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REGRAS DO HÓQUEI EM LINHA

 

Capitulo I

Definições

Regra 1 Definições de Termos Utilizados nas Regras:

Regra 2 A equipe arbitral

Regras do Jogo

Regra 3  Área da pista ou de jogo

Regra 4  Os jogos

Regra 5 Disputa de puck (face-off spot)

Regra 6  Pista

Regra 7 O gol

Regra 8 Linha da área do gol

Regra 9  Locais de disputa do puck (face-off spots)

Regra 10 Banco de reservas

Regra 11 Bancos de penalizações

Regra 12 Linha da área do árbitro

Regra 13 Placar eletrônico sonoro de tempo de jogo

Times

Regra 14 Composição das equipes

Regra 15 Capitão de equipe

Regra 16 Jogadores uniformizados

Regra 17 Lista dos jogadores da partida

Regra 18 Troca de jogadores

Regra 19 Jogadores machucados

Equipamentos e Uniformes

Regra 20 Sticks

Regra 21 Patins

Regra 22 Equipamento do goleiro

Regra 23 Equipamento de proteção

Regra 24 Equipamento perigoso

Regra 25 Puck

Regra 26 Uniformes

Regra 27 Inspeção do uniforme

Penalizações

Regra 28 Penalizações

Regra 29 Penalizações leves

Regra 30 Penalizações graves

Regra 31 Penalização por má conduta

Regra 32 Penalização de competição

Regra 33 Tiro de pênalti

Regra 34 Penalizações para o goleiro

Regra 35 Penalizações postergadas

Regra 36 Anúncio/Sinalização de penalizações

Funções dos Oficiais

Regra 37 Deveres dos membros oficiais

Regra 38 Árbitro

Regra 39 Árbitros de gol (opcional)

Regra 40 Deveres do árbitro de gol

Regra 41 Cronometrista de penalizações

Regra 42 Apontador oficial (Representante)

Regra 43 Cronometrista de jogo

Detalhamento das Penalizações

Regra 44 Ofensas aos membros oficiais e outras más condutas.

Regra 45 Ajuste do uniforme e equipamento

Regra 46 Tentativa de lesão

Regra 47 A tabela (cercado)

Regra 48 Stick quebrado

Regra 49 Investida ou carga

Regra 50 Fechar o caminho com violência (cross checking e butt-ending)

Regra 51 Machucar intencionalmente o adversário

Regra 52 Demora de jogo

Regra 53 Cotovelada e joelhada

Regra 54 Disputa do puck (face-off)

Regra 55 Cair sobre o puck

Regra 56 Brigas

Regra 57 Gols e assistências

Regra 58 Má conduta em conjunto

Regra 59 Segurar o puck com as mãos

Regra 60 Sticks altos

Regra 61 Segurar o adversário

Regra 62 Gancho

Regra 63 Interferência

Regra 64 Interferência do público

Regra 65 Chutar o jogador

Regra 66 Chutar o puck

Regra 67 O jogador que deixa a quadra ou o banco de penalizações

Regra 68 Molestar os membros oficiais

Regra 69 Gestos ou linguagens obscenas e profanas

Regra 70 Puck lançado fora dos limites da quadra ou impraticável para jogar

Regra 71 O puck deve permanecer em movimento

Regra 72 O puck jogado longe das vistas do árbitro e o puck não oficial

Regra 73 Recusar a iniciar a partida e perda (W.O)

Regra 74 Golpes

Regra 75 Agressão com o stick

Regra 76 Começo de jogo e períodos

Regra 77 Atirar o stick

Regra 78 Tempo de jogo e fim dos tempos

Regra 79 Jogos empatados

Regra 80 Obstrução

Regra 81 Jogo violento

 

Capitulo I

Definições

Regra 1 Definições de Termos Utilizados nas Regras


Barrier (área da pista) - tabela, grade, parede ou marca limítrofe identificando a área de jogo.

Cage (área de gol) - também se refere à rede do gol. Rede colocada na estrutura de ferro localizada em cada final de área de jogo, onde o puck deve passar para que se valide o ponto.

Marca Central (Center Spot) - o centro exato da área de jogo, no sentido longitudinal e lateral.

Face-off - qualquer momento em que é disputado o puck por dois jogadores adversários, no decorrer da partida, por decisão do árbitro e no “local de disputa de disco” por ele indicado.

 


Regra 2 A equipe arbitral 


Dois árbitros serão escalados para o jogo, estes dividirão as responsabilidades no jogo, porém, um será designado árbitro geral para aplicar as regras de violações que possam envolver controvérsias. A outra parte da equipe de arbitragem inclui um cronometrista, um representante que faz a súmula do jogo e outro para demarcar os tiros a gol e outras informações estatísticas.

Árbitro Geral
Deve ser completamente responsável pelo jogo, jogadores, outros representantes, público e área de atuação, respondendo apenas às autoridades competentes à organização de cada Campeonato. 

Árbitro (Segundo Árbitro)
Auxilia o árbitro geral.

Árbitros de gol
Devem acenar com o braço ao árbitro geral quando for feito um gol ou então, quando houver, sinalizar com luzes (verde e vermelha) gol e falta respectivamente.


Representante (Scorekeeper)
Representante que faz a súmula e marca todos os pontos, faltas e outras informações de cada jogador ou da equipe.

Cronometrista
Marca o tempo jogado de cada período instruído pelo árbitro.

Anotador de tempo de penalizações (Pênalti time-keeper)
Marca o tempo das penalizações e monitora o banco de penalizações.

 

Regras do Jogo


Regra 3  Área da pista ou de jogo 


É a área entre as tabelas (cercas) longitudinais e laterais.
As dimensões da pista podem variar de 20 a 30 metros de largura (65 a 100 pés) e 40 a 60 metros de comprimento (130 a 200 pés).

 


Regra 4  Os jogos

 
Serão jogados numa pista o mais próxima possível da medida máxima, ou seja, 30 metros de largura por 60 metros de comprimento.
A pista deve possuir os cantos arredondados para facilitar a trajetória do puck.

 


Regra 5 Disputa de puck (face-off spot) 


Dois jogadores, cada qual situado no seu campo de defesa na “marca central” localizada no centro da pista, com seus sticks no chão, no mínimo 25 centímetros do ponto central do “local de disputa de puck”. Todos os jogadores deverão permanecer em seu campo de defesa até que o árbitro lance o puck no centro do “local de disputa do puck” (face-off spot).



Regra 6  Pista 


a) O jogo de Hóquei sobre Patins em Linha se disputa em uma pista retangular, de superfície plana e lisa, de madeira, cimento, asfalto ou outro tipo de piso adequado à prática da patinação sobre rodas.
b) As dimensões da quadra podem variar entre 20 a 30 metros de largura e 40 a 60 metros de comprimento, tendo 1 : 2 de relação.

 


Regra 7 O gol 


a) O gol consiste de uma estrutura retangular com área interna de 105 centímetros de altura e 170 centímetros de largura interna.
b) A estrutura deve ser feita de “tubos de ferro” ou algo similar de 3” (três polegadas). A parte superior, os lados e o fundo deverão ser cobertos por uma rede resistente a impactos fortes. Não são permitidas redes metálicas.
c) Na parte de cima da estrutura do gol, do lado interno, é fixada uma rede a 45 centímetros do fundo, medidos no alto a partir do travessão do gol. Esta rede, mais fina que aquela que reveste a estrutura, tem uma largura máxima de 180 centímetros e altura máxima de 110 centímetros, devendo ser afixada por dentro do gol para se evitar que o puck rebata e saia do mesmo. Esta rede precisa ser branca e afixada apenas na parte de cima da estrutura, permitindo uma queda paralela à linha dos postes frontais do gol.
d) Os postes e barras frontais devem ter uma base circular de 3” (três polegadas) de diâmetro (medida externa) pintados na cor laranja fluorescente, enquanto que o restante da estrutura deve ser pintado na cor branca.
e) Os gols estarão colocados um em frente ao outro no final de cada lado da pista. A distância da linha do gol até o final da pista é de 2,70 metros no mínimo e no máximo 3,30 metros.

 


Regra 8 Linha da área do gol 

 

a) Em frente de cada gol, é marcada uma linha pintada de vermelho com 5cm de largura.
b) Esta linha se estenderá no ângulo direito de um ponto sobre a linha do gol, 30 centímetros desde a linha externa de cada poste do gol a uma distância de 1,2 metros.
c) Uma linha paralela da linha do gol se encontrará no final dessas 2 linhas. Deve ser entendido que a área coberta pela linha da área do gol se estenderá a todo o espaço sobre a linha da área.

 


Regra 9  Locais de disputa do puck (face-off spots) 


a) Um círculo deverá estar exatamente no meio da pista. (O jogo se inicia neste círculo central; é também nele se recomeça a partida no segundo tempo e após cada gol marcado.)
b) Em cada uma das zonas finais, nos pontos de encontro das linhas imaginárias a 4,5 metros fora de cada linha do gol, com as linhas imaginárias paralelas distantes 3 metros das tabelas laterais, estão desenhados no chão círculos com diâmetro de 45cm.
c) No centro da quadra, poderá haver dois círculos (locais de disputa do puck), um em cada lado do círculo central diretamente em linha com os respectivos círculos das zonas finais. Veja diagrama 1. 
d) Haverá cinco círculos desenhados na quadra, se a mesma tiver menos de 50 metros de comprimento, e sete círculos se tiver mais de 50 metros.

 


Regra 10 Banco de reservas 


a) No setor externo da quadra deverá ter bancos para uso de cada equipe, conhecidos como “banco de reservas”. Cada banco deverá acomodar sentadas pelo menos 14 pessoas, sendo colocado na linha longitudinal fora da pista e perto dos vestiários, o mais próximo possível do centro da pista.
b) As duas equipes deverão trocar de banco no final de cada período. O banco de reservas deverá estar no mesmo lado de seu goleiro.
c) Somente é permitido no banco de reserva jogadores uniformizados, dirigentes, treinadores ou técnicos.
d) Durante a partida, a área dos bancos de reservas será restrita apenas a técnicos, dirigentes e treinadores, incluindo o portão em que a equipe adentrar a quadra. A violação desta regra acarretará uma penalização menor de banco de reserva.

 


Regra 11 Bancos de penalizações 


Cada quadra deverá ter o chamado Banco de Penalizações, utilizado para sentarem-se jogadores penalizados, os cronometristas de penalizações, cronometristas de jogo, representantes, dirigentes ou membros oficiais. O Banco de Penalizações deve estar localizado a uma distância substancial do banco dos jogadores reservas.

 


Regra 12 Linha da área do árbitro 


Uma linha com formato de um semicírculo de 3 metros de raio deverá ser desenhada na pista exatamente em frente ao Cronometrista de Penalizações.

 


Regra 13 Placar eletrônico sonoro de tempo de jogo 


A quadra poderá ter um placar eletrônico sonoro ou, quando não houver, será utilizado pelo cronometrista apenas o cronômetro manual e um apito sonoro diferente do usado pelos árbitros.

