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TERMINOLOGIA NÁUTICA

 
  • Amainar - colher ou arriar as velas;
  • Amura - lateral de uma embarcação. Exemplo: amuras opostas: barcos que estão na mesma direção, mas em sentido inverso.
  • Âncora - peça primitiva de pedra - modernamente de ferro terminada por duas unhas e uma argola na extremidade oposta -, a que se liga um cabo, utilizada para prender as embarcações ao fundo do mar, rio, etc.;
  • Arinque , Bóia de - A bóia de arinque serve para assinalar o local onde se encontra a âncora (ferro). Ao largar ferro, lança-se a bóia e o arinque na água, o mais longe possível do costado. A amarra é uma corrente metálica constituída por elos e liga o ferro ao cabo que prende à embarcação.
  • Astrolábio - instrumento de navegação usado para medir o ângulo que o Sol faz com o horizonte, estando o observador no vértice do ângulo;
  • Barlavento - posição em que o vento chega primeiro (em relação ao sotavento).
  • Bombordo - é o bordo à esquerda do rumo da embarcação que permite melhor visão, tem esse nome ou foi escolhido como sendo o "bordo bom", porque a maioria dos timoneiros são destros e ao segurarem o leme com a mão direita forçosamente sentam-se do lado bom ou seja, o lado que "vai" oferecer melhor visibilidade; contudo durante a época dos Descobrimentos portugueses, nas navegações ao longo da costa africana, o "bom bordo" variava, ou seja era o que estava do lado da terra firme, à qual era necessário aceder frequentemente em virtude de tempestades, falta de água ou de alimentos;
  • Bolina, Navegar à - técnica de navegação contra ventos não favoráveis;
  • Bombordo - lado esquerdo do barco, tomando-se como referência quem está de frente para a popa.
  • Boreste - lado direito do barco, tomando-se como referência quem está de frente para a popa.
  • Bússola - instrumento de navegação, que indica um norte magnético da região;
  • Calado - medida da profundidade a que se encontra a quilha do navio, ou distância entre a ponta mais baixa da quilha e a linha de água do navio;
  • Casário - Estrutura de madeira que se ergue sobre o convés e abriga os tripulantes de um navio.
  • Casco - a estrutura de flutuação de uma embarcação;
  • Compromisso - termo usado quando a linha imaginária da proa de um barco ultrapassa a linha de popa de outro barco, ou seja, quando há disputa de posições em uma regata.
  • Costado - Parte do forro exterior do casco da embarcação acima da linha de flutuação, com o navio a plena carga. (Durante a construção do navio, considera-se como costado a parte que vai do bojo até a borda)
  • Escota - cabo atado à retranca do mastro da embarcação através da qual se controla a abertura da vela em relação ao vento;
  • Estibordo (ver Boreste);
  • Flotilha - pequeno conjunto de barcos, esquadrilha.
  • Mastreação - Conjunto dos mastros, vergas e paus
  • Popa - é a parte de trás de uma embarcação;
  • Proa - é a parte de frente de uma embarcação;
  • Proeiro - velejador que fica próximo à proa do barco fazendo contrapeso, manuseando as velas e definindo estratégias.
  • Protesto - pedido de sinal de irregularidade.
  • Quadrante - instrumento de navegação;
  • Quilha - peça imóvel da parte de baixo do casco que fica submersa e impede que o barco seja levado lateralmente pelos ventos.
  • Safo de popa - na regata, barco que está na frente numa disputa de posições.
  • Safo de proa - na regata, barco que está atrás numa disputa de posições.
  • Sextante - instrumento de navegação, usado para medir o ângulo entre uma reta que passa pelo observador e um astro, e a linha horizontal; ou o ângulo horizontal entre dois pontos de referência;
  • Sotavento - posição em que o vento chega depois (em relação ao barlavento).
  • Timoneiro - velejador que fica próximo à popa do barco fazendo contrapeso, comandando o leme e manuseando velas.
  • Vela - estrutura de propulsão de determinados tipos de embarcação, que usam as forças dos ventos.
  • Virar por davante (fazer bordo/cambar) - mudança de direção do barco com o vento atingindo primeiro a proa.
  • Virar em roda (jibe) - mudança de direção do barco com o vento atingindo primeiro a popa.
 

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