arte marcial.Quando Chan-Heung voltou para casa, de
Bak-Pai, suas habilidades no Kung Fu eram soberbas e seu talento começou
a ser admirado.
Como a arte de Chan-Heung englobava o
ensinamentos de seus três professores e também suas próprias descobertas
e experiências, ele estabeleceu um novo estilo de arte marcial que era
único e completo. Para popularizar sua nova arte torná-la fácil de se
identificar, Chan-Heung a chamou de "Choy Lay Fut.
Porque ele escolheu este nome ?
A principal razão foi que Chan-Heung queria
expressar o seu respeito e gratidão aos seus professores. Era exatamente
este o espírito de "respeito por seu professor" que era sempre
enfatizado no Kung Fu Chinês. Chan pegou o primeiro nome de seu primeiro
e segundo professor: "Choy" e "Lay" respectivamente como as duas
primeiras palavras, já que o seu terceiro professor, "Moge Grama Verde",
tinha abandonado seu nome original devido, a sua devoção ao monastério e
Chan usou a palavra "Buddha" (Fut) que era a religião que o monge
pregava e a colocou como a terceira palavra do nome de usa arte. As três
palavras, "Choy", "Lay" e "Fut" juntas se tornaram um estilo de Kung Fu
chinês que veio para o presente e se tornou o mais popular estilo entre
os praticantes. No Brasil existem diversos representantes do Estilo Choy
Lay Fut.
DRAGÃO
O Dragão é um animal místico com poderes incríveis sobre o céu e
a terra. É conhecido por suas formas de ataques e defesas fechadas e pegadas
muito perigosas e destrutivas, como ataques ao joelho, tornozelo, juntas e
cotovelo. Os movimentos são longos, contínuos e coerentes.
HISTÓRIA DO ESTILO DO DRAGÃO
A origem deste estilo enigmático é freqüentemente questionado,
muitos estudiosos dizem que o estilo teve origem nos anos 1750 - 1800 e foi
desenvolvido pelo monge Budista tailandês - Yuk.
Durante um festival chamado Yue Shen, para qual vinha lutadores
de Kung Fu de toda a China, Yuk conheceu Lan Yiu Kwai que fazia demonstrações
neste festival. Yuk lhe diisse que o seu Kung Fu era bonito mas não tinha uso
pratico. A Monja Lan ao ouvir isso ordenou que 11 estudantes o atacassem, mas
os mesmos não foram capazes nem de tocar Yuk.
Impressionada ela própria o ataca e ordenou também que seus
estudantes atacassem novamente. Mas desta vez Yuk derruba todos os estudantes
menos Lan. Diante desta pura demonstração de Kung Fu a monja Lan cai ao pé de
Yuk e pede que a aceite como discípulo.
Yuk aceitou e começou a ensinar a Monja que se tornou um dos "5 tigres de Cantão"
e Yuk ficou conhecido como um Mestre de Dragão. Este estilo é conhecido por
defesas e ataques fechados e "Mok Kiu" (entrelaçar os braços). Possui cinco
formas que mostram o poder do Dragão, que são conhecidas como:
NGAN (olhos), SUN, (mente), SAU ( palma), YIU (cintura),
MA (posição de cavalo).
O praticante precisa dominar estas cinco
formas que correspondem externamente a Oração, Ar, Fogo, Água e Terra e
internamente início, espírito, respiração(Chi), fluência e estabilidade
interior.
Quando o praticante domina estas cinco
formas associadas externa e internamente ele está apto a perceber o poder do
Dragão.
TREINAMENTO
O treinamento deste estilo é complexo,
pois utiliza diversas transições de posições. Em aprendendo os
movimentos, o estudante golpeará duro em bloco,fazendo com que o seu corpo
fique fortalecido. Este estilo tende a desenvolver exaustivamente o Chi (Energia
Interna). No Brasil existem diversos representantes do estilo, mais espalhados
pelos estado do Mato Grosso do Sul.
FEI HOK PHAI
O Fei Hok Phai, o Estilo da Garça Voando, é caracterizado na linha
Shaolin do Sul pelos movimentos da Garça, que são ágeis, harmoniosos e
perigosos. Nesse estilo também são realizados movimentos do dragão, serpente,
tigre , elefante, leão, macaco, leopardo e raposa.
HISTÓRIA DO ESTILO FEI HOK PHAI
Para chegar a origem do estilo Fei Hok Phai temos que retornar ao século XVII
em meados do ano 1650, com a invasão Manchu já concretizada e a dinastia Ming
expurgada e a dinastia Ching instalada. A cultura e a religião chinesas foram
mantidas nos mosteiros, principalmente o mosteiro Shaolin na província de Honan,
que se transformou também em foco de rebelde que lutavam pela restauração da
dinastia Ming. No Brasil existem diversos representantes do estilo.
GARÇA BRANCA
Garça Branca conhecido por seus movimentos ágeis de chutes, torções e
ataques perigosos.
HISTÓRIA DO ESTILO DA GARÇA BRANCA
O sistema Pai Ho de Kung Fu (Garça Branca) foi originado na
Dinastia Ming (1368-1644), por um lama Tibetano, Adato (Orddoto, Atatuojun,
Ah Dat Ta, etc.), nascido em 1.426 antes de Cristo no começo do reino Hsun
Chung na dinastia Ming. Adato estava meditando pacificamente no outro lado
da montanha do Tibete, e durante sua meditação ele, avistou uma elegante
Garça Branca, aquecendo-se ao sol quando, subitamente, um macaco selvagem
apareceu da floresta próxima e atacou a Garça agarrando-a pelas asas.
O pássaro estava assustado, mas este fugiu do ataque do
macaco e vingou-se usando seu longo bico para bicá-lo.Seguiu-se uma batalha
violenta. O macaco que era normalmente considerado ativo e ágil não era par
para a Garça. Adato observou a luta muito atentamente.
Ele estava fascinado pela esperteza exibida pelos dois
animais. A luta terminou completamente por um tempo e o macaco estava
começando a demonstrar sinais de cansaço quando subitamente, como um raio, o
bico da Garça golpeia um dos olhos do macaco que proferiu um grito agudo de
dor enquanto o sangue fluía do olho danificado.
O macaco começou a saltar e fugiu para o abrigo na floresta
de onde havia saído.
No início da luta, Adato apenas observou mas não pensou muito sobre ela.
Porém, quando ele observou mais atentamente, começou a notar que os dois
animais usavam métodos diferentes de luta e que suas técnicas eram
sistemáticas e meticulosas. Os movimentos da Garça Branca eram
particularmente evasivos, anulando cada movimento de ataque do macaco, não
importando a velocidade em que eram desferidos.
Depois de observar os movimentos de luta dos dois animais,
Adato formou um sistema de técnicas de punhos e pernas em sua mente. Como
resultado de muita experimentação e prática, o Kung Fu Garça Branca começou
a se formar.
Após terminada a pesquisa e analise, foram criadas 8 (oito)
técnicas fundamentais dos movimentos naturais da Garça Branca e adotado
alguns jogos dos pés do macaco. Adato incorporou as técnicas novas ao
arsenal marcial que ele havia aprendido no templo e a isto deu o nome de "O
rugir do leão", mais tarde o estilo foi renomeado para Kung Fu Pai Ho ou Pak
Hok no dialeto cantonês.
