Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

ESTILOS DE KUNG FU

 

Kung Fu (Habilidade) - É um sistema de luta desenvolvido na China. Surgiu da observação dos animais. Com o passar do tempo os Monges Shaolin treinaram e aperfeiçoaram a técnica dando origem a vários estilos, como o Louva-a-Deus, Tigre, Águia, Macaco, Serpente, Dragão, etc.; e assim foi se espalhando para todo o mundo.

 

ESTILOS EXTERNOS - Kung Fu - Wu Shu

ESTILOS EXTERNOS - Kung Fu - Wu Shu

ESTILOS EXTERNOS - Kung Fu - Wu Shu

ESTILOS INTERNOS

BÊBADO

Essa técnica situa em como se o praticante  estivesse embriagado. Combina movimentos como tropeçar, balançar e cair exatamente como um bêbado. As mãos se posicionam como se estivesse segurando uma xícara chinesa ou um copo em que os bêbados tomam suas bebidas. O estilo do bêbado exige muita habilidade, flexibilidade pois usa-se chutes, voadoras, semi-mortais, rolamentos para confundir o oponente.
O praticante têm que ser rápido e fingir defesa enquanto está tentando atacar e apontando em uma direção mas atacando em outro. Vários graus de embriaguez são demonstrados por gamas diferentes de movimentos e expressões no olho.

HISTÓRIA DO ESTILO DO BÊBADO

A lenda conta que existiam oito imortais que dedicavam o tempo á pratica da meditação. Combinavam as técnicas antigas de Yoga Chinesa (Kai Men / Chi Kung) obtendo habilidades extraordinárias.Com o passar do tempo  eles aprenderam e desenvolveram técnicas avançadas como o estilo bêbado.Estes oito grandes mestres aprenderam a dominaram o controle da energia (Chi Kung em seu nível mais avançado).

Dentro deste grupo havia uma monja que era hábil no manejo de todas as técnicas de pernas que se desenvolveu através da Chi Kung marcial.
Este estilo foi levado ao templo Shaolin para ser ensinado aos alunos mais avançados. Após a destruição do Templo Shaolin vários monges escaparam e se esconderam em aldeias, e para não serem reconhecidos trocavam seus nomes e se vestiam como mendigos. Em cada aldeia deixavam ensinamentos que os aldeões os melhoravam adaptando a seus costumes e estruturas físicas. Nessas transformações surgiu o estilo do bêbado do sul da China, que não é tão vistoso e sim efetivo na luta, nesse momento nasce o bastão do mendigo do sul, nome dado em honra a um monge que caminhava pelas aldeias fazendo-se passar por mendigo cego e que manejava seu bastão com grande habilidade.
O estilo do bêbado com o tempo foi aperfeiçoando, mas perdia sua essência por ser um estilo difícil de aprender e executar. Todos estamos aptos para esta tarefa, mesmo sendo necessária uma preparação física, mental e espiritual muito refinada.
Este estilo se destaca pela habilidade de enganar o inimigo utilizando o desequilíbrio, giros, saltos, esquivas e acrobacias, utilizando a força do oponente confundindo-o.

As técnicas são utilizadas com energia interna desde o Tan Tien, força do abdome, quadris e ombros, que se combinam para lançar golpes de punhos e pernas seguidos de rasteiras. A finalidade do estilo é manter o corpo em bom estado no plano físico para transformar e armazenar energia (Chi Kung) que é usada em níveis mais avançados. À prática do estilo bêbado é um conjunto de técnicas altamente refinadas, e por isso é considerada como o limite máximo do plano físico dos lutadores. No Brasil é desconhecido algum Mestre ou Professor que ensine o estilo Bêbado inteiro. Hoje possuem apenas formas (katis) técnicas ministradas em diversas escolas.

CHIN NÁ

Chin'Na é a arte de lutar agarrando e controlando o oponente. Suas raízes vêm do Tien Hsueh (ataque aos pontos vitais) e Shuai Chiao (luta que consiste em lançar o oponente), que datam de milhares de anos atrás - muito antes do moderno Aikido de hoje e do Jiu-Jitsu serem organizados na sociedade moderna.
Chin'Na Shaolin é a mãe de todas as artes que agarram. Desde que os monges de Shaolin se comprometeram com uma vida de não-violência as técnicas de Chin'Na eram uma forma importante de defesas para eles.Permitiria neutralizar o ataque de um oponente sem o golpear! Embora o Chin'Na tenha sido usado de uma forma ou de outra por muitos anos, os monges de Shaolin o transformaram numa arte ao invés de somente técnicas.
O Chin'Na é uma técnica altamente efetiva que é ensinada atualmente as polícias em todo o mundo. No início de 1600 os funcionários do governo buscaram métodos mais coercivos para subjugar os criminosos sem os matar. O Chin' Na evoluiu em um sistema completo de capturar e deter, que foram desenvolvidos na dinastia Ch'ing (1644-1911 d.C.). Foi quando o Chin'Na se tornou parte do programa de treino básico para o exército chinês e policia da província.
O Shuai Chiao é uma forma de lutar na qual é combinada a força física com a técnica para lançar os oponentes de uma posição parada. O Chin'Na usa manipulação para lançar o oponente. Chin'Na é usado para imobilizar qualquer parte do corpo de uma posição em pé ou de uma posição no chão.
Ao contrário da convicção popular, o Chin'Na trabalha no chão. Na realidade é melhor no chão do que de pé porque não há como o oponente se esquivar, uma vez que suas articulações foram imobilizadas.
O Chin'Na não tem formas, só técnicas de apresamento básicas e avançadas (Tsouh Guu - deslocando os ossos) executadas com muitas variações. Acrescente a isso,técnicas de  dividir o músculo/tendão (Fen Gin) impedindo a respiração (Bih Chi), impedindo ou bloqueando a veia/artéria (Duann Mie), pressionar a artéria, e pressionar as cavidades (Tien Hsueh), e você tem um sistema extremamente efetivo de controlar seu oponente. Na realidade, é um sistema muito científico baseado nos movimentos mecânicos.
Em geral, dividir o músculo/tendão, deslocar o osso e algumas técnicas de impedir a respiração são relativamente fáceis de aprender, e a teoria que os envolve é fácil de entender. Já bloquear a veia/artéria e cavidades são técnicas altamente avançadas que exigem conhecimento detalhado do local onde são aplicadas. Estas técnicas podem causar a morte, assim o instrutor deve ser muito cuidadoso a quem passar este conhecimento.
Chin'Na ("Chin" significa apresar, agarrar, Na significa controlar) é uma técnica Chinesa muito antiga, desenvolvida principalmente pelos monges Shaolin e aperfeiçoada posteriormente pelo famoso guerreiro Yeuh Fei, que visava principalmente o controle e domínio do adversário, sem ser necessário matá-lo.

 

CHOUY LA FUT

Choy Lay Fut: Técnica conhecida por desferir de movimentos rápidos e flexíveis, com as pernas e mãos. Este estilo surgiu da união de três monges com quem Chan-Heung o aprendeu, e por isto ele deu o nome de seus Mestres ao estilo.
 

