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PEDRA ANGULAR

 

A cerimônia maçônica da pedra angular, assim como os costumes complexos, têm evoluído ao longo dos anos, em seus usos. É muito fácil para os sonhadores imaginarem o Rei Salomão, usando nossos atuais rituais, lançando a pedra angular do Templo que construiu em Jerusalém, mas isto não aconteceu.

O lançamento maçônico da pedra angular apareceu, pela primeira vez, em meados do ano de 1700 e, em menos de cem anos, evoluiu em sua forma definitiva, excetuando-se algumas modificações gramaticais insignificantes.

O mais antigo documento de um lançamento formal e oficial de uma pedra angular é da cerimônia realizada na enfermaria real de Edimburgo pelo Conde de Cromarty, Grão-Mestre dos maçons escoceses, no dia 2 de agosto de 1738. A descrição deste evento foi registrada sessenta e seis anos mais tarde, em 1804, por Alexandre Lawrie em sua obra "História da Franco-Maçonaria". Lawrie descreveu uma cerimônia simples e primitiva. "Quando a sociedade chegou ao local, o Grão-Mestre e seus Irmãos livres e aceitos maçons, rodearam a construção, em cadeia de mãos dadas; o Grão-Mestre, em companhia dos administradores da enfermaria real, se dirigiram para o ângulo leste da construção, onde estava a pedra, colocou a mesma na escavação feita e depois que o muito honorável Lord Preboste tinha colocado uma medalha, então foram dadas três batidas com um malhete de ferro, que foram sucedidas por três toques de clarins, três aclamações de "hurra" e seguidas de três batidas com a palma da mão".

James Anderson se refere a uma similar e simples cerimônia ocorrida em 19 de março de 1721, em sua obra "Constituição dos Franco-Maçons", de, 1723. No entanto, a Grande Loja da Inglaterra aparentemente não estava envolvida. A cerimônia foi a seguinte: "O Bispo de Salisbury, caminhando em uma procissão ordenada, tendo nivelado a primeira pedra, deu duas ou três batidas com o malhete, após isto soaram os clarins e uma vasta multidão fez em alto som, aclamações de alegria, quando após um Lord colocou em cima da pedra uma bolsa contendo 100 guineus como um presente de Sua Majestade para ser usado pelos artífices".

Os dois acontecimentos acima mencionados indicam que o procedimento era simples. O único ponto em comum nas duas cerimônias foram as batidas na pedra com um malhete. Nas décadas seguintes, o ritual evoluiu de uma maneira que se assemelhou com a forma moderna de procedimento. Em 1772, William Preston publicou sua obra "Ilustrações sobre Maçonaria", que apresentava uma versão oficial das leituras, formas e cerimônias da Loja. Preston baseou o seu livro nas práticas nas Lojas da Inglaterra. Vinte e cinco anos mais tarde, em 1797, Thomas Smith Webb publicou a obra" O Monitor do Franco-Maçom", adotando sua versão sobre Preston para a Maçonaria norte-americana.

A cerimônia do lançamento da pedra angular de Preston em 1772 e a de Webb em 1797 são simples. Ainda assim evoluíram em comparação às descritas por Lawrie e Anderson.

Preston limitou a assistência aos membros da Grande Loja, enquanto Webb considerou bem vindos os membros das Lojas. O ritual de Webb mostra a introdução do trigo, vinho e azeite, e mostra a autenticidade da pedra e a hoje universalmente aceita aprovação do Grão-Mestre "que a pedra é bem formada, verdadeira fidedigna".

Ambos, Preston e Webb seguiram a generosidade do Rei Jorge para com os artífices, seguindo-se uma coleta voluntária para os mesmos, virtualmente todos os rituais subseqüentes requerem uma similar coleta. Esta generosidade pode ser baseada na descrição em Ezra 3:7, quando da preparação para o segundo templo de Jerusalém e que cita o seguinte: "Deram, pois, aos cortadores e artífices, como também comida e bebida, e azeite aos sidônios, e aos lírios, para trazerem do Líbano madeira de cedro ao mar para Jope, segundo a concessão que lhes tinha feito Ciro, Rei da Pérsia".

A pedra fundamental do Capitólio dos Estados Unidos foi colocada em 1793. Esta data fica entre a primeira publicação de Preston, em 1792, em Londres, e a primeira edição de Webb, em 1797, em Albany, nos Estados Unidos. O livro de Preston "Ilustrações sobre a Maçonaria" certamente não era só do conhecimento, mas provavelmente também estava na posse dos maçons que planejavam a colocação da pedra fundamental do Capitólio. Mais familiar para os planejadores era, se dúvida, o livro de John K. Real, "Novo Ahiman Rezon'', publicado em Richmond em 1791, portanto, dois anos antes do evento no Capitólio. O livro de Read foi publicado como um guia para as Lojas da Virgínia e com uma dedicatória para "George Washington, Esq. Presidente dos Estados Unidos da América", porém não continha instruções sobre a colocação da pedra fundamental.

