Ace
Saque indefensável. A definição moderna admite que o
adversário toque na bola, desde que ela continue sua trajetória para o fundo
da quadra.
Advertência
Punição disciplinar dada unicamente pelo juiz de
cadeira, indicando que o jogador agiu de forma anti-ética, anti-social ou
anti-esportiva. Há diferentes níveis de advertência: a mais comum é a sucessão
de advertência, advertência com perda de ponto e advertência com perda do
jogo.
Approach
Qualquer golpe dado no fundo de quadra com o objetivo de
se aproximar da rede para executar o voleio.
ATP
Sigla da Associação masculina de tênis profissional (Association
of Tennis Professsionals)
Backhand
Golpe dado do lado contrário ao que se segura a raquete.
Costumeiramente chamado de "esquerda" ou " revés". Observe
que o backhand de um canhoto é o lado direito.
Break ou Quebra
Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou.
Break Point
ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à
quebra de saque.
Cabeça-de-chave
Diz-se dos favoritos de um campeonato. Designam-se cabeças
para se evitar que os melhores jogadores de um determinado torneio se encontrem
nas primeiras rodadas.
Challenger
Categoria de torneio profissional masculino, com premiação
que varia de US$ 25 a US$ 100 mil.
Circuito Satélite
Categoria de torneio profissional, com premiação entre
US$ 25 e US$ 75 mil, em que o torneio é dividido em três etapas preliminares e
uma etapa final, sendo que apenas esta última fase oferece pontos para o
ranking mundial.
Copa Davis
Nome dado ao campeonato masculino por países, organizado
pela Federação Internacional desde 1900.
Corredor
Área entre a linha lateral de simples e a de duplas.
Deuce
Palavra de origem francesa, que significa igualdade no
placar de um game depois que ele atinge 40 a 40. No Brasil, utiliza-se
"iguais".
Drive
Qualquer golpe dado no fundo da quadra.
Drop Shot
Mais conhecido por curtinha, é dado com efeito underspin
(veja abaixo) junto à rede.
Drop Volley
Deixadinha dada de voleio (ou seja, sem deixar a bola
quicar no chão).
Dupla Falta
Significa duplo erro no saque, o que dá o ponto ao adversário.
Empunhadura
Forma com que se segura a raquete para executar golpes. São
basicamente três: western, eastern e continental.
Erros não-forçados
Erros cometidos por um jogador em golpes considerados de fácil
execução. A dupla falta é um erro não-forçado por definição.
ITF
Sigla da Federação Internacional de Tênis (International
Tennis Federation)
Flat
Golpes dados na bola com pouco efeito. Também chamados de
"chapados".
Follow-through
Termo em inglês, já substituído em português por
"terminação". É o movimento que o braço que segura a raquete
descreve após o contato com a bola.
Forehand
Golpe dado do lado que se segura a raquete,
costumeiramente chamado de "direita".
Fout Fault
Falta cometida com os pés durante a execução de saque,
conforme especifica a regra (tocar a linha ou tirar os dois pés do chão antes
de a raquete tocar a bola).
Future
Categoria de torneio profissional, com premiação de até
US$ 15 mil.
Game
Parte da contagem do tênis. É a unidade que compõe o
set. Cada game é disputado por, no mínimo, quatro pontos. Os lances ganhos por
cada jogador têm pontuação progressiva de 15, 30, 40 e 50 (termo não
pronunciado). Em caso de empate no 40/40, haverá necessidade de se ganhar dois
pontos consecutivos para vencer o game.
Game Point
Ponto favorável ao sacador, que permite vencer o game.
Grand Slam
Conjunto dos quatro torneios mais tradicionais do tênis,
formado por Australian Open (Austrália), Roland Garros (França), Wimbledon
(Inglaterra) e US Open (EUA) e organizados pela Federação Internacional.
Grip
Termo utilizado para designar a grossura do cabo da
raquete (é medida em polegadas) ou o material (de couro ou sintético) que
reveste o cabo da raquete.
