A pontuação é limitada às
seguintes áreas do corpo do adversário:
- Cabeça
- Rosto
- Pescoço
- Peito
- Abdômen
- Lado
- Costas
A pontuação é atribuída quando um lutador executa uma técnica que está de acordo
com os seguintes critérios:
- Boa forma
- Aplicação vigorosa
- Bom timing
- Distância exata
- Consciência
- Atitude Esportiva
GOLPES COM OS PÉS
MAE GERI (Chute Frontal)
Levantar o joelho, mantendo a planta do pé paralela ao chão e puxar o calcanhar
para trás. Apontar o joelho e o pé na mesma direção. Estirar a perna, tendo por
centro o joelho. Bater no alvo com a ponta do pé (koshi). Puxar a perna assim
que tocar no alvo.
MAWASHI GERI (Chute Circular)
Levantar o joelho na altura do abdômen, trazendo o pé lateralmente aos quadris.
Manter a coxa e a perna paralelas ao solo. O calcanhar quase toca no glúteo.
Girar o corpo sobre a perna de apoio e estirar a perna para tocar o alvo. Usar
os quadris como elemento de propulsão de energia.
YOKO GERI (Chute Lateral)
O processo de levantar e dobrar o joelho no chute lateral é quase idêntico ao do
chute frontal. Jogar os quadris lateralmente e a partir daí esticar a perna.
Tocar o alvo com a faca do pé (sokuto). A posição do joelho irá determinar se o
chute será alto ou baixo.
USHIRO GERI (Chute para trás)
O processo de levantar e dobrar o joelho no chute para trás é idêntico ao do
chute frontal. O golpe é desferido com o calcanhar (kakato) e pode ser
direcionado a qualquer parte do corpo. O golpe pode ser dado para frente,
bastando apenas girar o corpo e executá-lo com precisão.
GOLPES COM AS MÃOS
OI ZUKI (Soco Avançado)
Oi zuki é o soco desferido ao final de um longo passo p/ frente. Neste movimento
o centro de gravidade recebe um grande deslocamento e a velocidade do corpo para
frente dá uma força adicional ao golpe. O braço que desfere o golpe sai da
cintura e se projeta à frente e o seiken transfere a energia ao oponente.
GYAKU ZUKI (Soco Contrário)
O movimento é semelhante ao oi zuki, diferindo apenas no fato de que o braço
usado é do contrário ao da perna que avança. Outra diferença está no uso da
rotação dos quadris.
TETSUI (Soco à Martelada)
No soco à martelada, a parte que toca o alvo é a base da mão fechada do lado do
dedo mínimo. É usado principalmente para golpear o rosto, o plexo e as partes
laterais do tronco. O tetsui pode ser utilizado tanto no plano vertical como no
horizontal.
SHUTO UCHI (Golpe a Faca da Mão)
Tendo o cotovelo como centro da circunferência, cujo raio é o braço, aplique o
shuto como um golpe chicoteado num círculo de 180º. Este golpe é direcionado as
têmporas, a parte lateral do pescoço. O shuto uchi pode ser aplicado tanto da
direita para esquerdo quanto no sentido inverso (mesma mão) ou ainda na
vertical.
PONTUAÇÕES:
IPON: Três pontos
WAZA-ARI: Dois pontos
YUKO: Um ponto
Uma pontuação é marcada quando a técnica é aplicada de acordo com os critérios a
seguir:
A. Boa Forma
B. Atitude Esportiva
C. Aplicação Vigorosa
D. Estado de alerta (ZANSHIN)
E. Tempo Apropriado
F. Distância correta
Ippon é atribuído para:
A. Chutes Jodan
B. Qualquer técnica de pontuação que se realize sobre um oponente caído ou
projetado.
Waza-Ari é atribuído para:
A. Chutes Chudan.
Yuko é atribuído para:
A. Chudan ou Jodan tsuki
B. Chudan ou Jodan Uchi.
Ataques estão limitados às seguintes áreas:
A. Cabeça
B. Face
C. Pescoço
D. Abdômen
E. Tórax
F. Costas
G. Laterais
A luta pode ser ganha de inúmeras maneiras:
- Por ter mais pontos do que o seu adversário no final da luta.
- Ao estender uma vantagem de oito pontos.
- Se você imobilizar seu adversário, deixando-o incapaz de continuar.
- Se o seu adversário for desclassificado.
Se a quantidade de pontos são iguais no final, então o árbitro e os três juízes
irão se consultar e decidir um vencedor entre eles.
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