1. A quadra
A quadra deve ser um
retângulo de 23,77 m de
comprimento por 8,23 m de
largura.
Deve ser dividida ao
meio por uma rede suspensa
através de uma corda ou cabo
metálico, com um diâmetro máximo
de 0,8 cm, cujas extremidades
devem ser amarradas, ou passar
sobre dois postes, os quais não
podem ter secção com mais de 15
cm2 ou 15 cm de diâmetro. Os
centros dos postes devem ficar a
0,914 do lado de fora da quadra
e a altura dos postes deve ser
tal que o topo da corda ou cabo
metálico fique a 1,07 m do solo.
Quando uma quadra serve para
os jogos de simples e de duplas,
a mesma deverá estar provida com
dois postes de sustentação da
rede (paus de simples) com uma
altura de 1,07m, e de não mais
de 7,5cm de largura ou de
diâmetro, cujos centros deverão
estar colocados a 0,914 m para
fora da quadra de simples.
A altura da rede, no centro,
deverá ser de 0,914m sendo que a
rede deve ser uma malha
suficientemente pequena para
evitar que a bola atravesse.
Para manter essa altura, usa-se
uma fita de não menos do que 5
cm e não mais do que 6 cm e de
cor branca.
Não deve existir anúncios na
rede, fitas ou paus de simples.
Se forem colocados anúncios
ou qualquer tipo de material no
fundo da quadra, ou nas cadeiras
dos árbitros de linha, os mesmos
não poderão conter as cores
branca ou amarela. Cores claras
somente poderão ser utilizadas
caso não interfiram na visão dos
jogadores.
Nota 1: No caso de torneios
da ITF (Federação Internacional
de Tênis),como Copa Davis ou Fed
Cup, deve haver um espaço atrás da linha de fundo não menor do que 6,4m e dos
lados não menor do que 3,66m.
No caso de torneios da CBT
(Confederação Brasileira de
Tênis), o espaço mínimo no fundo
da quadra deverá ser, pelo
menos, de 5,5m e nas laterais
de, pelo menos, 3m .
Nota 2: Altura mínima para
quadras cobertas: ITF - mínimo
de 9 m a partir da rede (12 m
para Davis Cup Grupo Mundial).
ATP - mínimo de 12,19 m a partir
da rede.
2. Instalações Permanentes da
Quadra
As chamadas instalações
permanentes, não incluem somente
a rede, postes de rede, paus de
simples, cabo, cintas ou fitas,
mas também, onde houver, as
paredes ou telas de fundo e
laterais, arquibancadas,
cadeiras de árbitros, todas as
instalações da quadra, árbitros
e pegadores de bolas, quando em
seus respectivos lugares.
3. A Bola
A bola deve ter uma
superfície externa uniforme e
deve ser branca ou amarela. Se
houver qualquer junta, ela não
deve ter costura. Deve Ter um
diâmetro maior do que 6,35cm e
menor que 6,67cm, e um peso
maior que 56,7g e menor que
58,5g.
Todos os testes para pulo,
tamanho e deformação devem ser
feitos segundo os regulamentos
da ITF.
4. A Raquete
A raquete deverá estar dentro
dos limites de medidas oficiais,
a superfície da raquete deverá
ser plana, não sendo permitido
haver mais de um padrão de
cordas na face de uma raquete.
Esse padrão deve ser uniforme e
particularmente não menos denso
no centro do que em outras
áreas.
A raquete não deve exceder 32
polegadas (81,28 cm) em
comprimento, incluindo o cabo e
12,5 polegadas (31,75 cm) de
largura. A superfície encordoada
não deve exceder 15,5 polegadas
(39,37 cm) em comprimento e 11,5
polegadas (29,21 cm) em largura.
O aro e o cabo devem estar
livres de objetos agregados e
dispositivos outros que aqueles
utilizados somente e
especificamente para limitar ou
prevenir desgastes ou vibração,
ou para diminuir o peso. O aro ,
incluindo o cabo e as cordas
devem estar livres de qualquer
dispositivo que torne possível
mudar materialmente o formato da
raquete ou mudar a distribuição
de peso durante um ponto.
Caso 1 - Pode haver mais de
um jogo de cordas na face de uma
raquete ?
Decisão - Não. A regra
menciona claramente um padrão e
não padrões de cordas cruzadas.
Caso 2 - Pode um padrão de
encordoamento ser considerado
genericamente uniforme e plano
se as cordas são de diferentes
bitolas ?
Decisão - Não.
5. Sacador e Recebedor
Os jogadores devem se
posicionar em lados opostos da
rede, o jogador que inicia o
ponto será chamado de sacador e
o outro de recebedor.
O recebedor poderá
posicionar-se onde lhe agradar
no seu próprio lado da rede.
Caso 1 - Um jogador, ao
tentar um golpe, perde o ponto
se ele cruzar uma linha
imaginária na extensão da rede:
A - Antes de golpear a bola ?
B - Depois de golpear a bola
?
Decisão - Ele não perde o
ponto em nenhum dos casos por
cruzar a linha imaginária e
desde que ele não adentre as
linhas que limitam a quadra do
seu oponente(Regra 20E). Com
respeito a obstrução, seu
oponente pode solicitar a
Decisão do juiz, conforme Regras
21 e 25.
6. Escolha de Lados e Saque
A escolha de lados e o
direito de ser sacador ou
recebedor no primeiro game do
jogo, será feito através de
sorteio (Cara ou Coroa), onde o
ganhador tem o direito de
escolher ou pedir que seu
oponente escolha:
a) Ser sacador ou recebedor,
caso em que o adversário terá o
direito de escolher o lado;
b) Lado, caso em que o
adversário terá o escolhe
direito de ser sacador ou
recebedor.
7. Serviço (Saque)
O serviço deve ser executado
da seguinte maneira:
Imediatamente antes de começar a
sacar, o sacador deve
posicionar-se com ambos os pés
em repouso, atrás da linha e
base, entre as linhas
imaginárias de centro e lateral.
Deve, então, projetar a bola com
as mãos para o ar, em qualquer
direção, e antes que a ela toque
o solo, golpeá-la com sua
raquete. A execução deverá ser
considerada como completada no
momento do impacto da raquete
com a bola. Um jogador que só
tenha um braço, poderá utilizar
sua raquete para projetar a
bola.
O sacador, numa partida de
simples, não poderá
posicionar-se atrás da porção da
linha de base entre as linhas
laterais da quadra de simples e
da de duplas.
Caso 1 - Se um jogador,
quando sacando, lança para cima
duas ou mais bolas ao invés de
uma, perde aquele saque ?
Decisão - Não. O juiz deve
mandar repetir o saque, mas se
julgar a ação intencional,
poderá agir conforme a regra 21.
8. Foot-Fault (Falta de Pé)
O sacador, durante a execução
do serviço não poderá mudar a
sua posição andando ou correndo.
Pequenos movimentos dos pés que
não afetem materialmente a sua
posição não deverão ser
considerados como mudança de
posição.
Não deve tocar com o pé
qualquer área que não seja
aquela atrás da linha de base,
dentro da extensão imaginária da
marca de centro e das linhas
laterais.
9. Execução do Serviço
Na execução do saque, o
sacador deve posicionar-se
alternadamente do lado direito e
esquerdo da quadra, começando do
seu lado direito em cada game.
Se ocorre um saque da metade
errada da quadra e não é
detectado, toda a jogada
resultante desse serviço ou
serviços errados deve
permanecer, mas o posicionamento
errado terá de ser corrigido
imediatamente após ser
descoberto.
A bola que foi sacada deve
passar sobre a rede e atingir o
solo dentro da área que esteja
diagonalmente oposta, ou sobre
qualquer linha delimitando tal
área, antes do recebedor
devolvê-la.
10. Serviço Faltoso
O Serviço é um Fault:
a) Se o sacador comete
qualquer violação das Regras 7, 8
ou 9;
b) Se o sacador não atinge a
bola ao tentar golpeá-la;
c) Se a bola sacada toca uma
instalação permanente(outra que
não a rede cinta ou fita) antes
de atingir o solo.
