As lojas denominadas de
Lautarinas, muito tem se escrito sobre o tema. O nome Lautaro provem de um indomável
cacique chileno que no século XVI incito ao seu povo “Araucano”, a lutar
contra a dominação colonial espanhola, desta forma se acredita que nasceu a
forma de chamar a sociedade patriótica de jovens revolucionários americanos
com o nome de Lautaro como um tributo a este jovem nativo.
A sociedade de Lautaro foi uma
filhal da Grande Reunião Americana que fundou e dirigiu em 1797 em sua casa
Londres, o melhor mestre político o mais claro nas suas explicações e o mais
forte sentimento revolucionário e o mais elevado nas suas idéias de liberdade
como foi Francisco de Miranda precursor da Independência Americana.
As lojas Lautarinas utilizavam
esta terminologia e organização maçônica, necessário saber diferenciar
entre sociedades patrióticas e as lojas maçônicas que atuavam
clandestinamente na luta pela liberdade dos seus povos. Alguns autores dizem que
as lojas Lautarinas não eram lojas maçônicas e este critério o confirma também
Domingo F. Sarmiento, conhecido maçom quando escreve no ano de 1857 o
levantamento dos “criollos” (Nativos), requeria prudência sigilo e combinação,
o autor mais para frente cita, que mais de 400 hispano-americanos disseminados
na Espanha se reuniram para formar uma sociedade secreta que logo se conheceu
com o nome de Lautaro e para guardar secretos tão comprometedores utilizaram
formulas sinais, juramentos e graus das sociedades maçônicas. Outro comprovado
maçom Bartolomé Mitre nos diz em um dos seus textos: As sociedades compostas
por americanos antes de se iniciar a revolução que se haviam espalhado na
Europa, revestiam todas as formas das lojas maçônicas, mas só tinham em comum
os sinais, juramentos...etc, não iniciavam os candidatos nos mistérios por que
seu objetivo era professar o dogma republicano e ter um comprometimento a
trabalhar pela independência da América.
Na atualidade, prestigiosos
investigadores dizem que as lojas Lautarinas eram lojas maçônicas enquanto
para outros, eram sociedades patrióticas. Podemos afirmar (baseado em
documentos existentes), que a loja que funcionou em Londres baixo a direção de
Francisco Miranda, foi uma loja maçônica que trabalhou nos três graus simbólicos
Ap:. C:.M:. e M:.M:., como também trabalhou no grau superior de Kadosh, da
mesma forma trabalharam as lojas Cavaleiros Racionais e a chamada de Grande
Reunião Americana que logo se transferiu a Cadiz. A raiz do movimento Lautarino
provem do apoio outorgado pelas lojas inglesas e a Grande Loja Americana dos
Cavaleiros Racionais fundade em 1797 por Francisco Miranda que desde sua casa
localizada em Londres impartiu as ordens para as numerosas lojas Lautarinas que
funcionaram preparando a emancipação da América com o apoio da organização
maçônica.
A historia através da
documentação e investigação tem ratificado que as lojas Lautarinas provem
das lojas liberais apoiadas pela corrente liberal da França que passaram
Espanha. Toda a maçonaria, existente na França e Espanha na época da independência
dos USA deram seu apoio as lojas dos norte americanos
Com homens, dinheiro em troca as lojas inglesas reuniram aos filos da América
Latina na sede da Grande Loja de Inglaterra em Londres, lugar onde fundaram a
Grande Reunião Americana , cujos membros se chamavam de Cavaleiros Racionais
transferindo sua matriz para Cadiz para ser subdivididas em lojas filhais que
logo tomaram o nome de lojas Lautarinas, vários foram seus veneráveis mestres
de estas lojas, mas foi na direção de Francisco Miranda quem desde Londres
dirigiu e fez ingressar a estas lojas a todos os “Criollos” (Nativos), que
foram recrutados nas juntas de Deputados dos povos e provinciais da América
Meridional, preparando e logo enviando-os para fundar novas lojas Lautarinas.
Jose de San Martin, fundador da
loja Lautaro e da Grande Loja de Buenos Aires. Outra loja Lautarina na Argentina
foi a de Tucumán fundada por Manuel Belgrano. Bernando O´Higgins co-fundador
da loja Lautarina de Santiago do Chile foram as figuras principais do movimento
secreto que teve como objetivo mudar o estado obsolutista por um estado liberal
independente.