O Kung Fu da Garça Branca é conhecido como a arte Imperial
durante a dinastia Ching (1644-1912), porque os guardas reais treinaram o
Kung Fu Garça Branca para proteger a família real. Também é considerado como
um dos mais elegantes e bonitos estilos do Kung Fu Chinês.
Com o passar dos séculos, o Kung Fu Garça Branca teve muitos mestres
famosos que o desenvolveram em vários sistemas diferentes: Lama Pai, Hop
Gar, o Rugido de Leão, Pak Hok, Si Jih Hao, Garça Branca e Lama Kung Fu.
Nos anos entre 1.850 e 1.865 durante a dinastia Ching, o grande Monge
Hsing Lung Lo Jung, um dos primeiros discípulos de Adato, viajou para o
sul da China com seus quatro discípulos monges Ta Chi, Ta Wei, Ta Yuan e
Ta Chueh. Eles começaram a propagar as técnicas de mãos da estrela
cadente e estilo do norte de Kung Fu segundo seu atual título de estilo
"Pai Ho".
O grande Hsing Lung e seus quatro discípulos estavam
enclausurados no mosteiro Lótus, na montanha Ting Hu, do distrito de
Chao Ching, Kwang Tung. Foi lá que o Monge Hsing Lung aceitou quatro
alunos, os quais não eram monges, e passou para eles os segredos do Kung
Fu Pai Ho. Esses quatro discípulos eram Wong Yan Lam, Chan Yun, Chou
Heung Yuen e Chu Chi Yiu. Depois um outro, chamado Wong Lam Hoi, se
juntou aos quatro. Wong Lam Hoi era irmão de sangue de Wong Yan Lam e
era de Nan Hai distrito de Kwang Tung.
Eles foram os cinco grão-mestres que ficaram
responsáveis pela propagação do Kung Fu Pai Ho no Sul da China, logo
após sua criação. Os seguidores acima mencionados como os cinco
grão-mestres, haviam nomeado Ng Siu Chung como o principal expoente do
estilo Pai Ho.
Uma estatueta do Buda feita de ouro foi dada juntamente
por Wong Yan Lam e Chu Chi Yiu à Ng Siu Chung. Esta estatueta foi
herança do estilo Pai Ho e somente o grão-mestre do estilo estava
incumbido da responsabilidade de guardá-la. Naquele tempo, Ng Siu Chung
tornou-se o guardião ou timoneiro do estilo Pai Ho de Kung Fu. Os
grão-mestres Chan Yun e Chou Heung Yuen morreram cedo. A tarefa de
propagação da arte marcial Pai Ho estava principalmente sobre Wong Yan
Lam e Chu Chi Yiu.
Chan Hak Fu (Chen Ke Fu): Um dos mestres mais famosos de
Kung Fu Garça Branca, apresentou ao mundo sua organização: a Federação
Internacional de Kung Fu Pak Hok (White Crane) na Austrália em 1972. Ele
abriu suas escolas em Hong Kong, Macau, Austrália e vários locais nos
Estados Unidos, como Nova Iorque, Califórnia, San Francisco etc.
O monge Ah Dat Ta, eventualmente, ensinou o estilo a
outro monge do templo esse monge era o grande Sing Lung o qual, mais
tarde, ampliou o sistema criando as técnicas de mãos da estrela cadente
(Lau Sing Kuen). Muitas técnicas dentro da forma Fei Hok Sau (mãos de
garça voadora) estavam extremamente avançadas para principiantes e assim
a divisão "punhos da estrela cadente" foi criada para conter as formas
mais básicas.
Elas são: Luk Lek Kuen (Forma das seis forças), Chuit
Yap Bo Kuen (Forma avançar e recuar o passo), Tit Lin Kuen (Forma da
cadeia de ferro), Siu Ng Ying Kuen (Forma dos cinco pequenos animais),
Tin Gong Kuen (Forma da ursa maior), Lo Han Kuen (Forma de Bodhisattva,
Santo Budista), Siu Kam Kongo Kuen (Forma do pequeno diamante), Tai Kam
Kongo Kuen, (Forma do maior diamante), Tai Ng Ying Kuen (Forma dos cinco
grandes animais), Kun Na Sau Kuen (Forma de agarramento com as mãos),
Tsui Ba Hsien Kuen (Forma dos oito imortais bêbedos), Tsui Lo Han Kuen
(Forma de Bodhisattva bêbedo), Lo Han Chut Dong Kuen (Forma Bodhisattva
encerra a caverna), Kuai Jih Kuen (Forma do Bandoleiro), Lo Han Yi Sap
Sei Jang Kuen (Forma de vinte e quatro cotovelos de Bodhisattva) e Tsui
Kam Kongo Kuen (Forma de diamante bêbedo).
Os movimentos das formas acima são principalmente
circulares e muito compactos. Porém, essas são, portanto, as principais
formas do estilo. As técnicas mais avançadas são as formas:
Mui Fa Kuen (Forma da flor de ameixa), a execução
dessa forma simboliza a flor de ameixa abrindo suas pétalas, mostrando
sua beleza (conhecimento) e perfume (Chi), e incorpora a essência dos
movimentos da garça combinados com o Kung Fu clássico.
Fei Hok Sau (Mão de garça voadora), essa forma foi
dedicada a todo o nível fundamental das técnicas de luta do sistema Pai
Ho e estava composta de ambos os golpes de punhos e técnicas de mãos
abertas.
Nei Lah Sau, essa forma foi dedicada às técnicas de
luta avançadas e estava composta de agarramento e técnicas de torções.
Com especialização em combate nos pontos vitais do oponente.
Dou Lo Sau, essa forma é fundamental no Kung Fu Pai Ho e
está inclusa na forma intitulada "Agulha envolvida no algodão".
Min Loi Jam Kuen (Forma agulha envolvida no algodão),
essa forma é um pouco do Kung Fu estático que enfatiza a função da
mente. A mente controla os movimentos do corpo e membros. De modo que a
forma "agulha envolvida em algodão" pode ser considerada, de certa
forma, Kung Fu interno o qual é o ponto de partida para os mais altos
estágios de trabalho interno chamado "trabalho interno Pai Ho". Aquele
que é bastante preparado para praticar estes trabalhos internos será
capaz de usar sua mente para controlar não só a respiração mas também a
circulação sangüínea e o metabolismo do corpo, executando, dessa forma,
em perfeita harmonia com o universo.
Além das formas mencionadas acima são realizados
movimentos como técnicas complementares das formas do macaco (Hou Chuen),
do tigre (Fu Jiao), do leopardo (Pao Ch'uan), do dragão (Long Chuen) e
da serpente (She Chuen).
O estilo Pai Ho (garça branca) também utiliza armas em
suas formas. No total são mais de 10 (dez) as principais armas ensinada
no estilo Pai Ho. São elas: Bastão normal (Shang Kuan Shu), Nunchaku de
duas partes (Lan Tih Kuan), Facão de gume simples (Tan Tao Kuen), Faca
de borboleta (Wu Tip Tao), Lança de uma ponta ou uma cabeça (Tan Tou Ch'iang),
Gancho orelha ou cabeça de tigre (Hu Tou Kou), Facão em forma de
meia-lua ou facão de Kwan Kun (Kuan Tao), Nunchaku de três partes (San
Tih Kuan), Punhal duplo (Erh Pi Shou), Garfo de três pontas - tridente
com bastão (San Ch'a Kuan) e espada simples e dupla (Chien Tao).