Caso 1 - Depois de arremessar
a bola para cima na preparação
do saque, o sacador decide não
golpeá-la e a pára no ar. Isso é
um fault?
Decisão - Não.
Caso 2 - No saque de uma
partida de simples jogada numa
quadra de duplas com postes de
duplas e paus de simples, a bola
atinge um pau de simples e toca
o solo dentro da área correta do
saque. Isso é uma falta ou um
let?
Decisão - É uma falta porque
os paus de simples, os postes de
duplas e aquela porção da rede,
ou fita, entre eles são
instalações permanentes.
11. Segundo Serviço
Após um fault (se o primeiro
serviço é um fault), o sacador
deve sacar outra vez detrás da
mesma metade da quadra da qual
ele sacou a fault, a menos que o
saque tenha sido da metade
errada quando, de acordo com a
Regra 9, o sacador deverá ter
direito a um saque apenas desde
a outra metade.
Caso 1 - Um jogador saca da
metade errada da quadra. Ele
perde o ponto e então reclama
que foi um fault por causa de
seu posicionamento errado.
Decisão - O ponto permanece
para o recebedor e o saque
seguinte deverá ser da metade
correta da quadra, de acordo com
o placar.
Caso 2 - A contagem estando
15 iguais, o sacador, por
engano, saca do lado esquerdo da
quadra e vence o ponto. Ele
então saca novamente do lado
direito da quadra, servindo um fault no primeiro serviço. Este
erro no posicionamento é então
descoberto. Ele (o jogador) tem
direito ao ponto anterior ? De
que metade da quadra ele deve
sacar ?
Decisão - O ponto jogado
permanece. O saque seguinte deve
ser do lado esquerdo da quadra,
a contagem sendo 30/15 e o
sacador já tendo um fault de
primeiro serviço.
12. Quando Sacar
O sacador não deve sacar até
que o recebedor esteja pronto.
Se este último tenta devolver o
saque, ele será considerado como
se estivesse pronto. Se,
entretanto, o recebedor indica
que não está pronto não poderá
reclamar um fault do sacador
pelo fato de a bola não tocar o
solo dentro dos limites fixados
para o saque.
13. O Let
Em todos os casos onde um let
tem que ser chamado conforme as
regras, ou para determinar uma
interrupção do jogo, deverá
haver a seguinte interpretação:
a) Quando chamado somente em
função de um saque, apenas este
saque deverá ser repetido;
b) Quando chamado sob
qualquer outra circunstância, o
ponto deverá ser repetido;
c) Se um saque é interrompido
por qualquer coisa estranha
àquelas definidas na Regra 14,
todo ponto deverá ser repetido;
e) Se uma bola em jogo
tornar-se irregular deverá ser
chamado um let.
14. Let no Serviço
O serviço é um let quando:
a) A bola sacada toca a rede,
cinta ou fita e é de qualquer
maneira boa ou, depois de rede,
cinta ou fita, toca o recebedor,
ou qualquer coisa que ele vista
ou carregue, antes de tocar o
solo;
b) Se um serviço é executado
ou um fault acontece quando o
recebedor não está pronto;
No caso de um let, aquele
respectivo saque não deve contar
e o sacador deve sacar
novamente, mas um let não anula
um fault anterior
15. Ordem de Serviço
Ao final do primeiro game, o
recebedor deve tornar-se
sacador, o sacador passa a ser
recebedor e assim,
alternadamente, em todos os
games subseqüentes da partida.
Se um jogador serve fora de
ordem, o jogador que devia ter
sacado deve sacar tão logo o
engano seja descoberto, mas
todos os pontos disputados antes
de tal descoberta devem ser
mantidos.
Se o game tiver sido
completado antes da descoberta,
a ordem de saque permanece
alterada. Um fault havido antes
da descoberta não deve ser
considerado.
16. Troca de Lado
Os jogadores devem trocar de
lado no fim do primeiro,
terceiro e a cada game ímpar
subseqüente de cada set e no
final de cada set, a menos que o
total de games naquele set seja
par, caso em que a troca não é
feita até o fim do primeiro game
do set seguinte.
Se um engano é cometido e a
seqüência correta não é seguida,
os jogadores devem tomar suas
posições corretas tão logo seja
descoberto e seguir a seqüência
original.
17. A Bola em Jogo
A bola está em jogo desde o
momento em que ela é golpeada no
saque. A menos que um fault ou
um let sejam chamados, ela
continuará em jogo até que o
ponto seja definido.
Caso 1 - Um jogador falha ao
executar uma boa devolução.
Nenhuma chamada é feita e a bola
permanece em jogo. Pode o seu
oponente reclamar com atraso o
ponto, após este ter terminado ?
Decisão - Não. O ponto não
pode ser reclamado se os
jogadores continuaram a jogar
após um erro ter sido cometido,
desde que o oponente não tenha
sido atrapalhado.
18. O Sacador Ganha o Ponto
a) Se a bola sacada, não
sendo um let conforme a Regra
14, toca o recebedor ou qualquer
coisa que ele vista ou carregue,
antes de tocar o solo;
b) Se o recebedor de qualquer
modo perde o ponto, de acordo
com o previsto na Regra 20.
19. Recebedor Ganha o Ponto
a) Se o sacador serve dois
faults consecutivos;
b) Se o sacador, de outro,
modo perde o ponto conforme
estabelecido na Regra 20.
21. Jogador Obstrui Oponente
Se um jogador comete qualquer
ato que prejudique seu
adversário de executar um golpe,
ele perde o ponto se o ato for
deliberado; se o ato for
involuntário, o ponto deverá ser
repetido.
Caso 1 - Quando uma bola pula
de volta sobre a rede, o jogador
que deve golpeá-la pode
estender-se sobre a rede para
alcançar a bola ? Qual é a
Decisão se o jogador é impedido
de fazê-lo por seu oponente ?
Decisão - O juiz pode
conceder o ponto ao jogador
obstruído, ou ordenar que o
ponto seja repetido.
22. Bola Toca a Linha
Uma bola que cai sobre a
linha, é considerada como caindo
dentro da quadra delimitada por
aquela linha. Portanto, é uma
bola boa.
23. Bola Toca Instalações
Fixas
Se a bola em jogo toca uma
instalação fixa (outra que não a
rede, postes, cinta, fita, paus
de simples, cabo da rede) depois
de ter batido no chão, o jogador
que a golpeou ganha o ponto; se
toca antes de ter batido no
chão, seu oponente ganha o
ponto.
Caso 1 - Uma devolução atinge
o juiz ou sua cadeira. O jogador
reclama que a bola estava indo
para dentro da quadra.
Decisão - Ele perde o ponto.
24. Uma Boa Devolução
É uma boa devolução:
a) Se a bola toca a rede,
poste, paus de simples, cabo ou
fita, desde que ela passe sobre
qualquer um deles e atinja o
solo dentro da quadra;
b) Se a bola sacada ou
devolvida atinge o solo dentro
da quadra apropriada, pula de
volta sobre a rede e o jogador
de quem é a vez de golpear
estende-se sobra a rede e joga a
bola, desde que nem ele nem
qualquer de suas roupas ou
raquete toque a rede, poste,
paus de simples, cabo ou fita ou
o solo dentro da quadra do
adversário, e que o golpe de
qualquer forma seja bom;
c) Se a bola retorna por fora
da quadra, ou paus de simples,
seja acima ou abaixo do nível do
topo da rede, mesmo que ela
toque os postes (em duplas) ou
paus e simples (em simples),
desde que ela atinja o solo
dentro da quadra do adversário;
d) Se a raquete do jogador
passa sobre a rede após ele ter
retornado a bola, desde que a
bola ultrapasse a rede antes de
ser jogada e seja adequadamente
devolvida;
e) Se um jogador tem sucesso
ao devolver a bola sacada ou em
jogo, a qual atinge uma bola que
esteja na quadra.
Nota : Numa partida de
simples ,se jogada em uma quadra
de duplas equipada com paus de
simples, então os postes de
duplas e aquelas partes da rede,
cabo e fita do lado de fora dos
respectivos paus de simples
serão sempre instalações fixas e
não são consideradas como postes
ou parte da rede num jogo de
simples.