HISTÓRIA DO ESTILO CHOY LAY FUT

A mais de um século atrás, um jovem chamado Chan-Heung, que amava as artes marciais, já havia tido uma profunda formação nestas artes sob a paciente orientação de um monge Shaolin, Choy-Fok, que o apresentou para um famoso artista marcial chamado Lay Yau-Shan. Chan-Heung então o seguiu para aprender o kung fu de Lay-Kar Kung Fu, que era renomado por sua ferocidade na luta e movimentos rápidos.
Por oito anos Chan-Heung aprendeu os fundamentos daquele estilo. Como Choy-Fok e Lay Yau-Shan estavam satisfeitos com seu progresso e suas conquistas, e como tinham mente aberta, eles o encorajaram a percorrer um longo caminho para a montanha Bak-Pai que ficava na China central, para seguir um monge chamado "Monge Grama Verde" para aprender o sofisticado estilo "Palmas de Buda" e seu astuto e poderoso golpe com a palma da mão.
Depois de pedir muito, Chan-Heung foi aceito pelo Monge Grama Verde, e sob as suas instruções adquiriu mais conhecimentos sobre arte marcial.Quando Chan-Heung voltou para casa, de Bak-Pai, suas habilidades no Kung Fu eram soberbas e seu talento começou a ser admirado.
Como a arte de Chan-Heung englobava o ensinamentos de seus três professores e também suas próprias descobertas e experiências, ele estabeleceu um novo estilo de arte marcial que era único e completo. Para popularizar sua nova arte torná-la fácil de se identificar, Chan-Heung a chamou de "Choy Lay Fut.
Porque ele escolheu este nome ?
A principal razão foi que Chan-Heung queria expressar o seu respeito e gratidão aos seus professores. Era exatamente este o espírito de "respeito por seu professor" que era sempre enfatizado no Kung Fu Chinês. Chan pegou o primeiro nome de seu primeiro e segundo professor: "Choy" e "Lay" respectivamente como as duas primeiras palavras, já que o seu terceiro professor, "Moge Grama Verde", tinha abandonado seu nome original devido, a sua devoção ao monastério e Chan usou a palavra "Buddha" (Fut) que era a religião que o monge pregava e a colocou como a terceira palavra do nome de usa arte. As três palavras, "Choy", "Lay" e "Fut" juntas se tornaram um estilo de Kung Fu chinês que veio para o presente e se tornou o mais popular estilo entre os praticantes. No Brasil existem diversos representantes do Estilo Choy Lay Fut.

 

DRAGÃO

O Dragão é um animal místico com poderes incríveis sobre o céu e a terra. É conhecido por suas formas de ataques e defesas fechadas e pegadas muito perigosas e destrutivas, como ataques ao joelho, tornozelo, juntas e cotovelo. Os movimentos são longos, contínuos e coerentes.

HISTÓRIA DO ESTILO DO DRAGÃO

A origem deste estilo enigmático é freqüentemente questionado, muitos estudiosos dizem que o estilo teve origem nos anos 1750 - 1800 e foi desenvolvido pelo monge Budista tailandês - Yuk.
Durante um festival  chamado Yue Shen, para qual vinha lutadores de Kung Fu de toda a China, Yuk conheceu  Lan Yiu Kwai que fazia demonstrações neste festival. Yuk lhe diisse que o seu Kung Fu era bonito mas não tinha uso pratico. A Monja Lan ao ouvir  isso ordenou que 11 estudantes o atacassem, mas os mesmos não foram capazes nem de tocar Yuk.
Impressionada ela própria o ataca e ordenou também que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta vez Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante desta pura demonstração de Kung Fu a monja Lan cai ao pé de Yuk e pede que a aceite como discípulo.
Yuk aceitou e começou a ensinar a Monja que se tornou um dos "5 tigres de Cantão" e Yuk ficou conhecido como um Mestre de Dragão. Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados e "Mok Kiu" (entrelaçar os braços). Possui cinco formas  que mostram o poder do Dragão, que são conhecidas como: NGAN (olhos), SUN, (mente), SAU ( palma), YIU (cintura), MA (posição de cavalo).
O praticante precisa dominar estas cinco formas que correspondem externamente  a Oração, Ar, Fogo, Água e Terra e internamente início, espírito, respiração(Chi), fluência e estabilidade interior.
Quando o praticante domina estas cinco formas associadas externa e internamente ele está apto a perceber o poder do Dragão.

TREINAMENTO

O  treinamento deste estilo  é complexo, pois utiliza  diversas transições de posições. Em aprendendo os movimentos, o estudante golpeará duro em bloco,fazendo com que o seu  corpo fique fortalecido. Este estilo  tende a desenvolver exaustivamente o Chi (Energia Interna). No Brasil existem diversos representantes do estilo, mais espalhados pelos estado do Mato Grosso do Sul.

FEI HOK PHAI

O Fei Hok Phai, o Estilo da Garça Voando, é caracterizado na linha Shaolin do Sul pelos movimentos da Garça, que são ágeis, harmoniosos e perigosos. Nesse estilo também são realizados movimentos do dragão, serpente, tigre , elefante, leão, macaco, leopardo e raposa.

HISTÓRIA DO ESTILO FEI HOK PHAI

Para chegar a origem do estilo Fei Hok Phai temos que retornar ao século XVII em meados do ano 1650, com a invasão Manchu já concretizada e a dinastia Ming expurgada e a dinastia Ching instalada. A cultura e a religião chinesas foram mantidas nos mosteiros, principalmente o mosteiro Shaolin na província de Honan, que se transformou também em foco de rebelde que lutavam pela restauração da dinastia Ming. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

 

GARÇA BRANCA

Garça Branca conhecido por seus movimentos ágeis de chutes, torções e ataques  perigosos.

HISTÓRIA DO ESTILO DA GARÇA BRANCA

O sistema Pai Ho de Kung Fu (Garça Branca) foi originado na Dinastia Ming (1368-1644), por um lama Tibetano, Adato (Orddoto, Atatuojun, Ah Dat Ta, etc.), nascido em 1.426 antes de Cristo no começo do reino Hsun Chung na dinastia Ming. Adato estava meditando pacificamente no outro lado da montanha do Tibete, e durante sua meditação ele, avistou uma elegante Garça Branca, aquecendo-se ao sol quando, subitamente, um macaco selvagem apareceu da floresta próxima e atacou a Garça agarrando-a pelas asas.
O pássaro estava assustado, mas este fugiu do ataque do macaco e vingou-se usando seu longo bico para bicá-lo.Seguiu-se uma batalha violenta. O macaco que era normalmente considerado ativo e ágil não era par para a Garça. Adato observou a luta muito atentamente.
Ele estava fascinado pela esperteza exibida pelos dois animais. A luta terminou completamente por um tempo e o macaco estava começando a demonstrar sinais de cansaço quando subitamente, como um raio, o bico da Garça golpeia um dos olhos do macaco que proferiu um grito agudo de dor enquanto o sangue fluía do olho danificado.
O macaco começou a saltar e fugiu para o abrigo na floresta de onde havia saído.
No início da luta, Adato apenas observou mas não pensou muito sobre ela. Porém, quando ele observou mais atentamente, começou a notar que os dois animais usavam métodos diferentes de luta e que suas técnicas eram sistemáticas e meticulosas. Os movimentos da Garça Branca eram particularmente evasivos, anulando cada movimento de ataque do macaco, não importando a velocidade em que eram desferidos.
Depois de observar os movimentos de luta dos dois animais, Adato formou um sistema de técnicas de punhos e pernas em sua mente. Como resultado de muita experimentação e prática, o Kung Fu Garça Branca começou a se formar.
Após terminada a pesquisa e analise, foram criadas 8 (oito) técnicas fundamentais dos movimentos naturais da Garça Branca e adotado alguns jogos dos pés do macaco. Adato incorporou as técnicas novas ao arsenal marcial que ele havia aprendido no templo e a isto deu o nome de "O rugir do leão", mais tarde o estilo foi renomeado para Kung Fu Pai Ho ou Pak Hok no dialeto cantonês.

O Kung Fu da Garça Branca é conhecido como a arte Imperial durante a dinastia Ching (1644-1912), porque os guardas reais treinaram o Kung Fu Garça Branca para proteger a família real. Também é considerado como um dos mais elegantes e bonitos estilos do Kung Fu Chinês.