AS OITO CARACTERÍSTICAS DO ESTILO PAK HOK
O espírito ou filosofia do estilo Pai Ho (Pak Hok) de
Kung Fu Shaolin está baseado em 8 (oito) características: Chan, Shang,
Chuan, Tsieh, Hok Pu, Hok Chuei, Hok Sau e Hok Kou Sau.
A primeira característica, Chan, significa literalmente
forma de crueldade. Entendemos que o objetivo fundamental das artes
marciais é a auto-defesa. Para fazer isso, é necessário estar
mentalmente preparado. O praticante precisa ter um espírito de lutador
para o qual não há limite, seja qual for o estilo de arte marcial, será
de alguma ajuda.
A segunda característica, Shang, significa literalmente
formas de esquivas, inclui movimentos rápidos de esquerda e direita,
avançando e recuando, pulando e esquivando. Em resumo, deve-se evitar o
uso de força brusca para enfrentar o golpe do oponente. A idéia é a de
que se o oponente é mais forte do que você é, e você tentar interceptar
ou bloquear seu golpe com força brusca, você não estará na melhor
posição.
Mas se você desviar ou esquivar, então não importa o
quanto seja violento ou forte o golpe do oponente, ele perderá seu
impacto quando alcançar o pico deste momento. Você estará em vantagem em
fração de segundos para revidar.
A terceira característica, Chuan, são formas de
perfuração e penetração. A idéia é a de ataque no momento e no ponto
onde o oponente menos espera. Essas características significam o
espírito da perfuração ou penetração através de um espaço de tempo.
A quarta característica, Tsieh, são formas de
interceptar. Há quatro maneiras de interceptação, duas são rígidas e
flexíveis e duas são de mãos e de pernas. A interceptação rígida é para
deter o golpe do oponente antes ou após ele tê-lo lançado de maneira que
o oponente não possa golpear o alvo. Interceptação flexível é para
anular o impacto do golpe do oponente por desviar o curso do impacto e
fazer o oponente perder o seu equilíbrio, se possível.
Interceptar com as mãos dificulta o ataque do seu
oponente em todos os planos (superior, médio e inferior). O oponente
está, deste modo, em um dilema e ele provavelmente precisará retirar-se.
Sob essas circunstâncias você empurra para frente ao avança a postura e
tem seu oponente sobre controle. A vitória não tardará se você estiver
decidido.
A quinta característica, Hok T'ui Bu, que significa
postura da garça sobre uma só perna, essa postura seria derivada do Muy
Far Chong (um termo cantonês), que é um sistema de treinamento em cima
de tocos de madeira. Essa técnica exige um maior grau de habilidade pela
dificuldade em se manter o equilíbrio e se baseia em métodos e técnicas
para fortalecer os tendões.
A sexta característica, Hok Chuei, corresponde ao golpe
mais poderoso do Kung Fu Pai Ho: o bico de garça, no qual todos os dedos
se unem na ponta para aplicar ações de bicar nas partes vulneráveis do
oponente, principalmente os olhos.
A sétima característica, Hok Sau, quer dizer bloqueio
rápido executado com as palmas das mãos abertas no formato das asas da
garça.
A oitava característica, Hok Kou Sau, é baseada no
ataque, bloqueio e esquiva reunindo força e agilidade, executados com o
pulso em forma de gancho ou pescoço da garça. No Brasil o representante
do estilo é o Sifu Paulo Silva.
GARRA DE ÁGUIA
Este
estilo é inspirado nos movimentos da Águia em ataques contra suas
presas. Assim como o estilo do Tigre, possui um longo treinamento para o
fortalecimento dos dedos, só que com ênfase no polegar, indicador, médio e
anelar, que adiantam-se curvados, formando o que aparenta ser a garra de
uma águia. Em suas técnicas o
estilo da águia é especialista em torções, que na maioria das
vezes antecedem um quebramento. HISTÓRIA DO ESTILO GARRA DE ÁGUIA
A História do Garra de Águia começa
com um garoto, órfão de pai, criado pela mãe viúva, Seu nome era O Fei.
Quando pequeno, O’Fei
tinha um padrinho e professor chamado Chow, com o qual estudava
caligrafia, literatura, matemática; Enfim, estudos em geral. Este
professor foi aluno dos monges do Templo Shao Lin e além de outras
coisas aprendeu diversas técnicas de Kung Fu, dentre elas os
movimentos de Águia.
Naquela época não existiam escolas
primárias. As crianças aprendiam as coisas básicas com os pais.
Depois era contratado um professor particular, que lhes ensinaria
todas as matérias. O’Fei começou os estudos com a mãe e os terminou
com Chow, que o ensinou também os movimentos de Águia que havia
aprendido com os monges Shao Lin. Em outras palavras, o estilo
Garra de Águia tem origem no Templo Shao Lin, e foi aperfeiçoado por
O’Fei, a quem chamamos de Fundador do Estilo Garra de Águia.
Já adulto, por volta de 1123 d.C.,
O’Fei tornou-se um General do exército chinês e treinava seus
oficiais na prática do Kung Fu para que estes, por sua vez,
ensinassem aos seus soldados. O’Fei foi um General bem-sucedido,
excelente guerreiro, inteligente, disciplinado e justo.Após O Fei,
coube ao monge Lai Tchin a responsabilidade de preservar a arte.
Lai Tchin, transmitiu o estilo para o
Monge Tao Tchai, que ensinou ao Monge Fa San, que aprimorou o
treinamento, acrescentando saltos e técnicas de perna, e também foi
o primeiro monge a ensinar o estilo Garra de Águia fora do Templo
Shao Lin, após o tempo de O’Fei.
Sob outro império Fa San ensinou à
Lau Si Chang, natural de Hon Wen, norte da China. Lau Si Chang foi
um dos maiores divulgadores do estilo Garra de Águia. Hoje no Brasil
existem diversos representantes do estilo.
HUNG GAR
Hung Gar é um dos principais estilos de Kung Fu. O estilo Hung Gar é
formado por cinco técnicas principais:dragão, serpente, tigre, leopardo e garça.
O estilo é caracterizado com base de pernas e mãos fortes. Sua principal
característica é a utilização do ataques e defesas ao mesmo tempo.
HISTÓRIA DO HUNG GAR
Surgiu na Dinastia Ching, no ano de 1734, época em que o imperador Yung Jing
Ordenou a destruição dos Templos Shaolin.
Depois da destruição dos
templos, somente cinco monges sobreviveram ao massacre, sendo eles: NQ Mui,
Gee Sin, Pak Mei, Miu Hin, Fung To Tak.
Desses sobreviventes, o monge Gee Sin teve como discípulo um rapaz de nome
Hung Hei Kun, que mais tarde construiu um novo templo Shaolin onde ensinava
o Kung Fu nos moldes tradicionais, sendo o seu estilo conhecido mais tarde
como Hung Gar (Família Hung).
Nos últimos cem anos em Cantão, região Sul da China, existiram dez
mestres que se destacaram por sua habilidade inigualável.
Por alcançarem grande fama, chegando a ser conhecidos como os Dez Tigres
de Cantão. Dentre eles, cinco eram eram mestres de Hung Gar: Tii Kiu San,
Sou Rak Fuú, Wong Fei Hung.
O introdutor do estilo na América do Sul e Brasil, foi o Mestre Lee Hon
Kay(Li Hon Ki).