Uma devolução que passa por
baixo do cabo da rede, entre o
pau de simples e o adjacente
poste de duplas, sem tocar o
cabo nem a rede ou poste de
duplas, cai dentro da área de
jogo é uma boa devolução.
Caso 1 - Uma bola, que está
saindo da quadra, atinge um
poste (em duplas) ou paus de
simples (em simples) e cai
dentro da área do adversário é
boa ?
Decisão - Se é um saque,
não(Regra10C). Se for outro
golpe, sim. (Regra 24A)
Caso 2 - O saque, ou bola em
jogo, atinge uma bola parada na
quadra. O que acontece ?
Decisão - O jogo deve
continuar. Se não é claro ao
juiz que a bola do jogo foi
devolvida, um let deve ser
chamado.
Caso 3 - Pode um jogador
solicitar que uma bola ou bolas
paradas na quadra do seu
adversário sejam removidas ?
Decisão - Sim, mas não
enquanto a bola estiver em jogo.
25. Obstrução de Um Jogador
No caso de um jogador ser
obstruído de executar um golpe
por qualquer coisa fora do seu
controle, exceto uma instalação
fixa da quadra ou estabelecido
na Regra 21, um let deve ser
chamado.
Caso 1 - Um jogador é
obstruído por um boleiro que
estava fora de sua posição
original e o juiz chama um let.
O sacador tinha previamente
sacado um fault. Ele tem direito
a dois serviços ?
Decisão - Sim. Como a bola
estava em jogo, todo o ponto
deve ser repetido (não
simplesmente a bola).
Caso 2 - Pode um jogador
reclamar um let (conforme a
Regra25) porque ele pensou que
seu oponente estava sendo
obstruído e , consequentemente,
não esperou a bola ser golpeada
?
Decisão - Não.
Caso 3 - É o golpe válido
quando uma bola em jogo atinge
outra no ar ?
Decisão - Deve ser chamado um let, a menos que a outra bola
esteja no ar por ação de um dos
jogadores, caso em que o juiz
decidirá conforme a Regra 21.
Caso 4 - Se um juiz ou outro
árbitro erroneamente chama um fault ou out e então se corrige,
qual das chamadas deve
prevalecer ?
Decisão - Um let deve ser
chamado a menos que, na opinião
do juiz, nenhum jogador foi
atrapalhado no seu jogo, caso em
que a chamada correta deve
prevalecer.
Caso 5 - Se a primeira bola
sacada,um fault, ricocheteia em
uma bola na quadra, interferindo
com o recebedor no momento do
segundo serviço, pode o
recebedor reclamar um let ?
Decisão - Sim. Mas se ele
teve uma oportunidade de remover
a bola da quadra e
negligentemente não o fez, não
pode reclamar um let.
Caso 6 - É um golpe válido se
a bola toca um objeto
estacionário ou em movimento na
quadra ?
Decisão - É um golpe válido a
menos que o objeto estacionário
tenha vindo para a quadra depois
de a bola Ter sido posta em
jogo, caso em que um let deve
ser chamado. Se a bola em jogo
atinge um objeto em movimento ao
longo ou acima da superfície da
quadra, um let deve ser chamado.
Caso 7 - Qual é a Decisão se
o primeiro serviço é um fault ,
o segundo é correto e torna-se
necessário chamar um let, seja
pela Regra 25 ou pela
impossibilidade do juiz decidir
o ponto ?
Decisão - O fault deve ser
anulado e todo o ponto repetido.
26. Contagem no Game
a) Se um jogador vence seu
primeiro ponto, a contagem é 15
para aquele jogador; vencendo
seu segundo ponto, a contagem é
30; vencendo seu terceiro ponto,
a contagem é 40 para aquele
jogador, e o quarto ponto
vencido por um jogador dá o game
para ele, exceto como abaixo:
Se ambos os jogadores tiverem
vencido três pontos, a contagem
é "iguais". O ponto seguinte
vencido por um jogador dá a
vantagem para aquele jogador. Se
o mesmo jogador vence o ponto
seguinte, ele vence o game; se o
outro jogador vence o ponto, a
contagem fica novamente
"iguais". E assim por diante,
até que um jogador vença dois
pontos imediatamente seguintes à
contagem "iguais", quando o game
é marcado para aquele jogador.
b) Sistema Alternativo
Opcional de Contagem
O Sistema No-Ad (sem
vantagem) de contagem pode ser
adotado como alternativo ao
tradicional sistema de contagem
durante o período de 1º de
janeiro de 1999 á 31 de dezembro
de 2000 desde que a Decisão seja
anunciada com antecedência ao
evento.
Neste caso, as regras a
seguir devem ser observadas:
Se os dois jogadores tiverem
ganho três pontos, a contagem é
iguais; um ponto decisivo deve
então ser jogado, pelo qual o
recebedor deve escolher se
deseja receber o saque da metade
direita ou metade esquerda da
quadra. O jogador que vencer
este ponto decisivo é anunciado
como vencedor do game.
Duplas
Em duplas, um procedimento
similar ao de simples deve ser
aplicado. Em iguais, a Dupla
Recebedora deve escolher se
deseja receber o saque da metade
direita ou da metade esquerda da
quadra. A dupla que vencer o
ponto decisivo ganha o game.
Duplas Mistas
Em duplas mistas, um
procedimento um pouco diferente
deve ser aplicado como segue: Em
iguais, com o homem sacando, ele
deve sacar para o homem da dupla
adversária independente de qual
metade da quadra ele (recebedor)
está, e quando a mulher estiver
sacando, ela deve sacar para a
mulher da dupla adversária.
27. Contagem no Set
a) Um jogador (ou jogadores)
que primeiro vencer 6 games,
vence um set. Ressalte-se que
ele precisa vencer por uma
margem de 2 games sobre o seu
oponente e, quando necessário,
um set deve ser prolongado até
que esta margem seja atingida.
b) O sistema de tie-break de
contagem pode ser adotado como
uma alternativa para o sistema
do parágrafo A, desde que isto
seja anunciado antes da
partida.Neste caso as seguintes
regras deverão ser aplicadas:
O tie-break será usado quando
o placar atinge o empate de 6
games a 6 em qualquer set,
exceto no 3º ou 5º set de uma
partida melhor de 3 ou 5 sets,
respectivamente, quando deverá
ser jogado um set longo, a menos
que seja decidido e anunciado de
outra forma antes da
partida(Copa Davis, Grand Slans,
Torneios Nacionais, etc.).
O seguinte sistema deve ser
usado num game de tie-break:
SIMPLES
I. Um jogador que primeiro
ganhar 7 pontos vence o game e o
set, desde que esteja à frente
por uma margem de 2 pontos. Se o
placar ficar igualado em 6
pontos, o game deve ser
estendido até que esta margem de
dois pontos de vantagem seja
atingida. A contagem deverá ser
numérica durante o tie-break.
II. jogador a quem cabia
sacar, deve ser o sacador para o
primeiro ponto. Seu adversário
deverá ser o sacador para o 2º e
3º pontos e, daí em diante, cada
jogador deve sacar
alternadamente por 2 pontos
consecutivos até que o vencedor
do game e, conseqüentemente do
set seja conhecido.
III. Desde o primeiro ponto,
cada saque deve ser efetuado
alternadamente do lado direito e
do lado esquerdo da quadra,
começando pelo lado direito. Se
ocorre saque de uma metade
errada da quadra e é percebido,
todos os pontos resultantes
deste saque ou saques errados
devem permanecer, mas a posição
deve ser corrigida imediatamente
após a descoberta.
IV. Os jogadores devem trocar
de lado após cada 6 pontos e na
conclusão do tie-break.
V. tie-break deve ser contado
como um game para efeito da
troca de bolas, exceto que, se
as bolas devessem ter sido
trocadas no início do tie-break,
a troca deve ser adiada até o 2º
game do set seguinte.
