NOÇÕES DA HISTÓRIA O JUDÔ teve sua origem quando o Professor Jigoro Kano procurou sistematizar
as técnicas de uma arte marcial japonesa, conhecida como "Jujitsu" e fundamentar
sua prática em princípios filosóficos bem definidos, a fim de torná-la um meio
eficaz para o aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter , num processo
de aperfeiçoamento do ser humano.
Nesse contexto, invariavelmente surge a questão: Porque chamar de judô ao
invés de Jujitsu como já era conhecida a arte marcial?
Para poder entender a razão e a dimensão pretendida por essa mudança, deve-se
buscar e interpretação no processo histórico que envolve o cultivo do "Budo "
nas antigas formas de artes marciais do Japão. Segundo T.Watariabe (1967): "Budo
é uma palavra característica do povo japonês e sua origem se encontra nas formas
de autoproteção que permitiram a sobrevivência dos indivíduos e a perpetuação da
espécie humana através do tempo".
Essas formas de autoproteção, que constituíram as artes marciais, nasceram da
qualidade de vida que o povo japonês impôs a si próprio, diante da necessidade
que tinham de se defender. Daí, então, surgiram os indivíduos com grande
habilidade e treinamento nas artes marciais, formando uma casta de guerreiros
conhecidos como "samurais", a serviço dos senhores feudais.
Durante o período medieval japonês, do século XIV ao XVIII, aproximadamente,
as artes marciais tiveram grande; importância por seu uso militarista,
apresentando evidente progresso técnico, destacando-se os grandes talentos em
todas as formas de luta pela preservação da vida, utilizando-se de armas como
sabres, lanças e outros instrumentos, bem com métodos de combates com as mãos
nuas. Ao mesmo tempo em que aprimorava o físico para adquirir destreza na arte
marcial, o "samurai" desenvolvia formas de dominar seus próprios impulsos e
controlar sua vontade, em alto grau, para poder enfrentar as adversidades
corajosamente "até a morte". Essa filosofia de vida era a alma das artes
marciais e entendiam, os samurais, que ela só poderia ser atingida através de
árduo treinamento para desenvolver o espírito de luta - "Budo" - através da
busca da serenidade, da simplicidade e do fortalecimento do caráter, qualidades
próprias da doutrina ZEN. Um código de honra, ética e moral, o "Bushido",
conhecido como via do guerreiro, foi elaborado com forte influência do Budismo,
alicerçando-se na preservação do caráter máximo, tal como honra, determinação,
integridade, espírito de fé, imparcialidade, lealdade e obediência; preconizando
uma forma de viver pela conduta de cavalheirismo, respeito, bondade, desprezo
pela dor e sofrimento.
Como uma das formas de arte marcial surgiu o Jujitsu, luta corporal sem uso
de armas, não tendo porém, registro preciso de sua origem. Algumas citações
encontradas no "Nihon Shoki", que é uma crônica antiga do Japão, fazem
referência ao início do Sumô que teria alguma relação com o Jujitsu naqueles
tempos. Houve, então, evolução desses dois tipos de lutas corporais, em que o
Sumô estabeleceu-se à base do uso da força e do peso, sendo orientado no sentido
do espetáculo e o Jujitsu na base da habilidade, da astúcia e da ética, foi
consagrado como combate real.
A prática do Jujitsu levou à criação de inúmeras escolas, cujas
características eram a especialização dos professores em determinadas técnicas,
adotando estilos próprios e secretos, cujos princípios de ensinamento se
apoiavam no conhecimento axioma empregado pelos "samurais". "Na suavidade está a
força"( Ju = suavidade; Jitsu = arte ou prática). Dentre essas escolas, duas
delas foram especialmente estudadas pelo Professor Jigoro Kano, "Kito-Ruy"e "Tenshinshinyo-Ryu".
A abertura dos portos japoneses em 1865, provocou intensas transformações do
ponto de vista político-social, marcando a era "Meiji", quando foi abolido o
sistema feudal, com rejeição da cultura e das instituições antiquadas,
introduzindo-se os conhecimentos dos países ocidentais, ocorrendo acentuado
declínio das artes marciais, em completo desuso no país. O Jujitsu não foi
exceção, pois as escolas ficaram privadas das subvenções dos clãs e, ainda a
modernização das forças armadas levaram essa arte marcial a ser considerada
parte do passado e em total decadência.
