Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

EFEITO SANFONA

O ato de engordar e emagrecer constantemente pode trazer riscos não apenas estéticos, como também para a saúde. Aprenda a evitar o problema e a manter uma dieta saudável.


Foto: Sxc.hu

Emagrecimento rápido, jejuns prolongados, consumo apenas de líquidos, sopas milagrosas, regimes da lua, do arroz, da usp, ... Cuidado!
Há centenas de dietas que prometem muito em pouco tempo podem fazer com que seu corpo sofra o conhecido efeito sanfona , também chamado de efeito iô iô. É quando você engorda, emagrece, engorda, emagrece... Fatalmente sofrerá as  conseqüências  com aparecimentos de  estrias, celulites, flacidez, como a diminuição do seu status imunológico e benefícios da saúde.
 
Quando ingerimos um alimento, o nosso organismo envia sinais ao cérebro informando que estamos saciados. Esses sinais são enviados por alguns hormônios como o PYY (produzido pelo intestino). Quando estamos com o ´estômago vazio´, ele envia sinais (hormônio grelina) ao centro da fome informando para o indivíduo se alimentar.

Há mecanismos bio químicos de feed back, como também bio mecânicos, constituídos pela ação do peso e volume que inferimos em nossas várias refeições.
Quando reduzimos o consumo calórico, o corpo interpreta que estamos privados de energia e começa a enviar cada vez mais sinais ´pedindo´ alimentação. Além disso, o metabolismo fica mais lento, ou seja, o gasto energético fica cada vez menor, na tentativa de preservar estoques de energia (adipositos -as células de gordura). Quando perdemos peso, o organismo ativa diversos mecanismos para reverter este processo.

Para evitar, é importante aderir a uma dieta gradual e progressiva, nunca àquelas que prometem emagrecer muitos quilos de uma vez. O organismo deve se acostumar com as reduções de alimentos. A prática de atividade física regular é um dos maiores aliados  para o emagrecimento sadio e permanente.

Os obesos mórbidos apenas 5% mantêm o peso perdido num tratamento clínico por mais de dois anos.


Foto: Sxc.hu

As células gordurosas que armazenam os excessos, se hipertrofiam a ponto de instalar uma deformação estrutural. Há indícios que persistindo o mecanismo de adquirir cada vez mais peso corporal, as células adipositos, tendem a se romper, com isto dando uma  impressão de multiplicação celular.
O biofeed back complexo dos seres humanos, captam, registram os estados que mais engordamos e que mais emagrecemos.Poderia sem chamada de memória celular metabólica.
 
As mudanças do corpo, quando engordamos e quando emagrecemos, seja por sistemas associados de dietas radicais e excessos de práticas esportivas, frequentemente podemos perder o equilíbrio e o controle não só do peso corporal, mas instituirmos uma provocação de resistência ao emagrecimento, como se o organismo se precavesse de episódios de redução da ingestão de alimentos. Isto ocorre principalmente nos regimes prolongados que ficam abaixo de aproximadamente 1200 calorias dias para o adulto.

Crianças filhos de obesos, com uma infância no border line da obesidade, tem uma propensão de 30- a 70% de serem obesos crônicos na vida adulta. consequentemente desenvolvendo doenças cardio vasculares, posturais e mesmo de comportamento social afetivo.

Há um histerismo em aconselhamentos para se evitar alimentos industrializados, porem se alimentos bem industrializados,controlados por  instituições governamentais e particulares nada de destruidor pode ocorrer. Geralmente o pior tem sido as contaminações, deteriorizações de alimentos industrializados e não industrializados no Brasil.
O  conceito de introduzir frutas como  alimentação de reforço  diário, estes aconselhamentos de ingestão de frutose - frutas  de 3x3 ou de 4x4 horas, tem ocasionado sugestivos episódios de alterações da glicemia, desnecessária e perigosas.

Por que alguns são magros e outros não ?

