Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

FALAR EM PÚBLICO E FAZER SUCESSO

 

Medo de falar em público? Não desanime, cerca de 90% (ou mais!) das pessoas têm esse medo. Assim, considere-se absolutamente normal! Seguem algumas orientações para aliviar a responsabilidade de falar em público - quer seja um pequeno grupo ou uma grande platéia.

Passo a passo:
1.
PREPARAÇÃO - Qualquer bom discurso ou apresentação começa muito antes, com uma adequada preparação.

1.1. Fale do que você conhece - quanto mais conhecemos um assunto, mais confortáveis nos sentimos para falar sobre ele. Óbvio, não é? Então, da próxima vez que for convidado a falar, reúna o maior número de informações possíveis sobre o assunto.

1.2. Por outro lado, convém lembrar que, devido ao tempo disponível, você não poderá cobrir todos os pontos que pesquisou. Por isso, na fase de preparação ainda, defina o que é realmente importante para ser falado. Assim, evita cansar o público ou falar de tudo sem chegar a lugar algum.

1.3. Treine, treine, treine. Fale com a família, com amigos, com subordinados e até com o espelho! Assim, poderá obter opiniões, verificar o tempo gasto e perceber sua própria performance.

2. 30 SEGUNDOS - Vários fatores estão em julgamento quando falamos em público, mas nenhum eu considero tão forte como o julgamento que a platéia faz nos primeiros segundos de nossa apresentação. Consiste em 2 pontos:

2.1. Aparência - as pessoas observam como estamos vestidos, como andamos, como está nossa "firmeza" para falar em público. São mensagens que transmitimos subjetivamente.

2.2. Impacto - abrir uma apresentação com uma frase que chame atenção e ganhe a simpatia do público representa meio caminho andado na busca pelo sucesso da apresentação! Não significa ser engraçadinho, se você não tem dom para isso. Pode ser um simples "bom dia", mas de uma maneira bem natural e descontraída, colocando-se de igual para igual com a platéia. Pode ser uma pergunta reflexiva ou o que você julgar que irá prender a atenção naqueles segundos cruciais quando, mesmo inconscientemente o público estará avaliando você.

3. SUA PRÓPRIA MENTE - Enquanto se prepara e no momento que inicia sua apresentação, diga frases positivas e antecipe o seu próprio sucesso. Veja a platéia feliz pela sua contribuição!

3.1. Lembre-se que você é uma pessoa normal, portanto, não espere reações de grande êxtase por parte do público. Isso pode gerar frustrações - afinal, tendemos a pensar que, se não formos ovacionados, não fomos muito bem... E, não é bem assim.

4. SEJA CLARO - Seja simples, use palavras conhecidas. Se for usar termos técnicos, faça-o de maneira que todos possam compreender. Seja simples e direto. E, se possível, seja bem breve.

Fonte: E-mail - Solimar Silva

Veja também:

VOLTAR

 

 

Reservas Aéreas Online

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br