Com o passar dos séculos, o Kung Fu Garça Branca teve muitos mestres famosos que o desenvolveram em vários sistemas diferentes: Lama Pai, Hop Gar, o Rugido de Leão, Pak Hok, Si Jih Hao, Garça Branca e Lama Kung Fu.
Nos anos entre 1.850 e 1.865 durante a dinastia Ching, o grande Monge Hsing Lung Lo Jung, um dos primeiros discípulos de Adato, viajou para o sul da China com seus quatro discípulos monges Ta Chi, Ta Wei, Ta Yuan e Ta Chueh. Eles começaram a propagar as técnicas de mãos da estrela cadente e estilo do norte de Kung Fu segundo seu atual título de estilo "Pai Ho".
O grande Hsing Lung e seus quatro discípulos estavam enclausurados no mosteiro Lótus, na montanha Ting Hu, do distrito de Chao Ching, Kwang Tung. Foi lá que o Monge Hsing Lung aceitou quatro alunos, os quais não eram monges, e passou para eles os segredos do Kung Fu Pai Ho. Esses quatro discípulos eram Wong Yan Lam, Chan Yun, Chou Heung Yuen e Chu Chi Yiu. Depois um outro, chamado Wong Lam Hoi, se juntou aos quatro. Wong Lam Hoi era irmão de sangue de Wong Yan Lam e era de Nan Hai distrito de Kwang Tung.
Eles foram os cinco grão-mestres que ficaram responsáveis pela propagação do Kung Fu Pai Ho no Sul da China, logo após sua criação. Os seguidores acima mencionados como os cinco grão-mestres, haviam nomeado Ng Siu Chung como o principal expoente do estilo Pai Ho.
Uma estatueta do Buda feita de ouro foi dada juntamente por Wong Yan Lam e Chu Chi Yiu à Ng Siu Chung. Esta estatueta foi herança do estilo Pai Ho e somente o grão-mestre do estilo estava incumbido da responsabilidade de guardá-la. Naquele tempo, Ng Siu Chung tornou-se o guardião ou timoneiro do estilo Pai Ho de Kung Fu. Os grão-mestres Chan Yun e Chou Heung Yuen morreram cedo. A tarefa de propagação da arte marcial Pai Ho estava principalmente sobre Wong Yan Lam e Chu Chi Yiu.
Chan Hak Fu (Chen Ke Fu): Um dos mestres mais famosos de Kung Fu Garça Branca, apresentou ao mundo sua organização: a Federação Internacional de Kung Fu Pak Hok (White Crane) na Austrália em 1972. Ele abriu suas escolas em Hong Kong, Macau, Austrália e vários locais nos Estados Unidos, como Nova Iorque, Califórnia, San Francisco etc.
O monge Ah Dat Ta, eventualmente, ensinou o estilo a outro monge do templo esse monge era o grande Sing Lung o qual, mais tarde, ampliou o sistema criando as técnicas de mãos da estrela cadente (Lau Sing Kuen). Muitas técnicas dentro da forma Fei Hok Sau (mãos de garça voadora) estavam extremamente avançadas para principiantes e assim a divisão "punhos da estrela cadente" foi criada para conter as formas mais básicas.
Elas são: Luk Lek Kuen (Forma das seis forças), Chuit Yap Bo Kuen (Forma avançar e recuar o passo), Tit Lin Kuen (Forma da cadeia de ferro), Siu Ng Ying Kuen (Forma dos cinco pequenos animais), Tin Gong Kuen (Forma da ursa maior), Lo Han Kuen (Forma de Bodhisattva, Santo Budista), Siu Kam Kongo Kuen (Forma do pequeno diamante), Tai Kam Kongo Kuen, (Forma do maior diamante), Tai Ng Ying Kuen (Forma dos cinco grandes animais), Kun Na Sau Kuen (Forma de agarramento com as mãos), Tsui Ba Hsien Kuen (Forma dos oito imortais bêbedos), Tsui Lo Han Kuen (Forma de Bodhisattva bêbedo), Lo Han Chut Dong Kuen (Forma Bodhisattva encerra a caverna), Kuai Jih Kuen (Forma do Bandoleiro), Lo Han Yi Sap Sei Jang Kuen (Forma de vinte e quatro cotovelos de Bodhisattva) e Tsui Kam Kongo Kuen (Forma de diamante bêbedo).
Os movimentos das formas acima são principalmente circulares e muito compactos. Porém, essas são, portanto, as principais formas do estilo. As técnicas mais avançadas são as formas:
Mui Fa Kuen (Forma da flor de ameixa), a execução dessa forma simboliza a flor de ameixa abrindo suas pétalas, mostrando sua beleza (conhecimento) e perfume (Chi), e incorpora a essência dos movimentos da garça combinados com o Kung Fu clássico.
Fei Hok Sau (Mão de garça voadora), essa forma foi dedicada a todo o nível fundamental das técnicas de luta do sistema Pai Ho e estava composta de ambos os golpes de punhos e técnicas de mãos abertas.

Nei Lah Sau, essa forma foi dedicada às técnicas de luta avançadas e estava composta de agarramento e técnicas de torções. Com especialização em combate nos pontos vitais do oponente.
Dou Lo Sau, essa forma é fundamental no Kung Fu Pai Ho e está inclusa na forma intitulada "Agulha envolvida no algodão".
Min Loi Jam Kuen (Forma agulha envolvida no algodão), essa forma é um pouco do Kung Fu estático que enfatiza a função da mente. A mente controla os movimentos do corpo e membros. De modo que a forma "agulha envolvida em algodão" pode ser considerada, de certa forma, Kung Fu interno o qual é o ponto de partida para os mais altos estágios de trabalho interno chamado "trabalho interno Pai Ho". Aquele que é bastante preparado para praticar estes trabalhos internos será capaz de usar sua mente para controlar não só a respiração mas também a circulação sangüínea e o metabolismo do corpo, executando, dessa forma, em perfeita harmonia com o universo.
Além das formas mencionadas acima são realizados movimentos como técnicas complementares das formas do macaco (Hou Chuen), do tigre (Fu Jiao), do leopardo (Pao Ch'uan), do dragão (Long Chuen) e da serpente (She Chuen).
O estilo Pai Ho (garça branca) também utiliza armas em suas formas. No total são mais de 10 (dez) as principais armas ensinada no estilo Pai Ho. São elas: Bastão normal (Shang Kuan Shu), Nunchaku de duas partes (Lan Tih Kuan), Facão de gume simples (Tan Tao Kuen), Faca de borboleta (Wu Tip Tao), Lança de uma ponta ou uma cabeça (Tan Tou Ch'iang), Gancho orelha ou cabeça de tigre (Hu Tou Kou), Facão em forma de meia-lua ou facão de Kwan Kun (Kuan Tao), Nunchaku de três partes (San Tih Kuan), Punhal duplo (Erh Pi Shou), Garfo de três pontas - tridente com bastão (San Ch'a Kuan) e espada simples e dupla (Chien Tao).

AS OITO CARACTERÍSTICAS DO ESTILO PAK HOK

O espírito ou filosofia do estilo Pai Ho (Pak Hok) de Kung Fu Shaolin está baseado em 8 (oito) características: Chan, Shang, Chuan, Tsieh, Hok Pu, Hok Chuei, Hok Sau e Hok Kou Sau.
A primeira característica, Chan, significa literalmente forma de crueldade. Entendemos que o objetivo fundamental das artes marciais é a auto-defesa. Para fazer isso, é necessário estar mentalmente preparado. O praticante precisa ter um espírito de lutador para o qual não há limite, seja qual for o estilo de arte marcial, será de alguma ajuda.
A segunda característica, Shang, significa literalmente formas de esquivas, inclui movimentos rápidos de esquerda e direita, avançando e recuando, pulando e esquivando. Em resumo, deve-se evitar o uso de força brusca para enfrentar o golpe do oponente. A idéia é a de que se o oponente é mais forte do que você é, e você tentar interceptar ou bloquear seu golpe com força brusca, você não estará na melhor posição.
Mas se você desviar ou esquivar, então não importa o quanto seja violento ou forte o golpe do oponente, ele perderá seu impacto quando alcançar o pico deste momento. Você estará em vantagem em fração de segundos para revidar.
A terceira característica, Chuan, são formas de perfuração e penetração. A idéia é a de ataque no momento e no ponto onde o oponente menos espera. Essas características significam o espírito da perfuração ou penetração através de um espaço de tempo.
A quarta característica, Tsieh, são formas de interceptar. Há quatro maneiras de interceptação, duas são rígidas e flexíveis e duas são de mãos e de pernas. A interceptação rígida é para deter o golpe do oponente antes ou após ele tê-lo lançado de maneira que o oponente não possa golpear o alvo. Interceptação flexível é para anular o impacto do golpe do oponente por desviar o curso do impacto e fazer o oponente perder o seu equilíbrio, se possível.
Interceptar com as mãos dificulta o ataque do seu oponente em todos os planos (superior, médio e inferior). O oponente está, deste modo, em um dilema e ele provavelmente precisará retirar-se. Sob essas circunstâncias você empurra para frente ao avança a postura e tem seu oponente sobre controle. A vitória não tardará se você estiver decidido.
A quinta característica, Hok T'ui Bu, que significa postura da garça sobre uma só perna, essa postura seria derivada do Muy Far Chong (um termo cantonês), que é um sistema de treinamento em cima de tocos de madeira. Essa técnica exige um maior grau de habilidade pela dificuldade em se manter o equilíbrio e se baseia em métodos e técnicas para fortalecer os tendões.
A sexta característica, Hok Chuei, corresponde ao golpe mais poderoso do Kung Fu Pai Ho: o bico de garça, no qual todos os dedos se unem na ponta para aplicar ações de bicar nas partes vulneráveis do oponente, principalmente os olhos.
A sétima característica, Hok Sau, quer dizer bloqueio rápido executado com as palmas das mãos abertas no formato das asas da garça.
A oitava característica, Hok Kou Sau, é baseada no ataque, bloqueio e esquiva reunindo força e agilidade, executados com o pulso em forma de gancho ou pescoço da garça. No Brasil o representante do estilo é o Sifu Paulo Silva.

