A -
B -
C -
D -
F -
G -
H -
I -
J -
L -
M -
P -
R -
S -
U -
W
A
ad clicks: número de vezes que os usuários clicam em um banner.
ad views: número de vezes em que um anúncio é visto em um determinado
tempo, em uma página web.
attachment: é o nome dado aos arquivos anexados às mensagens eletrônicas.
Estes arquivos podem ser abertos ou salvos no computador para o qual forem
enviados.
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B
banner: mensagem publicitária normalmente posicionada horizontalmente no
topo ou no meio de uma página da internet. Os banners mais utilizados são: full
(468x60 pixels) e half (234x60 pixels)
botão: um banner que pode apresentar os seguintes formatos: 125 x 125
pixels (quadrado) e 88 x 31 pixels (microbotão).
browser: programa que permite navegar na internet, é conhecido por
navegador e usado para visualizar os documentos HTML. Ele é capaz de interpretar
tais documentos, exibindo-os de forma a facilitar a visualização e interação com
o usuário. O Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer são dois
exemplos de browsers.
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C
chat: lugar de bate-papo que possibilita a comunicação entre os
internautas através do teclado. Os chats já se tornaram responsáveis pelo
desenvolvimento de uma linguagem e gírias específicas de seus usuários.
click: uma interação/evento produzido por um internauta quando este clica
sobre um link e é transferido para um endereço da web.
click rate: porcentagem de ad views, número de vezes em que um anúncio é
visto em determinado espaço de tempo, que resulta em click through - número de
cliques dados no banner.
click stream: caminho percorrido pelo internauta ao clicar nos links de
um ou mais sites. Ajuda a descobrir os hábitos de navegação.
click through: número de cliques dados no banner de um anunciante. Estes
cliques conduzem o internauta para o site próprio do anunciante.
cookies: pequeno arquivo armazenado nos browsers para facilitar a
identificação destes. Este recurso possibilita a identificação de usuários e o
direcionamento de documentos de acordo com parâmetros pré-estabelecidos.
CPC: Custo por Clique. Uma modalidade de preço em que o anunciante paga
de acordo com o número de vezes que o internauta clica o banner ou outra
mensagem que estiver vinculada (lincada) a ele. Também conhecido como PPC (Pay
Per Click).
CPM: Custo por Mil Impressões. É a forma mais utilizada de cobrança de
veiculação publicitária na Internet. O valor a ser pago pelo anunciante é
definido pelo número de vezes em que seu banner é exibido.
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D
dart: software da empresa DoubleClick que possibilita o gerenciamento de
veiculação publicitária on-line para provedores de internet e anunciantes, além
de fornecer informações do site e de campanhas por meio de relatórios
específicos.
DHTML (Dynamic Hypertext Markup Language): HTML dinâmico, referindo-se a
páginas web cujo conteúdo é modificado, dependendo de diferentes fatores, como a
localização geográfica do leitor (em conseqüência, as datas e horas locais), as
páginas já visitadas durante a sessão e o perfil do usuário.
domínio: é uma parte da hierarquia de nomes de computadores da internet,
que permite identificar as instituições na rede. O nome de domínio contém
frenqüentemente o nome de uma organização e inclui sempre um sufixo de duas ou
três letras que designam o tipo de organização ou país do domínio. Exemplo, no
nome de domínio www.ig.com.br, ig é o nome da organização e com a abreviação de
comercial.
download: procedimento de trazer para o disco rígido local de um
computador um arquivo disponível na internet. O arquivo pode conter um programa,
imagens, texto ou qualquer outro tipo de informação. Informalmente, usa-se a
expressão "baixar" como sinônimo. O procedimento contrário, passar um arquivo do
computador local para a internet, chama-se upload ou "carregar".
drops: letras maiúsculas de tamanho grande, posicionadas no início de um
bloco de texto. Em artes gráficas, diz-se capitular.
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F
frames: função HTML que permite dividir uma janela do browser em seções
que exibem uma página HTML em cada seção.
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G
GIF (Graphics Interchange Format): Um dos formatos de arquivo de imagens
mais utilizados na web. Por criar arquivos relativamente pequenos. Não é
recomendado para compactar fotos. Funciona melhor quando a imagem tem áreas
contínuas da mesma cor e, principalmente, não possui muitas cores.
GIF animado: arquivo de imagem animada produzida por meio de uma série de
imagens estáticas.
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H
HIT: corresponde a uma requisição de um arquivo usado para criar uma
página web. Não deve ser confundido com page views ou impressões.
home page: página principal de um site. As home pages contêm geralmente
links a locais adicionados no site ou em sites externos.
hot site: página publicada entre o banner e a página oficial do site,
funcionando como um anúncio digital. Denominam-se hot sites, ainda, sites de
menor tamanho que podem ser hospedados em provedores de conteúdos ou redes,
geralmente com foco em determinado produto ou serviço.
HTML (Hyper Text Markup Language): é a linguagem utilizada para se
veicular textos e imagens na World Wide Web.
Hyperlink: uma palavra, frase ou imagem que recebe uma marcação especial
para funcionar como uma conexão com outro documento, que pode estar no mesmo
computador ou em outro computador da internet, em qualquer parte do mundo. O
usuário dá um clique no mouse sobre o hyperlink e uma nova página é aberta na
tela do navegador.
Hypertextos: tecnologia na qual determinadas palavras ou imagens de um
documento servem de elo com outros documentos ou outras partes do mesmo. Tais
elos são chamados de hyperlinks ou links.
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I
impressão: unidade referente à exposição a um arquivo na web. Assim, um
internauta exposto a dois banners em uma única página da internet gerará duas
impressões.