DUPLAS
Em duplas, deve ser aplicado
o mesmo procedimento de simples.
O jogador que tinha a vez de
sacar deve ser o sacador para o
primeiro ponto. Dali em diante
cada jogador deve servir em
rotação por 2 pontos, na mesma
ordem do set em andamento, até
que os vencedores do game e do
set sejam conhecidos.
ROTAÇÃO DO SERVIÇO
O jogador (ou dupla) que
sacou primeiro no tie-break deve
ser recebedor no primeiro game
do set seguinte.
Caso 1 - Em 6 games a 6, o
tie-break é jogado, embora tenha
sido decidido e anunciado antes
da partida que deverá ser jogado
set longo. São computados os
pontos já jogados?
Decisão - Se o erro é
descoberto antes da bola ser
posta em jogo para o 2º ponto, o
primeiro ponto deve ser
computado, mas o erro deve ser
corrigido imediatamente. Se o
erro é descoberto após a bola
ser posta em jogo para o 2º
ponto, o game deve continuar com
tie-break.
Caso 2 - Em 6 games a 6, set
longo é jogado, embora tenha
sido decidido e anunciado antes
da partida que deveria ser
adotado o tie-break. São
computados os pontos já jogados?
Decisão - Se o erro é
descoberto antes da bola ser
posta em jogo para o 2º ponto, o
primeiro ponto deve ser
computado, mas o erro deve ser
corrigido imediatamente. Se o
erro é descoberto após a bola
ser posta em jogo para o 2º
ponto, deve ser jogado um set
longo. Se o placar mais tarde,
atinge 8 a 8 ou um número par
mais alto, deve ser jogado um
tie-break.
Caso 3 - Se durante o
tie-break, numa partida de
duplas, um parceiro recebe fora
da vez, deve a ordem do
recebimento permanecer alterada
até o fim do game?
Decisão - Se apenas um ponto
foi jogado, a ordem de receber
deve ser corrigida imediatamente
e o ponto já jogado deve ser
considerado. Depois que a bola
foi posta em jogo para o segundo
ponto, a ordem de recebimento
deve permanecer alterada.
Caso 4 - Se durante um
tie-break, num jogo de simples
ou de duplas, um jogador saca
fora da ordem, deve a ordem de
saque permanecer alterada até o
fim do game?
Decisão - Se apenas um ponto
foi jogado, a ordem de saque
deve ser corrigida imediatamente
e o ponto já jogado deve ser
considerado. Depois da bola ter
sido posta em jogo para o 2º
ponto, a ordem de saque deve
permanecer alterada.
28. Número Máximo de Sets
O número máximo de sets numa
partida deve ser 5 para o
masculino e 3 para o feminino.
29. Atribuições dos Árbitros
(Oficiais)
Em partidas onde um árbitro
esteja designado, sua Decisão
deve ser final. Mas onde haja um
Árbitro Geral designado, uma
apelação pode ser dirigida a ele
de uma Decisão de um árbitro, em
uma questão de regras. Em todos
estes casos, a Decisão do
Árbitro Geral deverá ser final.
Em partidas onde estejam
designados assistentes do
árbitro (árbitros de linha,
árbitro de net, ou árbitro de
foot-fault), suas decisões
deverão ser finais em questão de
fato, exceto se, na opinião de
um árbitro, erro flagrante foi
cometido, quando então ele terá
o direito de mudar a Decisão de
um assistente ou ordenar um let.
Quando um árbitro auxiliar está
impossibilitado de dar uma Decisão, ele deve firmar isso
imediatamente ao árbitro, o qual
deverá dar uma Decisão. Quando
um árbitro está impossibilitado
de dar uma Decisão numa questão
de fato, ele deve ordenar um
let.
Em partidas pela Copa Davis
ou em outras onde um árbitro
geral esteja na quadra, qualquer Decisão pode ser mudada pelo
Árbitro Geral, o qual pode
também instruir um árbitro a
ordenar um let.
O Árbitro Geral, a seu juízo,
pode a qualquer hora adiar uma
partida em virtude de escuridão
ou condições do piso ou das
condições de tempo. Em qualquer
caso de adiamento, o escore e a
disposição na quadra devem ser
mantidos na continuação da
partida, a menos que o Árbitro
Geral e os jogadores resolvam
por unanimidade, de outra
maneira.
Caso 1 - O árbitro ordena um
let, mas um jogador reclama que
o ponto não deve ser repetido.
Pode o Árbitro Geral ser
requisitado a dar uma Decisão?
Decisão - Sim. Uma questão de
regra: uma disputa relacionada à
aplicação de fatos específicos
deve ser em primeiro lugar
decidida pelo árbitro.
Entretanto, se o árbitro está
incerto ou se o jogador apela de
sua Decisão, então o Árbitro
Geral deve ser requisitado a dar
uma Decisão. E sua Decisão é
final.
Caso 2 - Uma bola é chamada
out, mas um jogador reclama que
a bola foi boa. Pode o Árbitro
Geral dar uma Decisão?
Decisão - Não, isto é uma
questão de fato; quer dizer, uma
disputa relacionada ao que
realmente ocorre durante uma
situação específica. Neste caso
a Decisão dos oficiais de quadra
é final.
Caso 3 - Pode o juiz chamar
um overrule ao final de um
ponto, se na sua opinião um erro
flagrante foi cometido durante o
ponto?
Decisão - Não, a menos que em
sua opinião o adversário tenha
sido atrapalhado. Um juiz pode
apenas dar o overrule se o fizer
imediatamente após o erro ter
sido descoberto.
Caso 4 - Um juiz de linha
chama uma bola out. O juiz
estava impossibilitado de ver
claramente, embora ele achasse
que abola foi boa. Pode ele dar
o overrule ?
Decisão - Não. O juiz só pode
dar o overrule se tiver absoluta
certeza de que uma chamada foi
incorreta.
Caso 5 - Pode um juiz de
linha mudar sua chamada depois
que o juiz deu o placar ?
Decisão - Sim. Se um juiz de
linha percebe que cometeu um
erro, ele pode fazer a correção,
desde que o faça imediatamente.
Caso 6 - Um jogador reclama
que seu golpe foi bom depois que
um juiz de linha chamou out.
Pode o juiz dar o overrule ?
Decisão - Não. O juiz nunca
pode dar um overrule como resultado de um protesto ou apelo de um jogador.
30. CONTINUIDADE DO JOGO E
PERÍODOS DE DESCANSO
O jogo deve ser contínuo
desde o primeiro saque até o
término da partida, de acordo
com o seguinte:
a) Se o primeiro saque é um
fault, o segundo deve jogar
dentro do ritmo do sacador e
deve estar pronto para receber
quando o sacador estiver pronto
para sacar.
Quando da troca de lados, o
máximo de um minuto e trinta
segundos deve ocorrer desde o
momento em que a bola sai de
jogo, no fim do game, até o
momento em que a bola é golpeada
para o primeiro ponto do game
seguinte.
O árbitro deve usar o seu
julgamento quando houver um
interferência que torne
impossível ao sacador executar o
seu serviço dentro do tempo.
Os organizadores de circuitos
internacionais ou de eventos por
equipes reconhecidos pela ITF
podem determinar o tempo
permitido entre os pontos, o
qual não pode em qualquer
circunstância exceder 20
segundos entre o momento em que
a bola sai de jogo, no fim de um
ponto, até o momento em que a
bola é golpeada para iniciar o
próximo ponto.
b) jogo nunca deve ser
suspenso, retardado ou
interrompido com o propósito de
permitir a um jogador recuperar
suas forças, respiração ou
condição física. Entretanto, no
caso de uma contusão acidental,
o árbitro pode permitir uma
suspensão de até três minutos
para tratamento daquela
contusão.
c) Se por circunstâncias fora
do controle do jogador, sua
roupa, tênis ou equipamento
(excluindo raquete) se danificar
de forma tal que seja impossível
ou indesejável para ele jogar, o
árbitro pode suspender a partida
enquanto se corrige o problema.
d) O árbitro pode suspender
ou retardar um jogo a qualquer
tempo, desde que necessário e
apropriado.
e) Depois do terceiro sete
(ou quando uma mulher está
jogando, depois do segundo set),
ambos os jogadores têm direito a
um descanso, o qual não pode
exceder 10 minutos. Em países
situados entre a latitude 15
graus N e latitude 15 graus S, o
descanso pode ser de 45 minutos
e, além disso, quando necessário
por circunstância fora de
controle dos jogadores, o
árbitro pode suspender o jogo
pelo período que considerar
necessário.