 

GARRA DE ÁGUIA

Este estilo é inspirado nos movimentos da Águia em ataques contra suas presas. Assim como o estilo do Tigre, possui um longo treinamento para o fortalecimento dos dedos, só que com ênfase no polegar, indicador, médio e anelar, que adiantam-se curvados, formando o que aparenta ser  a garra de uma águia.

Em suas técnicas o estilo da águia  é especialista em torções, que na maioria das vezes antecedem um quebramento.

HISTÓRIA DO ESTILO GARRA DE ÁGUIA

A História do Garra de Águia começa com um garoto, órfão de pai, criado pela mãe viúva, Seu nome era O Fei.
Quando pequeno, O’Fei tinha um padrinho e professor chamado Chow, com o qual estudava caligrafia, literatura, matemática; Enfim, estudos em geral. Este professor foi aluno dos monges do Templo Shao Lin e além de outras coisas aprendeu diversas técnicas de Kung Fu, dentre elas os movimentos de Águia.
Naquela época não existiam escolas primárias. As crianças aprendiam as  coisas básicas com os pais. Depois era contratado um professor particular, que lhes ensinaria todas as matérias. O’Fei começou os estudos com a mãe e os terminou com Chow, que o ensinou também os movimentos de Águia que havia aprendido com os monges Shao Lin. Em  outras palavras, o estilo Garra de Águia tem origem no Templo Shao Lin, e foi aperfeiçoado por O’Fei, a quem chamamos de Fundador do Estilo Garra de Águia.
Já adulto, por volta de 1123 d.C., O’Fei tornou-se um General do exército  chinês e treinava seus oficiais na prática do Kung Fu para que estes, por sua vez, ensinassem aos seus soldados. O’Fei foi um General bem-sucedido, excelente guerreiro, inteligente, disciplinado e justo.Após O Fei, coube ao monge Lai Tchin a responsabilidade de preservar a arte.

Lai Tchin, transmitiu o estilo para o Monge Tao Tchai, que ensinou ao Monge Fa San, que aprimorou o treinamento, acrescentando saltos e técnicas de perna, e também foi o primeiro monge a ensinar o estilo Garra de Águia fora do Templo Shao Lin, após o tempo de O’Fei.
Sob outro império Fa San ensinou à Lau Si Chang, natural de Hon Wen, norte da China. Lau Si Chang foi um dos maiores divulgadores do estilo Garra de Águia. Hoje no Brasil existem diversos representantes do estilo.

 

HUNG GAR

Hung Gar é um dos principais estilos de Kung Fu. O estilo Hung Gar é formado por cinco técnicas principais:dragão, serpente, tigre, leopardo e garça. O estilo é caracterizado com base de pernas e mãos fortes. Sua principal característica é a utilização do ataques e defesas ao mesmo tempo.

HISTÓRIA DO HUNG GAR

Surgiu na Dinastia Ching, no ano de 1734, época em que o imperador Yung Jing Ordenou a destruição dos Templos Shaolin.
Depois da destruição dos templos, somente cinco monges sobreviveram ao massacre, sendo eles: NQ Mui, Gee Sin, Pak Mei, Miu Hin, Fung To Tak.
Desses sobreviventes, o monge Gee Sin teve como discípulo um rapaz de nome Hung Hei Kun, que mais tarde construiu um novo templo Shaolin onde ensinava o Kung Fu nos moldes tradicionais, sendo o seu estilo conhecido mais tarde como Hung Gar (Família Hung).

Nos últimos cem anos em Cantão, região Sul da China, existiram dez mestres que se destacaram por sua habilidade inigualável.
Por alcançarem grande fama, chegando a ser conhecidos como os Dez Tigres de Cantão. Dentre eles, cinco eram eram mestres de Hung Gar: Tii Kiu San, Sou Rak Fuú, Wong Fei Hung.
O introdutor do estilo na América do Sul e Brasil, foi o Mestre Lee Hon Kay(Li Hon Ki).

 

LEOPARDO

Leopardo: O principal golpe do leopardo é um punho veloz e penetrante, semelhante a uma machadada, para atacar pontos vitais e costelas. Sua técnica desenvolve a força muscular e a velocidade. Os movimentos são rápidos, poderosos e procuram a imobilização.

SOBRE O ESTILO DO LEOPARDO

Desenvolvido pelo monge Mot, o estilo do leopardo vem da família do estilo do tigre e é usado para desenvolver velocidade e força. Esse estilo tem movimentos não ortodoxos, ritmo quebrado, e técnicas rápidas. Sua característica principal é o ataque com o punho de maneira rápida e veloz. No Brasil não há registro de representantes do estilo inteiro, somente formas (katis).

 

LO HAN

O estilo Louhan Quan foi criado por monges no Templo de Shaolin a partir da observação das diferentes posturas e expressões das estátuas do Templo e da meditação. Eles acrescentaram a essas posturas as habilidades de combate. No período contemporâneo vivia Mestre Miao Xing,que tinha sido chamado "Ouro Arhat ". Ele era um nativo de Dengfeng na Província de Henan, e soube das habilidades de combate como também estando apaixonado por artes literais, especialmente Budismo.
Ele trabalhava e praticava a o budismo e artes marciais. Depois ele viajou ao longo do país e reuniu muitos mestres de Wushu. Desse modo ele dominou as artes marciais de estilos diferentes. Vários anos depois Miao Xing raspou a cabeça para se tornar monge do Templo de Shaolin, mas  continuou a praticar a arte marcial no tempo excedente.
Uma vez ele foi visto praticando  a arte marcial  pelo abade do templo que o elogiou e lhe ensinou o Shaolin. O abade também ensinou para Miao Xing o estilo de Lou Han.
Sempre que surgiam desafiantes para enfrentar as artes marciais de Shaolin, o abade designaria Miao Xing para enfrentar. E sempre Miao era o vencedor, assim foi ganhando o respeito entre outros monges. Eventualmente Miao foi promovido a supervisor do templo e foi requisitado que ensinasse as artes marciais a outros monges. Depois da morte do abade, Miao Xing o sucedeu e também serviu como o chefe de Shaolin. Ele teve uns 5.000 discípulos monges e 200 discípulos leigos. Em 1939, Mestre Miao Xing faleceu com a idade de 58 anos.

CARACTERÍSTICAS DO ESTILO  LOU HAN

Bodhidharma foi o introdutor da filosofia Cha`n (Zen) e transmitiu técnicas de exercícios internos e respiratórios  além de métodos inéditos de artes marciais aos monges que viviam no Monastério Shaolin. Com os conceitos do Wu De (virtude marcial) ele deu um novo rumo às artes de guerra do oriente, utilizando-as também para a elevação espiritual dos seus praticantes.
O Templo Shaolin foi o berço de praticamente todos os estilos de luta originários do oriente, bem como um dos maiores centros de desenvolvimento do budismo na China. Nele se originaram todos os estilos de Wushu Chinês que se espalharam por todo o território da antiga China, inclusive o sistema Lou Han (guardião de Buda).
O Shaolin Wushu tem características únicas, e resíduos de seus movimentos podem ser encontrados em praticamente todos os estilos de Wushu.  Suas origens provém da tradições budistas do Monastério, religião que exige dos seus praticantes grande disciplina e controle físico e emocional.
Os monges também obtiveram suas experiências em campos de batalha e o Shaolin Wushu obteve características militares. A forma embrionária do Shaolin Wushu são as 18 mãos de Lo Han, técnica criada pelo patriarca Bodidarma e batizada em homenagem aos seus dezoito principais discípulos, sendo que 16 deles eram indianos e somente dois chineses.
Seus movimentos são lineares, compactos, poderosos, simples, com técnicas voltadas para o combate real. Em todo o momento é trabalhada a energia interna Chi, projetando a força para a frente e utilizando-se da do adversário. No Brasil não há registros oficial do estilo Lo Han, somente formas (katis).