O Q:. Ir:. Celestino Romero no
seu livro intitulado “Raiz Histórica de la Masonería”, em Venezuela, nos
diz que para o ano de 1808 na Venezuela se haviam fundado varias lojas com o
nome de sociedades??, Por existir na América os funestos tribunais da inquisição.
Simon Bolívar iniciou-se em uma loja maçônica e toda sua obra literária foi
inspirada pela maçonaria, já maçom quando pronunciou que a Sociedade Patriótica
de Caracas em 4 de julho de 1811 aquelas palavras revolucionarias quando disse:
“Que debemos comenzar por una
confederación, como si todos no estuviésemos confederados contra la tiranía
extranjera. Que debemos atender a los resultados de la política de España. ¿
Que nos importa que España venda a Bonaparte sus esclavos o que los conserve,
si estamos resueltos a ser libres ? Esas dudas son tristes efectos de las
antiguas cadenas. ¡ Que los grandes proyectos deben prepararse en calma, y
trescientos años de calma ¿no bastan? La junta Patriótica respeta como debe
al Congreso de la nación, pero el Congreso debe oír a la Junta Patriótica,
centro de luces y de todos los intereses revolucionarios. Pongamos sin temor la
piedra fundamental de la libertad sur-americana: vacilar es perdernos. Propongo
que una comisión del seno de este cuerpo lleve al Soberano Congreso este
sentimiento.”
O historiador chileno Benjamín
Vicuña, nos comenta que o General Bernardo O´Higgins, deixou o manuscrito onde
reproduz a constituição de uma loja Lautarina que em forma resumida e a
seguinte:
“Se observa una severidad de
conducta y un espíritu de subordinación de sus integrantes, en su constitución
se expresa por ejemplo que las determinaciones del taller tenían que ser
sostenidas a riesgo de la vida y ese era un compromiso categórico adquirido por
sus miembros bajo solemne juramento. Por eso la Ley penal de la logia
consideraba reo de muerte. al infidente. El apoyo mutuo de los hermanos y la
acción conjunta tenían por objeto lograr el fin supremo que se habían
propuesto es decir la independencia continental. La logia lautaro consideraba
que ante todo y sobre todo debía triunfar primero la revolución, todo el
trabajo tenía que ser dirigido a ese objetivo y por ese motivo sus miembros debían
manejar todos los resortes del poder, debían exigir la voluntad y los derechos
del pueblo. La logia debía de estar compuesta por un Presidente, dos
Vice-Presidentes, dos secretarios. Uno por América del Norte y otro por América
del Sur. Un Orador y un Maestro de Ceremonias. El tratamiento dentro de la logia
era de hermano y fuera de ella el de usted. Cuando era propuesto algún profano
para ingresar a la logia se indagaba su conducta y la logia debía resolver
sobre su admisión o no con las dos terceras partes de sus miembros.
Una de las primeras
obligaciones de los hermanos de la logia, era auxiliarse y protegerse en
cualquier conflicto de la vida civil, apoyando sus opiniones pero si estas eran
contrarias a la opinión pública, l os hermanos debían por lo menos observar
silencio.
En cuanto a las leyes penales
estas contemplaban que el hermano que dejara de asistir por mera voluntad a las
reuniones del taller, siendo muy frecuentes sus faltas, era declarado inhábil
para cualquier puesto y por el tiempo que juzgara la logia. Otro aspecto
importante era el juramento de guardar silencio por todo lo que se trataba en la
logia y el hermano que revelara el secreto de la logia ya sea por palabras o señales,
era reo de muerte. y el que acusara falsamente a otro hermano era castigado con
la pena del Talión. El que no cumpliese con lo resuelto por la mayoría del
taller era castigado con la pena que correspondía a la gravedad de la falta. En
el Reglamento de debate, los socios tenían que asistir con puntualidad. Ninguna
moción podía discutirse sin ser apoyada, el hermano podía opinar libremente
sobre la materia en discusión pero no podía hacerlo sin haber pedido y
obtenido la palabra del Presidente. La vota ción se realizaba levantando la
mano derecha por la afirmativa, y permaneciendo las manos quietas por la
negativa. “
Assim funcionava uma loja
Lautarina em uma época de guerra pela independência, não existe duvida que
foram instrumentos efetivos para concretizar a independência americana foram
varias vias políticas com um objetivo definido e para lograr este objetivo seus
principais dirigentes (todos maçons), tomaram os meios e as formas de
funcionamento maçônico. Lutar pelos direitos humanos e pela independência dos
seus povos era e continua sendo o objetivo das lojas Lautarinas e de todas as
Lojas patrióticas.
Angelo Maurin Cortes
|