 

Times


Regra 14 Composição das equipes 


a) Na quadra de jogo uma equipe será composta por 4 (quatro) jogadores e um goleiro.
b) Cada jogador e o goleiro de cada equipe deverá usar um número individual de identificação nas costas da camisa, de no mínimo 25 centímetros de altura.
c) A lista nominal de cada equipe deverá conter no mínimo 6 jogadores e 2 goleiros e, no máximo, 14 jogadores e 2 goleiros.

 


Regra 15 Capitão de equipe 


a) Um capitão deverá ser indicado por cada técnico, e somente este poderá dirigir-se ao árbitro para esclarecer interpretação de regras com o mesmo. Deve usar a letra “C” (com 10 centímetros de altura) de cor diferente da camisa, na frente da mesma.
b) Cada equipe deverá ter um capitão na quadra em qualquer circunstância. Se o capitão efetivo não estiver na quadra, capitães alternativos (não mais que três) serão escalados. Os Capitães alternativos devem usar a letra “A” (com 10 centímetros de altura) de cor diferente e na frente da camisa que estiver usando.
c) O árbitro deve ser avisado do nome do capitão da equipe antes de começar o jogo, como também dos jogadores que servirão como capitães alternativos na falta do capitão efetivo.
d) O goleiro não poderá ser escalado como capitão ou capitão alternativo.
e) Somente o capitão ou capitão alternativo, no momento de paralisação da partida, poderá discutir qualquer ponto relacionado à interpretação de regras com o árbitro. A qualquer capitão, capitão alternativo ou jogador que estiver sentado no banco, e fizer qualquer protesto ou intervenção com o árbitro por qualquer motivo, deverá ser conferida uma penalização de má conduta.
NOTA: Protesto sobre alguma penalização não se trata de uma questão “relacionada à interpretação de regras”, e uma penalização de má conduta deve ser conferida contra qualquer capitão, capitão alternativo ou outro jogador que fizer tal protesto.

 


Regra 16 Jogadores uniformizados 


a) No Congresso Técnico de cada Campeonato ou Torneio, o dirigente de cada equipe deverá entregar ao Comitê organizador a relação nominal de jogadores e goleiros com a respectiva numeração de camisa.
b) Esta relação nominal com os números de camisa de todos os jogadores deve ser entregue ao representante antes do início do jogo, não sendo permitida nenhuma mudança após o seu início, exceto quando o goleiro sofrer lesão e, sendo assim, o nome de outro goleiro deve ser designado na relação nominal em substituição ao que sofreu lesão. A substituição será feita apenas por um jogador já constante na relação.
c) Para cada equipe é permitido um goleiro em pista de cada vez. O goleiro deverá primeiro ser removido e outro “jogador” o substituirá nesta condição, não sendo permitidos ao substituto os privilégios de goleiro.
d) Para qualquer goleiro substituto que entrar no jogo, não será permitido aquecimento em quadra.

 


Regra 17 Lista dos jogadores da partida 


a) O Comitê organizador entregará a relação nominal dos jogadores contendo a respectiva numeração de camisa ao representante.
b) Quando o árbitro apitar para o início do jogo, cada equipe deverá estar com um goleiro e quatro jogadores. O árbitro aplicará uma perda de direito de jogo contra a equipe que não estiver em quadra com um goleiro e quatro jogadores.

 


Regra 18 Troca de jogadores 


a) Os jogadores podem ser substituídos durante o curso da partida, desde que o jogador ou jogadores que saírem estejam sempre a 3 metros do banco antes que as substituições aconteçam. Esta regra se aplicará quando o banco de reservas estiver localizado no final da quadra e quando o atleta for substituído pulando a tabela. Quando o banco de reservas estiver localizado perto da linha central da quadra, o jogador que a deixar deverá estar sempre a 3,50 metros de distância do banco com uma mão na grade e completamente fora de jogo antes que aconteça a substituição.
b) Um jogador que estiver cumprindo pena no banco de penalizações não poderá ficar como reserva até que expire o tempo de sua penalização.

NOTA: Para qualquer violação desta regra será aplicada penalização menor de banco.

 


Regra 19 Jogadores machucados 


a) Se qualquer jogador, salvo o goleiro, se machucar e tiver de deixar a quadra durante o jogo, ele poderá se retirar do mesmo e ser substituído, mas o jogo continuará, sem interrupção.
b) Caso um goleiro se machuque e tenha que sair da quadra, poderá reassumir o jogo imediatamente ou ser substituído, não haverá parada de tempo pelo árbitro se ele não a considerar necessária. Não haverá aquecimento para o goleiro substituto. 
c) O árbitro deverá relatar quaisquer ações disciplinares na demora da troca dos goleiros. O goleiro substituto deverá estar a par das regras gerais concernentes ao mesmo.
d) A substituição normal de goleiro só poderá acontecer quando houver uma interrupção de jogo.
e) Se um jogador machucado receber uma penalização menor, a equipe deverá colocar um substituto no banco de penalidades antes que a penalização se expire e nenhuma outra substituição será permitida exceto do banco de penalizações.
f) Se um jogador se machucar não podendo continuar no jogo e/ou ir para o banco de reservas, a partida não poderá ser interrompida até que sua equipe esteja de posse do puck. Se a equipe estiver com o puck no momento que seu jogador se machucar, a partida poderá ser interrompida imediatamente, a menos que sua equipe esteja no ataque para fazer gol.
g) Qualquer jogador, salvo o goleiro, que se machucar seriamente, não poderá continuar na partida até o final.

NOTA: No caso de evidente contusão séria do jogador, o árbitro interromperá imediatamente a partida, respeitando sempre a posse do puck do adversário.

 

Equipamentos e Uniformes


Regra 20 Sticks 


a) Os sticks a serem utilizados devem conter o material (madeira, plástico, etc.) e medidas devidamente aprovados pelo Comitê Internacional de Roller In Line Hockey. 
b) Nenhum stick deverá ter comprimento maior de 1,50 metros do começo ao final do cabo, nem mais de 32 centímetros do começo ao final da ponteira. Não existe restrição quanto à curvatura da ponteira do stick. A ponteira do stick dos jogadores de linha deve ter no mínimo 5 centímetros e máximo de 9 centímetros de largura.
c) O stick do goleiro deverá ser de 13cm de largura, exceto na ponta, onde poderá ter 14 centímetros de largura, e seu tamanho não poderá exceder a 39 centímetros de comprimento, do começo ao final da ponteira. A porção larga do cabo do stick do goleiro não poderá ser maior que 61 centímetros, a partir da parte onde prende-se o blade e não poderá exceder a 13 centímetros de largura.
d) Uma penalização menor deve ser aplicada ao jogador ou goleiro que estiver utilizando um stick sem as dimensões acima. Qualquer stick ilegal será tomado pelo árbitro e ele o manterá em seu poder até o final do Campeonato ou Torneio.

 


Regra 21 Patins 


a) Os patins devem ser somente do tipo em linha (In Line), de três ou quatro rodas. Se os patins forem de quatro rodas, todas devem estar no lugar. Todos os parafusos e eixos das rodas devem ser cobertos por uma proteção para não machucar outros jogadores ou riscar a pista. Nenhum patim convencional de quatro rodas será permitido nos Campeonatos Mundiais, embora possam ser utilizados em partidas não oficiais.
b) Os breques são opcionais tanto na frente como atrás dos patins.
c) Qualquer jogador que quebrar esta regra será penalizado com falta menor, até que a infração seja corrigida.

 


Regra 22 Equipamento do goleiro 


a) Com exceção dos patins e sticks, todo o equipamento usado pelo goleiro deve ser constituído para a proteção corporal e da cabeça do mesmo, e não pode ter qualquer vestimenta inadequada que possa dar ao goleiro vantagem para evitar o gol.
b) As luvas de goleiro não podem exceder a 20 centímetros de largura e 40 centímetros de comprimento.

NOTA: Proteção com amarras, redes ou outros materiais entre o polegar e o dedo indicador na luva do goleiro não poderá exceder o espaço mínimo necessário para preencher o vazio entre o polegar e o dedo indicador da mão, completamente estendidos e abertos.

c) As perneiras (pads) de goleiro quando novas não podem ter mais de 25 centímetros de largura, medidos no goleiro, e não poderão ser alteradas em nenhuma circunstância. A expansão máxima tolerável é de 5 centímetros.
d) São proibidas peiteiras que se estendam até a coxa do goleiro ou que cubram suas pernas.
e) Penalização menor deve ser aplicada ao goleiro que utilizar equipamentos ilegalmente.
f) Todo goleiro deve usar máscara de proteção.

NOTA: Somente máscara que proteja toda a cabeça.

 


Regra 23 Equipamento de proteção 


a) Todo equipamento de proteção deve ser usado por baixo do uniforme, com exceção de luvas, capacetes e caneleiras do goleiro. É proibido o uso de cotoveleira por fora da camisa. Se após advertência verbal não for acatada a ordem do árbitro, o mesmo aplicará penalização menor para o infrator da regra.
b) Todos os jogadores deverão usar capacete de proteção, com tira protetora no queixo.
c) O goleiro deverá usar máscara de proteção.
d) Todos os jogadores deverão usar luvas de hóquei sobre rodas ou do tipo lacrosse.
e) Todos os jogadores deverão usar coquilha. As jogadoras (equipes femininas) deverão usar proteção para seios durante os jogos.
f) Será opcional o uso de proteção para os dentes e máscaras para os avançados, sendo porém recomendado o respectivo uso.
g) Os óculos e as lentes deverão ser de material plástico, para aqueles que os utilizam.
h) Será aplicada uma penalização menor se houver violação às regras sobre o uso de equipamento de proteção.

 


Regra 24 Equipamento perigoso 


a) Será proibida a utilização de materiais de ferro ou pontiagudos que possam machucar os jogadores.

NOTA: Toda cotoveleira, de material rígido, deve ter nessa parte uma proteção de espuma de no mínimo 1,25cm de espessura, caso contrário será considerada equipamento perigoso.

b) A luva que estiver sem proteção na palma da mão ou cortada de modo que apareçam os dedos deve ser considerada equipamento ilegal e se algum jogador estiver usando tal luva no jogo receberá uma penalização menor.

 


Regra 25 Puck


a) Para todos os Campeonatos oficiais serão utilizados somente os pucks aprovados pelo Comitê Internacional do Roller In Line Hockey. O Comitê organizador será responsável pelo suprimento adequado de pucks. Esses pucks deverão permanecer perto do banco de penalizações, sob o controle de um dos membros do Comitê organizador.

 


Regra 26 Uniformes 


a) O uniforme de cada equipe deve ser composto de camisas de manga longa e calças compridas idênticas. A camisa do goleiro deve ser da mesma cor e desenho que as dos outros jogadores da equipe. O número dos jogadores deve estar situado nas costas das camisas, podendo ser utilizados números inteiros de 00 até 99, com uma altura de 25 centímetros.
b) Durante todo o tempo do jogo, o goleiro deverá usar coquilha, peiteira, luvas de goleiro, caneleira, máscara de proteção e almofadas de proteção que não excedam mais de 30 centímetros de largura. Se o goleiro utilizar-se de cotoveleira, estas necessitam ser macias e confortavelmente adaptadas para o seu braço. 
c) Todas as equipes que estiverem participando da competição deverão ter 2 jogos de camisas de cores diferentes e são exigidas calças compridas.
d) Todos os jogadores devem ter nas costas das camisas número de 25 centímetros de altura. Todos os números aceitos vão de 00 a 99 (sem fração decimal, etc.) Não são permitidos 2 números iguais na mesma equipe. Um capitão da equipe e dois capitães alternativos devem usar uma identificação “C” e “A” nos ombros direitos das camisas.
e) Em competições não oficiais, é da responsabilidade da equipe da casa trocar as camisas se as cores da outra equipe forem similares. Esta decisão fica a cargo do árbitro geral do jogo. 
f) Todo o uniforme: camisas, calças compridas e meias devem combinar em estilo e cor.

