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PAINEL DO APRENDIZ

 

A maçonaria é velada por símbolos e alegorias e não impõe, portanto limites à investigação da verdade. Um dos seus sentidos ocultos, reside nos painéis da Loja, e, no presente caso, a título de informação e instrução, tentarei explicar sob o meu ponto de vista o painel da Loja de aprendiz.

Antes, porém de iniciarmos a descrição do painel propriamente dito, necessário é que caracterizemos a instituição maçônica, como um repositório de conhecimentos esotéricos e, por conseguinte ocultos, sobretudo onde se cria o ambiente favorável à evolução espiritual, devido residir na magia do ritual a presença do grande Arquiteto do Universo, pois existe uma série de traços e de reflexos que tornam possível senão distingui-lo pelo menos sentirmos sua misteriosa aproximação.

No painel da loja de aprendiz, observamos em primeiro plano as três colunas mestras dispostas de maneira a formar um triângulo, símbolo máximo da perfeição e do equilíbrio, representando, por conseguinte os três mundos inteligíveis, que correspondem pela analogia: O mundo físico ou natural representado pela coluna da força; o mundo espiritual ou metafísico, simbolizado pela coluna da beleza e o mundo divino ou religioso, expresso pela coluna da sabedoria, qualificando a onipotência e onisciência e a onipresença do Grande Arquiteto do Universo, que constitui a tela de fundo de toda a meditação porque tudo está ligado e unido num mesmo todo.

As colunas projetadas dentro do painel mostram-nos ainda seu apoio no pavimento de mosaico, que é a personificação da dualidade ou pares opostos, como dia e noite, a dor e o prazer, a honra e a calúnia, o êxito e a desilusão, pois é na dualidade que repousam todos os caminhos de nossa existência, porquanto são os dias dos homens que fazem o julgamento de sua própria conduta.

Na coluna da força, repousa o punhal, símbolo da força bruta, utilizado para decapitar e cortar a cabeça de São João - Juan que etimologicamente significa Graça Divina.

Iniciando, pois nossa jornada, auxiliada e conferida pela retidão do prumo, encontramos à nossa direita a lâmpada que é a imagem da iniciação, a razão esclarecida pela inteligência e sua chama ilumina o saber ou o ser interno, pois só se pode caminhar nas trevas em direção à luz, a qual atrai nossa natureza espiritual e material, indicando-nos a necessidade de superar o estado de desordem que caracteriza o homem, escravo de suas paixões, vícios e erros, ensejando-nos a trabalhar nosso ser para que se manifeste a perfeição sublime.

Continuando, encontramos o esquadro, que representa a faculdade do juízo e que permite comparar a retidão, a direção do ideal, segundo nos mostra a própria marcha do aprendiz.

Desta maneira, chega-se à coluna da beleza, onde encontramos a pedra bruta, já com os instrumentos de trabalho postos às nossas mãos a fim de que iniciemos o trabalho árduo de desbastá-la, utilizando-se do malho e do cinzel que vêm a ser, vontade e julgamento.

O malho representa a força inconsciente, a vontade bruta maciça, enquanto que o cinzel, é o juízo, a força criadora do espírito e juntos, utilizados com presteza e exatidão, têm o objetivo de definir, que o homem deve dominar seus impulsos e tornar-se firme e semelhante a um metal purificado no cadinho de modo que as suas impulsividades habilmente orientadas possam, com energia e firmeza, realizar o ato desejado com precisão.

Pela ação combinada dos dois instrumentos, comprovada pelo esquadro, colocamo-nos em harmonia com nossos semelhantes, o que nos permite progredir na senda do bem, pois da pedra bruta conseguimos a pedra cúbica que é, na realidade, a pedra filosofal dos alquimistas.

Continuando nessa busca incessante, dirigimo-nos à coluna da sabedoria, que representa o Venerável Mestre, do qual recebemos a palavra sagrada que significa "Na Força", ou seja, reconhecemos através da palavra sagrada, isto é, do Verbo Divino, que a força verdadeira não se encontra no exterior, no mundo dos efeitos, porém, internamente, ficando aqui patente um profundo sentido esotérico onde o mestre não dá a todos a chave de suas parábolas: "a fim de que vendo não vejam; ouvindo, não ouçam", portanto procurai e achareis, batei e abrirse-vos-á.

Neste exato momento é - nos possível adentrar o círculo com o ponto no centro, representação da unidade princípio (o ponto) no centro da eternidade (o círculo, linha sem começo nem fim), porque chegamos ao domínio pela ciência e pela sabedoria da natureza, pensamento e verdade, pois o homem é o microcosmo ou pequeno mundo e conforme o dogma das analogias, tudo o que está no grande mundo (macro) reproduz?se no pequeno (micro).

Por sobre o círculo sagrado, encontramos exposto no altar, o livro da lei que é o símbolo máximo da elevação de nossos pensamentos, por meio do qual conhecemos a verdade, que é o propósito de toda experiência.

Suportada pelo livro da lei fica a escada de Jacó, cujo cimo toca os céus, descrita com propriedade no livro de Gênesis - Capítulo 28, versículo 1O a 13, onde Jacó viu anjos que desciam e subiam por ela e Jeová disse-lhe: "Eu sou Jeová, Deus de teu Pai Abraão e de lsaac".

"A terra em que estás deitado, a darei a ti e à tua posteridade; a tua posteridade será como o pó da terra e se dilatará para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Por ti e por tua descendência serão benditas todas as famílias da terra".

"Eis que estou contigo e te guardarei por onde quer que vá e te reconduzirei para esta terra; porque não te abandonarei até ter Eu cumprido aquilo de que te hei falado".

A interpretação da escada de Jacó é que este é o único caminho para atingirmos o êxtase total, a plenitude, entretanto, devemos mais uma vez superar os obstáculos que encontramos em nossa ascensão, pela fé renovadora, simbolizada e identificada pela Cruz.

A âncora aqui não representa tão somente a esperança, todavia sua colocação nos degraus da escada de Jacó, significa o elemento que deve ser ultrapassado, pois a âncora tem a finalidade precípua de nos fixar à matéria.
O cálice representa a provação, o juízo final, transposto este obstáculo, atingimos a luz maior, a estrela de sete pontas ou dos magos conforme o arcano XVIII do livro de Thot.

A estrela de sete pontas é o grande pináculo da luz eterna, síntese da unidade a que respondem as sete vozes da análise, o Apocalipse, onde os sete anjos, com as sete trombetas, suas sete espadas, etc., caracterizam o absoluto da luta do bem contra o mal, pela palavra, pela associação religiosa e pela força.

Assim, os sete selos do livro oculto são abertos sucessivamente e a iniciação universal se realiza porque atingimos o grau máximo de perfeição e estamos aptos a achar a paz do coração, o desvanecimento do espírito, o ritmo da evolução e em comunhão perfeita e consciente com o ser Supremo.

O céu é a imagem do infinito, as estrelas representam a idéia Divina que nos descobrem o mundo da realidade e da verdade, porque a perfeição é infinita, representada pelo sol que nasce no Oriente, fonte natural de luz e da sabedoria e do princípio criador.

Ir.·. Dagoberto Barbosa

 

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