REGRAS
As lutas oficiais da modalidade são disputadas em 3 rounds de 3 minutos por
um minuto de descanso. Cada atleta entra em quadra acompanhado, bem como munido
dos devidos equipamentos de proteção, obrigatórios em quaisquer competições do
desporto. As quadras em que acontecem as lutas são feitas de material
emborrachado e antiderrapante, medem 12X12m, com marcação interna de uma área
de 8X8m, onde de fato acontece o combate. Esta área interna menor é chamada de
área de luta, e os atletas só podem cruzar seus limites em situações especiais
(Ex: se uma ação de luta se iniciar na área de luta e na seqüência os atletas
continuarem ininterruptamente o contato. Ao fim desta ação, o árbitro os trará
de volta à área central).
A área compreendida entre os 8m e os 12m é chamada de
área de alerta, e por isso os combates só se desenrolam dentro dela em casos
especiais. A diferenciação dos atletas é feita através das cores azul e
vermelha, destacadas nos protetores de tórax dos oponentes: um deles usa azul e
o outro vermelho. Os responsáveis pela marcação de pontos são os três árbitros
laterais, que dispostos em posição de triângulo ao redor da quadra, atribuem
pontos aos competidores conforme sua interpretação dos acontecimentos da luta.
Ao árbitro central, que movimenta-se todo o tempo pela quadra, procurando
acompanhar de perto todos as ações dos atletas, cabe a mediação da luta, bem
como a aplicação das penalidades por atos ilegais cometidos, e a decisão da luta
em caso de empate ao final do combate.
A soma de pontos é cumulativa durante os
3 rounds, e ao final do combate vence o atleta que obtiver mais pontos, já
descontadas as advertências ou faltas com as quais o atleta eventualmente possa
ter sido punido. Além disso, é importante esclarecer que nos confrontos de Tae
kwon do as disputas acontecem entre atletas da mesma categoria, definidas em
função dos fatores: sexo, idade, peso e graduação.
PONTOS E PENALIDADES
Pontos Ganhos (Duk-Jom)
Chute no tronco, chute no rosto, soco no tronco e chute fora da área
permitida que desequilibre.
½ Ponto Perdido (Kion-Go)
- Agarrar, empurrar, segurar o oponente
- Atacar órgãos genitais
- Sair da área de 8x8 m
- Chutar ou pisar intencionalmente pernas ou pé do oponente
- Fugir dando as costas
- Socar o rosto
- Queda intencional
- Comemorar ponto ganho
- Fingir ferimento
- Comportamento inadequado ou agressivo
- Atacar com joelho
1 Ponto Perdido (Kan-Jon)
- Atacar oponente caído
- Atacar c/ a cabeça
- Ataque intencional após Kalhio (separar)
- Cruzar a linha dos 12m
- Atacar costas ou nuca intencionalmente
- Derrubar o oponente
- Socar severamente o rosto do oponente
- Comportamento agressivo em excesso
CONDIÇÕES DE VITÓRIA
- Por nocaute (KO);
- O Árbitro para o combate (RSC);
- Resultado final (PTF);
- Margem de pontos (PTG): no final do segundo round ou a qualquer altura no round final;
- Se houver empate, será realizado mais um round
de dois minutos, com o sistema de morte súbita (SDP);
- Superioridade (SUP);
- Desistência (WDR)
- Desqualificação (DSQ);
- Decisão punitiva do Árbitro central (PUN).'
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