 


Regra 27 Inspeção do uniforme 


a) Todos os jogadores devem passar por uma inspeção de equipamento e uniformes pelo árbitro antes de começar o primeiro jogo. O árbitro impedirá qualquer jogador de participar do jogo se o mesmo se recusar a cumprir essa regra.
b) Se algum jogador usar inscrições ilegais em seu uniforme, o árbitro pedirá para remover tais inscrições. Se o jogador se recusar em atendê-lo será expulso do jogo ou campeonato e o caso relatado às autoridades competentes do Campeonato em questão.

 

Penalizações


Regra 28 Penalizações 


As penalizações de jogo são divididas nas seguintes categorias:

1- Penalizações leves;
2- Penalizações de banco;
3- Penalizações graves;
4- Penalizações por má conduta;
5- Penalização de jogo;
6- Penalização de competição;
7- Pênaltis.

b) Quando forem dadas duas penalidades iguais a jogadores de ambas as equipes, o jogador visitante penalizado terá direito de permanecer primeiro no banco de penalidades.
c) Os jogadores não poderão deixar o banco de penalizações até cumprir sua penalização ou acabar o jogo. O jogador não poderá deixar o banco por nenhum outro motivo. 

NOTA: Mesmo antes do início do jogo, se houver alguma falta ou ofensa por qualquer jogador, haverá aplicação da penalidade respectiva.

 


Regra 29 Penalizações leves 


a) Qualquer jogador, salvo o goleiro, que cometer alguma falta leve deverá sair da pista por dois minutos e não será substituído por outro.
b) O preceito acima compreende a saída de um jogador da quadra por um período de 2 minutos. Qualquer jogador da equipe, designado pelo capitão para cumprir a pena no lugar do dirigente ou técnico, tomará seu lugar no banco de penalizações como se fosse uma pena leve imposta a ele.
c) Se enquanto uma equipe estiver com menos um jogador na quadra devido a uma ou mais penalizações ou receber penalização de banco e sua equipe sofrer um gol, a primeira de tais penalizações cessará automaticamente.

NOTA: “Short-handed” significa que o time deve estar com menor número de jogadores na quadra do que o time adversário, até o momento em que o gol for marcado. Assim, penalizações menores, coincidentes para ambas as equipes, não provocam para ambos o “short-handed”. Enquanto cada equipe jogar com menos um, eles já estarão jogando em igualdade.
Esta regra se aplicará também quando o gol for marcado de pênalti.

d) Quando um jogador cometer uma falta leve e outra grave ao mesmo tempo, a falta grave deve ser cumprida primeiro, exceto na Regra 30, em que a punição da falta leve será cumprida primeiro.

NOTA: Esta regra se aplica no caso de ambas penalidades serem impostas ao mesmo jogador. (Veja também Regra 30). 

e) Uma penalidade simultânea, sobre um jogador de cada equipe, não poderá privar uma equipe, nos minutos finais de uma partida, da vantagem numérica de jogadores em pista quando seu adversário estiver com apenas 02 (dois) atacantes na quadra. Assim, quando uma equipe adversária (que já esteja com apenas 02 atacantes na quadra) provocar uma situação de penalidades simultâneas que da sua parte não poderá ser cumprida por falta de tempo de jogo, a outra equipe, então, será mantida com sua vantagem numérica de jogadores em pista. A Regra 30 estabelece que uma equipe não pode ser privada do seu terceiro jogador atacante quando dois deles já estiverem cumprindo penalizações. Isto poderia incentivá-lo a provocar uma penalização simultânea, nos minutos finais da partida, já que apenas o adversário estaria em condições de perder um jogador em função da penalização. O jogador da equipe, em minoria, que cometer essa provocação de punição simultânea deverá ser substituído imediatamente.

 


Regra 30 Penalizações graves 


a) Para a primeira falta grave no jogo, o jogador, menos o goleiro, deverá sair da quadra por 5 minutos e não será substituído.

NOTA: Um gol marcado não extingue o cumprimento da penalidade pelo jogador.

b) Para uma segunda falta grave no mesmo jogo, para o mesmo jogador, inclusive o goleiro, este deverá ser penalizado por 5 minutos e receberá, automaticamente, uma penalização por má conduta de jogo. Um jogador da equipe que cometeu a infração deve ser colocado no banco de penalizações para cumprir a suspensão de 5 minutos.
c) Quando punições graves forem aplicadas contra um número igual de jogadores de cada equipe, estes deverão permanecer no banco de penalizações até que a primeira interrupção de partida seja feita após cumpridos os respectivos tempos.
d) Quando penalizações graves forem aplicadas ao mesmo tempo para um jogador de cada equipe, os jogadores permanecerão no banco de penalizações e não poderão sair até que se cumpra o tempo de penalização, e somente poderão voltar ao jogo quando houver uma interrupção deste. Os jogadores penalizados poderão ser substituídos por outros da equipe assim que expirar o tempo da punição. (Veja Regra 30 ou 27.)
e) Quando coincidirem penalizações diferentes em duração e forem impostas sobre um jogador de cada equipe (incluindo a maior penalidade), os jogadores penalizados permanecerão no banco até que haja a primeira interrupção da partida após cumprimento do tempo estipulado pelo árbitro. É permitida a substituição imediata para penalizações graves de cada jogador, ao final do decurso do tempo dessas penalizações.

 


Regra 31 Penalização por má conduta 


a) As penalizações por má conduta para todos os jogadores, com exceção do goleiro, implicam a saída dos mesmos por dez minutos do jogo. É permitida substituição imediata do jogador que foi penalizado. O jogador penalizado que já cumpriu o prazo da penalização deverá retornar à quadra somente após alguma interrupção do jogo. Quando o jogador cometer uma falta menor e uma falta por má conduta, ao mesmo tempo, será expulso do jogo e a equipe poderá substituí-lo por outro no banco de penalizações; aquele cumprirá a penalização menor sem que haja substituição. Quando um jogador cometer uma falta grave e uma por má conduta ao mesmo tempo, será expulso do jogo e a equipe poderá colocar um substituto deste jogador no banco de penalizações, e não será permitido substituir o jogador penalizado, exceto se vier do banco de penalizações. Qualquer violação desta regra deve ser considerada substituição ilegal pela Regra 13 que fala sobre banco de penalidades leves de banco.
b) Uma penalização por má conduta de jogo implica na suspensão do jogador pelo restante do jogo, mas a substituição por outro será permitida imediatamente após a saída daquele jogador. O árbitro geral fará o relatório às autoridades competentes do Campeonato em questão.
c) A penalização por má conduta no jogo implicará na suspensão automática do jogador por uma partida (o próximo jogo).
d) Uma segunda penalização por má conduta de jogo, no mesmo Campeonato, implicará na suspensão do jogador do Campeonato.

NOTA: Para toda falta por má conduta de jogo, independentemente de quando imposta, haverá um total de 24 horas para registro da queixa do ofendido.

 


Regra 32 Penalização de competição


a) Uma penalização da competição implicará na suspensão do jogador pelo restante do jogo e o mesmo deverá se retirar imediatamente para o vestiário. Um jogador substituto deve ficar no banco de penalizações para cumprir a suspensão de 5 minutos e não retornará ao jogo independentemente de ser marcado um gol.

NOTA: As regras que falam sobre penalizações adicionais e substituições estão especificamente descritas nas Regras 40, 50 e 59; qualquer penalização adicional deve ser cumprida por um jogador designado pelo dirigente ou técnico da equipe transgressora.

NOTA: Quando penalizações de competição forem aplicadas coincidentemente para jogadores de ambas as equipes, previstas nas Regras 45 ou 59 e Regra 25-d, 25-f que falam sobre penalizações graves, aquelas (penalizações de competição) não serão aplicadas.
Para todas as penalizações de competição, independentemente de quando aplicadas, haverá um total de 24 horas para que a queixa do ofendido seja registrada.

b) Uma penalização de competição desqualificará o jogador para continuar jogando no Campeonato, sofrendo o mesmo as sanções cabíveis à penalização de competição.

 


Regra 33 Tiro de pênalti 


a) Qualquer cobrança de pênalti deve ser cumprida conforme segue: 

1- O árbitro chamará o jogador escolhido para cobrar o pênalti e este ficará na marca central. Ao sinal do apito, o jogador tentará fazer o gol.
2- O goleiro deverá permanecer dentro da sua área de gol até o apito do árbitro. O jogador encarregado da cobrança do pênalti poderá executá-lo em direção ao gol ou poderá conduzir o puck com o propósito de marcar o gol.
3- Quando o jogador decidir atirar a gol, deverá fazê-lo sem simulações e não poderá jogar novamente o puck se este foi tocado pelo goleiro, outro jogador ou por uma das partes externas da estrutura do gol.
4- O jogador que executou o tiro a gol não poderá voltar a tocar no puck se este saiu dos limites da quadra ou quando outro jogador o tenha tocado.

b) O goleiro poderá defender o puck de qualquer jeito, porém, se jogar o stick ou outro objeto objetivando impedir a cobrança normal do pênalti, o gol será consignado mesmo que o puck não ultrapasse a linha de gol.

NOTA: Veja Regra 71.

c) Nos casos em que foi considerado o pênalti observando a Regra 61-h (entrada ilegal no jogo), Regra 71-a (jogar o stick) ou Regra 74 (passar uma rasteira por trás do jogador), o árbitro designará o jogador que sofreu a falta para bater o pênalti. 
d) Nos casos em que foi considerado pênalti observando-se a Regra 49 (jogar-se sobre a bola na área do gol), ou Regra 53-d (segurar a bola com a mão na área do gol), o pênalti será batido pelo jogador escolhido pelo capitão do time que sofreu o pênalti. Tal escolha deve ser avisada ao árbitro e não poderá ser modificada. Caso o jogador designado esteja machucado para bater o pênalti, outro jogador poderá fazê-lo. Tal mudança deverá ser comunicada ao árbitro e não poderá ser modificada. 
e) Se, ao mesmo tempo, um jogador encarregado de cobrar um pênalti cometer uma falta, ele poderá cobrar o pênalti e depois irá sentar no banco de penalizações.
f) Se um goleiro da equipe punida com um pênalti for retirado da quadra, este poderá voltar para defender a respectiva cobrança.
g) Se for marcado gol de pênalti, o puck deverá ser colocado no círculo central da pista. Se o pênalti não for convertido, o puck deverá ser colocado em um dos círculos perto do gol onde foi cobrado.
h) Se um gol for marcado na cobrança de um pênalti, não poderá ser marcada em seguida uma penalidade contra o jogador atacante, a não ser que ele tenha incorrido em falta maior ou falta de jogo, sendo que, em qualquer destes casos especificamente, tais penalizações poderão ser impostas ao jogador atacante.
i) Se a falta que determinou o pênalti ocorrer no momento do final do período, o pênalti poderá ser legalmente cobrado de imediato. A cobrança do pênalti não poderá ser prejudicada se houver expiração do tempo de jogo em virtude de demora do apito do árbitro, determinada pela espera da complementação da jogada.
j) Todos os jogadores, menos o jogador que vai bater o pênalti, devem ficar no banco de reservas.
k) Se algum jogador, salvo o goleiro, interferir com o jogador que for bater o pênalti, o gol será automaticamente marcado, mesmo se o puck não tenha entrado na baliza.
l) O pênalti será cobrado com o cronômetro parado.