Para a obesidade se desenvolver, são necessários vários fatores, como doenças, enfermidades, porem os  fatores mais encontrados são: a genética, o estilo de vida, complicações emocionais afetivas e de stress vivencial.
Frequentemente há o fator de excesso na ingestão alimentar, esta periodicidade e a quantidade da ingestão, que será armazenada principalmente dos tecidos adiposos, ou células adipósitas.
O conceito de controlar somente as quantidades calóricas versus a queima das mesmas através de atividades físicas coordenadas, nem sempre objetivam um emagrecimento sadio, persistente e harmonioso.
Todos os regimes funcionam basicamente na redução das calorias, como também do volume efetivo ingerido. O equilíbrio que todo ser humana tem desde quando nasce, perante suas necessidades diárias que garantem sua existência, frequentemente sofre interferências dos educadores, dos familiares, da televisão e do prazer da ingestão desnecessárias de guloseimas, carboidratos, cereais, frutas e mesmo proteínas.

O meio pode influenciar  cerca de 20 até 100% no peso do indivíduo, por isso a importância da boa avaliação e entendimento metabólico nutricional, como do histórico sobre possíveis enfermidades ou distúrbios emocionais e afetivos desde a infância,fornecem um entendimento e bons resultados para se adequar o peso corporal. Infelizmente vemos que a mídia em geral e mesmo muitos profissionais quando escrevem sobre dieta, metabolismo e atividade física, perseguem quase que 100 por cento suas atenções sobre as pessoas obesas, no entanto atualmente no mundo e no Brasil há milhares e milhares de pessoas nas mais diversas faixas etárias com anorexia e bulimia.

Milhares de artigos, pesquisas tem sido veiculados nas publicações especializadas e não especializadas.

Nestes últimos anos a internet tem fornecido com a máxima velocidade, anulando distancias com milhões de informações científicas, de vida e de informação real.


Foto: Sxc.hu

Alimentos que ajudam ?

É importante lembrar que alguns alimentos que são taxados como benéficos para a perda de peso, se ingeridos em quantidades excessivas, podem causar danos. Por outro lado, alimentos tidos como extremamente calóricos, se ingeridos com moderação e de maneira balanceada na dieta, certamente darão bons resultados.

Obesos que acompanham o modelo da informação abaixo, para que haja sucesso o volume recomendado deve ser ínfimo, por isto  que  permite a ingestão equivocada como as sugeridas abaixo.
Veja alguns alimentos que podem auxiliar na sua dieta, quando consumidos na dose certa: é um conselho perigoso pois induz as pessoas a nunca mais entenderem seu metabolismo, suas necessidades que o próprio ser tem e persiste por milhões de anos.

Faz as pessoas dependentes, sem liberdade, aprisionadas a conceitos vazios e ao vicio de se alimentar com tabelinhas, receitinhas, bulas de profissionais.  Cada caso é um caso, as individualidades biológicas de cada pessoa precisam e devem ser entendidas e respeitadas, caso contrário todas a dietas e esforços num prazo de 3 a 5 anos podem transformar e descaracterizar a independência biológica de cada pessoa. Pode ser elucidativo quando deparamos que no mundo animal, diariamente eles automaticamente se alimentam, com menor variedade, com maior efetivação dos mecanismos da necessidade ou não de mais ingestão de alimentos. O cavalo e tantos outros animais se equilibram sem qualquer tabelinha ou dependência de tantos profissionais para sobreviver. Deixamos de observar os animais, que são exemplares de perfeição biológica, para fabricarmos tantas necessidades e dependências de tantos conselhos alimentares, metabólicos...


Foto: Sxc.hu

Água - ela ocupa espaço no estômago, saciando momentaneamente o vazio.
Abacaxi - rico em fibras, mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, segurando a fome.
Aveia - as fibras solúveis se expandem no estômago. Em seguida, elas são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade.
Pão integral - mantém os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.
Arroz integral - por causa de sua casquinha, ele demora mais tempo para ser digerido quando comparado ao branco.
Farelo de trigo - reduz o índice glicêmico das preparações, evitando as possíveis oscilações de insulina no organismo.
Cenoura - a textura firme obriga a pessoa a mastigar muitas vezes. Para o cérebro, isso significa que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida.
Folhas verdes - campeãs de fibras, elas também exigem muita mastigação, sendo um mecanismo para o cérebro avisar a hora certa de parar de comer.
Banana - a fruta é uma fonte de ferro, potássio e triptofano, substâncias que ajudam a manter o pique e diminuem a compulsão por comida.
Damasco - desidratado, concentra o açúcar frutose, valendo por um docinho em apenas 20 calorias por unidade. As fibras dão a sensação de saciedade, além de diminuírem a vontade de consumir carboidrato.
Suco de limão - o sabor azedo do limão inibe a vontade de consumir um doce, já que satura as papilas gustativas que estão no comando da fome. Em excesso, principalmente para pessoas com hipersensibilidade aos cítricos, pode desencadear dores de cabeça.
Chocolate amargo - quando bater a vontade pelo chocolate, opte pelo amargo que, além de possuir substâncias antioxidantes que ajudam na saúde, o sabor acentuado diminui o tamanho da porção.

