Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

FAIXAS DO JUDÔ

 

GRADUAÇÕES

Os judocas são classificados em duas graduações: kyu e dan. Dependendo das graduações, os judocas aprendem novos golpes. Há 5 conjuntos de golpes básicos (Go Kio): cada um desses grupos é chamado Kio. Da faixa branca à laranja, os Senseis ensinam aos judocas os kios 1 e 2 (Dai Ikkio e Dai Nikio). Do kio 3 (Dai Sankio) para cima é necessário estar na faixa verde e ainda depende da idade. Os golpes do 3º kio são para judocas com mais de 16 anos, e se usados em campeonatos, o judoca leva um shido.

As promoções tanto para as graduações de kyu (Classificação) como para as de dan (Grau) baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições. No caso de promoção de kyu (classificação), faixa branca a marrom é outorgada pela associação, no caso de promoção as graduações de dan, até 3º dan são realizadas pela banca examinadora da Liga de Judô Estadual, as outras graduações superiores pela Comissão Nacional de Graus. O sucesso em torneios, campeonatos, por si só não constitui motivo de promoção, é preciso comprovar idoneidade moral e conhecimentos do judô.

Os graus de eficiência no Judô dividem-se em aluno (Kyu) e mestre (Dan). O mais alto grau concedido é a extremamente rara faixa Colorada Judan (10º Dan) que até ao ano de 1965 fora concedida apenas a sete homens.

O Judô prevê ainda um décimo primeiro dan (Juichidan), que também usaria uma faixa vermelha, e ainda um décimo segundo dan (Junidan) que usaria uma raríssima faixa branca, duas vezes mais larga que a faixa comum, simbolizando o auge da pureza, cores essas tanto vermelha como branca que simbolizam a flor de cerejeira, símbolo do Judô. Esta última apenas foi concedida ao mestre inventor do judô, e a quem todos os judocas estão gratos, o mestre Jigoro Kano.

ORDEM DE FAIXAS ( Padrão Nacional)

Extraído do Regulamento de Graduação - CBJ - Divulgado em 09 de Fevereiro de 2011

REGULAMENTO PARA EXAME E OUTORGA DE FAIXAS E GRAUS

CAPÍTULO I – FINALIDADES
Art.1º - O presente Regulamento estabelece normas para realização de exames de promoção, outorga e controle de faixas e graus do Judô no Brasil a serem seguidas pelas Federações filiadas à Confederação Brasileira de Judô.

CAPÍTULO II – GENERALIDADES
Art. 2º - De acordo com os níveis de aquisição dos conhecimentos históricos, filosóficos, os princípios do espírito do Judô, domínio e habilidades na execução das técnicas, e ainda a contribuição na divulgação e progresso do Judô, aos praticantes será autorizado usar as faixas nas cores conforme seqüência abaixo:
§ 1º - Para as promoções abaixo, será necessário atender aos critérios de idade e carência em conjunto.

BÁSICO
FAIXA GRADUAÇÃO IDADE MÍNIMA CARÊNCIA MÍNIMA
Branca INICIANTE --------------- ---------------
Branca / Cinza 11º KYÛ 4 Anos 03 Meses  *
Cinza 10º KYÛ 5 Anos 03 Meses  *
Cinza / Azul 9º KYÛ 6 Anos 06 Meses  *
Azul 8º KYÛ 7 Anos 06 Meses  *
Azul / Amarela 7º KYÛ 8 Anos 06 Meses  *
Amarela 6º KYÛ 9 Anos 06 Meses  *
Amarela / Laranja 5º KYÛ 10 Anos 12 Meses  *

** Carência mínima exigida pela CBJ, na graduação anterior.
§ 2º - Nas faixas em duas cores, (citadas acima) deverá ser colocada em suas extremidades a cor da faixa seguinte, obedecendo ao limite de 20 cm a 25 cm em cada uma das extremidades.

INTERMEDIÁRIO

FAIXA GRADUAÇÃO IDADE MÍNIMA CARÊNCIA MÍNIMA
Laranja 4º KYÛ 11 Anos 12 Meses  *
Verde 3º KYÛ 12 Anos 12 Meses **
Roxa 2º KYÛ 13 Anos 12 Meses **
Marrom 1º KYÛ 14 Anos 12 Meses  *

** Carência mínima exigida pela CBJ, na graduação anterior.
§ 3º - Nas faixas básicas e intermediárias, se for necessário poderá ser colocado no máximo quatro tiras em uma de suas extremidades.
§ 4º - Para praticantes acima de 16 anos não será exigido a sequência nem a carência nas faixas básicas e intermediárias.
§ 5º - Recomenda-se o registro dos praticantes junto a sua federação de origem, a partir da faixa azul, salvo quando inscrito para participarem eventos oficiais,podendo ser registrado portando faixa em graduação inferior.

GRADUADO

FAIXA GRADUAÇÃO IDADE MÍNIMA CARÊNCIA MÍNIMA
Preta 1º DAN 16 Anos 1 Ano **
Preta 2º DAN 20 Anos 4 Anos **
Preta 3º DAN 25 Anos 5 Anos **
Preta 4º DAN 31 Anos 6 Anos **
Preta 5º DAN 37 Anos 6 Anos **

** Carência mínima exigida pela CBJ, na graduação anterior.

GRADUAÇÃO SUPERIOR

FAIXA GRADUAÇÃO IDADE MÍNIMA CARÊNCIA MÍNIMA
Vermelha e Branca 6º DAN 44 Anos 7 Anos **
Vermelha e Branca 7º DAN 52 Anos 8 Anos **
Vermelha e Branca 8º DAN 60 Anos 8 Anos **
Vermelha 9º DAN 69 Anos 9 Anos **
Vermelha 10º DAN 78 Anos 9 Anos **

** Carência mínima exigida pela CBJ, na graduação anterior.

Amarrando a faixa de Judô

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br