Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

ORIGEM E COMO É FEITO O TATAME

 

Originado da palavra tatamu, que significa dobrar, o tatami (esteira) é um elemento-chave da decoração nipônica pois faz parte da milenar cultura japonesa o ato de se sentar e/ou deitar diretamente no chão, em cima de esteiras.

Sua origem remonta a era primitiva quando os japoneses tinham o hábito de trançar vegetais nativos. Os camponeses costumavam usar muito os trançados feitos com palha de arroz, pois era um material abundante nos campos de cultivo. Por ter uma superfície lisa, resistência, flexibilidade e comprimento, os trançados feitos com igusa (junco), ganharam destaque na sociedade antiga e passaram a ser utilizados nas cerimônias religiosas e por nobres. Inclusive eles começaram a ser chamados de goza (lugar de sentar), sendo destinados para os deuses nas cerimônias antigas.

No início a palavra tatami era designada para descrever os objetos dobráveis ou os usados para aumentar a espessura para as pessoas poderem se acomodar em cima. Foi a partir do período Heian (794 – 1192), que o tatami começou a tomar à forma conhecida nos dias de hoje.

Naquela época as casas dos nobres tinham muitos aposentos e os tatamis (feitos de palhas de arroz firmemente atadas e cobertas com uma fina esteira de igusa) eram colocados sobre o assoalho de madeira nos locais onde eram necessários assentos. Eles ainda não eram utilizados para forrar todo o piso.

A hierarquia podia ser observada através do tipo de tatami utilizado, pois quanto maior o nível do nobre, a esteira era mais grossa, tinha mais camadas e o heri (fita de tecido que fica na beirada) tinha desenhos e coloridos diferentes.


PADRÃO E TAMANHO

No Japão, o tamanho de um quarto é geralmente medido pelo número de tatames. O tamanho tradicional de um tatame é 90 cm por 180 cm (1,62 metros quadrados) por 5 centímetros.
Tatame (ou shiai-jô) é o lugar onde se praticam lutas marciais como o o judô.

Ele possui dimensões e rigidez específicas para cada arte marcial e limites que não devem ser ultrapassados no decorrer da luta, sob ameaça de punição.

O tatame é capaz de absorver impactos protegendo os praticantes durante as quedas, sendo firme à pisada de modo a não prejudicar a movimentação.
Tamanho padrão: 180 cm x 90 cm x 5,5 cm. Para maior praticidade, nas academias são usados tatame sintéticos de E.V.A. (etil vinil acetato)

COMO É FEITO UM TATAMI

Normalmente em português escrevemos tatame, mas a pronúncia correta é tatami. Este termo deriva do verbo tatamu, que significa dobrar ou empilhar, muito provavelmente porque no início, os tatamis eram um piso que caso não estivesse em uso poderia ser dobrado ou empilhado.

Originalmente os tatamis eram um item de luxo exclusivo da nobreza. Com o passar do tempo, gradualmente tornou-se acessível e comum em todas as casas no período Muromachi, principalmente também pela popularização da Cerimônia do Chá.

Um tatami tradicional é feito de basicamente três componentes: o material da superfície denominado tatami-omote; o núcleo denominado tatami-doko e uma borda de acabamento denominada, tatami-beri. A esteira da superfície é tecida com folhas de uma espécie de junco chamada igusa, uma planta usada na confecção de têxteis no Japão há pelo menos dois mil anos.

O núcleo é feito comumente de palha de arroz compactada, pois esta oferece um perfeito grau de firmeza e também é muito durável.

Por último, a borda, feita de seda, linho ou algodão, além de dar o toque de requinte à peça, serve para prender o núcleo à superfície de esteira.

Vídeo de como eles são feitos:

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br