Se o jogo for suspenso e não
reiniciado até o dia seguinte,
no dia em que for reiniciado o
descanso só pode ser feito até o
terceiro set (ou, quando uma
mulher está envolvida, até o
segundo set). Se um jogo é
suspenso e não reiniciado dentro
de 10 minutos (mas ainda no
mesmo dia), o descanso só pode
ocorrer depois de três sets
consecutivos terem sido jogados
sem interrupção (dois para as
mulheres), considerando-se
sempre a complementação de um
set como um set.
Qualquer país e/ou comitê
organizador de um torneio, jogo
ou competição que não sejam
eventos da ITF (Copa Davis e
FedCup) tem a liberdade de
modificar ou omitir o
estabelecido neste item nos seus
regulamentos, desde que enunciem
antes de iniciar a competição.
f) Um comitê de torneio tem
poder para definir o tempo
permitido para o período de
aquecimento no início de uma
partida, mas este não pode
exceder cinco minutos e deve ser
anunciado antes do evento
começar.
g) Quando estiver vigente o
sistema de "point penalty" e o
"não acumulativo point penalty",
o árbitro deve tomar suas
decisões respeitados os termos
daqueles sistemas.
h) Havendo violação do
princípio de que o jogo deve ser
contínuo, o árbitro pode, após
dar a devida advertência,
desqualificar o infrator.
31. Instruções
Durante o desenvolvimento de
uma partida em uma competição
por equipes, um jogador pode
receber instruções de um capitão
que esteja sentado na quadra
apenas quando da roca de lados,
mas não quando da troca de lados
durante o tie-break.
Um jogador não pode receber
instruções durante o
desenvolvimento de qualquer
outra partida. As disposições
desta regra devem ser
rigorosamente interpretadas.
Após a devida advertência, um
jogador que a infrinja pode ser
desqualificado. Quando estiver
em vigência um sistema de "point
penalty", o árbitro deve impor
penalidades de acordo com esse
sistema.
Caso 1 - Deve ser dada uma
advertência, ou se deve
desqualificar o jogador, se a
instrução está sendo dada por
sinais, de forma discreta?
Decisão - O árbitro deve
tomar providência tão logo fique
ciente de que a instrução esteja
sendo dada verbalmente ou por
sinais. Se o árbitro não estiver
percebendo que instruções estão
sendo dadas, um jogador pode
chamar-lhe a atenção para o fato
de que a infração está
ocorrendo.
Caso 2 - Pode um jogador
receber instruções durante o
descanso em uma partida de cinco
sets, ou quando o jogo é
interrompido e ele deixa a
quadra?
Decisão - Sim. Nesta
circunstância, quando o jogador
não está na quadra, não há
restrições.
Nota: O termo "instruções"
engloba qualquer sinal ou
informação.
32. Troca de bolas
Nos casos em que as bolas
devem ser trocadas após um
especificado número de games e
acontecer de as bolas não serem
trocadas no momento correto, o
erro deve ser corrigido quando o
jogador, ou o parceiro no caso
de duplas, que deveria ter
sacado com bolas novas, estiver
novamente com o direito do
saque. Depois disso as bolas
devem ser trocadas de modo que o
número de games entre trocas
seja originalmente acordado.
33. O Jogo de Duplas
As regras anteriores devem
ser também aplicadas no jogo de
duplas, exceto as que serão
exposta a seguir.
34. A Quadra de Duplas
Para o jogo de duplas a
quadra deve ter 10,97m de
largura, isto é, 1,37m a mais de
cada lado do que a quadra para o
jogo de simples. E aquelas
porções das linhas laterais de
simples que ficam entre as duas
linhas de serviço, devem ser
chamadas de linhas laterais de
serviço. De resto, a quadra deve
ser similar àquela descrita na
Regra 1, exceto pelas porções
das linhas laterais de simples
entre a linha de base e a linha
de serviço em cada lado da rede,
que podem ser omitidas, se
desejado.
35. Ordem de Saque em Duplas
A ordem de saque deve ser
decidida no começo de cada set,
conforme segue:
A dupla que tem que servir no
primeiro game de cada set deve
decidir qual o parceiro o fará e
a dupla oponente deve decidir
igualmente quem iniciará sacando
no segundo game.
O parceiro do jogador que
sacou no primeiro game deve
sacar no terceiro; o parceiro do
jogador que sacou no segundo
game deve sacar no quarto, e
assim na mesma ordem em todos os
games subseqüentes de um set.
Caso 1 - Em duplas, um
jogador não aparece em tempo
para jogar e seu parceiro pede
permissão para jogar sozinho
contra os jogadores oponentes.
Isso é possível?
Decisão - Não.
36. Ordem de Recebimento em
Duplas
A ordem de recebimento do
saque deve ser decidida no
começo de cada set, conforme o
que segue:
A dupla que tem que receber o
saque no primeiro game deve
decidir qual o parceiro deve
receber o primeiro saque e
aquele parceiro deve continuar a
receber o primeiro saque em cada
game ímpar durante aquele set.
A dupla adversária deve, da
mesma forma, decidir qual
parceiro deve receber o primeiro
saque do segundo game e aquele
parceiro deve continuar a
receber o primeiro saque em cada
game par durante aquele set. Os
parceiros devem receber o saque
alternadamente durante cada
game.
Caso 1 - É permitido, em
duplas, o parceiro do sacador ou
do recebedor permanecer em uma
posição que obstrua a visão do
recebedor?
Decisão - Sim, o parceiro do
sacador ou do recebedor pode
tomar qualquer posição no seu
lado da rede, dentro ou fora da
quadra, conforme desejar.
37. Saque Fora de Ordem em
Duplas
Se um parceiro serve fora de
sua vez, o parceiro que deveria
ter sacado deve sacar tão logo o
engano é descoberto, mas todos
os pontos registrados e
quaisquer faltas antes desta
descoberta devem ser mantidos.
Se o game tiver sido
completado antes de tal
descoberta, a ordem do saque
permanecerá inalterada.
38. Erro na Ordem de
Recebimento em Duplas
Se durante um game a ordem de
recebimento é trocada pelo
recebedores, ela deve permanecer
até o fim do game no qual o
engano é descoberto, mas os
parceiros devem reassumir sua
ordem original de recebimento no
game seguinte daquele set no
qual eles serão os recebedores.
39. Saque Faltoso em Duplas
O saque é um fault conforme
previsto na Regra 10, ou se a
bola toca o parceiro do sacador
ou qualquer coisa que ele vista
ou carregue. Mas se a bola
sacada tocar o parceiro do
recebedor, ou qualquer coisa que
ele vista ou carregue, não sendo
chamado um let conforme a Regra
14A antes de atingir o solo,
então o sacador vence o ponto.
40. Jogando a Bola em Duplas
A bola deve ser golpeada
alternadamente por um ou outro
jogador de cada uma das duplas.
Se um jogador toca a bola em
jogo depois dela ter sido tocada
por seu parceiro, seus oponentes
ganham o ponto.
CÓDIGO DE CONDUTA PARA
TORNEIOS NACIONAIS
INFANTO-JUVENIS
Objetivo
O objetivo deste código é
fazer com que os jogadores
mantenham algumas normas de
comportamento justas e razoáveis
em todos os torneios nacionais
que disputar.
Relatórios
Para manter um arquivo
completo de todas as medidas
tomadas conforme este código, o
Árbitro Geral e o Comitê
Organizador devem incluir em
seus relatórios todos os
detalhes das medidas tomadas ou
recomendadas , conforme os
títulos abaixo : Pontos de Penalização
aplicados;
Pontos de Suspensão
recomendados;
Retiradas;
Qualquer conduta não
profissional.