LEOPARDO
Leopardo: O principal golpe do leopardo é um punho veloz e penetrante,
semelhante a uma machadada, para atacar pontos vitais e costelas. Sua técnica
desenvolve a força muscular e a velocidade. Os movimentos são rápidos, poderosos
e procuram a imobilização.
SOBRE O ESTILO DO LEOPARDO
Desenvolvido pelo monge Mot, o estilo do
leopardo vem da família do estilo
do tigre e é usado para desenvolver velocidade e força. Esse estilo tem
movimentos não ortodoxos, ritmo quebrado, e técnicas rápidas. Sua
característica principal é o ataque com o punho de maneira rápida e veloz.
No Brasil não há registro de representantes do estilo inteiro, somente
formas (katis).
LO HAN
O estilo Louhan Quan foi criado por monges no Templo de Shaolin
a partir da observação das diferentes posturas e expressões das estátuas do
Templo e da meditação. Eles acrescentaram a essas posturas as habilidades de
combate. No período contemporâneo vivia Mestre Miao Xing,que tinha sido chamado
"Ouro Arhat ". Ele era um nativo de Dengfeng na Província de Henan, e soube das
habilidades de combate como também estando apaixonado por artes literais,
especialmente Budismo.
Ele trabalhava e praticava a o budismo e artes marciais. Depois
ele viajou ao longo do país e reuniu muitos mestres de Wushu. Desse modo ele
dominou as artes marciais de estilos diferentes. Vários anos depois Miao Xing
raspou a cabeça para se tornar monge do Templo de Shaolin, mas continuou a
praticar a arte marcial no tempo excedente.
Uma vez ele foi visto praticando a arte marcial pelo abade do
templo que o elogiou e lhe ensinou o Shaolin. O abade também ensinou para Miao
Xing o estilo de Lou Han.
Sempre que surgiam desafiantes para enfrentar as artes marciais
de Shaolin, o abade designaria Miao Xing para enfrentar. E sempre Miao era o
vencedor, assim foi ganhando o respeito entre outros monges. Eventualmente Miao
foi promovido a supervisor do templo e foi requisitado que ensinasse as artes
marciais a outros monges. Depois da morte do abade, Miao Xing o sucedeu e também
serviu como o chefe de Shaolin. Ele teve uns 5.000 discípulos monges e 200
discípulos leigos. Em 1939, Mestre Miao Xing faleceu com a idade de 58 anos.
CARACTERÍSTICAS DO ESTILO LOU HAN
Bodhidharma foi o introdutor da filosofia Cha`n (Zen) e
transmitiu técnicas de exercícios internos e respiratórios além de métodos
inéditos de artes marciais aos monges que viviam no Monastério Shaolin. Com os
conceitos do Wu De (virtude marcial) ele deu um novo rumo às artes de guerra do
oriente, utilizando-as também para a elevação espiritual dos seus praticantes.
O Templo Shaolin foi o berço de praticamente todos os estilos de
luta originários do oriente, bem como um dos maiores centros de desenvolvimento
do budismo na China. Nele se originaram todos os estilos de Wushu Chinês que se
espalharam por todo o território da antiga China, inclusive o sistema Lou Han
(guardião de Buda).
O Shaolin Wushu tem características únicas, e resíduos de seus
movimentos podem ser encontrados em praticamente todos os estilos de Wushu.
Suas origens provém da tradições budistas do Monastério, religião que exige dos
seus praticantes grande disciplina e controle físico e emocional.
Os monges também obtiveram suas experiências em campos de
batalha e o Shaolin Wushu obteve características militares. A forma embrionária
do Shaolin Wushu são as 18 mãos de Lo Han, técnica criada pelo patriarca
Bodidarma e batizada em homenagem aos seus dezoito principais discípulos, sendo
que 16 deles eram indianos e somente dois chineses.
Seus movimentos são lineares, compactos, poderosos, simples, com
técnicas voltadas para o combate real. Em todo o momento é trabalhada a energia
interna Chi, projetando a força para a frente e utilizando-se da do adversário.
No Brasil não há registros oficial do estilo Lo Han, somente formas (katis).
LOUVA DEUS
O inseto cuja aparência é de maior devoto do mundo, tem que ser o Louva-a-Deus.
Com as patas dianteiras costumeiramente posicionadas de forma a sugerir as mãos
juntas de um devoto, ele se tornou o inseto mais referido em todas as artes
marciais. Esse inseto se tornou tão venerado, não por causa da sua aparente aura
de religiosidade, mas por causa de sua reconhecida ferocidade, combatividade e
tenacidade de vida. Há trezentos e cinqüenta anos um mestre de luta, Wang Lang,
exaltava a pequena mas ativa criatura, criando o estilo Louva-a-Deus de auto
defesa.
SOBRE O ESTILO LOUVA A DEUS
Wang um notável guerreio que tinha habilidades com espada foi ao Templo
Shaolin e publicou um desafio aos monges para testar suas habilidades contra ele
em duelo amigável. Devido á sua insistência, o monge mestre permitiu a Wang que
um monge novato foi enviado para lutar contra ele. No Brasil existem duas
linhagem predominantes do Louva-a-deus, sendo elas, Sete Estrelas e Flor de
Ameixa.
MACACO
Macaco: Estilo do norte de Kungfu chinês e é considerado por muitos
ser um dos estilos mais incomuns e não ortodoxos das artes marciais. É composto
dos movimentos, características, e o espírito dos macacos. Este estilo é muito
forte nas pernas e saltos.
SOBRE O ESTILO DO MACACO
A história de Ta Sheng Homens, ou Kung Fu de Macaco começa próximo ao fim da
Dinastia Ching (1644-1911), quando um lutador do norte da China, Kou Sze estava
preso por matar um aldeão. O castigo para esse crime era morte ou prisão
perpétua. Para salvar Kou Sze de qualquer penalidade um amigo íntimo e influente
conseguiu subornar o juiz para reduzir a pena de Kou Sze a oito anos de prisão.
Para Kou Sze, a prisão se tornou uma bênção. No Brasil não há registros oficiais
do estilo inteiro, somente formas (katis).
PAKUA
As origens do Pakua perdem-se no tempo. A referência mais antiga menciona Tung
Hai Chuan de Wean Hsien, na província de Hopeh, que durante a dinastia Ching
aprendeu essa arte de um taoísta nas montanhas da província de Kiangsu.
SOBRE O ESTILO PAKUA
A partir desse registro existe comprovação
genealógica técnica que vem até nossos dias. Essa
passagem parece ser do século XVIII, porém há a
possibilidade de que o presumido fundador tenha
feito a classificação de uma arte já bem mais
antiga, antes da sua popularização.
O mais fascinante é a história (o povo Chinês
costuma ilustrar a criação dos estilos de forma
romântica ou esotérica) que circula sobre o
emparelhamento entre o Pakua e o Shien Yi Tchuan,
Kuo-Yang-Sem, sacerdote e praticante do Shien Yi
Tchuan, desafou um dia Tung, se dizendo fundador do
Pakua. O combate feroz durou dois dias, após o que
ninguém tinha podido tomar a vantagem. Eles então
tornaram-se ótimos amigos.
Sem dúvida não é uma maneira muito bonita de se
explicar como as duas artes fundiram-se, mas o que é
mais estranho é que uma tal história pudesse
circular nos dois estilos. No Pakua a maioria das
técnicas são executadas com a palma da mão, com um
movimento suave e fascinante do pulso, os movimentos
são circulares sem tocar, em um raio muito curto.