Há uma evidência circunstancial que os procedimentos usados por George Washington eram mais parecidos que os mencionados por Webb do que os de Prestou. Os diários que, naquela data, escreveram sobre o evento, mencionam que o trigo, vinho e azeite foram colocados sobre a pedra, depois que tinha sido colocada no lugar. Outrossim, a Loja Alexandria Washington Nº 22 possui um triângulo de madeira e uma régua em T da cerimônia de 1793, que provavelmente foi usada para verificar simbolicamente que a pedra estava perfeita.

Sucessivas gerações de escritores maçons procuraram modificar a ritualística. Cada novo monitor apresenta improvisações do seu autor. Muitas vezes estes livros refletem o peculiar desenvolvimento do ritual maçônico de acordo com a região do Oais.

A cerimônia do lançamento da pedra fundamental, entretanto, tem sofrido pouquíssimas modificações de autor para autor ou de região para região. Webb s usa da sagração com trigo, vinho e azeite junto com a bênção que começa com a expressão: "Fossa o todo generoso autor da Natureza...". Foi adotado praticamente em todos os Estados Unidos.

Um pequeno sumário nas mudanças da cerimônia do lançamento da pedra fundamental ou angular de alguns dos monitores maçons mais populares nos dá um sentido da evolução havida. Em 1819, Jeremy Ladd Cross publicou The True Masonic Chart of Hieroglyphic Monitor", que em sua essência foi o livro de h acrescentando apenas gravuras originais, ilustrações usadas pela primeira vez, não contendo nenhuma mudança do livro de Webb. Em 1826, Samuel Cole editou o livro "Freemason s Library", que não difere praticamente em nada do livro de Webb ou de Cross. Unicamente que Cole é o único escritor que omite a coleta do dinheiro para os trabalhadores.

A convenção de Baltimore, em 1843, foi a maior tentativa realizada para produzir um ritual maçônico uniforme para os Estados Unidos, mas este esforço fracassou. Charles W Moore editou o "The Masonic Trestle-board" em 1843, seguindo o ritual que não fora aceito ria Convenção. As mudanças mais significativas que implantou foi a recomendação de hinos que deveriam ser cantados no desenrolar da cerimônia. Com a não aceitação do ritual, John Dove editou em 1846 o "The Virginian Textbook", corrigindo supostamente os erros encontrados no livro de Moore. Dove e Moore concordaram nas partes mais essenciais da cerimônia do lançamento da pedra angular, entretanto, recomendavam o canto de hinos diferentes.

Albert G. Mackey foi um dos mais produtivos e bem sucedidos escritores maçônicos do século XIX (assim mesmo suas teorias sobre a origem da Maçonaria são totalmente rejeitados pelos historiadores maçons sérios de hoje em dia. O livro de Mackey, "Manual of the Lodge", de 1862, fez três importantes adições na cerimônia e que essencialmente trouxeram a evolução para as práticas da cerimônia atual. Em primeiro lugar, há breves falas do Deputado do Grão-Mestre, do Primeiro Grande Vigilante e do Segundo Grande Vigilante, respectivamente explanando e apresentando ao Grão-Mestre o trigo, o vinho e o azeite. Em segundo lugar, Mackey introduziu a usual saudação para os assistentes, quando o Grão-Mestre diz "Que seja do conhecimento até para vós de que somos maçons legais, verdadeiros e fiéis e cumpridores das leis de nosso país...". Não se sabe porque Mackey achou necessário introduzir esta defesa da Maçonaria. E em terceiro lugar, Mackey colocou a pedra no lugar com três movimentos distintos.

Daniel Sickels foi um outro escritor maçom prolífero e contemporâneo de Mackey. Ele editou "The Freemasons Monitor", em 1864, e escreveu "The General Ahiman Rezon and Freemason s Guide", em 1855. Sua cerimônia de lançamento da pedra angular é mais elaborada do que a simples forma de procedimento de Preston de 1772. Antes que o Grão~Mestre, Sickels coloca três Grandes Oficiais subordinados, o Deputado do Grão-Mestre, Primeiro Grande Vigilante e Segundo Grande Vigilante, examinam a pedra angular com as jóias de seu cargo, o esquadro, o nível e o prumo, respectivamente. O Grão-Mestre serenamente declara a pedra "bem formada, verdadeira e de confiança". O trigo, o vinho e o azeite não são somente apresentados pelos três Grandes Oficiais, mas também não são somente apresentados pelos três Grandes Oficiais, mas também são espalhados por eles com uma explanação mais detalhada sobre o simbolismo da cerimônia. Sickels segue Mackey com o discurso do Grão-Mestre defendendo a Maçonaria.

Ir.·. Kurt Max Hauser
 

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