Ground Stroke
Nome em inglês dado a qualquer golpe executado no fundo
de quadra.
Half-volley
Nome em inglês que se dá ao bate-pronto quando se está
perto da rede.
Let
Expressão utilizada para pedir a repetição de um ponto
em função de despreparo do jogador ou interferência externa na partida.
Linha de Base ou Linha de Fundo
A linha que delimita o fundo da quadra.
Lobby
Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede. Tecnicamente,
o lob é uma passada.
Lucky Looser
Termo utilizado no tênis profissional para designar jogador eliminado no quali
mas que entra na chave principal por desistência de outro jogador
Masters
Tem dois significados. Nos torneios disputados em forma de circuito, é o nome
dado à última etapa em que são convocados os melhores classificados das
etapas anteriores. Termo também empregado para designar o torneio que fecha uma
temporada, com a presença limitada aos melhores do ranking.
Match Point
Ponto que permite encerrar a partida
Net
Expressão utilizada para indicar que o saque resvalou na fita.
No-add
Forma moderna de contagem de um game, ainda de uso restrito, em que se exclui a
necessidade de dois pontos de diferença para vencer o game. Significa "sem
vantagem", ou seja, quando se chegar no 40-40, o recebedor escolhe o lado
que quer receber e o ponto a ser jogado define imediatamente o vencedor do game.
Out
Termo em inglês para designar que a bola foi lançada fora das marcas válidas
da quadra ou da área de saque.
Overhead
Golpe dado por sobre a cabeça, equivalente ao smash.
Over-rule
Prerrogativa exclusiva do árbitro de cadeira de mudar a decisão de um juiz de
linha sobre uma bola fora ou dentro.
Quadra de Grama
Superfície que deu origem ao tênis. Pode ser natural ou sintética. Faz a bola
quicar baixo e deslizar.
Quadra de Har-thru
Feita com pó de cimento, quase em desuso. É pouco mais veloz que o saibro.
Quadra de Saibro
Feita com pó de tijolo, argila ou ladrilho. Desacelera a bola no quique.
Quadra Sintética
Feita de resina asfáltica, também chamada de quadra dura ou quadra de cimento.
Pode ser muito rápida ou muito lenta, dependendo da última camada de resina
que se coloca no piso.
Quadra de Tapete
Feito de piso emborrachado ou de carpete sintético. Piso muito veloz.
Qualifying
O mesmo que qualificatório. Diz-se de uma competição preliminar, realizada
com o objetivo de selecionar jogadores para o torneio principal.
Saque ou Serviço
Golpe que inicia qualquer game. Deve ser dado atrás da linha de base, em
sentido diagonal ao oponente, com a bola sendo lançada da mão em qualquer direção
ou altura. O saque só é válido se a bola lançada atingir o quadrado diagonal
correspondente. Primeiro saque ou serviço é a primeira tentativa; segundo
saque e serviço é a segunda e última tentativa.
Set
Parte da contagem do tênis. A série termina quando um dos tenistas atingir 6
games vencidos, desde que haja 2 games de diferença. Há jogos em melhor de 3
ou 5 sets.
Set Point
Ponto que encerra um set.
Set Profissional
Série que vale por toda uma partida, com vitória para quem atingir
primeiramente 9 games. O empate em 8/8 força o tie-break.
Sidespin
Efeito dado na lateral da bola, provocando uma parábola na sua trajetória.
Slice
Nome dado ao efeito dado à bola, fazendo girar em sentido contrário ou lateral
Smash
Golpe dado por sobre a cabeça. Também conhecido por cortada.
Spin
Diz-se do tipo de efeito empregado na bolinha. Veja "topspin", "underspin",
"sidespin" e "flat".
T
Termo popular, utilizado para indicar o local da quadra que fica próximo às
linhas que formam as áreas de saque.