Este estilo considerado interno (NEI CHIA),
baseia-se na interpretação dos trigramas do famoso
livro das mutações (I CHING) e compreende
basicamente oito ângulos de defesa que são treinados
progressivamente e em forma circular. Contrariamente
ao Shien Yi Tchuan, que desenvolve a "força
vertical", o Pakua coloca o acento sobre a "força
horizontal".
O Shien Yi Tchuan é designado por alguns mestres
como o "boxe da mente e do corpo", pois quando nos
propomos a exercitar uma parte de nosso corpo a
intenção é que comanda a ação. O pensamento surge
antes da atitude. Se adestrarmos nossa mente os
movimentos tornar-se-ão fluidos e conscientes.
O Pakua trabalha bastante a respiração (Chi Kung)
que é controlada involuntariamente ou
automaticamente pelo cérebro. Se durante os
exercícios usarmos a nossa vontade para controlar a
respiração (Chi Kung) estaremos transferindo o ato
de respirar da área inconsciente para a consciente.
Com o tempo teremos o hábito de exercer nossa
vontade sobre essa função biológica essencial ao
metabolismo do corpo humano. Teremos então mais
saúde e controle emocional, pois em situações
adversas o simples controle da respiração (Chi Kung)
já proporciona redução dos riscos de colapso físico
e desequilíbrio da mente. O principal nessa prática
interior é direcionar a respiração (Chi Kung),
controlando-a pela vontade.
A meditação é a base da ação, até que a mente e a
respiração (Chi Kung) se equilibrem em coordenação
para alcançar a capacidade do espírito de controlar
a energia e utilizá-la para fortalecer o corpo. O
resultado obtido com essa prática é a calma, o
controle dos movimentos, a força, a flexibilidade.
Para deter a força bruta do adversário a calma e a
maleabilidade devem ser empregadas.
A filosofia contida nestas palavras podem ser bem
ilustradas pela imagem do barbante amarrando a barra
de ferro, da gota de água que fura a pedra, ou do
bambu que se verga ante o vendaval para retornar a
sua postura natural quando cessada a força que o
impulsionou. No Brasil existem diversos
representantes do estilo.
SERPENTE DIVINA
O estilo Shen She Chuen (serpente divina) originou-se na
província de Fujien quando um Monge do Templo do Bambu ministrou a Hsu Yin Fong
uma técnica particular do templo chamada Hok She Tchu (união da Garça e da
Serpente).
SOBRE O ESTILO DA SERPENTE DIVINA
Após a morte do Monge Hsu estas técnicas foram aprimoradas e em
homenagem ao Monge, o estilo foi batizado de Shen She Chuen, que significa
"Punho da Serpente Divina", uma vez que o Ideograma "Shen" para os chineses
significa Deus.
Consiste em defesa e trabalha movimentos ofensivos com
apunhalar e movimentos de espada cortantes. Há foco na velocidade dos giros e
movimentos de corpo contínuos.
O estilo Shen She Chuen é executado com as mãos esculpindo a
cabeça de uma serpente em uma mistura de "duro" e "suave". Contando com
movimentos lentos e suaves, o adversário pode surpreender-se com sua
flexibilidade, velocidade e força, desde que bem concentrado chi (Energia
Interior).Seu objetivo nos ataques é a busca dos pontos vitais como olhos,
garganta, plexos, vão entre as coxas e abdômen.
O estilo chegou ao Brasil em 1980 sob supervisão do Mestre Hu
Chao Tien, discípulo e filho do Mestre Hu Shi Wen. Hoje o estilo tem a
supervisão do Mestre Dani Hu (Hu Chao Hsil), filho do Mestre Hu Chao Tien. "O
Punho da Serpente" possui seis fases afim de desenvolver os cinco conceitos do
estilo, que são:
- Velocidade: atacar com batidas rápidas e inesperadas, usando
passos rápidos, ágeis e leves;
- Envolvimento: a curta distância, envolver os membros do
oponente confundindo suas posturas e usando-as a seu favor. Quando a longa
distância, aguardar a abertura de uma postura adequadamente contida;
- Surpresa: atacar em diferentes ângulos continuamente;
- Saltos: para trás ou para os lados, evitando ataques
desnecessários e não comprometendo os membros principais para locomoção e
equilíbrio;
- Fuga: quebrando o contato e escapando quando o golpe não
obtiver a penetração adequada; No Brasil o estilo tem o representante Mestre
Dani Hu.
SHAOLIN DO NORTE
Shaolin do Norte- Pek Siu Lum ou Bei
Shaolin - é um estilo de Kung-Fu originário do mosteiro budista de Shaolin
("Floresta Jovem"), no norte da China. Segundo os registros históricos, é um dos
mais completos dentre os estilos originários do mosteiro.
Este estilo enfatiza técnicas avanços rápidos e retiradas, posições largas,
chutes altos, rapidez, agilidade e ataques agressivos.
SOBRE O ESTILO SHAOLIN DO NORTE
Os movimentos do Shaolin do Norte foram criados com base nos
animais e elementos da natureza. O Estilo Shaolin do norte é
composto de onze katis, divididos em dois grupos: cinco curtos e
seis longos. Sua prática que todas as partes do corpo, foram
desenvolvidas para aumentar a resistência, força, velocidade,
equilíbrio e elasticidade, além de aprimorar a capacidade de
concentração e respiração. O estilo também envolve o combate
livre e técnicas de quebramento, possibilitando uma evolução
maior do praticante através de exercícios altamente elaborados e
de eficiência longamente comprovada.
O Shaolin do Norte foi "trazido" ao século XX pelo
grão-mestre Ku Nei Chang (também conhecido como Ku Lu Zan ou Ku
Yu Cheung), herdeiro direto das técnicas ensinadas aos monges
desde o século VI d.C.
Mestre Ku, foi viajou ao longo do norte da China para
aprender o máximo dos sistemas de Kung Fu do Norte, e aprendendo
estes estilos ele o organizou e fez com que o estilo fique
conhecido como é hoje.
Mestre Ku Nei Chang foi professor de Yang Sheung Mo. No
Brasil existem diversos representantes do estilo.
SHUAI CHIAO
O Shuai Chiao é considerado a forma mais velha de kungfu chinês. É mencionado
como "Chiao Ti" em textos que se referem mais de 3000 anos atrás.
O lutadores de Shuai Chiao necessitavam usar capacetes grandes, e também de
movimentos de braço abertos e rápidos. Isso fez o estilo se tornar poderoso.
Shuai Chiao foi usado como treino básico para soldados na China por milhares
de anos. A arte é projetada para sobrevivência nos caos do campo de batalha.
Nesta arte são usados lançamentos poderosos, projeções e lutas de chão.
Durante os séculos, o Shuai Chiao se manteve fiel as suas raízes, e ganhou
sofisticação. O Shuai Chiao moderno é chamado freqüentemente de "aplicação de
Tai Chi Chuan com as mesmas técnicas evasivas misturando e superando então, a
força de um ataque. A ênfase para o iniciante é nos métodos de lançamentos.
Os estudantes de Shuai Chiao também praticam chutes e perfuração do oponente.
A maioria dos lançamentos clássicos é seguido de uma perfuração, ou seja,
agarrando um ataque ou chute e usando um ponto de partida para o contra-ataque.
O Shuai Chiao ainda combina um pouco de chi-na e estas características fazem
está arte antiga, um forma muito efetiva de autodefesa em tempos modernos. No
Brasil existem diversos representantes do estilo.