Jigoro Kano, um jovem de físico franzino, graduado em filosofia pela
Universidade Imperial de Tóquio, tendo conhecimento do Jujitsu, observou que
suas técnicas poderiam ter valor educativo na preparação dos jovens, no sentido
de oferecer ao indivíduo oportunidade de aprimoramento do seu autodomínio para
superar a própria limitação. Assim, passou a ter como meta transformar, aquela
tradicional arte marcial num esporte que pudesse trazer benefícios para o homem,
ao invés de utilizá-la como arma de defesa pessoal simplesmente.
Aprofundou seus estudos, pesquisando e analisando as técnicas conhecidas; o
Professor Kano organizou-as de forma a constituir um sistema adequado aos
métodos educacionais, como uma disciplina de educação Física, evitando as ações
que pudessem ser lesivas ou prejudiciais à sua prática por qualquer leigo. Com
esse intuito, em 1882 fundou sua própria escola e, para distinguir, de maneira
evidente, das formas que identificavam o antigo Jujitsu, denominou de JUDÔ
KODOKAN, destinada à formação e preparação integral do homem através das
atividades físicas de luta corporal e do aperfeiçoamento moral, sustentada pelos
princípios filosóficos e exaltação do caráter, que era a essência do espírito
marcial dos samurais, o "Budo".
Jigoro kano transformou a arte marcial do antigo Jujitsu no "caminho da
suavidade" em que através do treinamento dos métodos de ataque e defesa pode–se
adquirir qualidades mais favoráveis à vida do homem, sob três aspectos:
condicionamento físico, espírito de luta e atitude moral autêntica.
A primeira qualidade, condições física, é obtida pela prática do esporte que
exige esforço físico extenuante, de forma ordenada e metódica para proporcionar
um corpo forte e saudável. Pois todas as funções corporais tornam-se melhor
adaptada pela atividade que promove aumento de força muscular geral, da
resistência, da coordenação, da agilidade e do equilíbrio. Devido ao treinamento
rigoroso, também, o indivíduo tende a tomar mais cuidado com a sua saúde,
prevenindo doenças e condicionando a reagir reflexivamente para evitar
acidentes.
A segunda qualidade, espírito de luta, significa que pela prática das
técnicas do Judô e pela incorporação dos princípios filosóficos durante os
treinamentos, o indivíduo se torna mentalmente, condicionado a proteger seu
próprio corpo em circunstâncias difíceis, defendendo-se quando ameaçado
perigosamente. Com o treinamento, adquire autoconfiança e autocontrole, não para
fugir do perigo, mas para adotar medidas e iniciativas em qualquer situação. Em
outras palavras, o Judô é uma arte para a autoproteção total.
Por último, a atitude moral autêntica é concebida através do rigor do
treinamento, que induz a humildade social, a perseverança, a tolerância, a
cooperação, a generosidade, o respeito, a coragem, a compostura e a cortesia. As
experiências obtidas durante o treinamento, por tentativa e erro e pela
aplicação das regras de luta, impõem mudanças de atitudes, elevando o poder
mental da imaginação, redobrando a atenção e a observação e firmando a
determinação. Quanto falhas do conhecimento social e de moralidade constituem-se
em problemas, um método de ensinar a cortesia entre as pessoas e melhorar a
atitude social torna-se importante e, por isso, o Judô, desempenha papel
relevante nesse contexto, como instrumento de formar e lapidar os verdadeiros
caracteres morais do ser humano.
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
A aquisição daquelas qualidades citadas anteriormente, tem como alicerce os
três princípios filosóficos definidos por Jigoro kano que, como ditado por ele
mesmo evidenciam a principal diferença entre o JUDÔ KODOKAN e o antigo Jujitsu:
" o Judô pode ser resumido como a elevação de urna simples técnica a um
principio de viver" (Jitsu = técnica; Do = princípio). Esses princípios, mesmo
não sendo conscientemente esclarecidos e compreendidos, estão presentes em todos
os atos e atividades do praticante de judô. Por outro lado, quando o praticante
tiver fixado e tomar consciência dos princípios que norteiam o judô, pode-se
verificar que não são restritos ao Dojô, mas são igualmente válidos em qualquer
atividade da vida diária, quando se pretende atingir um determinado objetivo.
