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RITOS E SIMBOLOGIA DO 1o GRAU

 

As fontes de ensinamentos da Maçonaria são muitas e numerosas as interpretações do Rito, o que tem gerado muita confusão, originada às vezes até por instrutores e escritores reconhecidos como profundos conhecedores da Simbologia Maçônica. Podemos crer que dia virá em que a Ordem possuirá um só Ritual ou Livro de Instituições, que acabará com os freqüentes equívocos existentes, evitando dúvidas e choques de apreciações e facilitando o caminho da investigação da Verdade. O conteúdo deste trabalho são os ensinamentos adquiridos em diversas leituras e em palestras que assisti, feitas por velhos Mestres Instrutores..

Iniciação, Simbologia do Gênesis
Adão, que no Gênesis significa o primeiro varão fêmea ou andrógino e na Cabala significa o único engendrado e também terra vermelha, foi introduzido na Maçonaria com essa acepção.

Adão, feito de terra, era a própria matéria bruta, até que Deus, o Grande Arquiteto do Universo, deu-lhe o sopro divino, deu-lhe a vida. Adão passou a ser a matéria pura, a matéria divina.

Tendo terminado suas criações no sétimo dia, o Grande Arquiteto abençoou o número 7. Adão sua última criação, foi considerada a obra perfeita.

Na sagrada ciência dos números, o número 4 representa a matéria e o número 3 representa o espírito. Adão, terra vermelha, matéria bruta, é o número 4, enquanto que o sopro divino é o espírito, é o número 3. A soma destes dois algarismos é 7, número perfeito, sagrado e muito estudado na Maçonaria.

Adão vivia em plena e total contemplação; vivia em verdadeiro êxtase; vivia em íntima união com o Uno, momento em que a alma se funde com Deus, o Grande Arquiteto do Universo. Porém, um dia, surgiu a Serpente, símbolo da razão, da imortalidade e do poder iniciático. Entre os hindus chamava-se Naga ou Naja, emblema do iniciado. Na igreja Cristã primitiva simbolizava a vitória de Cristo sobre o Diabo, o mal. É neste sentido esotérico que figura em muitos graus da Maçonaria.

A Serpente que morde a própria cauda, formando uma circunferência, chamada Euroboro ou Ouroboro, era, para os alquimistas, a Unidade da Matéria ou o Todo em Um. Para os ocultistas, era a Corrente ou Fluido Universal ou Retorno ou ainda, Renovação Perpétua.

A Serpente, tida como aquela que traiu Adão, nada mais fez senão chamá-lo à razão, tirando-o do estado de êxtase em que vivia. Ela deu a Adão o conhecimento da realidade. Uma vez que sozinho Adão não aprenderia nada, ela fez com que ele provasse o fruto da árvore da vida, a árvore do bem e do mal. Deu a Adão o conhecimento da verdadeira vida. Assim, Adão foi iniciado na Ciência do Bem e do Mal.

O símbolo material e espiritual do Avental
A palavra profano é a união de outras duas: pro que significa fora, ou antes, e fanum, que significa templo ou sagrado. Assim, profano seria aquele que está fora do Templo. Este termo foi adotado pelos Antigos Mistérios para designar os ,estranhos e na Maçonaria, significa os não iniciados.

Na Maçonaria o profano já admitido é denominado Neófito e toma conhecimento de coisas que jamais pensou existirem. É um verdadeiro Adão; abre-se para ele todo um mundo novo. O Neófito recebe, além de muitos ensinamentos, já por todos conhecidos, um avental branco e sem adornos, cor que representa a pureza da alma que deverá possuir.

O avental é quadrado, o que simboliza a base do cubo e também o número 4, a matéria. A abeta é triangular, simboliza o número 3, o espírito. A s ma destes dois números é 7, o número perfeito de Deus. O Grande Arquiteto abençoou e amou o número 7 mais do que todas as coisas sob seu Trono: o que significa que o homem, o sétuplo ser, é a mais dileta de suas obras.

No avental do Aprendiz, a abeta levantada tem mais de um significado. O mais comum afirma que é porque o Aprendiz não carrega ali suas ferramentas. Um outro diz que era para proteger o Aprendiz quando carregava pedras junto ao seu peito. Ambos são significados materiais. Há, no entanto, o significado místico, oculto e esotérico, que diz que a abeta levantada, triangular, parte espiritual, ainda não se afinou com o quadrado, parte material. Por isso estão separadas pelo cordão, que também divide o corpo de quem usa o avental. Da cintura para baixo está a parte procriadora, material. Da cintura para cima está a parte sensitiva, espiritual, que guarda os centros de forças ou Chakras, Rodas ou Plexos, de acordo com o que ensina- a anatomia e a fisiologia dos hindus. A Bíblia, o Livro das Ciências Sagradas, nos ensina muitas coisas mais sobre o avental.

Conhecimento Secreto da Simbologia
O Aprendiz progredindo nos estudos do seu grau toma conhecimento dos segredos da Maçonaria. Recebe a luz dos conhecimentos Maçônicos por meio de SS. TT. e PP. que ele jura jamais revelar a estranhos.
O S. é um dos meios de reconhecimento entre os Maçons. O S. de Aprendiz é o único universalmente conhecido e por isso denominado S.·. Universal, chamado, também, S.·. Gut.·. pelos motivos que só os Maçons conhecem. Deverá ser executado somente dentro de um Templo Maçônico. Já o T. do aprendiz tem suas variações dependendo do Rito que a Loja adote.