TAI CHI CHUAN
O Tai Chi Chuan é um
sistema integral de saúde física, mental e também uma arte de defesa
pessoal que trabalha sobre seu corpo e sua mente ao mesmo tempo.
Os movimentos não
somente relaxam os músculos, mas também acalmam os nervos.
Todos os movimentos se realizam lenta e suavemente. A interação entre quietude e
movimento é fundamental no Tai Chi, como na própria vida.
A expressão Tai Chi Chuan só foi
registrada por escrito no fim do Séc. XIX, numa obra literária datada de 1919
escrita por Chen Pinsan, onde ele registra que o Tai Chi Chuan foi criado por um
antepassado de sua família: Chen Wangting, um general do exército chinês em
1618, que já idoso, recolheu-se junto com seus conhecimentos marciais e criou a
arte do Tai Chi. Este seria o início da escola mais antiga do Tai Chi Chuan que
se tem notícias: Escola CHEN.
Existe uma lenda chinesa,
envolvendo a figura de um sábio eremita que ao observar o confronto entre uma
garça e uma serpente, compreendeu a supremacia da agilidade sobre a rigidez.
Segundo relatos, este personagem teria vivido mais de 200 anos e é considerado
pela tradição um santo taoísta, um iluminado que, após estudar exaustivamente os
princípios do Tai Chi, passou a aplicá-los utilizando a unidade corpo-mente
criando assim o Tai Chi Chuan. Essa lenda remonta aos anos de 1127 a 1279, e
trata-se do eremita Zhang Sanfeng.
Com efeito, foi só entre o fim do
Séc. XIX, e o princípio do XX que certos lutadores passaram a anotar o que
sabiam ou transcrever as palavras do mestre. Na maior parte das vezes, porém, a
arte se transmitia de pai para filho, no seio da mesma família. Constituiu
exceção a essa regra Yang Luchan (criador da escola Yang), acolhido pela família
Chen, onde recebeu o ensino do Tai Chi Chuan, tendo em seguida difundido em
Pequim. No Brasil existem diversos representantes do estilo.
WING TSU
O Wing Chun tem sua origem como um sistema de arte marcial chinesa
durante a dinastia Ching, e cujas as idéias básicas foram formuladas pela monja
budista do templo Siu Lum (Shao Lim), Ng Mui.
Com bastante experiência em todos os tipos de pugilismo da época, Ng Mui
era reputada como ‘’ lutador número um’’ do templo e famosa por sua
grande habilidade no mui fah jong, aparelho de treino utilizado para aperfeiçoar
a postura e o equilíbrio
O sistema em desenvolvimento que
seria chamado mais tarde de Wing Chun não fora ensinado ou mostrado por
Ng Mui a outros monjes ou possíveis alunos do templo. Acredita-se na
possibilidade de Ng Mui criar este estilo para que fossem treinados
rebeldes em um espaço de tempo mais curto que os demais estilos do
templo.
Ng Mui incorporou características da garça e da serpente, tais
como a agressividade de maneira precisa e o emboscar para a captura da
presa. Ng Mui viajou no anonimato, trabalhou como simples membro de uma
companhia de ópera chinesa até chegar ao mosteiro Tai Lung, onde se
fixou.
Nesse mosteiro continuou sua prática, e conheceu uma jovem chamada Yim
Wing Chun que havia aprendido algumas artes marciais Siu Lum, por ter seu
pai treinado num templo próximo a Cantão, local que tivera que deixar devido
a problemas com o império de Ching. Yim por ser uma mulher bela, chamava a
atenção, até que um dia Wong, exigiu casar-se com ela, que já comprometida
recusou-se.
Wong não gostando disso travou uma luta com o pai de Yim machucando-o
muito. Foi então que Yim Wing Chun buscou auxílio com Ng Mui e esta decidiu
ensinar-lhe o sistema de luta que havia criado. Yim Wing Chun passou a
treinar sem descanso. No dia em que Wong apareceu para levá-la, Yim Wing
Chun o desafiou para uma luta. Rindo, Wong lhe disse para dar o primeiro
ataque.
A jovem lutadora sem ficar intimidada, desferiu então um único soco no
peito de Wong e este caiu por terra. Registrou-se que mais tarde o tirano
faleceria em conseqüência do ferimento interno causado por aquele soco.
Mais tarde, Yim Wing Chun casou-se com quem estava comprometida, Leung
Bok Chau. Este praticava artes marciais, porém achou que a habilidade que a
mulher apresentava era muito superior aos estilos conhecidos e quis praticar
o sistema ao qual deu o nome de "Wing Chun" em homenagem à esposa. No Brasil
existem diversos representantes do estilo.
WU SHU
Este artigo foi originalmente
publicado no Jornal de Artes Marciais Chinesas e o disponibilizamos com a sua
permissão
Liu Yu,
nascida na China, foi membro da equipe profissional Jiangsu Wushu.
Ela se graduou na Universidade de Educação Física de Beijing e tem
bacharelado em artes marciais chinesas. Hoje é árbitro qualificada
internacionalmente, certificada pela Federação Internacional de
Wushu (IWuF na sigla em inglês) e sétimo Dan de Wushu, certificada
pela CWF. Ela foi treinadora da equipe americana de Wushu de 1997 a
1999 e arbitrou no Campeonado Mundial de Wushu em 1995. Atualmente
Liu Yu é a Presidente do Wushu Taichi Center em San Lius Obispo,
California.
Muitas pessoas, inclusive que
praticam artes marciais chinesas, ainda se perguntam o que é Wushu. Wushu é a
palavra mandarim para artes marciais, e é a expressão usada na China. Os
ocidentais estão mais familiarizados com o termo Kungfu que na verdade se traduz
literal e simplificadamente como “habilidade”. Wushu é um esporte tradicional
chinês que se atenta tanto para exercícios externos como internos, com
movimentos de luta e seus principais conteúdos. O Wushu inclui o Taolu (rotinas
de exercícios) e Sanshou (luta).
O Wushu Moderno, ou o que as
pessoas chamam de Wushu Contemporâneo, é baseado nas artes marciais chinesas
tradicionais. Entretanto o Wushu Moderno só foi criado nos anos 1950. O
Presidente Mao determinou que o velho deveria servir ao novo e instruiu os
mestres tradicionais de Wushu a criar um esporte novo para a sociedade
socialista moderna.
A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO
DO WUSHU
Para entender como o
Wushu Moderno se desenvolveu precisamos examinar como a sociedade
influenciou a prática das artes marciais. Wushu, um esporte há muito
respeitado na China, remonta aos tempos dos clãs nas sociedades
primitivas.
Nas Dinastias Shang e
Zhou o Wushu serviu como treinamento para os soldados e também se
tornou parte da educação física na formação dos estudantes nas
escolas.
Na Primavera, Outono e Períodos
dos Estados Combatentes as aplicações de técnicas de luta nas batalhas foram
muito enfatizadas. Para escolher soldados o Jiao – exame de luta – acontecia
todos os anos na primavera e outono e a atividade de luta com espada ficou muito
popular.
Nas Dinastias Qin e Han esportes
“dançantes” similares a rotinas de exercícios (como de espada facão, espada
reta, “punhal-machado” dagger-axe, “alabarda dupla” double-halberd) apareceram
sucessivamente.