 

LOUVA DEUS

O inseto cuja aparência é de maior devoto do mundo, tem que ser o Louva-a-Deus. Com as patas dianteiras costumeiramente posicionadas de forma a sugerir as mãos juntas de um devoto, ele se tornou o inseto mais referido em  todas as artes marciais. Esse inseto se tornou tão venerado, não por causa da sua aparente aura de religiosidade, mas  por causa de sua reconhecida ferocidade, combatividade e tenacidade de vida. Há trezentos e cinqüenta anos um mestre de luta, Wang Lang, exaltava a pequena mas ativa criatura, criando o estilo Louva-a-Deus de auto defesa.

SOBRE O ESTILO LOUVA A DEUS

Wang um notável guerreio que tinha habilidades com espada foi ao Templo Shaolin e publicou um desafio aos monges para testar suas habilidades contra ele em duelo amigável. Devido á sua  insistência, o monge mestre permitiu a Wang que um monge novato foi enviado para lutar contra ele. No Brasil existem duas linhagem predominantes do Louva-a-deus, sendo elas, Sete Estrelas e Flor de Ameixa.

 

MACACO

Macaco: Estilo do norte de Kungfu chinês e é considerado por muitos ser um dos estilos mais incomuns e não ortodoxos das artes marciais. É composto dos movimentos, características, e o espírito dos macacos. Este estilo é muito forte nas pernas e saltos.

SOBRE O ESTILO DO MACACO

A história de Ta Sheng Homens, ou Kung Fu de Macaco começa próximo ao fim da Dinastia Ching (1644-1911), quando um lutador do norte da China, Kou Sze estava preso por matar um aldeão. O castigo para esse crime era morte ou prisão perpétua. Para salvar Kou Sze de qualquer penalidade um amigo íntimo e influente conseguiu subornar o juiz para reduzir a pena de Kou Sze a oito anos de prisão. Para Kou Sze, a prisão se tornou uma bênção. No Brasil não há registros oficiais do estilo inteiro, somente formas (katis).

 

PAKUA

As origens do Pakua perdem-se no tempo. A referência mais antiga menciona Tung Hai Chuan de Wean Hsien, na província de Hopeh, que durante a dinastia Ching aprendeu essa arte de um taoísta nas montanhas da província de Kiangsu.

SOBRE O ESTILO PAKUA

A partir desse registro existe comprovação genealógica técnica que vem até nossos dias. Essa passagem parece ser do século XVIII, porém há a possibilidade de que o presumido fundador tenha feito a classificação de uma arte já bem mais antiga, antes da sua popularização.
O mais fascinante é a história (o povo Chinês costuma ilustrar a criação dos estilos de forma romântica ou esotérica) que circula sobre o emparelhamento entre o Pakua e o Shien Yi Tchuan, Kuo-Yang-Sem, sacerdote e praticante do Shien Yi Tchuan, desafou um dia Tung, se dizendo fundador do Pakua. O combate feroz durou dois dias, após o que ninguém tinha podido tomar a vantagem. Eles então tornaram-se ótimos amigos.
Sem dúvida não é uma maneira muito bonita de se explicar como as duas artes fundiram-se, mas o que é mais estranho é que uma tal história pudesse circular nos dois estilos. No Pakua a maioria das técnicas são executadas com a palma da mão, com um movimento suave e fascinante do pulso, os movimentos são circulares sem tocar, em um raio muito curto.
Este estilo considerado interno (NEI CHIA), baseia-se na interpretação dos trigramas do famoso livro das mutações (I CHING) e compreende basicamente oito ângulos de defesa que são treinados progressivamente e em forma circular. Contrariamente ao Shien Yi Tchuan, que desenvolve a "força vertical", o Pakua coloca o acento sobre a "força horizontal".
O Shien Yi Tchuan é designado por alguns mestres como o "boxe da mente e do corpo", pois quando nos propomos a exercitar uma parte de nosso corpo a intenção é que comanda a ação. O pensamento surge antes da atitude. Se adestrarmos nossa mente os movimentos tornar-se-ão fluidos e conscientes.

O Pakua trabalha bastante a  respiração (Chi Kung) que  é controlada involuntariamente ou automaticamente pelo cérebro. Se durante os exercícios usarmos a nossa vontade para controlar a respiração (Chi Kung) estaremos transferindo o ato de respirar da área inconsciente para a consciente.

Com o tempo teremos o hábito de exercer nossa vontade sobre essa função biológica essencial ao metabolismo do corpo humano. Teremos então mais saúde e controle emocional, pois em situações adversas o simples controle da respiração (Chi Kung) já proporciona redução dos riscos de colapso físico e desequilíbrio da mente. O principal nessa prática interior é direcionar a respiração (Chi Kung), controlando-a pela vontade.
A meditação é a base da ação, até que a mente e a respiração (Chi Kung) se equilibrem em coordenação para alcançar a capacidade do espírito de controlar a energia e utilizá-la para fortalecer o corpo. O resultado obtido com essa prática é a calma, o controle dos movimentos, a força, a flexibilidade. Para deter a força bruta do adversário a calma e a maleabilidade devem ser empregadas.
A filosofia contida nestas palavras podem ser bem ilustradas pela imagem do barbante amarrando a barra de ferro, da gota de água que fura a pedra, ou do bambu que se verga ante o vendaval para retornar a sua postura natural quando cessada a força que o impulsionou. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

 

SERPENTE DIVINA

O estilo Shen She Chuen (serpente divina) originou-se na província de Fujien quando um Monge do Templo do Bambu ministrou a Hsu Yin Fong uma técnica particular do templo chamada Hok She Tchu (união da Garça e da Serpente).

SOBRE O ESTILO DA SERPENTE DIVINA

Após a morte do Monge Hsu estas técnicas foram aprimoradas e em homenagem ao Monge, o estilo foi batizado de Shen She Chuen, que significa "Punho da Serpente Divina", uma vez que o Ideograma "Shen" para os chineses significa Deus.
Consiste em defesa e trabalha  movimentos ofensivos com apunhalar e movimentos de espada cortantes. Há foco na velocidade dos giros e movimentos de corpo contínuos.
O  estilo Shen She Chuen é executado com as mãos esculpindo a cabeça de uma serpente em uma mistura de  "duro" e "suave". Contando com movimentos lentos e suaves, o adversário pode surpreender-se com sua flexibilidade, velocidade e força, desde  que bem concentrado chi (Energia Interior).Seu objetivo nos ataques é a busca dos pontos vitais como olhos, garganta, plexos, vão entre as coxas e abdômen.

O estilo chegou ao Brasil em 1980 sob supervisão do Mestre Hu Chao Tien, discípulo e filho do Mestre Hu Shi Wen. Hoje o estilo tem a supervisão do Mestre Dani Hu (Hu Chao Hsil), filho do Mestre Hu Chao Tien. "O Punho da Serpente" possui seis fases afim de desenvolver os cinco conceitos do estilo, que são:
- Velocidade: atacar com batidas rápidas e inesperadas, usando passos rápidos, ágeis e leves;
- Envolvimento: a curta distância, envolver os membros do oponente confundindo suas posturas e usando-as a seu favor. Quando a longa distância, aguardar a abertura de uma postura adequadamente contida;
- Surpresa: atacar em diferentes ângulos continuamente;
- Saltos: para trás ou para os lados, evitando ataques desnecessários e não comprometendo os membros principais para locomoção e equilíbrio;
- Fuga: quebrando o contato e escapando quando o golpe não obtiver a penetração adequada; No Brasil o estilo tem o representante Mestre Dani Hu.