 
Estrias e celulites


Foto: Photocase.de

As alterações no equilíbrio  alimentar e existencial dos seres humanos, associados com seu código genético, heranças, disfunções metabólicas, enfermidades, ociosidade, sedentarismo, excesso de esportes, com a perda da naturalidade em se alimentar, frequentemente  oferecem severas alterações no volume e forma dos corpos destas vítimas.

As  estrias, flacidez e celulites, se evidenciam, aumentando os problemas de auto imagem, de discernimento e de equilíbrio biológico.
Há uma industria da informação que se enraíza nas suas necessidades de venda, lucro e marketing.

Há milhares de cremes, tratamentos, mitos e ilusões, que frequentemente propiciam a queima de muito dinheiro demorado e passageiros bons resultados.

O importante é entender que a herança, o meio e o comportamento das pessoas é que geralmente orquestram efetivamente os bons resultados. A assertividade e adequação de alguns tratamentos cosmetologicos, físicos, com uma alimentação sem danos, trazem excelentes resultados e muito menos problemas de saúde, combatendo um envelhecimento precoce, provocado muitas vezes por tantas terapias, cremes, exercícios e milagres da juventude eterna.

Há centenas de tratamentos para celulite, estrias e flacidez,
principalmente baseados em massagens, aparelhos de eletroterapia, chás, vapores, misticismos... Realmente o que funciona é um treinamento com excelência na programação e execução. Sem os modismo de malhação desnecessárias que tem transformado muitas mulheres em muscle building, halterofilistas e deformadas.

Infelizmente as estrias não respondem aos tratamentos milagrosos oferecidos no mundo. è um problema que termina nas possibilidades do manejamento cirúrgico de parte do estrado da pele.

A flacidez, quando não associada as disfunções de patologias associativas, respondem muito bem com adequação metabólica alimentar e perfeito programa físico prolongado dentro de periodizações.

Os homens, jovens ou de mais idade, correm em busca do "milagre" da melhoria instantânea, do aumento do volume de muitos grupos musculares, da sua postura e da sua imagem de "malhado", "sarado" quase que imortal. Muitas vezes fazem uso prolongado de "aditivos ", complexos, "amino ácidos", proteínas e de muitas substancias hormonais e não hormonais.

Tem sido mais freqüente pessoas que passaram por tudo isto, em certa época de sua vida, apresentarem severas alterações emocionais, afetivas e de má adaptação social e profissional. Com variações insustentáveis e perdas desnecessárias  do seu corpo herdado e  construído.

A cirurgia bariatrica, tem sido a "salvação" instantânea para a obesidade mórbida ou crônica. Infelizmente há grande contingente destes pacientes que após alguns anos se tornaram magros, enfraquecidos, flácidos que fazem uso de "aditivos" ou alimentação de reforço para evitarem doenças infecto contagiosas, baixa imunidade, fraqueza....

Exercite-se! Com orientação, sabedoria e planejamento científico estruturado.


Foto: Photocase.de

Não faça treinos pessoais em suas casas.... procurem orientação individualizada em centros de fisioterapia esportiva.

• Pedalar na bicicleta ergométrica ou caminhar na esteira cerca de 30 minutos por dia, especialmente pela manhã. caminhadas, excessos de praticas esportivas podem aumentar sua perda de tempo e saúde. Você tem que evitar exercícios e atividades provocativas.

• Um dos maiores danos em várias estruturas nobres articulares tem sido o famoso e destrutivo Exercício de agachamento, o leg press, as caixas de areia e tantos outras atividades desnecessárias.

Colaboração: Prof. Dr. Nivaldo Baldo

VOLTAR

 

 

Reservas Aéreas Online

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br