 


Regra 34 Penalizações para o goleiro 


a) O goleiro não sairá do jogo por faltas contempladas com penalização menor, mas, nesta situação, uma penalização menor deverá ser cumprida por um jogador a ser escolhido pelo dirigente ou treinador através do capitão da equipe e tal escolha não poderá ser mudada.
b) O goleiro não poderá sair do jogo por infração de regras cominadas com penalização grave; no entanto, a penalização grave será atribuída a um jogador que será designado pelo dirigente ou treinador através do capitão e tal designação não poderá ser mudada.
c) Se o goleiro receber uma penalização de má conduta, esta será cumprida por outro jogador de sua equipe a ser designado pelo dirigente ou técnico através do seu capitão.
d) Se o goleiro receber penalização de jogo, seu lugar será tomado por um membro de sua equipe, ou pelo goleiro substituto que estiver disponível, e tal jogador terá de vestir todo o equipamento do goleiro. Serão permitidos 10 minutos para a troca do equipamento. Entretanto, quaisquer penalizações adicionais, que são deferidas pelas regras individuais de penalizações da competição, serão aplicadas, e a equipe que cometer a falta será devidamente punida. Tal penalização adicional será atribuída a outro jogador da equipe no momento que a falta for cometida. 
(Veja Regras 40, 45 e 59).
e) Quando o goleiro sair dos arredores de sua área de gol e tomar parte de alguma discussão ele receberá punição de má conduta de jogo.
f) Se o goleiro participar de qualquer jogada além da linha central, portanto, do lado do gol adversário, será conferida uma penalização menor para ele.
g) Se qualquer jogador (incluindo o goleiro) deliberadamente deslocar a baliza para prevenir gols, sua equipe será punida com um pênalti. Se a infração ocorrer quando o goleiro estiver sendo substituído por um atacante extra, será automaticamente conferido um gol a favor da equipe adversária.

 


Regra 35 Penalizações postergadas

 
a) Se um terceiro jogador de qualquer equipe for penalizado enquanto dois jogadores da mesmo equipe estiveram cumprindo pena, o tempo da penalização do terceiro jogador não começará a ser contado até que expire o tempo de um dos dois outros jogadores. Contudo, esse jogador irá para o banco e será substituído por outro.
b) Quando 3 jogadores de qualquer equipe estiverem cumprindo penalização ao mesmo tempo e, em razão da regra de penalizações postergadas, o jogador substituto da equipe faltosa estiver em pista, nenhum dos 3 jogadores penalizados que estiverem no banco de reservas poderá retornar à quadra até que o jogo seja interrompido. Quando o jogo for interrompido, o jogador que cumpriu toda a pena poderá voltar a jogar.
c) No caso de penalizações postergadas, o árbitro instruirá o cronometrista de penalizações que os jogadores penalizados que cumpriram sua penalização só poderão retornar à pista quando houver interrupção do jogo. Quando as penalizações de dois jogadores da mesma equipe expirarem ao mesmo tempo, o capitão daquela equipe indicará ao árbitro qual dos dois jogadores retornará à pista primeiro e o árbitro instruirá o cronometrista sobre isso. 
d) Quando uma falta leve e uma grave forem aplicadas ao mesmo tempo a jogadores do mesmo time, o cronometrista marcará no relógio o tempo da falta leve como sendo a primeira de tais penalizações. 

NOTA: Isto se aplicará no caso em que duas penalidades sejam dadas a diferentes jogadores do mesmo time (Veja também Obs. da Regra 24).

 


Regra 36 Anúncio/Sinalização de penalizações

 
a) Se uma infração de regras for marcada por falta leve, falta grave ou penalização de jogo para o jogador que estiver com a posse do puck, o árbitro apitará imediatamente e dará a penalização ao jogador merecedor dela.

NOTA: Os jogadores de ambas as equipes deverão se alinhar uns diante dos outros, no círculo mais perto de onde foi cometida a falta ou no centro da pista, para que a equipe que sofreu a falta não tenha desvantagem.

b) Se uma infração de regras for punida com penalização leve, penalização grave, penalização de má conduta ou de jogo contra jogador que não esteja com a posse do puck, o árbitro assinalará a penalização levantando seu braço direito acima de sua cabeça, apontando com seu braço esquerdo para o jogador faltoso e no término da jogada ou da perda da posse do puck pela equipe prejudicada, o árbitro então apitará e aplicará a penalização ao jogador faltoso.

NOTA: Os jogadores de ambas as equipes deverão se alinhar uns diante dos outros, no círculo mais perto de onde foi cometida a falta ou no centro da pista, para que a equipe que sofreu a falta não tenha desvantagem.

c) Se a falta anunciada pelo árbitro for passível de penalização leve, e o gol for feito pela equipe que sofreu tal falta, a mesma não será aplicada. Contudo, as penalizações graves e de competição serão aplicadas de maneira normal, independentemente de o gol ser feito ou não (a penalização leve não será marcada pelo membro que faz a súmula).

NOTA: "Término da jogada pelo time que está com a posse do puck".
Esta regra significa que o puck deve estar com o jogador da equipe que sofreu a falta. Isto não significa um rebote dado pelo goleiro, qualquer contato acidental com o corpo ou equipamento do jogador adversário ou rebote da trave.

NOTA: Se após o árbitro sinalizar uma penalização e antes de apitar acontecer de o puck entrar no gol da equipe favorecida, assim como resultado direto de uma ação do jogador desta equipe, o gol será validado e a penalização sinalizada será aplicada normalmente.

NOTA: Se, quando a equipe estiver em minoria de jogadores por causa de uma ou mais expulsões, o árbitro sinalizar uma penalização leve adicional contra esta equipe e o gol for marcado, antes do apito, pela equipe que sofreu a falta, então a penalização postergada será aplicada e a primeira penalização já dada será automaticamente desconsiderada, de acordo com a Regra 24-c.

d) Se o mesmo jogador faltoso cometer outras faltas na mesma jogada, tanto antes como depois de o árbitro apitar, ele cumprirá tais penalizações consecutivamente.

 

Funções dos Oficiais


Regra 37 Deveres dos membros oficiais

 
a) A CBHP se encarregará de nomear os árbitros.
b) Todos os árbitros e membros da Comissão organizadora devem ser tratados com respeito pelos jogadores e dirigentes de todas as equipes no transcorrer do campeonato. Qualquer infração a esta regra será relatada às autoridades competentes e esta aplicará as penas cabíveis.
c) Serão utilizados 2 árbitros em todos os jogos, se disponíveis. Eles terão tarefas similares mas, em situações onde houver controvérsia, a decisão do árbitro geral será final.
d) O árbitro geral terá autoridade plena em sua decisão em todos os casos pertinentes à disputa de jogo.

 


Regra 38 Árbitro 


a) Os árbitros são representantes oficiais e terão controle total dos jogadores dentro e fora da pista. 
b) Os árbitros devem observar se as equipes chamadas entraram na hora certa a cada jogo, no começo do tempo regulamentar e prorrogações. Os árbitros devem permanecer na pista no término de cada período, em qualquer prorrogação, até que os jogadores se dirijam a seus bancos ou vestiários.
c) Os árbitros devem sempre checar todo o equipamento dos jogadores quando requisitados para tal pelos dirigentes ou técnicos de ambas as equipes.
d) Os árbitros devem atribuir todas as penalizações como prescritas nas regras para as respectivas infrações cometidas.
e) O árbitro geral deve ter a decisão final para todos os gols marcados, contestados ou não. O árbitro pode consultar o árbitro de gol (se for utilizado) antes de emitir sua decisão final.
f) Antes do início da partida, os árbitros devem checar se os cronometristas, apontadores, cronometristas de penalizações, dirigentes e árbitros de gol estão em seus devidos lugares.
g) Os árbitros devem anunciar ao apontador a duração das penalizações e regras de infração envolvidas e a quem os gols serão creditados.
h) Os árbitros devem checar e assinar a súmula, devolvendo-a ao representante a cada jogo.
i) Todos os árbitros devem se apresentar devidamente uniformizados.
j) Os árbitros devem relatar na súmula todas as más condutas ou flagrantes de má conduta e as penalizações do jogo imediatamente após a partida, entregando-a ao representante para posterior envio às autoridades competentes do Campeonato.

 


Regra 39 Árbitros de gol (opcional) 


a) Deverá haver um árbitro atrás de cada gol, e estes não devem ser membros de equipes que estão competindo nem serão substituídos durante a partida, a menos que se torne notório que o árbitro de gol está tomando partido de equipe ou favorecendo-a com decisões injustas ou ainda por motivo de força maior. Nestes casos, o árbitro geral poderá nomear outro árbitro de gol para atuar no lugar daquele.
b) Cada árbitro de gol deverá permanecer parado em sua área de atuação, atrás do gol, durante a partida e não poderá trocar de lado em nenhum momento, depois que for iniciado o jogo. Sua jurisdição é limitada apenas àquela partida.
c) No momento em que o gol for sinalizado, o árbitro de gol deverá constatar se o puck passou ou não entre as traves do gol e atravessou inteiramente a linha do gol. Sua decisão será simplesmente se o puck entrou ou não.
Ver Regra 33-e.
d) A utilização de árbitros de gol e seu posicionamento será a critério do árbitro geral.

 


Regra 40 Deveres do árbitro de gol 


a) Estender ambos os braços acima da cabeça quando o puck passar completamente pela linha do gol, entre as traves do mesmo.
b) Ele deverá se posicionar de modo a observar os movimentos de defesa do goleiro.

NOTA: Uma defesa é somente quando um gol seria marcado e o goleiro defende esse gol.

c) O árbitro de gol deve ajudar o árbitro a decidir se um jogador atacante penetrou na área do gol antes de o puck entrar nesta área.
d) Checar a rede para ter certeza de que não há buracos que permitam que o puck a atravesse.
e) Verificar sempre se o gol está posicionado em seu devido lugar.
f) Quando o goleiro retiver o puck e este ficar inacessível para ser jogado, o árbitro de gol deve estender um braço acima da cabeça para sinalizar ao árbitro.
g) Quando for sinalizado através de um luminoso (spotlight) a marcação de gol, e este não foi realizado, o árbitro deverá sinalizar estendendo seus braços.