Tie-break ou Tiebreaker
Sistema de desempate quando o placar atinge 6 games a 6. O tie-break é
disputado em melhor de 12 pontos, com cada jogada valendo 1 ponto, com vitória
para quem atingir 7 com diferença mínima de 2 pontos.
Time
Termo utilizado pelo juiz de cadeira para indicar que o tempo de descanso dos
jogadores está esgotado.
Topspin
Efeito dado sobre a bola, o que lhe a faz quicar mais alto após tocar o chão.
Top Ten
Termo para designar o conjunto dos 10 mais bem classificados (jogadores, duplas,
equipes ou países) de um ranking.
Underspin
Efeito dado por baixo da bola, o que a faz quicar mais baixo ao tocar o chão.
Vantagem
Ponto que desempata o placar de igualdade (40 a 40 ou deuce). Vantagem significa
que o ponto seguinte pode concluir o game. Pode ser "vantagem do
sacador" ou "vantagem do recebedor" . Em campeonatos
internacionais, diz-se o nome de quem tem a vantagem.
Voleio
Golpe dado sem que a bola quique no chão, geralmente junto à rede ou em
progressão a ela. Note que o voleio alto não é um smash. O swing-volley se
diferencia do voleio por ser executado com mecanismo de um golpe de fundo.
Wild Card
Convite feito a qualquer jogador para que ele participe de um torneio.
Winner
Ponto vencedor. Bola lançada em local indefensável para o adversário. O
winner pode ser dado num saque, voleio, deixadinha, passada ou golpe de fundo de
quadra.
WTA
Sigla da Associação feminina de tênis profissional (Women´s Tennis
Association)
GLOSSÁRIO
Ace - Ponto ganho diretamente
com um saque que o adversário
nem consegue tocar.
Acompanhamento – Final do
gesto de rebatida que o jogador
executa após o impacto da bola
(Follow Through).
Aproximação – Golpe executado
desde o interior da quadra que
permite ao jogador subir à rede.
O golpe de aproximação
possibilita a transição entre o
jogo de fundo e jogo de rede
(Aproach).
Cabeça da Raquete/Aro da
Raquete – Parte da raquete que
segura o encordoamento.
Condição Física – Resultado
do treinamento físico realizado
pelo jogador na fase de
preparação.
Coração da Raquete – Parte da
raquete localizada diretamente
debaixo do aro e que constitui o
nexo de união entre este e o
cabo.
Dupla – Jogo disputado por
quatro jogadores.
Dupla Falta – Erro cometido
pelo sacador ao falhar os dois
saques que dispõe para pôr a
bola em jogo.
Dupla Mista – Jogo disputado
por dois times, cada um
integrado por um jogador e uma
jogadora.
Drills – Exercícios por
seqüências de golpes ou
movimentos repetidos pelos
jogadores durante os
treinamentos.
Elevação da Bola (Toss) –
Levantamento da bola ao executar
com a mão livre no início do
gesto de saque.
Empunhadura Continental –
Empunhadura geralmente utilizada
para o saque e o voleio. É assim
denominada porque começou a ser
utilizada na Europa. É uma
empunhadura intermediária entre
a "Eastern" de direita e a
"Eastern" de revés.
Empunhadura "Eastern" –
Empunhadura sumamente estável e
sólida para os golpes de fundo.
É assim denominada porque
começou a ser utilizada na
escola do Leste americano. A mão
se localiza sobre o cabo da
raquete em posições distintas
para a execução do golpe de
direita e de revés.
Encordoamento – As cordas de
tripa, nylon ou outros materiais
sintéticos que constituem a
superfície de rebatida da
raquete.
Estratégia – Plano geral de
jogo utilizado ao longo do jogo.
Golpe Cruzado – Bola que
atravessa diagonalmente a
superfície de jogo (Cross
Court).
Golpe de Ataque – Golpe que
força o adversário a jogar desde
uma posição defensiva.