Os três princípios do judô são :
JU = suavidade
SEIRYOKU-ZEN-YO = máxima eficiência com mínimo esforço
JITA-KYOEI = bem estar e benefícios mútuos
O princípio da máxima eficiência é aplicado à elevação ou à perfeição do
espírito e do corpo na ciência do ataque e da defesa, exige primeiramente ordem
e harmonia de todos os membros de uma coletividade e isto pode ser atingido com
o auxílio e as concessões entre si para atingir a prosperidade e os benefícios
mútuos.
O espírito final do judô, por conseguinte, é de incutir no íntimo do homem o
respeito pelos princípios da máxima eficiência, da prosperidade e benefícios
mútuos e da suavidade, para poder atingir, individualmente e coletivamente seus
estados mais elevados e ao mesmo tempo mais desenvolvidos na arte de ataque e
defesa.
O professor Kano afirma o seguinte: "Ainda que eu considere o Judô dualisticamente, a prosperidade e benefícios mútuos pode ser vista como sua
finalidade última e a máxima eficiência como meio para atingir esse fim. Essas
doutrinas são aplicáveis a todas as condutas do ser humano".
DADOS BIOGRÁFICOS DO PROF. JIGORO
KANO
1860 - Data de nascimento - 28/10
1877 - Ingressa na Universidade Imperial de Tóquio Torna-se aluno do Mestre
Fukuda (Jujitsu)
1878 - Funda o primeiro clube de basebol do Japão
1881 - Licenciado em letras Torna-se aluno da escola de Kito (Jujitsu),
1882 - Forma-se em Ciências Estéticas e Morais Em fevereiro, funda a sua Escola
da qual deu o nome Judô Kodokan
- Em agosto é nomeado professor no Colégio dos Nobres
1884 - Nomeado adido do Palácio Imperial
1886 - Nomeado vice-presidente do Colégio dos Nobres
1889 - Viaja à Europa como Adido da Casa Imperial
1899 - Torna-se Presidente do Butokukai (Centro de estudo de artes militares)
1907 - Elabora os três primeiros Katas de Judô
1909 - Torna-se membro do Comitê Olímpico Internacional, como primeiro
representante do Japão
1911 - Eleito presidente da Federação Desportiva do Japão
1922 - Passa a Ter assento na Câmara Alta do Parlamento Japonês
1924 - Nomeado Professor Honorário da Escola Normal Superior de Tóquio
1928 - Participa da Assembléia Geral dos Jogos Olímpicos de Amsterdã
1938 - Em 04/05 morre a bordo do navio que transportava ao Cairo onde se realizava
a Assembléia geral do Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos.
EVOLUÇÃO CRONOLÓGICA DO JUDÔ
1882 - Fundação do Judô Kodokan
1886 - Histórica competição entre artes marciais, inclusive o Judô da qual vence
o Judô Kodokan, passando assim, a ser praticado pela polícia Japonesa.
1902 - O Judô chega aos Estados Unidos
1905 - O Judô chega à França.
1909 - Jigoro Kano torna-se colaborador do Barão Pierre de Coubertin no movimento Olímpico, permanecendo até a sua morte.
1947 - Primeira competição entre França e Inglaterra.
1948 - Fundação da União Européia de Judô.
1949 - Fundação da União Asiática de Judô.
1951 - Primeira Competição na Inglaterra com a participação da Argentina.
1952 - Fundação da União Panamericana de Judô
1954 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Judô.
1956 - Primeiro Campeonato Mundial de Judô em Tóquio. Primeira participação do Brasil em um campeonato Internacional; o segundo Campeonato Panamericano.
1957 - Fundação da União Oceânica de Judô.
1958 - Fundação da Federação Paulista de Judô.
1963 - Fundação da União Africana de Judô.
1964 - O judô é aceito nos jogos Olímpicos de Tóquio, com apenas três categorias.
1969 - Fundação de Confederação Brasileira de Judô. Até então, o judô era regido pela Confederação Brasileira Pugilismo.
1972 - O judô passa a ser definitivamente esporte olímpico.
Fonte: Federação Paulista de Judô
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