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J
JAVA: uma linguagem de programação baseada em rede. Foi projetada para
escrever programas que possam ser "baixados" (transferidos por download) para o
computador do usuário por meio da internet e imediatamente executados sem o
temor de vírus ou outras ameaças que possam danificar o computador. Usando
pequenos programas (JAVA Applets), inseridos em documentos HTML, JAVA pode criar
animações e características interativas nas páginas www. Hotjava e Netscape
Navigator são navegadores que executam aplicativos JAVA.
JAVA Script: uma linguagem de script, compacta e baseada em objeto,
desenvolvida pela Netscape Communications uma linguagem de macros para
servidores. Utilizada para editoração na web (www), que permite a incorporação
de instruções simples de programação (semelhantes às da linguagem JAVA) no texto
HTML de suas páginas.
JPEG (Joint Photographic Experts Group): criado com a finalidade de
comprimir imagens. Funciona bem com fotos e desenhos, mas não é muito indicado
para desenhos de letras, linhas e cartoons.
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L
lead: evento ou ação gerada por um usuário da internet quando submetido a
um estímulo. Caracteriza-se como lead o preenchimento de um formulário,
solicitação de informações ou mesmo o download de software para experimentação
gratuita.
link: Ver hyperlink. nome que se dá às imagens ou palavras que dão acesso
a outros conteúdos em um mesmo documento ou em outros. Usuários de internet já
usam a expressão aportuguesada "lincar" para indicar a vinculação de objetos por
hiperlink.
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M
modem: equipamento que permite que os sinais emitidos pelo computador
sejam transformados em sinais que possam ser lidos pela linha telefônica e
vice-versa.
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P
page view: solicitação de uma página da internet por um usuário através
de um clique ou de um endereçamento na rede. Também conhecido como page
requested.
PDF (Portable Document Format): formato de arquivo desenvolvido pela
Adobe Systems Incorporated muito usado na internet por apresentar documentos de
modo independente do software, hardware e sistema operacional no qual foi
criado. Um arquivo PDF pode conter qualquer combinação de texto, gráfico,
imagens e links. Arquivos PDF podem ser visualizados com o Adobe Acrobat Reader,
disponível gratuitamente no site da Adobe.
peso: dimensão de um banner em pixels.
pixel:é a menor área de uma imagem na tela do computador.
pop up: "instantâneo". Uma pop up na internet é uma interface gráfica do
usuário, geralmente uma pequena janela que surge repentinamente (pop-ups) na
tela do monitor para exibir determinado aspecto em particular que se quer
destacar, uma propaganda ou um link, apenas com um clique do mouse.
portal: site que funciona como porta de entrada à internet, oferecendo
desde serviços como bate-papo e e-mail até links para sites de conteúdos
variados.
provedor de acesso: varejista de conexão à internet. Ligado a um provedor
de backbone, permite conexão à internet aos usuários finais.
provedor de conteúdo: empresa que coloca informação na rede para os
usuários.
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R
real audio: software que permite que arquivos de som sejam retransmitidos
da internet para o PC do usuário em streams (continuamente), fazendo com que o
som possa ser ouvido na medida em que o arquivo estiver chegando do servidor ao
computador do usuário. O que geralmente ocorre é que o arquivo começa a ser
enviado e, antes que todos os dados tenham sido recebidos, o som pode ser
ouvido, produzindo um efeito de emissão instantânea do som.
real video: software que permite que arquivos de imagem e som sejam
retransmitidos via internet em streams (continuamente) permitindo que o arquivo
possa ser visto e ouvido à medida que estiver chegando ao computador do usuário.
Tem-se o efeito de emissão instantânea, pois o arquivo começa a ser enviado e,
antes que todos os dados tenham sido recebidos, o vídeo pode ser visto e ouvido.
rich media advertising (RMA): designa toda publicidade na internet que é
enriquecida com recursos de multimídia como som, cor, movimento e terceira
dimensão, em oposição aos banners do tipo outdoor.
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S
selo: um dos formatos de banner que pode ser utilizado para indicar o
patrocinador.
shockwave: programa que permite a autores de multimídia incorporar
animações a páginas da web. Permite também a um navegador reproduzir essas
animações interativas para visualização do usuário (páginas de rede que
incorporem efeitos shockwave são ditas shocked).
shockwave flash: formato desenvolvido pela Macromedia para criação de
gráficos vetoriais e animação.
site: um endereço dentro da internet que permite acessar os arquivos e
documentos mantidos no computador de uma determinada pessoa, empresa ou
instituição. Existem sites com apenas um documento, porém, o mais comum é que
possua dezenas ou centenas de arquivos.
spam: prática de enviar mensagens, via correio eletrônico,
indiscriminadamente e em grande quantidade. Geralmente estas mensagens são
compostas por propagandas, correntes e boatos (especialmente da detecção de
novos vírus).
spider: software de procura automática de documentos na web com
finalidade de montar índices, estatísticas ou históricos de sites.
stickness: tempo que o internauta permanece no site.
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U
unique visitor: usuário único caracterizado como browser único
(identificado por um coockie) que acessa um site da web. Normalmente, são
contabilizados os browsers porque não é possível identificar a pessoa que o está
utilizando no momento.
URL (Uniform Resource Locator - Localizador Uniforme de Recursos): padrão
de endereçamento da web. Permite que cada arquivo na internet tenha um endereço
próprio, o que facilita sua localização. Por isso se diz que cada página na
internet possui sua própria URL. Um exemplo de URL é
http://www.solbrilhando.com.br/Turismo.htm
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W
web site: um servidor de www. Contém páginas interligadas conhecidas como
documentos de hipertexto (páginas da web).
web server: um servidor na internet que abriga documentos www e os exibem
através do browser remoto. Servidores web usam protocolos de transferência
hypertextos para estas transações.
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