 

SHAOLIN DO NORTE

Shaolin do Norte- Pek Siu Lum ou Bei Shaolin - é um estilo de Kung-Fu originário do mosteiro budista de Shaolin ("Floresta Jovem"), no norte da China. Segundo os registros históricos, é um dos mais completos dentre os estilos originários do mosteiro.
Este estilo enfatiza técnicas avanços rápidos e retiradas, posições largas, chutes altos, rapidez, agilidade e ataques agressivos.

SOBRE O ESTILO SHAOLIN DO NORTE

Os movimentos do Shaolin do Norte foram criados com base nos animais e elementos da natureza. O Estilo Shaolin do norte é composto de onze katis, divididos em dois grupos: cinco curtos e seis longos. Sua prática que todas as partes  do corpo, foram desenvolvidas para aumentar a resistência, força, velocidade, equilíbrio e elasticidade, além de aprimorar a capacidade de concentração e respiração. O estilo  também envolve o combate livre e técnicas de quebramento, possibilitando uma evolução maior do praticante através de exercícios altamente elaborados e de eficiência longamente comprovada.
O Shaolin do Norte foi "trazido" ao século XX pelo grão-mestre Ku Nei Chang (também conhecido como Ku Lu Zan ou Ku Yu Cheung), herdeiro direto das técnicas ensinadas aos monges desde o século VI d.C.
Mestre Ku, foi  viajou ao longo do norte da China para aprender o máximo dos sistemas de Kung Fu do Norte, e aprendendo estes estilos ele o organizou e fez com que o estilo fique conhecido como é hoje.
Mestre Ku Nei Chang foi professor de Yang Sheung Mo. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

 

SHUAI CHIAO

O Shuai Chiao é considerado a forma mais velha de kungfu chinês. É mencionado como "Chiao Ti" em textos que se referem mais de 3000 anos atrás.
O lutadores de Shuai Chiao necessitavam usar capacetes grandes, e também de movimentos de braço abertos e rápidos. Isso fez o estilo se tornar poderoso.
Shuai Chiao foi usado como treino básico para soldados na China por milhares de anos. A arte é projetada para  sobrevivência nos caos do campo de batalha. Nesta arte são usados lançamentos poderosos, projeções e lutas de chão.
Durante os séculos, o Shuai Chiao se manteve fiel as suas raízes, e ganhou sofisticação. O Shuai Chiao moderno é chamado freqüentemente de "aplicação de Tai Chi Chuan com as mesmas técnicas evasivas misturando e superando então, a força de um ataque. A ênfase para o iniciante é nos métodos de lançamentos.
Os estudantes de Shuai Chiao também praticam chutes e perfuração do oponente. A maioria dos lançamentos clássicos é seguido de uma perfuração, ou seja, agarrando um ataque ou chute e usando um ponto de partida para o contra-ataque. O Shuai Chiao ainda combina um pouco de chi-na e estas características fazem está arte antiga, um forma muito efetiva de autodefesa em tempos modernos. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

 

TAI CHI CHUAN

O Tai Chi Chuan é um sistema integral de saúde física, mental e também uma arte de defesa pessoal que trabalha sobre seu corpo e sua mente ao mesmo tempo.
Os movimentos não somente relaxam os músculos, mas também acalmam os nervos.
Todos os movimentos se realizam lenta e suavemente. A interação entre quietude e movimento é fundamental no Tai Chi, como na própria vida.
A expressão Tai Chi Chuan só foi registrada por escrito no fim do Séc. XIX, numa obra literária datada de 1919 escrita por Chen Pinsan, onde ele registra que o Tai Chi Chuan foi criado por um antepassado de sua família: Chen Wangting, um general do exército chinês em 1618, que já idoso, recolheu-se junto com seus conhecimentos marciais e criou a arte do Tai Chi. Este seria o início da escola mais antiga do Tai Chi Chuan que se tem notícias: Escola CHEN.
Existe uma lenda chinesa, envolvendo a figura de um sábio eremita que ao observar o confronto entre uma garça e uma serpente, compreendeu a supremacia da agilidade sobre a rigidez. Segundo relatos, este personagem teria vivido mais de 200 anos e é considerado pela tradição um santo taoísta, um iluminado que, após estudar exaustivamente os princípios do Tai Chi, passou a aplicá-los utilizando a unidade corpo-mente criando assim o Tai Chi Chuan. Essa lenda remonta aos anos de 1127 a 1279, e trata-se do eremita Zhang Sanfeng.
Com efeito, foi só entre o fim do Séc. XIX, e o princípio do XX que certos lutadores passaram a anotar o que sabiam ou transcrever as palavras do mestre. Na maior parte das vezes, porém, a arte se transmitia de pai para filho, no seio da mesma família. Constituiu exceção a essa regra Yang Luchan (criador da escola Yang), acolhido pela família Chen, onde recebeu o ensino do Tai Chi Chuan, tendo em seguida difundido em Pequim. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

 

WING TSU

O Wing Chun tem sua origem como um sistema de arte marcial chinesa durante a dinastia Ching, e cujas as idéias básicas foram formuladas pela monja budista do templo Siu Lum (Shao Lim), Ng Mui.
Com bastante experiência em todos os tipos de pugilismo da época, Ng Mui era reputada como ‘’ lutador número um’’ do templo e famosa por sua grande habilidade no mui fah jong, aparelho de treino utilizado para aperfeiçoar a postura e o equilíbrio
O sistema em desenvolvimento que seria chamado mais tarde de Wing Chun não fora ensinado ou mostrado por Ng Mui a outros monjes ou possíveis alunos do templo. Acredita-se na possibilidade de Ng Mui criar este estilo para que fossem treinados rebeldes em um espaço de tempo mais curto que os demais estilos do templo.
Ng Mui incorporou características da garça e da serpente, tais como a agressividade de maneira precisa e o emboscar para a captura da presa. Ng Mui viajou no anonimato, trabalhou como simples membro de uma companhia de ópera chinesa até chegar ao mosteiro Tai Lung, onde se fixou.

 

 

Nesse mosteiro continuou sua prática, e conheceu uma jovem chamada Yim Wing Chun que havia aprendido algumas artes marciais Siu Lum, por ter seu pai treinado num templo próximo a Cantão, local que tivera que deixar devido a problemas com o império de Ching. Yim por ser uma mulher bela, chamava a atenção, até que um dia Wong, exigiu casar-se com ela, que já comprometida recusou-se.
Wong não gostando disso travou uma luta com o pai de Yim machucando-o muito. Foi então que Yim Wing Chun buscou auxílio com Ng Mui e esta decidiu ensinar-lhe o sistema de luta que havia criado.  Yim Wing Chun passou a treinar sem descanso. No dia em que Wong apareceu para levá-la, Yim Wing Chun o desafiou para uma luta. Rindo, Wong lhe disse para dar o primeiro ataque.
A jovem lutadora sem ficar intimidada, desferiu então um único soco no peito de Wong e este caiu por terra. Registrou-se que mais tarde o tirano faleceria em conseqüência do ferimento interno causado por aquele soco.
Mais tarde, Yim Wing Chun casou-se com quem estava comprometida, Leung Bok Chau. Este praticava artes marciais, porém achou que a habilidade que a mulher apresentava era muito superior aos estilos conhecidos e quis praticar o sistema ao qual deu o nome de "Wing Chun" em homenagem à esposa. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

 

WU SHU

Este artigo foi originalmente publicado no Jornal de Artes Marciais Chinesas e o disponibilizamos com a sua permissão

Liu Yu, nascida na China, foi membro da equipe profissional Jiangsu Wushu. Ela se graduou na Universidade de Educação Física de Beijing e tem bacharelado em artes marciais chinesas. Hoje é árbitro qualificada internacionalmente, certificada pela Federação Internacional de Wushu (IWuF na sigla em inglês) e sétimo Dan de Wushu, certificada pela CWF. Ela foi treinadora da equipe americana de Wushu de 1997 a 1999 e arbitrou no Campeonado Mundial de Wushu em 1995. Atualmente Liu Yu é a Presidente do Wushu Taichi Center em San Lius Obispo, California.