A P. S. que jamais deverá ser pronunciada por inteiro e em voz alta, deverá ser dada somente por L.·. e S .·. ao ouv.·. a começar pelo esq. executado somente dentro do Templo Maçônico A Mar. do Aprendiz leva-o do ocidente para o oriente, das trevas à luz, do mundo objetivo dos sentidos para o mundo subjetivo do espírito.A cada pas.·. opera-se um avanço cada vez maior e iniciado com o P.. esq. o mais próximo do coração. Indica que toda a atividade e progresso do Maçom devem inspirar-se na lei do amor, a mais poderosa força do Universo. A união dos PP.·. em ang.·. reto, ao final de cada um dos PPas.·. da mar. simboliza as três qualidades morais que devem caracterizar a conduta do Aprendiz: Retidão, Decisão e Discernimento. Executando a mar. em linha reta, com os PP. em esquadria, o Aprendiz dirige-se para a Esc.·. de Jacob, símbolo relacionado com a Iniciação e a Evolução.

O DESLIGAMENTO DAS COISAS DA MATÉRIA
Nos primeiros degraus da Esc.·. o Aprendiz encontra uma Cruz, que representa a Fé, e que significa os sentimentos de confiança de certeza e a convicção da existência do Grande Arquiteto do Universo. Isto vale dizer que a Fé, para nos Maçons, não é apenas crença. A Verdade Maçônica não é dogmática. Fé é a crença na existência de coisas não vistas, mas reconhecidas pelos sentidos, pela inteligência e pela razão. O Maçom fortifica sua Fé, com o sentimento e o juízo, porque o ajuda a discernir o justo do injusto, o verdadeiro do falso e o bem do mal. A Fé é a luz brilhante do nosso espírito, que nos ilumina nas mais difíceis situações de nossa vida. É o movimento alterado entre o crer e o saber. No centro da Esc.·. o Aprendiz encontra a Ancora, símbolo da esperança. Ela sugere ao Maçom a segurança que se pode alcançar com as possibilidades objetivas e não com elementos baseados na superstição e fantasia.

Esperança é a aspiração da alma humana até o infinito, a convicção das coisas esperadas, uma energia sempre renovada, que nos impulsiona no cumprimento dos nossos deveres, dando-nos uma fortaleza moral que nos abriga de todos os perigos e aflições.

Esperança é a luz brilhante que surge nas trevas dos infortúnios, coexiste com a fé e dela não pode separar-se jamais.No alto da Esc.·. o Aprendiz encontra uma lâmpada antiga ou cálice, o Graal, que simboliza a caridade, o verdadeiro amor ao próximo, cuja prática está na disposição de auxiliar seu semelhante, secretamente e sem humilha-lo

A caridade é a base da lei Maçônica, a primeira das virtudes e o amor sagrado da humildade. No coração do Maçom é um sentimento inato, puro, que nasce espontaneamente, cresce e se eleva ao mais sublime ideal: ama teu próximo como a ti mesmo. A caridade é benigna, é sofredora, não é invejosa, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca o interesse, não se irrita. Ela tudo sabe, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Acha-se infiltrada em nossos espíritos e gravada sem nossos corações, porque é a base da fraternidade.As tr6 virtudes, Fé, Esperança e Caridade, encontradas na Esc.·. de Jacob, levam-nos ao topo da mesma, onde encontramos uma Estr-. de 7 pontas, que representa a perfeição moral ' a verdadeira sabedoria, só entendida pelos Mestres.A alegoria da Esc.·. de Jacob sugere o verdadeiro caminho iniciático da perfeição. É o caminho do céu, que pode ser interpretado como o estado de elevação mental equivalente ao da Ataraxia dos filósofos da Grécia antiga. Ataraxia vem a ser tranqüilidade total, serenidade estóica, impassividade perante o infortúnio, desligamento das coisas da matéria.

As três luzes emblemáticas.
Após receber a última instrução do seu Grau, o Aprendiz será examinado entre CCol..·.. e, pela demonstração de seus conhecimentos, fará jus ao Aum.·. de Sal.·.. isto é, maior instrução em grau superior. Na sua Mar. "' das trevas para a luz, encontra diversos símbolos, entre os quais os que chamamos de as três grandes luzes emblemáticas dentro de uma Loja, que são: o Esq. o Comp.·. e o L.·.. da L.·. que devem estar sempre, sobre o A. dos Jur.·. em Loja aberta". O comp.·. (espírito) encontra-se coberto pelo Esq. (matéria) significando que, no Aprendiz, ainda matéria bruta, o espírito ainda não conseguiu libertar-se do domínio da matéria.

A Bíblia, ou L.·. Sagr.·. ou U.·. da U.·. ou Volume de Ciência Sagrada, deve ser encarada não somente como o livro das religiões judaica ou cristã, e sim, como um código de moral e de consciência. A Bíblia é, na verdade, a expressão mais transcendental da Quinta Essência e o maior monumento moral produzido pelo homem. Basta verificar que nenhum código místico chegou à concepção transcendental do Deus Uno, Causa Primária, Criador Incriado, Perfeição Suprema, Sabedoria e Justiça Infinitas, Onipresença e tudo quanto se resume na denominação Maçônica de Grande Arquiteto do Universo.

Ir.·. Antônio Gomes da Costa

 

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