TÉCNICOS, ACOMPANHANTES OU
PARENTES DOS JOGADORES
Nenhum técnico, acompanhante
ou parente do jogador pode, em
qualquer momento, principalmente
durante o torneio ou um evento
no qual o jogador foi aceito
para jogar, ter uma conduta de
maneira que reflita
desfavoravelmente à CBT, ao
torneio, a qualquer jogador, aos
árbitros ou ao jogo de tênis.
Conduta abusiva, incluindo
uma conduta direta a qualquer
jogador, árbitros do torneio ou
público em geral, deve ser
considerado como violação a esta
regra.
As violações resultarão em
(1) recusa de privilégios ou
exclusão da pessoa do local do
torneio ou de todos os torneios
do circuito; ou (2) alguma outra
sanção que o Comitê de
Julgamento da CBT decidir
aplicar.
OFENSAS DOS JOGADORES NO
TORNEIO
A) Geral
Todos os jogadores devem se
comportar de maneira
disciplinarmente desportiva
durante todas as partidas e em
todos os momentos que estiver
nos recintos do torneio.
As disposições estipuladas a
seguir são aplicáveis à conduta
de todos os jogadores enquanto
estiverem nos recintos do
torneio.
B) Pontualidade
As partidas serão chamadas
sucessivamente sem atraso, de
acordo com a "Programação dos
Jogos", previamente divulgada.
O Árbitro Geral deve colocar
a "Programação dos Jogos" em um
local visível, em uma área
destinada aos jogadores. A
"Programação dos Jogos"
previamente anunciada não pode
ser alterada sem a aprovação do
Árbitro Geral. O Árbitro Geral
definirá um relógio como
"Relógio Oficial", que deverá
estar em um local bem visível a
todos. As partidas serão
chamadas de acordo com a
"Programação dos Jogos"
utilizando-se todos os meios
disponíveis e razoáveis para
tal.
Todo jogador que não estiver
preparado para jogar dentro de
15 (quinze) minutos após seu
jogo ter sido chamado, será
desclassificado, a menos que o
Árbitro Geral, a seu único
julgamento e depois de
considerar todas as
circunstâncias cabíveis, decida
não desclassificá-lo.
C) Roupa e Equipamento
Todos os jogadores deverão se
vestir e se apresentar para
jogar de forma profissional.
Devem usar roupas limpas e que
normalmente são usadas para a
prática do jogo de tênis.
1 - Roupa Inaceitável
Camiseta regata, shorts de
ginástica, camiseta ou outra
roupa que não seja adequada, não
poderá ser usada durante uma
partida (incluindo o
aquecimento). Se o jogador
estiver em dúvida sobre o que
pode vestir, ele deve consultar
o Árbitro Geral que poderá
orientá-lo.
2 - Duplas
Quando possível, os parceiros
da dupla devem vestir roupas
substancialmente idênticas.
3 - Identificações
Nenhuma identificação deve
ser autorizada para roupas ou
equipamentos de um jogador
quando este estiver na quadra
durante uma partida, em uma
conferência de imprensa ou mesmo
em uma cerimônia do torneio,
exceto como o disposto a seguir:
a) Camisa, Blusão ou Jaqueta:
I. Manga - Uma identificação
comercial (não do fabricante da
roupa) em cada manga as quais
não podem ultrapassar a medida
de 19.5 cm2 mais um logo do
fabricante da roupa em cada
manga os quais não podem
ultrapassar a medida de 13.5
cm2.
II. Frente, Costas e Gola -
Somente dois logos do fabricante
da roupa, os quais não podem
ultrapassar a medida de 13.5 cm2
ou a opção de um logo do
fabricante com 19.5 cm2.
III. Sem manga - Se a peça de
roupa não tiver mangas então
duas identificações comercias
(não do fabricante da roupa) de
13.5 cm2, poderão ser colocadas
na frente desta peça de roupa.
b) Saias e Shorts
Somente dois logos do
fabricante da roupa, os quais
não podem ultrapassar a medida
de 13.5 cm2.Se estiver sendo
usado shorts de lycra, somente
será permitido um logo de 13.5
cm2 do fabricante na saia ou no
shorts e um logo de 13.5 cm2 do
fabricante no shorts de lycra.
c) Shorts de Lycra
Pode ter apenas um logo do
fabricante que não ultrapasse a
medida de 13.5 cm2.
d) Vestidos
I. Duas identificações
comerciais (não do fabricante da
roupa) mais dois logos do
fabricante, os quais não devem
ultrapassar a medida de 13.5 cm2
ou a opção de um logo do
fabricante com 19.5 cm2. Os
logos do fabricante devem ser
colocados um em cada manga. Caso
o vestido não tenha mangas, deve
ser seguido como previsto no
ítem (a) (III).
II. Qualquer logo colocado
nas costas de um vestido ou em
qualquer lugar da gola não será
permitido. e) Meias e Tênis
Um logo do fabricante em cada
meia e em cada tênis. O tamanho
do logo das meias para cada pé
não pode ultrapassar a medida de
13.5 cm2.
f) Raquete
Logo do fabricante da raquete
e do fabricante do
encordoamento.
g) Bonés, Testeiras ou
Munhequeiras
Um logo (sem palavra) do
fabricante que não ultrapasse a
medida de 13.5 cm2.
h) Bolsas, Toalhas ou Outro
Equipamento
Logo do fabricante do
equipamento em cada item mais
duas identificações comerciais
separadas em uma bolsa, as quais
não devem ultrapassar a medida
de 26 cm2.
i) Definição de Fabricante
Para os fins desta regra,
fabricante significa o
fabricante da roupa ou
equipamento em questão.
j) Determinação da Medida do
Logo
O limite das medidas de 13.5
cm2 ou 19.5 cm2 deve ser
determinado pela medição da área
a ser aplicada(patch) na roupa
de um jogador, independentemente
da cor da mesma. A área a ser
medida, dependendo da
aplicação(patch) utilizada
(círculo, triângulo ou
retângulo) deve ser feita ao
redor da mesma e a medida a ser
considerada para os fins desta
regra, será a medida da área de
dentro da circunferência ou o
perímetro do triângulo ou
retângulo, conforme o caso.
Quando uma aplicação (patch) for
de cor sólida e igual a da roupa
do jogador, a área a ser
considerada, será baseada na
medida do tamanho do logo.
4 - Roupa para o Aquecimento
(agasalhos)
Os jogadores podem usar roupa
para o aquecimento(agasalho)
durante o aquecimento e durante
a partida, sempre que cumpram as
estipulações anteriores e com a
condição de que obtenham junto
ao Árbitro Geral, aprovação para
usá-la durante a partida.
5 - Troca de Roupa e
Descumprimento
O Juiz de Cadeira ou o
Árbitro Geral podem ordenar a
qualquer jogador que esteja
violando esta seção, a trocar de
roupa ou equipamento
imediatamente.
O descumprimento desta ordem
por parte de algum jogador pode
gerar desclassificação imediata
ou a aplicação de Pontos para
Suspensão.
Em duplas, a aplicação dos
Pontos para Suspensão por
violação a esta seção,
relacionada com as exigências
para roupas e equipamentos, será
imposta somente ao jogador da
dupla que cometa a violação a
menos que os dois a cometam.
D) Saindo da Quadra
Nenhum jogador deve sair da
quadra durante a partida
(incluindo o aquecimento) sem
autorização do Juiz de Cadeira
ou Árbitro Auxiliar.
Todo jogador que infringir
esta seção poderá ser
desclassificado pelo Árbitro
Geral.
E) Máximo Esforço
Os jogadores devem se
esforçar ao máximo para vencer
as partidas. Todo jogador que,
na opinião do Juiz de Cadeira e
do Árbitro Geral, não se
esforçar ao máximo, pode ser
desclassificado.
F) Abandonar uma Partida
Um jogador deve terminar uma
partida que esteja disputando a
menos que esteja razoavelmente
incapacitado para fazê-lo. Um
jogador que violar esta seção
pode ser desclassificado em
seguida pelo Árbitro Geral.
