Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

AS EXPRESSÕES MAIS USADAS NO MMA

OCTÓGONO:
É uma espécie de ringue de oito lados com 9,14m de diâmetro. É a marca registrada do UFC, criada pelos antigos donos do evento Rorion Gracie e Artis Davis, que enxergaram a “jaula” uma maneira de impedir que os lutadores fugissem durante a luta.

 
CARTEL:
Currículo de um lutador, apresentando as lutas realizadas separadas por vitórias, empates, derrotas e no contests.

 
GUARDA:
É a posição de defesa, tanto em pé quanto no chão. Quando o combate se desenvolve em pé, a guarda é a posição das mãos a frente do rosto do lutador. No chão, o adversário que está de costas “faz guarda” ao colocar o rival por entre suas pernas, impedindo que ele chegue a montada.

 
CORNER MEN:
Profissionais de diversas especialidades que vão ao ringue com a missão de prestar auxílio a um lutador

 
CLINCH:
É o momento em que os atletas fazem a “esgrima”(ficam abraçados), no centro do octógono ou apoiados na grade. Esse momento é importante, pois é usado tanto para golpear como para manter o controle do combate com quedas.

 
ESQUIVA:
É quando o atleta move o tronco lateralmente para escapar de um golpe do adversário.

 
KMOCKDOWN:
É quando um atleta golpeia o adversário, que não resiste e vai à lona, mas sem perder totalmente a consciência. Porém, no MMA não é aberta a contagem pelo juízes e a luta prossegue até que o atleta que sofreu a pancada se recupere ou seu adversário liquide a fatura.

 
LUTADOR CEGO DE CHÃO:
Aquele que não sabe agir quando a luta está no contato de solo.

 
AMARRAR A LUTA:
Tática de bastante cautela no MMA que visa quedar o adversário e manter uma posição dominante sem tentar golpear o adversário, melhorar a posição ou finalizar a luta para não correr o risco de perder a posição, cair em chaves ou estrangulamentos.

 
SPARRING:
Sparring é uma peça fundamental no treinamento de um lutador. É ele o responsável por simular os golpes e habilidades do próximo adversário do seu parceiro de treinos na academia.

 
BATER:
Gíria que significa desistir de uma luta quando se entende por demasiado o dano físico prestes a ser imposto. A maneira mais comum de fazê-lo é bater três vezes com a palma da mão no chão ou no corpo do adversário. Porém, o atleta também pode demonstrar que desistiu da luta batendo com o pé no chão ou comunicando a desistência verbalmente ao árbitro.

 
RING GIRLS:
São garotas que desfilam com uma plaquinha com o número do round por volta do ringue, sorrindo e acenando para o público. É necessário ter um corpo bonito, barriga sequinha, pernas torneadas e um sorriso cativante.

 
TRASH TALKING:
Expressão utilizada para simbolizar o discurso provocativo de um lutador antes do combate. Apesar do tom jocoso e às vezes até ofensivo, não passa de uma manobra de marketing para vender o evento. Conor McGregor é considerado um trash talke.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br