Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

GOLPES E TÉCNICAS APLICADAS NO JIU JITSU

 

Os golpes de jiu jitsu mais freqüentes envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas. Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações e lançar o adversário ao solo através de quedas. Existem, porém, golpes que não são válidos e são considerados desleais no jiu jitsu, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais ou ainda torcer dedos.

CHAVE DE BRAÇO:
A Chave de Braço (Armlock) trata-se da finalização mais clássica do Jiu Jitsu. No Armlock, sendo necessário colocar o braço do oponente entre as duas duas pernas, segurar no pulso e levantar o quadril, de modo que exerça pressão sobre o cotovelo do oponente.

 

AMERICANA: (ude-garami ou keylock), é aplicada quando o atleta segura o punho do adversário contra o chão, sendo que a palma da mão do adversário fica virada para cima. Com a outra mão o atleta segura seu próprio punho, passando este segundo braço sob o braço comprometido do adversário. Desta posição o atleta levanta o segundo braço, exercendo pressão sobre o ombro e cotovelo do adversário.

 

OMOPLATA: (sankaku-garami) é uma kimura aplicada com as pernas, normalmente da ´´guarda´´. Para executá-lo, o atleta coloca uma perna na axila do adversário e gira 180 graus, de modo que sua perna se entrelace com o braço do oponente. Conquistada a posição, o atleta controla o corpo do oponente e movimenta seu próprio corpo para frente, exercendo pressão no ombro do adversário. Se o adversário não "bater" e a chave de ombro for finalizada, ela pode romper os ligamentos da articulação do ombro.

 

TRIÂNGULO:
É um tipo de estrangulamento comum no Jiu-Jitsu feito com as pernas e o auxílio do braço do próprio adversário. Golpe com que o lutador, com as costas no chão, asfixia o rival com as pernas. Para isso, o atleta fecha uma espécie de cadeado entre o pescoço e uma das axilas do oponente. Uma das pernas passa do lado do pescoço do adversário e encontra a parte de trás do joelho da outra.

 

ESTRANGULAMENTO:
Estrangulamento é a denominação de uma técnica de jiu-jitsu, tendo diversas formas de execução.
- Estrangulamento por trás (é a mais difundida) é executado com o braço envolvendo o pescoço, conhecido também como “hadaka-jime” no judô e “gravata” ou “mata-leão” no jiu-jitsu, alguns usando o kimono, aplicando a asfixia com a ajuda da lapela.

- Estrangulamento com as mãos
Basicamente consiste em pressionar o pescoço interrompendo o fluxo de oxigênio para o cérebro, podendo levar a pessoa que sofre a ação à inconsciência ou mesmo à morte.
O que fazer quando o atleta perde a consciência?
- Soltar o adversário imediatamente após sua desistência.
- A inconsciência ocorre aproximadamente após 8 - 14 segundos de aplicação do estrangulamento.
- Pode ocorrer convulsões parecidas com epilepsia.
- Taquicardia e hipertensão causada pela estimulação do nervo Vago.

 

MATA-LEÃO:
Em pé ou no chão quando o adversário fica de costas, o estrangulamento é aplicado com o braço em volta do pescoço colocando a dobra do cotovelo abaixo da traquéia. Em seguida a sua mão esquerda faria uma pegada em seu próprio braço direito e a mão direita é colocada por detrás da cabeça do oponente para ajudar a aplicar a pressão. A finalidade do Mata-Leão é "apagar" o adversário.

 

PROJEÇÃO / QUEDA:
Projeção ou queda, é qualquer desequilíbrio do adversário que faça-o ser projetado ao chão, tanto de costas como de lado. Na luta em pé, é válido quando o adversário cai na área de segurança, desde que o atleta que aplicou o golpe tenha dado início ao mesmo com os dois pés dentro da área de combate. Mais usado como transição para a luta de chão, a queda é geralmente executado agarrando-se uma ou as duas pernas do rival, tirando-lhe o apoio e derrubando no ringue. Ao conseguir a projeção, o atleta que aplicou o golpe recebe 2 pontos.

 

KIMURA: (gyaku ude-garami ou reverse keylock)
É uma americana invertida. Dobra-se o braço do oponente em formato de V, e então, ele é torcido, forçando as articulações do ombro, e é finalizado com o braço comprometido nas costas do adversário. Ela pode ser aplicada da guarda fechada, da meia guarda e principalmente quando se esta de guarda passada na posição de 100 quilos.

 

MÃO DE VACA:
Segundo as regras da CBJJ, somente pode aplicar a mão de vaca atletas da categoria Adulto a Master 6, da faixa azul em diante. Todas as demais categorias, não podem aplicar esta finalização, sendo desclassificados caso seja aplicada.

 

GUARDA:
É fazer uma defesa para se proteger dos ataques do seu oponente. A posição de guarda no jiu-jitsu é dividida de duas formas, a guarda aberta e a guarda fechada (closed guard).
Guarda fechada é quando o atleta está por baixo, com as costas no chão e prendendo o seu oponente com as suas pernas.

Guarda aberta também é representada pelo lutador com as costas no chão ou sentado, porém o seu oponente não está preso entre suas pernas.

 

RASPAGEM:
Manobra de reversão executada quando um lutador encontra-se com as costas no chão e o adversário sobre ele. Com a raspagem, as posições são invertidas e quem estava de costas para o chão passa a ficar por cima. Para o atleta que conseguir a raspagem no Jiu Jitsu competitivo, são atribuídos 2 pontos.

 

PASSAR A GUARDA:
É quando o atleta que está por cima consegue transpor o bloqueio feito com as pernas do adversário que está por baixo e mantém o controle transversal (100kg tradicional) ou longitudinal (norte-sul) do mesmo, com as costas ou de lado no solo por 3 segundos. Esse movimento vale 3 pontos.

 

PEGADA PELAS COSTAS:
Ocorre quando o atleta pega seu adversário pelas costas, apoiando os seus calcanhares nas coxas do adversário. Para valer ponto (4), os dois calcanhares devem obrigatoriamente estar pressionado a parte interna da coxa do adversário.

 

JOELHO NA BARRIGA: (knee on belly)
Ocorre quando o atleta que está por cima do adversário coloca o joelho na barriga dele. Nesse momento a outra perna deve estar flexionada, com os pés no solo. Além disso, é necessário segurar o braço, a gola ou a faixa do adversário, dominando-o completamente .O joelho na barriga no Jiu Jitsu competitivo, demonstra superioridade na posição e é contemplado com 2 pontos.

 

MONTADA:
Acontece quando o atleta monta em cima de seu adversário, deixando seus joelhos e pés no chão. O adversário poderá estar de frente, de lado ou até mesmo de costas. A montada poderá acontecer sobre um dos braços do adversário, mas nunca sobre os dois – nesse caso não será considerada válida. Quem consegue executar e sustentar esta posição por 3 segundos, recebe 4 pontos.

 

FINALIZAÇÃO:
Finalização é o objetivo maior de uma luta de jiu-jitsu. É quando um atleta consegue fazer com que o outro desista da luta, em geral isso ocorre quando o mesmo recebe um golpe de estrangulamento ou de torção tão bem executado que acredita que não conseguirá sair.
As técnicas do finalização são divididas em dois grandes grupos, as chaves, que são posições que forçam as articulações do corpo, e os estrangulamentos que são técnicas aplicadas no pescoço que visam obstruir a passagem do sangue ou do ar, fazendo com que o adversário seja obrigado a desistir do combate.
A qualquer momento um atleta pode dar os famosos “três tapinhas” no tatame, indicando que está desistindo da luta e dando a vitória para o seu oponente.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br