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Amainar
- colher ou arriar as velas;
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Amura - lateral de uma embarcação. Exemplo: amuras
opostas: barcos que estão na mesma direção, mas em sentido inverso.
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Âncora
- peça primitiva de pedra - modernamente de ferro terminada por duas unhas e uma
argola na extremidade oposta -, a que se liga um cabo, utilizada para prender as
embarcações ao fundo do mar, rio, etc.;
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Arinque
, Bóia de - A bóia de arinque serve para assinalar o local onde se encontra a
âncora (ferro). Ao largar ferro, lança-se a bóia e o arinque na água, o mais
longe possível do costado. A amarra é uma corrente metálica constituída por elos
e liga o ferro ao cabo que prende à embarcação.
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Astrolábio
- instrumento de navegação usado para medir o ângulo que o Sol faz com o
horizonte, estando o observador no vértice do ângulo;
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Barlavento - posição em que o vento chega primeiro
(em relação ao sotavento).
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Bombordo
- é o bordo à esquerda do rumo da embarcação que permite melhor visão, tem esse
nome ou foi escolhido como sendo o "bordo bom", porque a maioria dos timoneiros
são destros e ao segurarem o leme com a mão direita forçosamente sentam-se do
lado bom ou seja, o lado que "vai" oferecer melhor visibilidade; contudo durante
a época dos Descobrimentos portugueses, nas navegações ao longo da costa
africana, o "bom bordo" variava, ou seja era o que estava do lado da terra
firme, à qual era necessário aceder frequentemente em virtude de tempestades,
falta de água ou de alimentos;
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Bolina,
Navegar à - técnica de navegação contra ventos não favoráveis;
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Bombordo - lado esquerdo do barco, tomando-se
como referência quem está de frente para a popa.
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Boreste - lado direito do barco, tomando-se
como referência quem está de frente para a popa.
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Bússola
- instrumento de navegação, que indica um norte magnético da região;
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Calado
- medida da profundidade a que se encontra a quilha do navio, ou distância entre
a ponta mais baixa da quilha e a linha de água do navio;
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Casário
- Estrutura de madeira que se ergue sobre o convés e abriga os tripulantes de um
navio.
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Casco
- a estrutura de flutuação de uma embarcação;
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Compromisso - termo usado quando a linha
imaginária da proa de um barco ultrapassa a linha de popa de outro barco, ou
seja, quando há disputa de posições em uma regata.
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Costado
- Parte do forro exterior do casco da embarcação acima da linha de flutuação,
com o navio a plena carga. (Durante a construção do navio, considera-se como
costado a parte que vai do bojo até a borda)
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Escota
- cabo atado à retranca do mastro da embarcação através da qual se controla a
abertura da vela em relação ao vento;
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Estibordo
(ver Boreste);
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Flotilha - pequeno conjunto de barcos,
esquadrilha.
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Mastreação
- Conjunto dos mastros, vergas e paus
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Popa
- é a parte de trás de uma embarcação;
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Proa
- é a parte de frente de uma embarcação;
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Proeiro - velejador que fica próximo à proa
do barco fazendo contrapeso, manuseando as velas e definindo estratégias.
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Protesto - pedido de sinal de irregularidade.
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Quadrante
- instrumento de navegação;
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Quilha - peça imóvel da parte de baixo do
casco que fica submersa e impede que o barco seja levado lateralmente pelos
ventos.
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Safo de popa - na regata, barco que está na
frente numa disputa de posições.
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Safo de proa - na regata, barco que está
atrás numa disputa de posições.
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Sextante - instrumento de navegação, usado para medir o ângulo entre uma reta que passa pelo observador e um astro, e a linha horizontal; ou o ângulo horizontal entre dois pontos de referência;
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Sotavento - posição em que o vento chega
depois (em relação ao barlavento).
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Timoneiro - velejador que fica próximo à popa
do barco fazendo contrapeso, comandando o leme e manuseando velas.
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Vela
- estrutura de propulsão de determinados tipos de embarcação, que usam as forças
dos ventos.
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Virar por davante (fazer bordo/cambar) -
mudança de direção do barco com o vento atingindo primeiro a proa.
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Virar em roda (jibe) - mudança de direção do
barco com o vento atingindo primeiro a popa.
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