G) Conferências de Imprensa
Exceto por contusão e
incapacidade física para
comparecer, um jogador ou
equipe, tanto como ganhador ou
perdedor, deve atender à
conferência de imprensa,
organizada imediatamente ou
dentro de um tempo razoável,
após a conclusão da partida.
H) Demora sem Razão
Os jogadores devem iniciar a
jogar assim que o Juiz de
Cadeira ordenar, após o tempo
estabelecido para o aquecimento.
Após isso, o jogo será contínuo
e nenhum jogador poderá retardar
injustificavelmente a partida
por nenhum motivo, incluindo a
perda natural da condição
física.
Nas trocas de lado a tempo
máximo é de 90 segundos,
contados desde que a bola tenha
sido posta fora de jogo até o
momento do contato com a bola no
primeiro saque do ponto
seguinte. Se este saque for um
"fault", o sacador deve sacar o
segundo saque sem demora.
O recebedor deve jogar dentro
de um tempo razoável do sacador,
devendo estar preparado para
receber quando o sacador estiver
pronto para sacar.
Demora por perda natural da
condição física, contusão ou
recusa em jogar se constituem em
violação a esta seção. A
primeira violação a esta seção
será penalizada com uma
advertência (warning) e cada
violação subseqüente será
penalizada com perda de ponto
(point penalty).
Entretanto, quando a violação
for resultado da perda da
condição física, recusa em jogar
ou contusão, após ser ordenado
pelo Juiz de Cadeira a jogar, a
penalização será aplicada de
acordo com o Código de
Penalidades (Point Penalty
Schedule).
I) Obscenidades Audíveis
Os jogadores não podem usar
obscenidades audíveis dentro dos
recintos do torneio. Se a
infração ocorrer durante uma
partida, o jogador será
penalizado de acordo com o
Código de Penalidades (Point
Penalty Schedule).
Para os fins desta regra,
obscenidades audíveis se definem
como o uso de palavras que
normalmente se conhecem e são
entendidas como profanas, quando
ditas de forma clara e
suficientemente altas para que
possam ser ouvidas por Juiz de
Cadeira e/ou Juízes de Linha
e/ou público e/ou pegadores de
bola.
J) Instruções e Técnicos
Os jogadores não devem
receber instruções durante uma
partida.
A Regra 31 das Regras de
Tênis determina:
Durante uma partida de uma
competição por equipes, um
jogador pode receber instruções
de um capitão que esteja sentado
dentro da quadra, somente quando
da virada de lados, mas não
quando da virada de lados
durante um tie-break.
Um jogador não pode receber
instruções durante nenhuma
partida que não seja de uma
competição por equipes. O
previsto nesta regra deve ser
estritamente observado.
Após a devida advertência, o
jogador infrator pode ser
desclassificado. Quando um
sistema aprovado de penalização
por pontos estiver sendo
praticado, o Juiz de Cadeira
deve impor as penalidades de
acordo com esse sistema.
Caso 1 - Deve ser dado uma
advertência, ou desclassificar o
jogador, se a instrução estiver
sendo dada por sinais de maneira
discreta?
Decisão - O árbitro deve agir
tão logo tome consciência que a
instrução está sendo dada
verbalmente ou por sinais. Se o
árbitro não estiver percebendo
que a instrução está sendo dada,
um jogador pode alertá-lo sobre
o fato de que a instrução está
sendo dada.
Caso 2 - Pode um jogador
receber instrução quando a
partida é interrompida e ele
deixa a quadra?
Decisão - Sim. Nestas
circunstâncias, quando o jogador
não está na quadra, não há
restrições para instruções.
Nota: A palavra "instruções"
inclui qualquer aviso ou dica.
Qualquer tipo de comunicação,
audível ou visível, entre um
jogador e um técnico, deve ser
considerado como instrução. Os
jogadores devem também proibir
seus técnicos, pais, parentes e
acompanhantes de:
1 - Usar obscenidades
audíveis dentro dos recintos do
torneio;
2 - Fazer quaisquer tipos de
gestos obscenos dentro dos
recintos do torneio;
3 - Abusar verbalmente de
qualquer árbitro, adversário,
espectador ou qualquer outra
pessoa dentro dos recintos do
torneio;
4 - Abusar fisicamente de
qualquer árbitro, adversário,
espectador ou qualquer outra
pessoa dentro dos recintos do
torneio;
5 - Dar, fazer, autorizar ou
endossar qualquer declaração
pública dentro dos recintos do
torneio, tendo ou projetando
ter, um efeito prejudicial em
relação aos interesses do
torneio e/ou relativos à
arbitragem.
Violação a esta seção,
submete o jogador a 3 Pontos de
Suspensão por cada violação.
Se esta violação ocorrer
durante uma partida (incluindo o
aquecimento), o jogador deve ser
penalizado de acordo com o
Código de Penalidades (Point
Penalty Schedule).
Em circunstâncias onde houver
flagrante e particularmente
prejuízo ao sucesso do torneio,
o Árbitro Geral da CBT pode
ordenar que o técnico seja
retirado do local da partida ou
dos recintos do torneio e caso
ele se recuse em cumprir tal
determinação, o Árbitro Geral
pode declarar a imediata
desclassificação do jogador.
Nota importante: Para os fins
desta regra, a palavra
"acompanhantes" significa
pessoas claramente
identificáveis como acompanhando
um jogador no ambiente do
torneio.
K) Obscenidade Visível
Os jogadores não podem fazer
qualquer tipo de gestos obscenos
dentro dos recintos do torneio.
Se a violação ocorrer durante a
partida, o jogador será
penalizado de acordo com o
Código de Penalidades (Point
Penalty Schedule).
Para os fins desta regra,
obscenidades visíveis são
definidas como sinais que um
jogador(a) faça com as mãos e/ou
raquete e/ou bolas, que
normalmente tenham um sentido ou
efeito obsceno segundo o
entendimento normal das pessoas.
L) Abuso de Bolas
Os jogadores não podem
golpear, chutar ou lançar uma
bola de tênis violentamente ou
com raiva dentro do recinto da
quadra, exceto ao tentar
razoavelmente ganhar os pontos
em uma partida (incluindo o
aquecimento). Se a infração
ocorrer durante a partida, o
jogador deverá ser penalizado de
acordo com o Código de
Penalidades (Point Penalty
Schedule).
Para os fins desta regra,
abuso de bolas significa golpear
intencionalmente a bola para
fora da quadra, golpear uma bola
perigosa ou imprudentemente
dentro da quadra ou golpear uma
bola negligentemente sem se dar
conta das conseqüências.
M) Abuso de Raquete ou
Equipamento
Os jogadores não podem bater,
chutar ou lançar violentamente
uma raquete ou outro equipamento
dentro dos recintos do torneio.
Se a infração ocorrer durante a
partida, o jogador deverá ser
penalizado de acordo com o
Código de Penalidades (Point
Penalty Schedule).
Para os fins desta regra,
abuso de raquete ou equipamento
se define como intencionalmente
e violentamente destruir ou
danificar raquetes ou
equipamentos, ou
intencionalmente e violentamente
golpear a rede, quadra, cadeira
de juiz ou outra parte
permanente da quadra durante a
partida.
N) Abuso Verbal
Os jogadores não podem em
nenhum momento abusar
verbalmente de qualquer árbitro,
adversário, espectador ou outra
pessoa dentro dos recintos do
torneio.
Se a infração ocorrer durante
a partida, o jogador deverá ser
penalizado de acordo com o
Código de Penalidades (Point
Penalty Schedule).
Para os fins desta regra,
abuso verbal se define como uma
declaração direta a um árbitro,
adversário, espectador ou outra
pessoa, que implique em
desonestidade ou seja
depreciativa, insultante ou de
qualquer maneira abusiva.
O) Abuso Físico
Os jogadores não podem em
nenhum momento abusar
fisicamente de qualquer árbitro,
adversário, espectador ou outra
pessoa dentro dos recintos do
torneio.
