Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

IATISMO

 

Iatismo ou Vela é um esporte olímpico desde 1900 envolvendo barcos movidos unicamente às custas do vento. As competições da vela envolvem os mais diferentes tipos de embarcações, separadas em categorias apropriadas, conhecidas como classes. As competições da vela são formadas por uma série de regatas, que são as corridas do iatismo.

Regata
Nas regatas o percurso é identificado com bóias e são divididas três tipos:
- competição convencional, onde todos os barcos competem entre si.
- match-race é a regata barco contra barco com uma contagem de pontos diferente da regata convencional.
- em equipe (normalmente praticada em barcos de monotipo), que consiste em um complexo sistema de pontuação onde as equipes (normalmente separada por Clubes) competem umas contra as outras.

Dentro das regatas, há uma variante a que se chama "regata por etapa", onde cada prova tem lugar num ponto diferente com um tempo de repouso entre cada etapa. É assim o Volta à França à vela ou a Volvo Ocean Race (ex-Withbread), uma volta ao mundo à vela por etapas.

Corrida
As corridas não são regatas porque os competidores não partem ao mesmo tempo.
Neste tipo de competição, as embarcações devem ligar dois pontos com eventual passagem por um ou mais pontos intermediários. Esta competição pode ser com um só marinheiro a bordo (as corridas em solitário como na Solitaire du Figaro), "a dois" como na Transat Jacques-Vabre, ou com vários membros de equipe.

O iatismo possui vários regulamentos, dependendo do tipo de classe e competição em que os atletas estejam envolvidos. Além disso, cada clube de iatismo pode montar regulamentos próprios com variações das regras, o que causa uma variedade ainda maior nas regras dos esportes de vela. Se você é um aficionado pelos esportes de vela, é possível obter informações detalhadas sobre todas as classes no site da Federação Internacional de Iatismo.

Regras para ultrapassagem

Existem basicamente três regras para se fazer uma ultrapassagem no iatismo e elas dependem da direção de onde o vento está atingindo as velas das embarcações:
- Caso o vento esteja atingindo os barcos por lados diferentes: neste caso, o barco que está à direita tem a preferência de ultrapassagem;
- Caso o vento esteja atingindo os dois barcos pelo mesmo lado e estejam lado a lado: obviamente, o barco que recebe o vento por primeiro deve dar preferência para quem recebe o vento depois;
- Caso o vento esteja atingindo os dois barcos pelo mesmo lado, mas os mesmos não estejam lado a lado: quem estiver mais a frente na batalha pela posição tem a preferência de ultrapassagem.

Mareações - designa as diferentes posições que toma um veleiro em relação à direção do vento

- Zona não vélica - zona dos rumos onde um veleiro é incapaz de navegar.
- Bolina cerrada: andar o mais perto possível do vento, velas totalmente caçadas.
- Bolina: andar perto do vento, mas mais longe do que na bolina cerrada, velas bem caçadas.
- Largo: vento a entrar pelo lado do barco. Velas caçadas até metade. Patilhão levantado até metade.
- Largo aberto: navegar mais afastado do vento, velas mais folgadas do que no largo.
- Popa: vento ligeiramente de um dos lados da popa, velas bem folgadas.
- Popa rasada: vento de trás do barco, barco é muito instável, as velas totalmente folgadas. Patilhão levantado.

 

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br