 

Regra 41 Cronometrista de penalizações 


a) O cronometrista de penalizações deve contar o tempo de cada jogador penalizado durante o jogo e quando solicitado informar ao mesmo o término da penalização.
b) Se um jogador deixar o banco de penalizações antes que expire seu tempo, o cronometrista anotará o tempo e sinalizará ao árbitro, e este interromperá a partida o mais breve possível. O jogador voltará para o banco para cumprir o restante da penalização.
c) Quando houver sistema de som o cronometrista de penalizações deverá anunciar o nome de cada jogador penalizado e a natureza da penalização.

 


Regra 42 Apontador oficial (Representante) 


a) O apontador entrará em jogos oficiais para escrever na súmula os gols marcados, quem os marcou e a quem será dado crédito por ajuda (se houver assistência). O apontador escreverá, também, todos os tipos de penalizações, com nomes e números dos jogadores penalizados, as durações de cada uma delas, a infração e o tempo de penalizações que foi cumprido.
b) Ao término de cada partida, o Representante assinará a súmula e colherá as assinaturas dos Árbitros, do Cronometrista, e Capitães das equipes.
c) Antes do início da partida, o apontador deverá obter dos técnicos ou dirigentes a relação nominal completa das equipes com os respectivos números de camisa dos jogadores, assinada pelo membro oficial encarregado de cada equipe.
d) O apontador deverá entregar a lista de nomes de ambas as equipes ao árbitro para sua devida apreciação, antes do início da partida, e sublinhará quaisquer pessoas que não estejam de acordo com as regras.
e) O apontador avisará ao árbitro quando um mesmo jogador cometer sua segunda ou terceira penalização, ou sua segunda penalização por má conduta no mesmo jogo.
f) Quando houver sistema de alto-falantes no ginásio, o apontador poderá anunciar quem efetuou o gol, pelo nome do jogador e seu respectivo número, e o nome do jogador que fez a assistência.


 

Regra 43 Cronometrista de jogo 


a) O cronometrista de jogo marcará o tempo inicial e final de cada partida e o tempo de fato (sem paralisação) da partida.
b) O cronometrista de jogo fará sinal ao árbitro para o início da partida, para o início do segundo tempo e para o início de cada tempo extra. Se a quadra não estiver equipada com placar eletrônico e/ou sirene, ou ainda, se este equipamento falhar, o cronometrista dará o sinal pelo apito ao final de cada tempo, final das prorrogações e final de jogo.
c) O cronometrista anunciará quando faltarem 2 minutos de jogo em cada período regulamentar ou prorrogação.
d) Ele marcará na súmula o tempo de jogo e penalizações em minutos e segundos.

 

Detalhamento das Penalizações


Regra 44 Ofensas aos membros oficiais e outras más condutas.

 
NOTA: Para reforçar esta regra, o árbitro tem, em muitos casos, a opção de efetuar as “penalizações de banco”.
Por princípio, o Árbitro é orientado a aplicar “penalizações de banco” em casos de violações que ocorram nos arredores dos bancos de reservas e também fora da pista, ou em todos os casos que afetem a conduta pessoal ou dos jogadores. 
Uma penalização de má conduta deve ser dada para violações que ocorram na pista ou na área do banco de reservas e onde o jogador que cometeu a infração estiver.

a) Uma má conduta de jogo deve ser dada ao jogador que usar linguagens obscenas, profanas ou abusivas, gestos obscenos para qualquer pessoa, demonstre desrespeito às regras durante a partida, que intencionalmente chute ou bata com força no puck para qualquer membro oficial que tentar recuperar o mesmo.
b) Uma penalização de má conduta será dada a qualquer jogador que bater intencionalmente na tabela com o stick ou qualquer outro equipamento durante o jogo.
c) Uma penalização de má conduta será dada a qualquer jogador penalizado que não se dirigir direta e imediatamente ao banco de penalizações, quando exigido.
d) Quando qualquer jogador que estiver envolvido em brigas ou discussões for penalizado e não obedecer ao procedimento de ir ao banco de penalizações ou mesmo desafiar o árbitro, incorrerá em penalização de má conduta de jogo.
e) Uma penalização de má conduta de jogo será dada àquele jogador que, depois de ser advertido pelo árbitro, persistir em qualquer ato de má conduta (incluindo mau tratamento ou linguagem abusiva para outro jogador adversário, como falsa injúria).
f) No caso de qualquer dirigente de clube, diretor, técnico ou treinador ser punido por atos e linguagens obscenas, estes deverão ser removidos do local da competição e suas ações relatadas às autoridades competentes.
g) Se qualquer dirigente, técnico ou treinador for expulso do banco pelo árbitro, ele não poderá sentar-se próximo do banco de sua equipe, nem dar instruções, direta ou indiretamente à sua equipe.
h) Uma penalização de má conduta será dada contra a equipe se qualquer jogador, dirigente, técnico ou treinador usar linguagem obscena, profana ou abusiva contra qualquer pessoa ou usar o nome de qualquer membro oficial no intuito de culpá-lo.
i) Uma penalização de má conduta será dada contra a equipe se qualquer jogador, dirigente, técnico ou treinador, nos arredores do banco de reservas ou banco de penalidades atirar qualquer coisa dentro da quadra durante a partida ou paralisações que houverem.
j) Uma penalização de má conduta será dada contra a equipe se qualquer jogador, dirigente, técnico ou treinador interferir em qualquer tarefa dos membros oficiais, incluindo árbitro, cronometrista e árbitros de gol.

NOTA: O árbitro poderá aplicar mais penalizações de acordo com esta regra ou pela Regra 24-b, se for necessário.

k) Uma penalização de má conduta será dada a qualquer jogador ou jogadores que, exceto para o propósito de tomar suas posições no banco de penalizações, entrarem ou permanecerem na mesa do árbitro enquanto ele estiver escrevendo na súmula ou consultando qualquer membro oficial (cronometrista de jogo, cronometrista de penalizações, apontadores ou locutor).

 


Regra 45 Ajuste do uniforme e equipamento 


a) O jogo não poderá parar, nem a partida ser retardada em razão de ajuste do uniforme, equipamento, botas, patins ou sticks.
b) Uma penalização leve será aplicada, se algum jogador infringir esta regra.
c) A responsabilidade pela manutenção do uniforme e equipamento em perfeitas condições deve ser do próprio jogador. Se ajustes forem solicitados pelo árbitro, o jogador se retirará da quadra e o jogo continuará, sem interrupção, utilizando-se aí um substituto.

NOTA: Se o jogador perder seu capacete quando estiver “indo para fazer o gol”, ser-lhe-á permitido continuar a jogada, porém, imediatamente após o seu término, ele tem que reaver o capacete e colocá-lo em sua cabeça o mais rápido possível. Uma violação desse procedimento resultará em expulsão por 2 minutos por falta de equipamento adequado.

d) Entretanto, o goleiro, após alguma interrupção de jogo e com a permissão do árbitro, poderá fazer os ajustes necessários do uniforme, equipamento, botas ou patins. O árbitro também permitirá que o goleiro substitua sua máscara, porém não o ajuste ou concerto desta.
e) Se houver infração desta regra pelo goleiro, será aplicada uma penalização leve.


Regra 46 Tentativa de lesão

 
a) Uma penalização de jogo será dada ao jogador que deliberadamente cometer ou tentar cometer qualquer contusão contra os adversários, membros, dirigentes, técnicos ou treinadores e as ocorrências serão relatadas às autoridades competentes para as devidas providências. Um substituto entrará no lugar do jogador penalizado ao término do quinto minuto de expulsão.


Regra 47 A tabela (cercado) 


a) Qualquer jogador que com o corpo ou fechando o adversário, com cotoveladas ou rasteiras, lançá-lo contra a tabela receberá uma penalização maior ou menor, a juízo do árbitro, baseado no grau de violência de impacto contra a tabela.

NOTA: Qualquer contato desnecessário com o jogador que esteja de posse do puck e o jogue violentamente contra o cercado será penalizado. Em outras circunstâncias, onde não houver contato com o cercado, será considerado como “trombada intencional” grudar no jogador que está com o puck ao longo do cercado não será considerado como penalidade. Entretanto, se o adversário não estiver com a posse do puck, então tal ação será penalizada como espremer na tabela, investida, interferência, ou, se os braços ou sticks estiverem sendo utilizados para brecar o jogador a qualquer custo, esta violação é chamada de “agarrar” ou puxar”.


 

Regra 48 Stick quebrado


a) O jogador que estiver com stick quebrado poderá participar do jogo desde que imediatamente o deixe no chão. Uma penalização menor será dada contra a violação desta regra.

NOTA: Um stick quebrado é aquele em que, na concepção do árbitro, não é adequado para o jogo normal.

b) O goleiro poderá continuar a jogar com a parte larga de baixo (paddle) do stick quebrado até a parada do jogo ou até que troque o stick de forma legal.
c) Um jogador que tiver seu stick quebrado poderá receber outro trocando-o em seu banco de reservas. Não será permitido jogar, para dentro da quadra, um novo stick para um goleiro ou atacante. Se isto ocorrer serão assinaladas uma penalização menor e mais uma penalização por má conduta ao goleiro ou atacante que recebê-lo.

 


Regra 49 Investida ou carga 


a) Será aplicada uma penalização maior ou menor ao jogador que correr, pular e der uma trombada intencional no seu adversário.
b) Ao jogador que der uma trombada intencional no goleiro, enquanto este estiver dentro da área do gol, será aplicada uma penalização maior ou menor. Em qualquer caso em que o jogador adversário tenha contato desnecessário com o goleiro será aplicada uma penalização por interferência ou investida (maior ou menor).


Regra 50 Fechar o caminho com violência (cross checking e butt-ending) 


a) Uma penalização maior ou menor, a critério do árbitro, será dada ao jogador que fechar o caminho com violência (cross checking) ou projetar o corpo contra seu adversário (butt-ending).
b) Uma penalização maior ou menor será dada ao jogador que fechar o caminho com violência ou se projetar contra o goleiro enquanto este estiver dentro da área.
c) Uma penalização maior será dada ao jogador que machucar seu adversário por fechar o caminho com violência (cross checking) ou projetar seu corpo contra o dele (butt-ending).

NOTA: Fechar o caminho com violência (cross checking) significa fechar o caminho com ambas as mãos no stick e nenhuma parte do stick em contato com o chão.

 


Regra 51 Machucar intencionalmente o adversário

 
a) Uma penalização de jogo será dada ao jogador que machucar intencionalmente seu adversário.
b) Não será permitido fazer a substituição do jogador penalizado até o quinto minuto de penalização, desde o momento em que esta se iniciou.
c) Todos estes casos devem ser relatados às autoridades competentes.

 


Regra 52 Demora de jogo 


a) Nenhum jogador ou goleiro pode atrasar o jogo, chutando intencionalmente o puck para fora da pista. O árbitro dará uma penalização menor, imediatamente e sem advertência, contra qualquer jogador ou goleiro que atirar o puck para longe da área de jogo.
b) Uma penalização menor será dada a qualquer jogador (incluindo o goleiro) que atrasar o jogo deslocando intencionalmente as traves de gol ou o puck nos círculos de falta. Qualquer jogador (incluindo o goleiro) que deslocar as balizas, para que o adversário não consiga fazer o gol, será penalizado com tiro de pênalti.
c) Se após o aviso do árbitro ao capitão ou ao capitão alternativo, para colocar o número correto ou jogadores na pista e iniciar a partida, não for cumprido, e se o não cumprimento das ordens do árbitro causar qualquer atraso, será aplicada uma penalização menor de banco ao time faltoso.