Se a infração ocorrer durante
a partida, o jogador deverá ser
penalizado de acordo com o
Código de Penalidades (Point
Penalty Schedule).
Para os fins desta regra,
abuso físico é tocar sem
autorização um árbitro ou
adversário ou espectador ou
outra pessoa.
P) Conduta Antidesportiva
Os jogadores devem a todo
momento ter uma conduta de
maneira desportiva e respeitar a
autoridade dos árbitros e os
direitos dos adversários,
espectadores ou outra pessoa. Se
a infração ocorrer durante uma
partida, o jogador deverá ser
penalizado de acordo com o
Código de Penalidades (Point
Penalty Schedule).
Para os fins desta regra,
conduta antidesportiva é
definida como qualquer
comportamento impróprio do
jogador que seja claramente
abusivo ou prejudicial ao
esporte, mas que não esteja
incluída em nenhuma das
proibições específicas previstas
nestas regras.
Q) Advertências
Qualquer jogador(a) que
receber 3(três) advertências ou
mais durante um torneio será
penalizado com 1(um) Ponto de
Suspensão para cada 3(três)
advertências acumuladas.
R) Código de Penalidades
(Point Penalty Schedule)
O Código de Penalidades
(Point Penalty Schedule) a ser
usado em caso de violações das
regras (exceto demora sem razão)
é:
Primeira violação -
Advertência
Segunda violação - Perda de
Ponto
Terceira violação -
Desclassificação
As penalizações devem ser
impostas pelo Juiz de Cadeira.
Se o Juiz de Cadeira falhar em
impor uma penalização em caso de
violação, então o Árbitro Geral
deve ordená-lo a fazer. O
jogador deve ser claramente
informado sobre qualquer
advertência imposta e as
subsequentes penalizações.
Durante uma partida arbitrada
por um competidor, nenhuma
penalização deve ser imposta sem
a autorização do Árbitro Geral
ou seu assistente.
S) Regra de Obstrução
Qualquer atraso involuntário
da partida, abuso da regra dos
20 segundos ou da regra dos 90
segundos para troca de lados,
submete o jogador a uma
advertência para a primeira
infração e perda de ponto para
todas as outras infrações que
acontecerem depois. Qualquer
distração contínua da partida,
como por exemplo dar pequenos
grunhidos, será conduzido como a
seguir: na primeira infração
será anunciado um let e o ponto
será jogado novamente, na
segunda também será anunciado um
let, o ponto será jogado
novamente e o Juiz de Cadeira
deverá avisar o jogador que se
houver a terceira ou subseqüente
infração, ele será penalizado
com a perda de um ponto para
cada nova ocorrência.
T) Interrupção para
Banheiro/Troca de Roupa
Masculino
Um jogador está autorizado a
solicitar e receber, somente na
virada de lados, permissão para
sair da quadra e ir ao banheiro
e nunca para outro fim. Um
jogador tem direito a 1 (uma)
interrupção durante uma partida
de melhor de 3 (três) sets e
2 (duas) interrupções em uma
partida melhor de 5 (cinco) sets.
O Juiz de Cadeira deve notificar
o Árbitro Geral quando a
interrupção for autorizada.
Feminino
Em simples, uma jogadora está
autorizada a 2 (duas)
interrupções por jogo e, em
duplas, cada time está
autorizado a 2 (duas)
interrupções. Qualquer hora que
a jogadora deixar a quadra para
ir ao banheiro ou trocar de
roupa, deve ser considerada como
uma das duas interrupções a que
tem direito, independentemente
se sua adversária também tenha
saído da quadra. Em duplas, se
as parceiras saírem da quadra
juntas também será contado como
uma das duas interrupções a que
elas tem direito.
Em ambos os casos, o
jogador(a) deve ser acompanhado
pelo Árbitro Geral ou outro
árbitro oficial e a interrupção
não deve ultrapassar o tempo de
6(seis) minutos e 30 (trinta)
segundos, incluindo-se os 5
minutos da interrupção mais os
90 segundos da virada de lados.
Se, de acordo com a localização
do banheiro, for necessário um
tempo maior que os 6 minutos e
30 segundos para a interrupção,
o Árbitro Geral deve afixar um
aviso a esse respeito antes do
início das partidas. Qualquer
interrupção para banheiro
ocorrida durante o aquecimento
deve ser considerada como
adicional, uma vez que a partida
não iniciou oficialmente. Saídas
para banheiro durante a virada
de lados são autorizadas.
Violações do tempo ou abuso do
disposto nesta regra devem ser
penalizados com o Código de
Penalidades (Point Penalty
Schedule).
U) Desclassificação
O Juiz de Cadeira pode
declarar a desclassificação de
um jogador por uma única
violação a este Código ou seguir
de acordo com o Código de
Penalidades (Point Penalty
Schedule) citado anteriormente.
Em caso de apelação do jogador o
Árbitro Geral terá autoridade
para confirmar ou anular uma
desclassificação imediata e sua Decisão sobre a apelação será
definitiva.
O Árbitro Geral pode
desclassificar um jogador por
qualquer violação a este Código
e sua Decisão será inapelável.
Qualquer jogador que for
desclassificado, segundo o
previsto neste Código, será
desclassificado de todos os
eventos (simples, duplas, duplas
mistas, etc.), se houver, exceto
quando o incidente envolver
violação por pontualidade ou
roupa e equipamento, conforme
previsto anteriormente, ou por
perda da condição física.
V) Partidas de Duplas
As penalizações e/ou
desclassificações, se
ocasionadas por violações a este
Código, serão impostas à dupla.
W) Determinação das
Penalidades
O Árbitro Geral deve realizar
as investigações que sejam
necessárias para determinar os
fatos em relação a todas as
infrações dos jogadores no local
do torneio e, se determinar que
a violação tenha ocorrido,
deverá especificar a penalização
e esta for distinta ao
estipulado no Código de
Penalidades (Point Penalty
Schedule) deve notificar o
jogador por escrito.
VIOLAÇÃO DE TEMPO
Um máximo de 20 (vinte)
segundos podem transcorrer desde
o momento em que a bola foi
posta para fora de jogo até o
momento do contato com a bola
para o próximo ponto, exceto
quando na virada de lado, onde o
tempo máximo é de 90 (noventa)
segundos.
Não há nenhum aviso de
advertência quando estiver se
esgotando o tempo de 20 (vinte)
segundos entre os pontos. Porém,
nas trocas de lados, deve ser
anunciado "tempo" após
60 (sessenta) segundos, quando o
jogador terá mais 30 (trinta)
segundos para iniciar a jogar.
Caso um ou ambos os jogadores
permanecerem sentados em suas
cadeiras, sem que tenham tomado
suas posições de jogo, deve-se
anunciar "15 segundos" após
decorridos 75 (setenta e cinco)
segundos.
O recebedor deve jogar dentro
do tempo razoável do sacador,
devendo estar pronto para
receber quando o sacador estiver
pronto para sacar. Ao recebedor
poderá ser aplicada Violação de
Tempo (mesmo antes de terminados
os 20 segundos) caso sua
atitudes estejam retardando o
ritmo do sacador.
Um jogador não deve receber
duas Violações de Tempo seguidas
porque atrasos consecutivos
devem ser penalizados como
Retardamento de Jogo, exceto
quando ocorrer uma troca de
lados.
As penalidades são as
seguintes:
1ª infração: Advertência
2ª infração: Perda do Ponto
Demais Infrações: Perda do
Ponto
SET PROFISSIONAL
Visando a padronização na
forma de disputa do SET
PROFISSIONAL comunicamos que, de
acordo com o praticado pela
Federação Internacional de Tênis
(ITF), estamos regulamentando o
seguinte formato de disputa:
Será considerado vencedor do
SET PRO o jogador ou dupla que
alcançar 8 (oito) games com uma
diferença mínima de 2 (dois)
games de vantagem. Havendo
empate em 7 (sete) games,
termina-se em 9. Caso ocorra um
novo empate em 8 games, deverá
ser jogado um tie-break.
Este formato estará sendo
praticado, quando necessário, em
todos os torneios nacionais a
partir desta data.
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