Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

V.I.T.R.I.O.L.

 

V.I.T.R.I.O.L. – Visita Interiorem Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem

Ao longo da vida passamos por momentos importantes voltados a marcar modificações em nossos estados de existência: aniversários, formaturas, casamento... Após cada um destes eventos, freqüentemente cercado de cerimônias cheias de significado que, por vezes, não compreendemos em sua inteireza, sentimo-nos um degrau mais alto, sentimo-nos, enfim, num ponto superior àquele estágio em que antes nos encontrávamos. Estas ocasiões são poderosas mensagens ao nosso psiquismo informando que mudamos a nossa condição de existência. Estes rituais de passagem, ou iniciações existem em todas as comunidades humanas do planeta.

No ritual de Iniciação do Aprendiz Maçom, em dado momento ele se vê face à expressão V.I.T.R.I.O.L. e freqüentemente não tem a menor idéia do que se trata. Formada pelas iniciais de uma célebre fórmula iniciática que sintetizava a doutrina alquimista, a palavra V.I.T.R.I.O.L. significa: "Visita Interiorem Terrae Rectificandoque Invenies Occultum Lapidem", isto é, “desce às profundezas da Terra, e retificando-te, encontrarás a pedra oculta”. V.I.T.R.I.O.L. é o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e à sociedade.

É um convite à busca do EU profundo, da essência da alma humana.

O grão tem de apodrecer e morrer para dar à luz a nova planta (neófito). Estas letras assim colocadas devem ser explicadas com clareza e discrição antes da Iniciação a fim de dar ciência ao iniciando de que, num determinado momento, ele será convidado a uma reflexão profunda em torno das questões eternas da filosofia profunda: quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Qual o meu papel no mundo? O que quero – o que espero – da vida? Que devo/posso fazer para meu aprimoramento pessoal e da sociedade em que vivo?

A pedra filosofal dos antigos alquimistas e Rosacruzes outra não é que esta profunda descoberta de si mesmo na solidão, no seio da terra mãe.

O candidato, uma vez aprovado e tendo sua Iniciação acertada e marcada, deve ser orientado com relação a algumas coisas, como esta, para que possa aproveitar melhor solenidade de tal magnitude.

Lázaro Curvêlo Chaves - M.·.M.·. - ARLS Phoenix nº 1

 

VOLTAR

 

 

Reservas Aéreas Online

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br