 


Regra 53 Cotovelada e joelhada

 
a) A qualquer jogador que usar seu cotovelo ou joelho para fazer falta em seu adversário será aplicada uma penalização leve.
b) A qualquer jogador que machucar o seu adversário com o cotovelo ou joelho será aplicada uma penalização grave.

 


Regra 54 Disputa do puck (face-off) 


a) Os jogadores que forem disputar o puck deverão se dirigir ao local de disputa do puck (face-off spot), um de frente para o outro, com aproximadamente um stick de distância e com a “lâmina” em contato com o chão. As “lâminas” dos sticks de ambos os jogadores devem estar em contato com o chão e alinhados, um de frente para o outro. Todos os outros jogadores devem ficar no mínimo a 3 metros de distância dos jogadores que vão disputar o puck.

NOTA: Caso, após advertência pelo árbitro, um dos jogadores se posicionar erradamente, o árbitro substituirá o jogador infrator por outro que estiver na quadra. Se, ainda assim, os jogadores se posicionarem erradamente, o árbitro poderá dar uma penalização por atraso de jogo contra os jogadores infratores. 

b) Na conduta de qualquer disputa do puck em qualquer lugar da quadra, nenhum jogador poderá fazer qualquer contato físico com o corpo de seu adversário, utilizando seu próprio corpo ou stick, exceto no decorrer do jogo, após a disputa do puck. Se for violada esta regra, o árbitro dará uma penalização menor ou penalizações aos jogadores que tiveram contatos físicos. 

NOTA: O procedimento de qualquer disputa do puck inicia-se quando o árbitro decide o lugar da disputa e efetua o lançamento do puck.

c) Quando o jogador que for disputar o puck errar na sua posição correta, o árbitro ordenará sua substituição na disputa por outro jogador que estiver na quadra. 
d) O jogador que cometer uma segunda violação, no caso da letra (c) acima, deverá ser punido com uma penalidade menor.
e) Quando for infringida alguma regra ou houver uma paralisação do jogo por qualquer jogador da equipe que estava atacando, a disputa do puck deverá ser feita no círculo da zona central de disputa do puck.

NOTA: Isto inclui paralisação de jogo causado pelo jogador atacante que, sem estar acossado, chutar o puck na parte de trás da rede da equipe adversária.

f) Quando for infringida alguma regra por jogadores de ambas as equipes, resultando em uma paralisação de jogo, a disputa do puck será no local aonde houve a infração ou no local aonde houve a paralisação, em casos em que a jogada poderia ser completada.
g) Quando a paralisação de jogo ocorrer entre os círculos anteriores e posteriores localizados no final da quadra, o puck deverá ser disputado no círculo posterior localizado no final da quadra e do mesmo lado em que ocorreu a paralisação.
h) Os jogadores devem manter seus sticks retos sobre a linha da disputa do puck.
i) Quando houver um gol invalidado por disputa errônea do puck, a mesma disputa poderá ser feita sobre qualquer círculo desde que no mesmo lado.
j) Quando o jogo for interrompido por qualquer razão não especificada pelas regras oficiais, o puck poderá ser disputado aonde ocorreu a última jogada.
k) O árbitro não tem a obrigação de esperar jogadores se posicionarem diante do círculo de disputa do puck. É de responsabilidade dos jogadores se posicionarem rapidamente. Se uma equipe estiver alinhada e a outra equipe estiver demorando para fazê-lo, o árbitro poderá lançar o puck para dar continuidade ao jogo.

NOTA: Uma vez que a equipe esteja na posição de disputa do puck, o puck poderá ser lançado pelo árbitro em 5 segundos.

 


Regra 55 Cair sobre o puck

 
a) Qualquer jogador, salvo o goleiro, que cair propositadamente sobre o puck ou prendê-lo com seu corpo, receberá uma penalização menor.

NOTA: É permitido aos jogadores da defesa atirarem-se de joelhos para impedirem o chute a gol e eles não serão penalizados se o puck bater neles ou ficar alojado em seu uniforme ou equipamento. Contudo, qualquer contato com a mão (dentro da área) acarretará penalização leve.

b) Ao goleiro que intencionalmente cair sobre o puck (quando o goleiro estiver fora da sua área de gol e quando o puck estiver atrás da linha de gol), ou segurar o puck contra a tabela, será aplicada uma penalização menor.
c) Nenhum jogador da defesa, exceto o goleiro, terá o direito de cair intencionalmente sobre o puck ou segurá-lo, agarrar o puck com o seu corpo, segurar o puck contra o cercado ou agarrar com as mãos o puck dentro da área do gol. Para a violação desta regra, a partida será imediatamente interrompida e será ordenado o tiro de pênalti contra a equipe que cometeu a infração e não haverá nenhum outro tipo de penalização.

NOTA: Por esta regra deve-se entender que um pênalti é consignado somente quando o puck estiver na área do goleiro no instante em que o jogo é interrompido. No entanto, se o puck estiver fora da área do goleiro, a Regra 49-a será aplicada e uma penalização menor será consignada, ainda que não tenha sido dado o tiro de pênalti.

 


Regra 56 Brigas

 

a) Uma penalização maior será dada ao jogador que começar uma briga.

b)O jogador que sofrer a tapas, murros, golpes, ou brigas e revida-los ou mesmo tentar revidá-los, será punido com uma penalização menor. No entanto, a juizo do árbitro, ao jogador que continuar a discursão ou briga, poderão ser aplicadas uma penalização maior ou duas menores.

NOTA: O árbitro dispõe de uma gama ampla de penalizações que pode aplicar de acordo com esta regra. Isto é feito com o propósito de possibilitar-lhe diferenciar o grau de responsabilidade daquele que iniciou e daquele que permitiu em continuar a briga.

NOTA: Os árbitros são obrigados a empregar todos os recursos de penalizações constantes desta regra para evitar brigas e, deveriam utilizar-se da regra 38 (c) para este fim, a menos que a penalização maior cabível já tenha sido dada.

c) Uma penalização por má conduta ou de Jogo será dada a qualquer jogador envolvido em discurssões fora da pista ou com outro jogador fora dela.

d)Uma penalização de jogo será dada a qualquer jogador ou goleiro que na quadra começar uma briga.

e)Qualquer jogador que receber uma penalização maior por briga, será automaticamente expulso até o final do jogo, e do próximo que o seu time for jogar.

NOTA: Se o time do jogador suspenso estiver mudando de divisão, a penalização acompanhará o jogador na outra divisão.
NOTA: A equipe penalizada colocará outro jogador no banco de penalizações e este cumprirá o tempo da penalização maior.



Regra 57 Gols e assistências


a) O gol será marcado quando o puck passar entre as traves do gol, usando-se o stick do jogador atacante, e o puck cruzar completamente a linha desenhada no chão entre as balizas.
b) O gol será marcado se o puck, tocado de qualquer jeito através do jogador da defesa, passar pela linha de gol. O jogador da equipe atacante que tocou o puck por último será o autor do gol, mas não terá o anúncio da assistência.
c) Se o jogador atacante chutar o puck e o mesmo desviar em um jogador da defesa (exceto o goleiro) e entrar no gol, o gol será válido. O jogador que chutou o puck será o autor do gol, porém, sem o anúncio da assistência.
d) Se o puck atirado pelo jogador atacante entrar no gol através do toque de alguma parte do corpo de um jogador da mesma equipe, será considerado o gol. O jogador que fez desviar o puck será o autor do gol. O gol não terá validade se o puck for acionado ou desviado intencionalmente de qualquer maneira que não seja pelo stick.
e) O gol não terá validade se o puck for desviado por um árbitro.
f) Se um jogador atirar o puck na direção da área de gol da equipe defensora e o puck ficar livre para outro jogador atacante bater e marcar o gol, este terá validade.
g) Qualquer gol marcado por outras maneiras que não sejam estas constantes das regras não terá validade.
h) O gol será creditado na súmula pelo jogador que atirou o puck na direção do gol da equipe adversária.
i) Quando um jogador marcar o gol, uma assistência deve ser creditada ao jogador que fez o passe na direção do gol da equipe adversária, ou também quando liderou as esquivas para passar o puck ao jogador autor do gol.

 


Regra 58 Má conduta em conjunto

 
a) O árbitro poderá suspender o jogo e mandar os jogadores, dirigentes ou técnicos para o vestiário pelo resto da partida por uma má conduta em conjunto de qualquer espécie.
b) Se o jogador mandado embora estiver no jogo, ele terá uma penalização de má conduta de jogo e a equipe terá permissão de colocar um substituto.
c) O árbitro decidirá qualquer violação das regras, efetuando um relatório.
d) Se um jogador, técnico ou dirigente persistir numa má conduta em conjunto, após a advertência do árbitro, os mesmos estarão sujeitos à suspensão por um período de 1 ano ou mais a ser determinada pelo TJD.

 


Regra 59 Segurar o puck com as mãos 


a) Se um jogador, exceto o goleiro, segurar intencionalmente o puck com sua mão, o jogo deverá ser paralisado e uma penalização menor será dada ao jogador infrator. Um goleiro que segurar o puck com as mãos por mais de 3 (três) segundos será castigado com uma penalização menor, se não houverem jogadores atacantes perto dele.
b) O goleiro não poderá segurar deliberadamente o puck. De qualquer modo se, na opinião do árbitro, estiver causando uma interrupção de jogo, nem esconder o puck dentro do seu equipamento, ou sobre a rede do gol, nem deliberadamente colocar obstáculos dentro ou perto da rede, desde que, na opinião do árbitro, caracterize uma tentativa de impedir o gol.

NOTA: O objetivo de toda a regra é o de manter o puck constantemente em movimento, e qualquer ação tomada pelo goleiro que cause uma interrupção desnecessária deverá ser penalizada, sem advertência prévia.

c) A punição pela violação desta regra pelo goleiro deve ser uma penalização menor.

NOTA: No caso de o goleiro lançar o puck para frente e o adversário tomá-lo, o árbitro permitirá a conclusão da jogada e aí, então, o jogo terá uma interrupção para uma disputa do puck.

d) Uma penalização menor será dada ao jogador que, exceto o goleiro, enquanto o jogo estiver em curso, pegar o puck com suas mãos e arremessá-lo fora da quadra. Se um jogador, exceto o goleiro, pegar o puck com a mão na área do gol, enquanto o jogo estiver em curso, o jogo será interrompido imediatamente e se aplicará um pênalti em favor da equipe adversária.
e) É permitido ao jogador parar ou “rebater” o puck no ar com a mão aberta ou empurrá-lo ao longo da quadra com a mão; o jogo não será interrompido a menos que, na opinião do árbitro, o jogador tenha dirigido deliberadamente o puck para seu companheiro de equipe; neste caso haverá uma disputa no “local de disputa de puck” o mais próximo possível da interrupção (face-off).

NOTA: O objetivo desta regra é o de assegurar a continuidade de jogo e o árbitro não deverá parar o jogo a menos que a falta cometida pelo jogador seja deliberada. O puck não poderá ser jogado ao gol com as mãos, em nenhum momento, mas o gol será válido quando o puck for legalmente desviado para o gol pelo jogador defensor, exceto o goleiro.

