Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

PEDRA POLIDA OU CÚBICA

 

Havendo o Aprendiz trabalhado na Pedra Bruta com o Malho e o Cinzel, transformando-a num cubo imperfeito, cabe ao Companheiro (Grau 2), polir este cubo com o auxílio do esquadro, do Nível e do Prumo, tornando-a finalmente em pedra cúbica. Desbastadas as rudes arestas da personalidade, ainda como Aprendiz, cabe agora, ao Companheiro disciplinar suas ações através do conhecimento adquirido realizando contornos e nuances delicadas em seus psiquismos, fazendo então, do seu "eu", um cubo perfeito, a pedra polida que assim estará apta a ser utilizada na construção do edifico do Templo, isto é, a humanidade Perfeita.

Símbolo da obra-prima que o Companheiro deve procurar realizar pelo aperfeiçoamento de si mesmo e o controle das paixões e dos impulsos, e também símbolo da idade madura, mais serena e calma, a pedra cúbica apresenta-se como um bloco de pedra bem talhada e polida, colocada junto à coluna dos companheiros. A sua forma termina, geralmente em pirâmide. Na pedra cúbica estão, muitas vezes, inscritos emblemas diversos da ciência maçônica.

Possui ângulos retos e linhas, que o Compasso e o Esquadro mostram estar talhado de acordo com as exigências da Arte. Representa o saber do homem no fim da vida, quando a aplicou em atos de piedade e virtude, verificáveis pelo Esquadro da palavra Divina e pelo Compasso da consciência esclarecida.

Chamam-se fixas a estas Jóias porque permanecem imóveis em Loja como um código de Moral, aberto a compreensão de todos os Maçons.

Do mesmo modo que a Prancheta da Loja é o traçado objetivo, o Livro da Lei Sagrada é o traçado espiritual para o aperfeiçoamento do Maçom, que quer atingir o topo da escada de Jacó, após ter desbastado as asperezas de seu eu, representados pela ambição, orgulho, egoísmo e demais paixões.

Em toda Loja Maçônica Regular, Justa e Perfeita, existe um ponto, dentro de um círculo, que o verdadeiro Maçom, não deve transpor. Este círculo é limitado, ao norte e ao sul, por duas linhas paralelas uma representando Moisés e a outra o rei Salomão. Na parte superior deste círculo, fica o livro da Lei Sagrada que suporta a escada de Jacó, cujo caminho toca o Céu.

Caminhando dentro deste círculo, sem nunca o transpor, limitar-nos-emos às duas linhas paralelas e ao Livro da Lei Sagrada, enquanto assim procedemos, não poderemos errar.

 

VOLTAR

 

 

Reservas Aéreas Online

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br