Muitas pessoas, inclusive que praticam artes marciais chinesas, ainda se perguntam o que é Wushu. Wushu é a palavra mandarim para artes marciais, e é a expressão usada na China. Os ocidentais estão mais familiarizados com o termo Kungfu que na verdade se traduz literal e simplificadamente como “habilidade”. Wushu é um esporte tradicional chinês que se atenta tanto para exercícios externos como internos, com movimentos de luta e seus principais conteúdos. O Wushu inclui o Taolu (rotinas de exercícios) e Sanshou (luta).
O Wushu Moderno, ou o que as pessoas chamam de Wushu Contemporâneo, é baseado nas artes marciais chinesas tradicionais. Entretanto o Wushu Moderno só foi criado nos anos 1950. O Presidente Mao determinou que o velho deveria servir ao novo e instruiu os mestres tradicionais de Wushu a criar um esporte novo para a sociedade socialista moderna.


A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO WUSHU

Para entender como o Wushu Moderno se desenvolveu precisamos examinar como a sociedade influenciou a prática das artes marciais. Wushu, um esporte há muito respeitado na China, remonta aos tempos dos clãs nas sociedades primitivas.
Nas Dinastias Shang e Zhou o Wushu serviu como treinamento para os soldados e também se tornou parte da educação física na formação dos estudantes nas escolas.
Na Primavera, Outono e Períodos dos Estados Combatentes as aplicações de técnicas de luta nas batalhas foram muito enfatizadas. Para escolher soldados o Jiao – exame de luta – acontecia todos os anos na primavera e outono e a atividade de luta com espada ficou muito popular.
Nas Dinastias Qin e Han esportes “dançantes” similares a rotinas de exercícios (como de espada facão, espada reta, “punhal-machado” dagger-axe, “alabarda dupla” double-halberd) apareceram sucessivamente.
Durante as Dinastias Tang e Sung muitas organizações civis surgiram, e foram introduzidos os árbitros. Regras simples para as competições já estavam em vigor e os vencedores eram agraciados com prêmios generosos.
As Dinastias Ming e Qing foram uma era de florescimento para o Wushu, com várias escolas e diferentes estilos.
Em 1928 o Instituto Central de Wushu foi criado em Nanjing pelo governo. Como conseqüência institutos locais de Wushu foram criados em províncias, cidades e condados. Dois encontros de Wushu foram promovidos pelo Instituto Central de Wushu em 1928 e 1932 em Nanjing.
Em 1936 a Delegação Chinesa de Wushu foi organizada para visitar o sudeste da Ásia. No mesmo ano nove membros da equipe chinesa de Wushu deram uma demonstração em Berlim nos XI Jogos Olímpicos. Desde 1936 muitos dos nove membros infelizmente faleceram, mas alguns ainda estão vivos e desejando que o Wushu se torne parte dos futuros Jogos Olímpicos.

 O ATUAL DESENVOLVIMENTO DO WUSHU MODERNO

Desde a fundação da República Popular da China o Wushu se tornou um componente da cultura socialista e do desenvolvimento físico e esportivo das pessoas, tendo se desenvolvido espetacularmente. No começo dos anos 1950 muitos notáveis experts em artes marciais tradicionais como Zhang Wen-Guang, Wang Zi-Ping, Sha Guo-Zeng e Chai Long-Yun revisaram as artes marciais tradicionais chinesas para desenvolver o Wushu Contemporâneo.
As bases do Wushu Contemporâneo foram os estilos do Shaolin do Norte, Cha Quan, Hua Quan, Hong Quan e muitos outros. Sob a direção do Presidente Mao o novo esporte não enfatizou o combate, mas a saúde, o exercício e o desenvolvimento atlético. Entretanto era importante ser capaz de demonstrar intenção e espírito de luta.
Em 1953 uma Demonstração e Competição Nacional de Esportes Tradicionais aconteceu em Tianjin, na qual o Wushu foi predominante. O Wushu entrou como curso formal nos institutos locais de esporte e departamentos de educação física. Em 1956 a Associação Chinesa de Wushu foi criada em Beijing e assim o Wushu se tornou um evento oficial de competições.
O primeiro rascunho das regras de competição para o Wushu foram compiladas pela Comissão de Cultura Física e Esportes do Estado em 1958. Rotinas de exercícios como os simplificados Taijiquan, Changquan, espada facão, espada reta, lança, e bastão avançados, intermediários e para iniciantes foram publicados sucessivamente, o que ajudou muito  a popularidade e promoção do Wushu. Políticas genéricas e específicas para o desenvolvimento do Wushu nesse novo período histórico foram definidas na Primeira Conferência Nacional de Wushu que aconteceu em 1982 e levou o desenvolvimento do Wushu a um novo clímax.
Sob a orientação da Comissão de Cultura Física e Esportes do Estado e a Associação Chinesa de Wushu associações, escolas, sociedades, sociedades de pesquisa, equipes de escolas amadoras de esportes e centros de treinamento de Wushu se estabeleceram em muitos condados e todas províncias, cidades e regiões autônomas formando uma vasta rede para atividades de massa de Wushu um largo caminho para o desenvolvimento do Wushu.
Todas as escolas tornaram o Wushu parte do programa de educação física. Sociedades e equipes foram formadas em algumas faculdades e universidades. Programas de graduação foram estabelecidos em alguns Institutos de Educação Física e para trazer graduandos e pós-graduandos para o Wushu. O mestrado em Wushu foi criado em abril de 1996. Aprovado pelo governo em 1986 o Instituto Chinês de Pesquisa de Wushu foi criado como uma corporação de alto nível para a condução técnica e acadêmica das pesquisas em Wushu.
Para herdar e desenvolver esse precioso legado cultural uma investigação de nível nacional foi feita revelando a situação do Wushu na China nos últimos quinze anos. Os trabalhos de escavação, coleta e conferência foram frutíferos. Nessas bases os livros “Esboço Detalhado da História Chinesa do Wushu” e “Registro do Pugilismo e Armoaria Chineses” foram compilados e publicados.
Todos os avanços do Wushu Moderno foram feitos somente nas formas competitivas. Somente recentemente o Sanshou (luta) foi incluído nos eventos nacionais. A experimentação com competições de luta começaram em 1979, que se tornaram eventos competitivos oficiais em 1989.
Para fazer uma contribuição para a saúde e bem estar de todas as pessoas e dedicar o Wushu como um novo evento esportivo para o mundo, foi feita uma promoção do Wushu no exterior através de projetos do tipo passo-a-passo desde 1983.
Os governos central e local freqüentemente enviaram delegações, equipes, instrutores e experts em Wushu ao exterior para dar palestras e fazer demonstrações.
O primeiro Torneio-convite Internacional de Wushu aconteceu em Xian em 1985 e o Comitê Preparatório para a Federação Internacional de Wushu foi formado. Em 1986 o segundo Torneio-convite Internacional de Wushu aconteceu em Tianjin.
Em 1987 o primeiro Campeonato Asiático de Wushu aconteceu em Yokohama, Japão, e a Federação de Wushu da Ásia foi criada.
No ano de 1988 aconteceram em Hangzhou e Shenzhen o Festival Internacional de Wushu da China, a Competição Internacional de Rotinas e o Torneio Internacional de Wushu de Desafios de Luta, o que tornaram o Sanshou formalmente reconhecido na arena internacional de Wushu.
O Segundo Campeonato Asiático de Wushu aconteceu em Hong Kong em 1989. Em 1990, nos XI Jogos Asiáticos em Beijing, o Wushu foi introduzido como evento competitivo oficial. As equipes de Wushu de onze países e regiões participaram das competições. A Federação Internacional de Wushu foi criada no mesmo ano.
O Wushu não só foi muito desenvolvido em seu local de nascimento – a China – como também o grande objetivo de “levar o Wushu chinês para o mundo” está sendo gradualmente realizado.