Durante as Dinastias Tang e Sung
muitas organizações civis surgiram, e foram introduzidos os árbitros. Regras
simples para as competições já estavam em vigor e os vencedores eram agraciados
com prêmios generosos.
As Dinastias Ming e Qing foram
uma era de florescimento para o Wushu, com várias escolas e diferentes estilos.
Em 1928 o Instituto Central de
Wushu foi criado em Nanjing pelo governo. Como conseqüência institutos locais de
Wushu foram criados em províncias, cidades e condados. Dois encontros de Wushu
foram promovidos pelo Instituto Central de Wushu em 1928 e 1932 em Nanjing.
Em 1936 a Delegação Chinesa de
Wushu foi organizada para visitar o sudeste da Ásia. No mesmo ano nove membros
da equipe chinesa de Wushu deram uma demonstração em Berlim nos XI Jogos
Olímpicos. Desde 1936 muitos dos nove membros infelizmente faleceram, mas alguns
ainda estão vivos e desejando que o Wushu se torne parte dos futuros Jogos
Olímpicos.
O
ATUAL DESENVOLVIMENTO DO WUSHU MODERNO
Desde a fundação da
República Popular da China o Wushu se tornou um componente da
cultura socialista e do desenvolvimento físico e esportivo das
pessoas, tendo se desenvolvido espetacularmente. No começo dos anos
1950 muitos notáveis experts em artes marciais tradicionais como
Zhang Wen-Guang, Wang Zi-Ping, Sha Guo-Zeng e Chai Long-Yun
revisaram as artes marciais tradicionais chinesas para desenvolver o
Wushu Contemporâneo.
As bases do Wushu
Contemporâneo foram os estilos do Shaolin do Norte, Cha Quan, Hua
Quan, Hong Quan e muitos outros. Sob a direção do Presidente Mao o
novo esporte não enfatizou o combate, mas a saúde, o exercício e o
desenvolvimento atlético. Entretanto era importante ser capaz de
demonstrar intenção e espírito de luta.
Em 1953 uma Demonstração e Competição Nacional de Esportes
Tradicionais aconteceu em Tianjin, na qual o Wushu foi predominante.
O Wushu entrou como curso formal nos institutos locais de esporte e
departamentos de educação física. Em 1956 a Associação Chinesa de
Wushu foi criada em Beijing e assim o Wushu se tornou um evento
oficial de competições.
O primeiro rascunho
das regras de competição para o Wushu foram compiladas pela Comissão
de Cultura Física e Esportes do Estado em 1958. Rotinas de
exercícios como os simplificados Taijiquan, Changquan, espada facão,
espada reta, lança, e bastão avançados, intermediários e para
iniciantes foram publicados sucessivamente, o que ajudou muito a
popularidade e promoção do Wushu. Políticas genéricas e específicas
para o desenvolvimento do Wushu nesse novo período histórico foram
definidas na Primeira Conferência Nacional de Wushu que aconteceu em
1982 e levou o desenvolvimento do Wushu a um novo clímax.
Sob a orientação da
Comissão de Cultura Física e Esportes do Estado e a Associação
Chinesa de Wushu associações, escolas, sociedades, sociedades de
pesquisa, equipes de escolas amadoras de esportes e centros de
treinamento de Wushu se estabeleceram em muitos condados e todas
províncias, cidades e regiões autônomas formando uma vasta rede para
atividades de massa de Wushu um largo caminho para o desenvolvimento
do Wushu.
Todas as escolas
tornaram o Wushu parte do programa de educação física. Sociedades e
equipes foram formadas em algumas faculdades e universidades.
Programas de graduação foram estabelecidos em alguns Institutos de
Educação Física e para trazer graduandos e pós-graduandos para o
Wushu. O mestrado em Wushu foi criado em abril de 1996. Aprovado
pelo governo em 1986 o Instituto Chinês de Pesquisa de Wushu foi
criado como uma corporação de alto nível para a condução técnica e
acadêmica das pesquisas em Wushu.
Para herdar e
desenvolver esse precioso legado cultural uma investigação de nível
nacional foi feita revelando a situação do Wushu na China nos
últimos quinze anos. Os trabalhos de escavação, coleta e conferência
foram frutíferos. Nessas bases os livros “Esboço Detalhado da
História Chinesa do Wushu” e “Registro do Pugilismo e Armoaria
Chineses” foram compilados e publicados.
Todos os avanços do
Wushu Moderno foram feitos somente nas formas competitivas. Somente
recentemente o Sanshou (luta) foi incluído nos eventos nacionais. A
experimentação com competições de luta começaram em 1979, que se
tornaram eventos competitivos oficiais em 1989.
Para fazer uma
contribuição para a saúde e bem estar de todas as pessoas e dedicar
o Wushu como um novo evento esportivo para o mundo, foi feita uma
promoção do Wushu no exterior através de projetos do tipo
passo-a-passo desde 1983.
Os governos central e
local freqüentemente enviaram delegações, equipes, instrutores e
experts em Wushu ao exterior para dar palestras e fazer
demonstrações.
O primeiro
Torneio-convite Internacional de Wushu aconteceu em Xian em 1985 e o
Comitê Preparatório para a Federação Internacional de Wushu foi
formado. Em 1986 o segundo Torneio-convite Internacional de Wushu
aconteceu em Tianjin.
Em 1987 o primeiro
Campeonato Asiático de Wushu aconteceu em Yokohama, Japão, e a
Federação de Wushu da Ásia foi criada.
No ano de 1988
aconteceram em Hangzhou e Shenzhen o Festival Internacional de Wushu
da China, a Competição Internacional de Rotinas e o Torneio
Internacional de Wushu de Desafios de Luta, o que tornaram o Sanshou
formalmente reconhecido na arena internacional de Wushu.
O Segundo Campeonato
Asiático de Wushu aconteceu em Hong Kong em 1989. Em 1990, nos XI
Jogos Asiáticos em Beijing, o Wushu foi introduzido como evento
competitivo oficial. As equipes de Wushu de onze países e regiões
participaram das competições. A Federação Internacional de Wushu foi
criada no mesmo ano.
O Wushu não só foi muito desenvolvido em seu local de nascimento – a
China – como também o grande objetivo de “levar o Wushu chinês para
o mundo” está sendo gradualmente realizado.
O WUSHU MODERNO NA ARENA
INTERNACIONAL
Com
os esforços comuns feitos nos últimos dez anos a Federação Internacional de
Wushu se tornou uma organização influente no mundo, com 77 membros de cinco
continentes. Estamos felizes pelo fato da FIW ter sido oficialmente reconhecida
pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em junho de 1999, e agora somos membros
da família da COI.
Sessenta e quatro
anos se passaram desde que aqueles nove membros foram à XI
Olimpíada. Os membros sobreviventes ficarão felizes em ouvir essa
ótima notícia.
Atualmente a
Federação Internacional de Wushu organizou cinco campeonatos
mundiais na China, Malásia, EUA, Itália e Hong Kong,
respectivamente. O campeonato mundial (Taolu e Sanshou) acontece a
cada dois anos e é um evento reconhecido pela Federação
Internacional de Wushu. O sexto campeonato mundial de Wushu será na
Armênia em outubro de 2001. Nesse campeonato serão acrescentadas
cinco novas rotinas compulsórias que foram aprovadas pelos comitês
técnico e executivo da FIW.
As regras para a
competição internacional de Taolu, sancionadas em 1997, cobre os as
competições de Taolu e são as seguintes:
A. Somente rotinas compulsórias serão permitidas nas competições.
Se uma rotina opcional for apresentada não será pontuada.