Golpe de Direita – Para um
jogador destro, golpe executado
desde o lado direito do corpo.
Para um canhoto, golpe executado
desde o lado esquerdo (Drive).
Golpe de Fundo – Golpe
executado após o pique da bola,
geralmente desde o fundo da
quadra (Ground Stroke).
Golpe Ganhador – Golpe
executado fora do alcance do
adversário, impossível de
devolver (Winner).
Golpe Paralelo – Golpe
executado ao longo da quadra,
paralelos às linhas laterais
(Down the long line).
Golpes Especiais – Os golpes
diferentes dos convencionais
(saque, o voleio, a direita e o
revés básico): deixada,
aproximação à rede, bate-pronto,
"lob" e "smash".
Grip – Palavra inglesa que
designa, por um lado, a
empunhadura ou forma de segurar
a raquete e, por outro, o cabo
da raquete e o material que o
cobre.
Individuais – Simples – Jogo
disputado entre dois jogadores
(Single).
Jogo – Unidade de cômputo.
Cada uma das partes que compõem
um set. Para ganhar um jogo, o
jogador deve ganhar, pelo menos,
quatro ponto com uma diferença
de dois, de seu adversário.
Jogo de Pernas – A habilidade
de deslocar-se e executar
movimentos para que o corpo
esteja corretamente posicionado
para rebater a bola da forma
mais eficaz possível (Footwork).
Lado dos Iguais – Parte da
quadra que se inicia o primeiro
ponto de cada jogo, chamado de
"Deuce Court" ou lado direito.
Lado das Vantagens – Parte da
quadra que se inicia o segundo
ponto de cada jogo, chamado de
"Add Court" ou lado esquerdo.
Liftado – Efeito que se
aplica à bola para gerar uma
rotação para frente durante seu
vôo.
Linha de Fundo – A linha que
delimita a longitude
regulamentar da superfície de
jogo (Base Line).
Linha de Saque – Linha
próxima à metade da quadra que
delimita os quadros de saque
(Service Line).
Lob – Golpe executado com uma
trajetória muito alta por cima
do jogador posicionado na rede.
Lob Defensivo – Lob executado
muito alto e profundo desde uma
posição de defesa com o qual o
jogador tenta ganhar tempo para
recuperar sua posição na quadra
e tirar o adversário de sua
posição na rede.
Meia-Quadra – Área da
superfície de jogo localizada
nas proximidades da linha de
saque.
Match Point – Ponto que, em
caso de ganhá-lo, define o jogo
em favor do jogador.
Mudança de Empunhadura –
Modificação da pegada da mão
sobre o cabo da raquete para
facilitar a execução do golpe
seguinte.
Mudança de Lado – Período de
tempo em que, após Ter jogado um
número total ímpar de jogos, os
jogadores mudam de lado para
prosseguir a partida. Os
jogadores dispõem de 90 segundos
para realizar a mudança.
Out – Palavra inglesa que
designa o erro cometido quando a
bola rebatida pelo jogador
aterriza fora dos limites da
superfície de jogo.
Partida – Encontro disputado
entre dois ou quatro jogadores.
Geralmente são jogados uma
melhor de três sets e, em alguns
casos, uma melhor de cinco sets
(Match).
Poaching – O movimento tático
de duplas que consiste em que um
dos jogadores posicionado
próximo à rede invade a área de
seu companheiro para tentar
interceptar a bola e concluir o
ponto diretamente.
Posição Aberta – Posição dos
pés para a execução do golpe de
direita na qual o pé direito se
encontra mais perto da
trajetória da bola que o pé
esquerdo. Esta posição é menos
utilizada para o revés (Open
Stance).
Posição de Espera – Posição
do jogador antes de iniciar a
preparação para um golpe. O peso
do corpo está ligeiramente
inclinado à frente, os joelhos
ligeiramente flexionados e a
raquete na frente do corpo
(Ready Position).