O WUSHU MODERNO NA ARENA INTERNACIONAL

Com os esforços comuns feitos nos últimos dez anos a Federação Internacional de Wushu se tornou uma organização influente no mundo, com 77 membros de cinco continentes. Estamos felizes pelo fato da FIW ter sido oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em junho de 1999, e agora somos membros da família da COI.
Sessenta e quatro anos se passaram desde que aqueles nove membros foram à XI Olimpíada. Os membros sobreviventes ficarão felizes em ouvir essa ótima notícia.
Atualmente a Federação Internacional de Wushu organizou cinco campeonatos mundiais na China, Malásia, EUA, Itália e Hong Kong, respectivamente. O campeonato mundial (Taolu e Sanshou) acontece a cada dois anos e é um evento reconhecido pela Federação Internacional de Wushu. O sexto campeonato mundial de Wushu será na Armênia em outubro de 2001. Nesse campeonato serão acrescentadas cinco novas rotinas compulsórias que foram aprovadas pelos comitês técnico e executivo da FIW.
As regras para a competição internacional de Taolu, sancionadas em 1997, cobre os as competições de Taolu e são as seguintes:

A. Somente rotinas compulsórias serão permitidas nas competições. Se uma rotina opcional for apresentada não será pontuada.

1. Homens – competição individual
a. Rotina de mãos livres: Changquan, Nanquan, Taijiquan – somente uma.
b. Rotina de armas curtas: Daoshu, Jianshu, Nandao, Taijijian – somente uma
c. Rotina de armas longas: Qiangshu, Gunshu, Nangun – somente uma.

2. Mulheres – competição individual:
a. Rotina de mãos livres: Changquan, Nanquan, Taijiquan – somente uma
b. Rotina de armas curtas: Daoshu, Jianshu, Nandao, Taijijian – somente uma
c. Rotina de armas longas: Qiangshu, Gunshu, Nangun – somente uma.

Nota: Tanto as rotinas originais quanto as novas (Changquan, Daoshu, Jianshu, Qiangshu and Gunshu) serão aceitas na competição de Taolu no sexto Campeonato Mundial, o que significa que cada competidor pode escolher entre as rotinas compulsórias nova e a original dentre os cinco eventos para competir.

B. Eventos demonstrativos – todos os eventos fora das categorias competitivas. Somente um dos seguintes:

1. Eventos solo
2. Eventos em dupla

A partir de agora os campeonatos mundiais serão conduzidos de acordo com as Regras para Competições Internacionais de Taolu e Regras para Competições Internacionais de Sanshou sancionadas em 1997. (Este é o mais completo conjunto de padrões e regras disponíveis e você pode encontrar muitos outros requisitos) Por exemplo, mas Regras para Competições Internacionais de Taolu o limite de tempo para performances: 1. Para das rotinas de Changquan, Nanquan, Daoshu, Jianshu, Qiangshu, Gunshu, Nandao e Nangun, a duração da performance não pode ser menor do que 1 minuto e 20 segundos.

2. A duração da performance deve ser de 5-6 minutos para uma rotina de Taijiquan e 3-4 minutos para uma rotina de Taijijian, com o juiz principal soando um apito no quinto minuto para ao primeira forma e no terceiro minuto para a segunda.

3. Outros eventos: a duração da performance não pode ser menor que um minuto para eventos solo e 50 segundos para eventos em dupla.

Em 1995 o terceiro Campeonato Mundial aconteceu em Baltimore, Maryland. O Wushu Moderno se tornou mais popular nos EUA nos últimos cinco anos.

WUSHU MODERNO NOS ESTADOS UNIDOS

É importante lembrar que até a visita de Nixon à China em 1972 a Guerra Fria tinha mantido a China fechada para a América e para o Ocidente. Conforme as portas do país foram se abrindo o Wushu se tornou uma forma dos chineses fazerem amigos com o resto do mundo. Em 1974 a China enviou sua equipe nacional com três técnicos e 32 atletas aos Estados Unidos em um gesto de amizade. O Presidente Nixon e o Secretário de Estado Henry Kissinger convidaram a equipe para o jardim de rosas da Casa Branca. O Jovem membro da equipe Jet Li (Li Lian-ji) e outros fizeram uma demonstração na Casa Branca.
A equipe também esteve no Havaí de 23 a 25 de junho, em São Francisco de 28 de junho a 1° de julho, em Nova York de 4 a 7 de julho e em Washington DC de 10 a 13 de julho. Muitos artistas marciais foram inspirados pela beleza, dificuldade e movimentos acrobáticos do Wushu Moderno. Hoje alguns dos antigos membros da equipe vivem nos EUA. Dentre eles está o técnico Zhang Ling-Mei, a capitã da equipe femininna Chen Dao-Yun, e os ex-membros da equipe Ho Wei-Qi, Cheng Ai-Ling, e o famoso astro de filmes de kung fu, Jet Li.
Atualmente a equipe Americana de Wushu participou de todos os cinco Campeonatos Mundiais e nos três Campeonatos Panamericanos ganhando muitas medalhas tanto nos eventos de Taolu quanto de Sanshou. A equipe americana tem muitos atletas ganhadores de medalhas e técnicos experientes de Wushu Moderno.
Vamos aguardar ansiosamente pelo futuro do Wushu Moderno nos Estados Unidos e lembrar que para onde quer que o Wushu vá no futuro dependerá da sua contribuição e suporte.

AS ROTINAS OLÍMPICAS

CHANGQUAN (Punho Longo/Punho do Norte)

É um termo genérico destinado a todas as escolas Shaolin. Consiste em movimentos vigorosos das mãos, saltos em grande altura, giros rápidos do corpo e seqüência de  chutes e socos fulminantes

   

DAO SHU (Facão do Norte)

Consiste em variados movimentos de  giro de corpo combinado  com técnicas de defesa, ataque e bloqueio com facão.

   

JIANSHU (Espada Imperial)

Consiste em  movimentos ofensivos e defensivos. Esta técnica trabalha suavidade, velocidade, giros, equilíbrios com o movimentos contínuos do corpo.

   

GUNSHU (Bastão do Norte)

Consiste em movimentos  que incluem  estocadas, movimentos circulares, velocidade e força,  mantendo o equilíbrio e precisão no final do impacto.

   

QIANGSHU (Lança)

Consiste em movimentos de defesa e ataque combinados, com giros de corpo com técnicas de perfuração, empurrão e estocadas.

   

NANQUAN (Punho do Sul)

É um nome comum aos estilos populares nas áreas do sul do rio Yang Tsé  abrangendo as  províncias de Guagdong, Fujian, Hunan, Zheijiang, Jiangsu e Sichuan.
Consiste em uma série de  técnicas de mãos, corpo em posição baixa e combinação de movimentos vigorosos. Em alguns momentos o praticante dá um “grito” para acentuar um movimento liberando a enorme quantidade de energia necessária à sua execução.

   

NANDAO  (Facao Sul)

Consiste em variados movimentos de  força e equilíbrio combinados com técnicas de defesa e ataque e bloqueio de facão.

   

NANGUN (Bastão Sulista)

Consiste em movimentos de ataque e defesas firmes, com movimentos vigorosos. Técnicas de força explosão de movimentos.

   

SAN SHOU (Luta de Contato)

Consiste em uma luta de  contato com o uso de protetor para cabeça, abdômen e luvas. Nesta técnica são utilizados chutes, agarrões e projeções.

 

   

XING YI QUAN

Xingyi Quan é um estilo interno conhecido por seus movimentos dinâmicos e explosivos. Xing ou forma, é derivado de imitar os movimentos lutadores de 12 diferente animais. Yi ou intençao recorre ao espírito elevado dos animais na ação. Quan literalmente punho de meios. Então, Xingyiquan é traduzido como Punho de Forma/intenção.

SOBRE O ESTILO XING YI QUAN

Este estilo consiste em cinco movimentos fundamentais: Pi (Divida), Zuan(Broca), Beng (expandir), Pao (Canhão), e Heng. Os cinco movimentos são correspondidos com Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra. É caracterizado por movimentos lineares e ofensivos como um modo de defesa.
Movimentos de Xingyiquan são fáceis aprender, mas  para  dominar requer dedicação e trabalho duro. É uma excelente  introdução para o lado interno de artes marciais que treinam o artista marcial para o externo. Também é um estilo de transição excelente para Taijiquan. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

 

VOLTAR

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br