1. Homens – competição individual
a. Rotina de mãos livres: Changquan, Nanquan, Taijiquan – somente uma.
b. Rotina de armas curtas: Daoshu, Jianshu, Nandao, Taijijian – somente uma
c. Rotina de armas longas: Qiangshu, Gunshu, Nangun – somente uma.
2. Mulheres – competição individual:
a. Rotina de mãos livres: Changquan, Nanquan, Taijiquan
– somente uma
b. Rotina de armas curtas: Daoshu, Jianshu, Nandao, Taijijian – somente
uma
c. Rotina de armas longas: Qiangshu, Gunshu, Nangun – somente uma. Nota: Tanto as rotinas originais quanto as novas (Changquan,
Daoshu, Jianshu, Qiangshu and Gunshu) serão aceitas na competição de
Taolu no sexto Campeonato Mundial, o que significa que cada competidor
pode escolher entre as rotinas compulsórias nova e a original dentre os
cinco eventos para competir.
B. Eventos demonstrativos – todos os eventos fora das categorias
competitivas.
Somente um dos seguintes:
1. Eventos solo
2. Eventos em dupla
A partir de agora os campeonatos mundiais serão conduzidos de acordo com
as Regras para Competições Internacionais de Taolu e Regras para
Competições Internacionais de Sanshou sancionadas em 1997. (Este é o
mais completo conjunto de padrões e regras disponíveis e você pode
encontrar muitos outros requisitos)
Por exemplo, mas Regras para Competições Internacionais de Taolu o
limite de tempo para performances:
1. Para das rotinas de Changquan, Nanquan, Daoshu, Jianshu, Qiangshu,
Gunshu, Nandao e Nangun, a duração da performance não pode ser menor
do que 1 minuto e 20 segundos.
2. A duração da performance deve ser de 5-6 minutos para
uma rotina de Taijiquan e 3-4 minutos para uma rotina de Taijijian, com
o juiz principal soando um apito no quinto minuto para ao primeira forma
e no terceiro minuto para a segunda.
3. Outros eventos: a duração da performance não pode ser
menor que um minuto para eventos solo e 50 segundos para eventos em
dupla.
Em 1995 o terceiro Campeonato Mundial aconteceu em Baltimore, Maryland. O
Wushu Moderno se tornou mais popular nos EUA nos últimos cinco anos. WUSHU MODERNO NOS ESTADOS UNIDOS É importante lembrar que até a visita de Nixon à China em 1972 a
Guerra Fria tinha mantido a China fechada para a América e para o Ocidente.
Conforme as portas do país foram se abrindo o Wushu se tornou uma forma dos
chineses fazerem amigos com o resto do mundo. Em 1974 a China enviou sua equipe
nacional com três técnicos e 32 atletas aos Estados Unidos em um gesto de
amizade. O Presidente Nixon e o Secretário de Estado Henry Kissinger convidaram
a equipe para o jardim de rosas da Casa Branca. O Jovem membro da equipe Jet Li
(Li Lian-ji) e outros fizeram uma demonstração na Casa Branca.
A equipe também esteve no Havaí de 23 a 25 de junho, em São
Francisco de 28 de junho a 1° de julho, em Nova York de 4 a 7 de julho e em
Washington DC de 10 a 13 de julho. Muitos artistas marciais foram inspirados
pela beleza, dificuldade e movimentos acrobáticos do Wushu Moderno. Hoje alguns
dos antigos membros da equipe vivem nos EUA. Dentre eles está o técnico Zhang
Ling-Mei, a capitã da equipe femininna Chen Dao-Yun, e os ex-membros da equipe
Ho Wei-Qi, Cheng Ai-Ling, e o famoso astro de filmes de kung fu, Jet Li.
Atualmente a equipe Americana de Wushu participou de todos os
cinco Campeonatos Mundiais e nos três Campeonatos Panamericanos ganhando muitas
medalhas tanto nos eventos de Taolu quanto de Sanshou. A equipe americana tem
muitos atletas ganhadores de medalhas e técnicos experientes de Wushu Moderno.
Vamos aguardar ansiosamente pelo futuro do Wushu Moderno nos
Estados Unidos e lembrar que para onde quer que o Wushu vá no futuro dependerá
da sua contribuição e suporte.
AS ROTINAS OLÍMPICAS
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CHANGQUAN
(Punho Longo/Punho do Norte)
É um termo genérico
destinado a todas as escolas Shaolin. Consiste em movimentos vigorosos das mãos,
saltos em grande altura, giros rápidos do corpo e seqüência de chutes e
socos fulminantes |
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DAO SHU
(Facão do Norte)
Consiste em variados
movimentos de giro de corpo combinado com técnicas de defesa,
ataque e bloqueio com facão. |
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JIANSHU
(Espada Imperial)
Consiste em
movimentos ofensivos e defensivos. Esta técnica trabalha suavidade,
velocidade, giros, equilíbrios com o movimentos contínuos do corpo. |
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GUNSHU
(Bastão do Norte)
Consiste em
movimentos que incluem estocadas, movimentos circulares,
velocidade e força, mantendo o equilíbrio e precisão no final do
impacto. |
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QIANGSHU
(Lança)
Consiste em movimentos
de defesa e ataque combinados, com giros de corpo com técnicas de
perfuração, empurrão e estocadas. |
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NANQUAN
(Punho do Sul)
É um nome comum aos
estilos populares nas áreas do sul do rio Yang Tsé abrangendo as
províncias de Guagdong, Fujian, Hunan, Zheijiang, Jiangsu e Sichuan.
Consiste em uma série
de técnicas de mãos, corpo em posição baixa e combinação de
movimentos vigorosos. Em alguns momentos o praticante dá um “grito”
para acentuar um movimento liberando a enorme quantidade de energia
necessária à sua execução. |
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NANDAO
(Facao Sul) Consiste em variados
movimentos de força e equilíbrio combinados com técnicas de defesa
e ataque e bloqueio de facão. |
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NANGUN
(Bastão Sulista)
Consiste em
movimentos de ataque e defesas firmes, com movimentos vigorosos.
Técnicas de força explosão de movimentos. |
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SAN SHOU
(Luta de Contato)
Consiste em uma luta
de contato com o uso de protetor para cabeça, abdômen e luvas.
Nesta técnica são utilizados chutes, agarrões e projeções.
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XING YI QUAN
Xingyi Quan é um estilo interno conhecido por seus
movimentos dinâmicos e explosivos. Xing ou forma, é derivado de imitar os
movimentos lutadores de 12 diferente animais. Yi ou intençao recorre ao espírito
elevado dos animais na ação. Quan literalmente punho de meios. Então, Xingyiquan
é traduzido como Punho de Forma/intenção.
SOBRE O ESTILO XING YI QUAN
Este estilo consiste em cinco movimentos fundamentais: Pi (Divida), Zuan(Broca),
Beng (expandir), Pao (Canhão), e Heng. Os cinco movimentos são correspondidos
com Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra. É caracterizado por movimentos lineares
e ofensivos como um modo de defesa.
Movimentos de Xingyiquan são fáceis aprender, mas para dominar requer
dedicação e trabalho duro. É uma excelente introdução para o lado interno de
artes marciais que treinam o artista marcial para o externo. Também é um estilo
de transição excelente para Taijiquan. No Brasil existem diversos representantes
do estilo.
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