Adeptos
dos costumes norte-americanos, os brasileiros aderiram à moda do rodeio, fazendo
as primeiras provas espontâneas há mais de 50 anos.
Origens e Crescimento
Depois de vencer a guerra contra o México, no século XVII, os colonos
norte-americanos acabaram adotando costumes de origem espanhola. As festas
mexicanas e a doma foram o começo. Depois veio o rodeio, que pegou o rumo das
fazendas de gado no Centro-Oeste.
Em 1869, a cidade de Colorado sediou a primeira prova de montarias em sela, no
Deer Trail. Ranchos e fazendas, em ambientes parecidos com filmes de faroeste,
serviam de cenários para provas espontâneas. Comum a todos os vaqueiros, tais "
diversões " testavam habilidades típicas como o "bronc" que testa a montaria e o
laço. Entre 1890 e 1910, o rodeio surgiu como entretenimento público, em vários
eventos do Oeste, celebrações de julho e as convenções pecuárias.
O Rodeio veio a ser reconhecido como um esporte competitivo durante as primeiras
décadas do vigésimo século. Eventos anuais atraíram audiências regionais e
concorrentes ao longo do Oeste. Em meados de 1920, campeonato em Boston e na
Cidade de Nova Iorque estavam atraindo a atenção em um âmbito nacional para o
novo esporte.
Os
Promotores e os Tropeiros
O Rodeio saltou de esporte de vaqueiro a entretenimento público pelos
esforços dos promotores. No espírito de empresários do Espetáculo do Oeste
Selvagem, estes homens viram a oportunidade de fazer do rodeio um grande evento
americano. A visão deles/delas e a habilidade organizacional, ajudaram a
popularizar o rodeio além das fronteiras americanas. Hoje, tais promotores
individuais foram substituídos em grande parte por comitês locais de rodeio.
Uma parte integrante do rodeio do século vinte são os tropeiros, que provêm os
cavalos e touros, que são essenciais ao esporte. Os tropeiros devem ser homens
de negócios, sãos enérgicos, como também são excelentes juízes de gado. Hoje, há
quase cinqüenta tropeiros que provêm animais vivos para o mais de 600 rodeio
sancionados pela PRCA nos Estados Unidos a cada ano.
Organização
Fundada em 1929, a Associação de Rodeio da América (RAA - Rodeo Association
of America) era um corpo de gerentes e promotores que trouxeram estrutura para
programação de rodeio. O RAA sancionou eventos, juízes selecionados e prêmios de
bolsa estabelecidos e sistemas de ponto para determinar os campeões gerais.
Desde 1946 a organização agiu como a Associação de Rodeio Internacional (IRA -
International Rodeo Association).
Concorrentes do rodeio permaneceram independentes e desorganizados até 1936,
quando um grupo robusto formou a Cowboys Turtle Association (CTA), durante uma
greve em Boston no Campeonato Mundial. O CTA buscou prêmios maiores, juízes
competentes e aplicação de regras uniformes ao longo do sistema de rodeio. Em
1945 o CTA se tornou a Associação de Cowboys de Rodeio (RCA - Rodeo Cowboys
Association), e era associada à Associação Profissional de Cowboys de Rodeio (PRCA
- Professional Rodeo Cowboys Association) em 1975.
Mulheres no Rodeio
Enquanto os homens tradicionalmente dominaram o esporte, as mulheres eram as
artistas proeminentes no rodeio durante a primeira metade deste século.
Começando nos anos trinta, crescentemente as mulheres foram concorrentes na
equitação.
Como o rodeio ficou mais profissional nos anos cinqüenta, as mulheres aumentaram
em número dentro do esporte. Hoje, há a participação da mulher no rodeio, com os
patrocínios da Associação Profissional de Rodeio das Mulheres (WPRA - Women's
Professional Rodeo Association), nas provas de tambor, um evento cronometrado
com prêmios de mais de meio milhão de dólares, anualmente.
Profissionalismo
Entre 1950 e 1970, houve um crescimento das organizações, trazendo
profissionalismo para o rodeio. A formação da National Intercollegiate Rodeo
Association (NIRA) em 1948 foi a base para expansão do rodeio às novas gerações
de cowboys. A criação da NFR - Final Nacional de Rodeio em 1959 fez com que o
campeonato se tornasse mais profissional, pois os 15 cowboys de cada modalidade
têm que participar de inúmeros circuitos regionais para conquistar pontuação
suficiente para concorrer à premiação final.
Durante os anos cinqüenta, uma melhor administração, maior atenção das mídia de
esporte e aumento do número de eventos, prêmios e freqüência, trouxeram mudanças
dramáticas para o rodeio. Com tais incentivos, muitos cowboys surgiram " no
circuito ", exercendo a atividade em tempo integral e evoluíram de artistas
ocasionais a atletas profissionais de destaque nacional.
O Rodeio continuou se organizando pelos anos cinqüenta. Publicações da
associação, como a Hoofs and Homs e The Buckboard ajudaram a criar uma
identidade comum entre o esporte e muitos participantes. Durante a Segunda
Guerra Mundial, muitos dos grandes cowboys se alistaram nas forças armadas.
Porém, o esporte continuou como um capital patriótico que eleva o evento em
defesa do esforço de guerra. A prática do rodeio e as regras para seu uso,
continuaram sendo refinadas.
Os anos cinqüenta são conhecidos como a " Idade Dourada de Rodeio " porque os
grandes campeões, como Jim Shoulders, Casey Tibbs, Bill Linderman e Harry
Tompkins dominaram o esporte. Em recentes décadas, os ranchos de treinamento,
como os realizados por Jim Shoulders e Larry Mahan, contribuíram para o
desenvolvimento e performance de atletas de rodeio profissionais.
O profissionalismo crescente, sucesso e altos prêmios no rodeio criaram uma "
nova raça de cowboys" que são bem-viajados e bem-educados, articuladores e
empreendedores. Como acontece com outros atletas profissionais, os cowboys de
rodeio passaram a se preocupar com a condição física e a medicina no esporte
moderno para poder manter a competitividade e suportar uma longa temporada no
ano.
Grande
Negócio
Durante os anos sessenta, a televisão trouxe o apoio financeiro e criou explosão
de espectadores do rodeio. Patrocínio comercial, em quantias superiores a oito
milhões de dólares anualmente, com mais de dois milhões de prêmios em dinheiro.
Os grandes patrocinadores, já incorporados ao rodeio, incluem Justin Boot
Company, Wrangler Western Wear, Adolph Coors Company, U.S. Tobacco Company and
Hesston Farm Equipment Company.
A freqüência do público ao rodeio e o número de eventos sancionados e
concorrentes aumentaram notadamente. Hoje, mais de 800 eventos da PRCA são
realizados a cada ano e atraem uma audiência de milhões. São realizados mais de
200 rodeios não sancionados PRCA por ano, com prêmios em dinheiro que somam um
total de mais de doze milhões de dólares.
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