 


Regra 60 Sticks altos

 
a) É proibido elevar o stick acima da linha do ombro, e uma penalização menor será dada a qualquer jogador que violar esta regra.
b) O gol realizado através de stick alto não será válido, exceto se for efetuado pelo jogador da defesa.
c) Quando um jogador elevar ou segurar qualquer parte do stick acima da linha do seu ombro, de modo a machucar o rosto ou cabeça do jogador adversário, o árbitro não terá outra alternativa senão a de aplicar uma penalização maior ao jogador infrator.
d) É proibido rebater o puck com o stick acima da linha do ombro e quando tal coisa ocorrer o árbitro apitará e se fará uma disputa de puck no local onde o fato ocorreu, a menos que:
1) o jogador da defesa rebater o puck para um adversário (neste caso, o jogo continuará);
2) um jogador do lado da defesa rebater o disco e este entrar em sua própria baliza (o gol será validado).

e) Quando uma das equipes estiver em desvantagem numérica de jogadores e o adversário que estiver com a equipe completa na quadra causar uma interrupção de jogo por bater o puck com o stick alto, a disputa de puck se fará em um dos dois círculos de cobrança adjacentes ao gol da equipe infratora.

NOTA: Exceção a esta regra: o jogo continuará quando o stick for mudado de uma mão para outra mesmo passando acima da cabeça o puck, a menos que coloque em risco outro jogador. Do começo ao final do tiro ao gol, o stick pode estar acima da linha do ombro.

f) Quando o curso do stick do jogador for alto para pegar o puck no ar, perto de outro jogador, este é chamado de stick alto e uma penalização menor será dada.

NOTA: Uma penalização por stick alto não precisa ocorrer somente no contato com um oponente.

 


Regra 61 Segurar o adversário

 
a) Uma penalização menor será dada ao jogador que segurar seu adversário com as mãos, pernas, pés ou stick de qualquer maneira.

 


Regra 62 Gancho 


a) Uma penalização menor será dada ao jogador que impedir o progresso do seu adversário através de um gancho dado com o stick.
b) Uma penalização maior será dada a qualquer jogador que machucar seu adversário pelo gancho que fizer com o stick.

NOTA: Quando um jogador "fechar" outro jogador de modo que exista apenas contato stick com stick, tal ação não será considerada "gancho" ou "segurar o adversário". Ele pode forçar seu stick para baixo, sobre o do seu adversário.

 


Regra 63 Interferência 


a) Uma penalização menor será dada ao jogador que interferir ou impedir o progresso de seu adversário que não esteja de posse do puck, ou que bata no stick do adversário intencionalmente fazendo-o cair ou evitar o jogador de recuperar seu stick caído, ou que bater ou chutar qualquer stick quebrado ou abandonado ou causar distração no adversário com puck quebrado ou outro detrito.

NOTA: O último jogador a tocar no puck, exceto o goleiro, será considerado o jogador de posse de bola.
Para interpretar essa regra o árbitro deve ter certeza de qual dos jogadores está criando a interferência.
Será sempre a ação e o movimento do jogador atacante que causará a interferência, pois os jogadores da defesa são chamados de “espelho” ou “sombra” dos jogadores atacantes. Não é permitido aos jogadores do lado de quem está de posse do puck tentarem fazer alguma interferência intencionalmente.

b) Uma penalização menor será dada se qualquer jogador do banco de reservas ou banco de penalizações interferir, com o stick ou corpo, nos movimentos do adversário durante o progresso da jogada deste.
c) Uma penalização menor será dada ao jogador que, através do stick ou corpo, interferir ou impedir os movimentos do goleiro, enquanto estiver na área de gol, a menos que o puck já esteja nesta área.
d) A menos que o puck esteja na área do gol, o jogador da equipe atacante que não está com a posse do puck não poderá permanecer dentro da linha da área de gol ou na área do gol ou segurar seu stick na área do gol, e, se o puck entrar no gol enquanto o jogador permanecer na área de gol, o gol não valerá e o puck será colocado na zona neutra no círculo de falta o mais perto possível da zona de ataque da equipe atacante.
e) Se o jogador do lado do ataque interferir fisicamente na ação de qualquer jogador da defesa de modo que entre na área de gol, e o puck entrar no gol enquanto o jogador interferido estiver dentro da área do gol, o gol valerá.
f) Quando o goleiro for retirado da quadra, e qualquer membro da equipe não autorizado adentrar a quadra (dirigente, técnico ou treinador) e interferir com o corpo, stick ou qualquer outro objeto na ação do puck ou na ação de outro jogador adversário, o árbitro consignará o gol contra a equipe infratora.

NOTA: Uma penalização por interferência deverá ser dada sempre que o jogador infrator fizer contato desnecessário com o jogador que estiver com a posse do puck.

NOTA: A atenção dos árbitros estará particularmente voltada para três tipos de interferências ofensivas que deverão ser penalizadas:
1) Quando a equipe de defesa prende a posse do puck no seu lado da pista e os outros jogadores dessa equipe seguram os adversários para facilitar essa retenção indevida do puck.
2) Quando o jogador obstruir o acesso do adversário ao círculo de disputa do puck antes que seja iniciada a disputa.
3) Quando o jogador que esteja com o puck fizer um passe e seguir adiante, de modo a provocar um contato corporal com o jogador adversário.

NOTA: Todos os jogadores do ataque ou da defesa podem tentar estabelecer um posicionamento em frente do gol. O contato acidental que ocorrer fazendo-se tal procedimento não pode ser considerado interferência ou contato desnecessário. Entretanto, se um jogador de qualquer das equipes encobrir seu oponente ou fechá-lo violentamente, o árbitro, à sua discrição, pode dar ao jogador infrator uma penalização menor por interferência, por carga ou por agressão desnecessária.

 


Regra 64 Interferência do público

 
a) No caso de o jogador ser segurado ou interferido por alguma pessoa do público, o árbitro apitará e o jogo será interrompido, a menos que a equipe do jogador interferido esteja com a posse do puck naquele momento; aí a jogada terá continuidade até o árbitro apitar, e o puck será colocado no círculo de disputa de puck onde foi feita a última jogada antes da interrupção.

NOTA: O árbitro escreverá um relatório em todos os casos em que o jogador se envolver em brigas com o público, porém não haverá nenhuma penalização.

b) No caso de objetos serem atirados à quadra e interferirem no progresso do jogo, o árbitro apitará, interromperá a partida, e o puck será disputado no círculo mais próximo do local onde aconteceu a interrupção.

 


Regra 65 Chutar o jogador

 
a) A qualquer jogador que chutar ou tentar chutar outro jogador será aplicada uma penalização de jogo; será permitido fazer uma substituição no final do quinto minuto da penalização.

NOTA: Se tal falta resultar em machucar algum jogador, deve ser aplicada uma penalização por machucar intencionalmente, de acordo com a Regra 45.

 


Regra 66 Chutar o puck

 
a) É permitido chutar (com o pé) o puck em todas as zonas da quadra, porém o gol não será válido por chute do jogador atacante no puck, a menos que o puck assim chutado seja desviado para o gol pelo jogador da defesa, menos o goleiro.

 


Regra 67 O jogador que deixa a quadra ou o banco de penalizações

 
a) Nenhum jogador pode deixar o banco de reservas em momento algum, para entrar em uma briga. Do mesmo modo, nenhum jogador do banco de penalizações ou perto dele (que não esteja na quadra) poderá participar de qualquer briga ou discussão com qualquer jogador adversário dentro da pista.
b) Uma penalização de má conduta será dada a cada jogador que violar esta regra. 
c) Com exceção do final de cada período ou na expiração da penalização, nenhum jogador em momento algum poderá deixar o banco de penalizações.
d) O jogador penalizado que deixar o banco de penalizações antes de expirar-se o respectivo prazo, mesmo que não se envolva em brigas, receberá uma penalização menor adicional, após cumprir seu prazo restante da penalização anterior. 
e) Qualquer jogador penalizado que deixar o banco de penalizações durante a interrupção de jogo e entrar em brigas terá uma penalização menor e mais uma penalização de dez minutos por má conduta, após cumprir seu prazo restante da penalização anterior.
f) Se o jogador deixar o banco de penalizações antes de terminar o prazo da penalização, o cronometrista de penalizações anotará o tempo e dará um sinal ao árbitro que interromperá a partida imediatamente.
g) No caso de o jogador retornar à quadra antes do término de sua penalização por erro do cronometrista de penalizações, não será dada ao jogador a penalização adicional, porém, terá de completar o prazo total de sua penalização.
h) Se o jogador atacante estiver com a posse do puck e se colocar em uma posição onde não haja qualquer oponente entre o goleiro e ele, e em tal situação sofrer interferência de um adversário que entrou ilegalmente no jogo, o árbitro consignará um tiro de pênalti contra a equipe infratora.
i) Se o goleiro adversário se retirar da quadra e o jogador atacante de posse do puck não tiver nenhum oponente para enfrentá-lo e um stick for jogado pelo adversário, ou se o jogador adversário, jogar-se por trás do atacante para evitar chute à baliza, o gol será validado contra a equipe infratora.
j) Se o goleiro adversário se retirar da quadra e um jogador atacante contra o gol sem defesa sofrer interferência de um adversário que entrou no jogo ilegalmente, o árbitro imediatamente consignará o gol contra a equipe infratora.
k) Qualquer técnico, dirigente ou treinador que, não estando escalado para o jogo, entrar na quadra após o início da partida, sem a permissão do árbitro, será automaticamente expulso do jogo.
l) Qualquer gol feito pela equipe cujo jogador penalizado retornar à quadra antes do término do tempo da penalização, por sua conta ou culpa do cronometrista, será invalidado enquanto o jogador estiver ilegalmente na quadra, sem prejuízo das punições cabíveis a serem dadas à respectiva equipe.
m) Se um jogador que estava no banco de penalizações entrar ilegalmente no jogo, qualquer gol feito por sua equipe será invalidado, enquanto o mesmo estiver na quadra, porém todas as penalizações dadas contra a respectiva equipe serão cumpridas regularmente.

 

 

Regra 68 Molestar os membros oficiais

 
a) Qualquer jogador que tocar ou segurar um árbitro ou qualquer membro oficial, com as mãos ou stick ou jogo de corpo, receberá automaticamente uma penalização de no mínimo 10 minutos por má conduta para a primeira ofensa e uma penalização de má conduta de jogo pela segunda ofensa, na mesma partida. É permitido usar outro jogador para substituir o jogador infrator.
b) A qualquer jogador que segurar ou bater num membro oficial será dada uma penalização de jogo e será expulso para o restante da competição ou jogos.
c) Qualquer dirigente, técnico ou treinador que segurar ou bater em um membro oficial será automaticamente suspenso do jogo, ou mandado para o vestiário, e será movida uma ação disciplinar contra o infrator.