Preparação – Fase inicial da
execução de um golpe durante a
qual a raquete vai para trás,
antes de iniciar o movimento de
rebatida da bola (back Swing).
Preparação Circular / Loop –
Gesto de preparação em que a
raquete vai para trás
inicialmente para cima e
descreve um movimento em forma
de arco.
Preparação Física – Programa
de exercícios destinados a
desenvolver as qualidades
físicas necessárias para o jogo
de tênis.
Preparação Retilínea –
Movimento de preparação em que a
raquete vai para trás
diretamente.
Ponto – A unidade de cômputo
menor de um jogo de tênis.
Ponto de Impacto – O ponto em
que se encontra a raquete quando
esta encontra (toca) a bola.
Quadra de Duplas –
Acrescenta-se à quadra de
simples os dois corredores
laterais para ampliar a
superfície de jogo.
Quadrado de Saque – A área da
quadra localizada do outro lado
da rede dentro do qual o sacador
deve colocar a bola para que seu
saque seja considerado bom ao
iniciar cada ponto (Service
Box).
Rede – Malha colocada no
centro da quadra que divide a
superfície de jogo em duas
partes iguais (Net).
Revés – Para um jogador
destro, o golpe executado do
lado esquerdo do corpo
(Back-Hand).
Revés de duas mãos – Revés
executado segurando a raquete
com duas mãos.
Rotação de Quadris –
Movimento dos quadris executado
pelo jogador durante a rebatida.
Round Robin (Sistema de Liga)
– Torneio disputado no qual cada
jogador deve enfrentar todos os
participantes sucessivamente.
Saque – Golpe com que se
coloca a bola em jogo no início
de cada ponto, geralmente
executado por cima da cabeça.
Set – Unidade de cômputo.
Cada uma das partes em que se
divide uma partida. Para ganhar
um set é necessário que o
jogador ganhe pelo menos seis
jogos com uma diferença de dois
jogos sobre seu adversário, ou
que se imponha no "Tie-Break" ,
no caso de empatarem em seis
jogos.
Smash – Golpe executado por
cima da cabeça em um movimento
parecido ao do saque, geralmente
executado perto da rede, em
resposta a um lob do adversário.
Superfície de Jogo – O
material do qual está composta a
superfície da quadra; grama,
terra batida (saibro), asfalto,
etc.
Superfícies Rápidas –
Superfícies de jogo tais como
grama e borracha nas quais o
pique da bola é mais rápido e
mais baixo.
T – O ponto do centro da
quadra determinado pelo
cruzamento da linha central do
saque com a linha de saque.
Táticas – As diferentes
formas de colocar em prática uma
estratégia geral.
Tamanho do Grip – O tamanho
do cabo da raquete, medido em
função das dimensões do
perímetro exterior, em
polegadas.
Tensão – A tensão do
encordoamento.
Terminação – Última fase do
gesto da rebatida.
Tie-Break – Série de pontos
disputados para decidir o
vencedor de um set no qual os
jogadores estão empatados em
seis jogos. O primeiro jogador
que consegue ganhar sete pontos,
mantendo uma vantagem de dois,
pelo menos, sobre seu
adversário, ganha o tie-break e
, conseqüentemente o set.
Torneio (Campeonato) –
Competição disputada
individualmente ou por equipes
de acordo com um sistema que
determina um único campeão.
Torneio de Consolação –
Torneio secundário organizado
para os jogadores eliminados nas
primeiras rodadas da competição
principal.
Troca de Bolas – Intercâmbio
de golpes entre dois jogadores
ou equipes (Rally).
Vantagem – Situação favorável
na contagem que permite, em caso
de ganhar o ponto seguinte
ganhar o jogo (game).
Voleio – Ação de rebater a
bola antes que a mesma pingue na
quadra.
Voleio Bloqueado – Voleio
executado mantendo a raquete
firme ao interceptar a
trajetória da bola para
bloqueá-la sem executar um gesto
muito longo. |