Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

TAEKWONDO DE COMPETIÇÃO

 

Conhecido como Kyorugui, a luta é um confronto de habilidades técnicas, porém, são adotadas regras padronizadas mundialmente que visam preservar a integridade física dos seus praticantes.

Os competidores usam proteção na cabeça, antebraço, canela, genital, tronco e protetor bucal, e em todas as competições a presença do médico é obrigatória. Os atletas se confrontam em uma área interna de 8x8 e 12x12. A área interna denomina-se "área de combate", e a externa "área de segurança".

Homens e mulheres competem separados por categorias: homem contra homem e mulher contra mulher.

A diferenciação dos atletas é feita nas lutas através das cores azul (chang) e vermelho (hong), estampadas nos protetores de tórax (hogu) dos competidores. As lutas são disputadas em 3 rounds de 3 minutos cada, por um minuto de descanso. Cada atleta se apresenta com os devidos equipamentos de proteção obrigatórios nas competições e os pontos são marcados pelos três árbitros laterais. No centro do ringue fica o árbitro central.

Ao árbitro central compete acompanhar de perto todos os movimentos executados durante o confronto, aplicando as penalidades por atos ilegais executados. Vence o atleta que obtiver mais pontos. A cortesia é um dos princípios básicos existentes neste tipo de luta. Qualquer pessoa pode constatar assistindo à uma competição. Antes da luta, os atletas se cumprimentam. Após o resultado, cumprimenta-se os técnicos. Qualquer ato de indisciplina e desrespeito o atleta será penalizado, podendo até ser desclassificado.

NÃO É PERMITIDO:

- Empurrar
- Atacar o adversário caído
- Chutar abaixo da linha de cintura ou conduta violenta

Jovens e crianças também disputam as competições, que se realizam a nível regional, nacional e internacional. As disputas acontecem separadas por graduação (cor da faixa) e categoria de peso.

As lutas são divididas por tempo denominado "round", com intervalo para que os competidores possam se recuperar fisicamente e receber orientação do seu técnico (não sendo também permitido ao técnico qualquer atitude que transgrida as regras e princípios desta modalidade).

O Tae Kwon Do é praticado atualmente por mais de 160 países, sendo um dos esportes olímpicos mais bem aceitos no mundo. No Brasil chegou em 1970, sendo implantado na academia Liberdade, em São Paulo. E, desde então, vem cada vez mais conquistando um extraordinário número de praticantes em nosso país.

A entidade que regulariza a sua prática é a Confederação Brasileira de Tae Kwon Do, única entidade reconhecida pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro.

A primeira competição mundial foi organizada pela Associação de Tae Kwon Do da Coréia - foi em Kukkiwon, em Seul - com a participação de 200 competidores de 19 países, de 25 a 27 de maio de 1973.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright(c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br