 


Regra 69 Gestos ou linguagens obscenas e profanas 


a) Os jogadores não podem utilizar-se de gestos ou linguagens profanas ou obscenas dentro da pista ou fora dela. Quem violar esta regra terá uma penalização de má conduta, exceto quando a violação ocorrer nos arredores do banco de penalizações e, neste caso, o jogador terá uma penalização de banco menor.
b) Dirigentes, técnicos ou treinadores não podem utilizar-se de gestos ou linguagens obscenas ou profanas em lugar algum do ginásio. Quem violar esta regra terá uma penalização de banco menor.

NOTA: É de inteira responsabilidade dos membros oficiais do jogo e das equipes enviarem um relatório confidencial à Federação/CBHP detalhando o uso de gestos obscenos de qualquer jogador, técnico ou qualquer outro membro oficial.

 


Regra 70 Puck lançado fora dos limites da quadra ou impraticável para jogar 


a) Quando o puck for lançado para fora dos limites da quadra ou bater em algum obstáculo acima da área de jogo que não seja a tabela, instalações de vidro ou arames, o mesmo será lançado, para recomeçar o jogo do ponto em que este foi atirado ou desviado. 
b) Quando um puck ficar preso na rede do gol pelo lado de fora do mesmo, de maneira a ser impraticável a continuação da jogada, ou ficar preso entre os sticks dos jogadores intencionalmente ou de outra maneira, o árbitro paralisará a partida e colocará o puck em um dos círculos adjacentes para o reinício do jogo a menos que, na opinião do árbitro, a interrupção seja provocada por um jogador atacante, hipótese na qual o puck será colocado no círculo adjacente mais próximo do gol do jogador infrator ou no círculo da linha central.

NOTA: Isto inclui as paradas de jogo causadas pelo atacante que chutou o puck na rede por fora do gol, sem que seja por decorrência da intervenção da defesa da equipe adversária.
Qualquer das equipes pode jogar o puck por fora da rede em qualquer momento do jogo. Entretanto, se o puck permanecer preso na rede por um período maior do que 3 segundos, o jogo deve ser interrompido, efetuando-se uma disputa de puck (face-off) na zona do círculo final, exceto quando a interrupção for causada pela equipe atacante quando, então, o puck será disputado no círculo central.

c) Uma penalização menor será dada ao goleiro que intencionalmente prender o puck nas redes do gol para que com isso interrompa-se o jogo.
d) Se o puck ficar em cima da tabela que limita a área da quadra, o jogo continuará normalmente e os jogadores poderão tirar o puck com as mãos ou com o stick.

 


Regra 71 O puck deve permanecer em movimento

 
a) O puck deve estar em constante movimento.
b) Com exceção de ser permitido carregar o puck atrás do seu próprio gol, a equipe que estiver de posse do puck, em seu próprio campo, deverá sempre avançar o puck em direção ao gol adversário, salvo quando acossada pelo opositor ou se estiver em minoria numérica (short-handed).
Para a primeira infração desta regra, o jogo será interrompido e, após advertência ao capitão ou capitão alternativo da equipe infratora, será feita uma disputa de puck no círculo adjacente ao gol da equipe infratora. Para uma segunda violação por qualquer jogador da mesma equipe e no mesmo período, este terá uma penalização menor.
c) Uma penalização menor será dada a qualquer jogador que segurar intencionalmente o puck contra a tabela, a menos que ele esteja sendo pressionado por seu adversário.
d) Para quem infringir essa regra, o puck será disputado, no círculo final adjacente mais próximo do gol do infrator.

 


Regra 72 O puck jogado longe das vistas do árbitro e o puck não oficial 


a) Se houver alguma discussão, briga ou se o jogador cair acidentalmente sobre o puck e se o mesmo for lançado a perder de vista do árbitro, este apitará e interromperá imediatamente o jogo. O puck será colocado no círculo mais próximo de onde aconteceu o incidente.
b) Se, em qualquer momento, enquanto a partida estiver em curso, aparecer outro puck diferente daquele que estava em jogo, a jogada não será interrompida e deverá prosseguir com o mesmo puck até que se complete a jogada para depois trocá-lo. A seu critério, se o puck oficial sofrer interferência na jogada, o árbitro interromperá a partida imediatamente.

 


Regra 73 Recusar a iniciar a partida e perda (W.O) 


a) Se ambas as equipes estiverem na quadra e uma delas, por qualquer motivo, se recusar a jogar quando o árbitro mandar, este advertirá o capitão ou o capitão alternativo e aguardará para que a equipe retorne ou reassuma o jogo em 15 segundos. Se ao final dos 15 segundos a equipe ainda se recusar a jogar, o árbitro dará uma penalização de 2 minutos ao jogador da equipe infratora escolhido pelo dirigente ou seu técnico, através do seu capitão. Se houver uma repetição do mesmo incidente, ao árbitro não restará outra alternativa se não a de declarar a partida perdida pela equipe infratora.
b) Quando o árbitro mandar a equipe entrar na quadra e a mesma não o fizer dentro de 5 minutos, a equipe perderá os pontos (W.O).
c) A perda de jogo (W.O) será declarada pelas seguintes razões: 
1) Se ao iniciar a partida (quando o árbitro apitar para colocar o puck em jogo) a equipe não estiver com 4 jogadores e 1 goleiro na quadra, com seus uniformes completos.
2) Se o próprio capitão da equipe escrever em relatório dizendo que a equipe não está em condições de jogar aquele jogo. Neste caso, a equipe adversária não precisará vestir o uniforme ou aparecer na quadra, porém ser-lhe-á dada a vitória.
3) Se, devido a doença ou lesão, a equipe não tiver 4 jogadores e 1 goleiro para continuar a partida.

d) No caso de haver W.O, os pontos serão contados como segue:
1) A equipe que tiver W.O terá (zero) pontos perdidos no jogo. A equipe adversária ganhará (dois) pontos (uma vitória de jogo). O resultado será registrado como de 1 x 0.
2) O capitão da equipe vitoriosa ganhará um gol (este gol não poderá ser transferido para outro jogador). Não haverá atribuição de assistência.
3) Os goleiros de ambas as equipes não terão direito a chute, rebote ou gol contra.

e) A equipe pode ter um W.O por torneio, sem alteração na posição dos grupos. Se a mesma equipe receber um outro W.O no torneio, a mesma será desclassificada para todos os outros jogos do evento.
No caso de haver alguma alteração da equipe do torneio (por ter 2 W.O), a mudança de posição será a seguinte:
1) Todos os dados estatísticos da equipe excluída e de seus jogadores devem ser eliminados do relatório oficial. Isto inclui todos os pontos da equipe, todos os gols realizados, assistências, defesas, gols contra, protocolos de penalizações e outras estatísticas pertinentes.
2) Toda e qualquer equipe que já jogou a partida antes de receber o W.O deve ter seu desempenho eliminado como se não tivesse jogado.

NOTA: A eliminação das penalizações não abrangerá os casos nos quais houverem penalizações maiores, de má conduta de jogo, penalizações de competição e extrajogo, e as punições pertinentes serão acionadas pelos órgãos competentes.

NOTA: Serão emitidas instruções com relação a registros, etc. do jogo com W.O.

 


Regra 74 Golpes 


a) Uma penalização maior ou menor, dependendo da opinião do árbitro, será dada a qualquer jogador que impedir ou tentar impedir o progresso do adversário através de golpes com seu stick. Qualquer contato corporal com o stick será considerado golpe. Não importando o quão violento seja o contato do stick com o corpo, o árbitro dará uma penalização menor.
b) Uma penalização maior será dada a qualquer jogador que machucar seu adversário através de um “golpe”. Quando uma penalização maior for dada, de acordo com a regra, para uma falta que resulte em machucar o rosto ou cabeça de um adversário, será dada automaticamente uma penalização maior.

NOTA: Os árbitros devem penalizar por “golpes” aqueles jogadores que fizerem balanceios com seus sticks na direção de qualquer adversário (mesmo dentro ou fora do alcance de golpear o adversário) sem sequer encostar no oponente ou quando um jogador, sob o pretexto de bater no puck, fizer balanceios ameaçadores com o objetivo de intimidar o adversário.

c) Qualquer jogador que balançar seu stick para outro jogador no decorrer de uma briga será sujeito a uma penalização maior dada pelo árbitro.
d) Qualquer jogador que não estiver com a posse do puck, não poderá tocar o goleiro com seu stick. Se o fizer, será considerado como incurso numa penalização por golpe.

NOTA: O árbitro dará uma penalização normal adequada, conforme outras seções desta regra, e fará ainda um relatório descrevendo todas as infrações cometidas.

 


Regra 75 Agressão com o stick

 
a) Uma penalização maior será dada ao jogador que agredir ou tentar agredir com o stick o seu adversário.

NOTA: "Tentar agredir com o stick" inclui todos os casos em que um gesto de agressão é efetuado independentemente de haver ou não contato corporal.

b) Uma penalização maior será dada a qualquer jogador que machucar seu adversário por agressão com o stick. Este item deve ser tratado como uma tentativa intencional para machucar o adversário, de acordo com a Regra 40.

NOTA: A "agressão com o stick" significa agredir um adversário com a ponta da lâmina do stick enquanto este estiver em uma das mãos ou em ambas.

 


Regra 76 Começo de jogo e períodos 


a) O jogo começará no tempo estipulado, com a disputa do puck no círculo central da quadra (face-off), e será recomeçado a cada período neste mesmo ponto.
Não serão permitidos atrasos em favor de cerimônias, exibições, demonstrações ou apresentações.
b) A equipe da casa escolherá o lado da quadra para se posicionar na defesa, exceto quando os dois bancos de reservas estiverem no mesmo lado da quadra, e, neste caso, a equipe da casa deverá iniciar a partida do lado onde o seu banco de reservas estiver mais próximo do gol. As equipes têm que trocar de lado em cada período normal ou prorrogação.
c) Durante o aquecimento e antes do início da partida em qualquer período, cada equipe deverá permanecer do lado que for estipulado.

NOTA: Todos os jogadores deverão estar vestidos e prontos para jogar na hora determinada para o início da partida ou será considerado W.O.

d) Todos os jogadores deverão estar completamente uniformizados para o aquecimento.

 


Regra 77 Atirar o stick 


a) Quando algum jogador que estiver defendendo seu lado, inclusive o goleiro, deliberadamente arremessar seu stick, alguma parte dele ou qualquer outro objeto, em sua zona de defesa, o árbitro deverá permitir que a jogada seja completada, e, se o gol não for marcado, um pênalti deverá ser concedido ao adversário e o tiro será efetuado por um jogador designado pelo juiz como jogador que recebeu a falta.
Se, todavia, o gol for defendido quando o atacante não tiver nenhum defensor à frente e tiver a chance de marcar o gol, um gol será consignado para o atacante.
b) Uma penalização maior será imposta a qualquer jogador que atirar seu stick, ou alguma parte deste ou qualquer outro objeto, em alguma área, exceto quando praticar essa falta no momento em que estiver sendo penalizado através de tiro ao gol.

NOTA: Quando um jogador se livrar da parte quebrada do stick jogando-a para um lado da quadra (e não jogá-la por sobre a tabela) de uma maneira que não vá interferir no jogo ou com o adversário, não será imposta nenhuma penalização pelo ato. O árbitro deverá reportar prontamente todos os casos em que o stick ou qualquer outra parte for arremessada para fora da área de jogo.

 


Regra 78 Tempo de jogo e fim dos tempos 


a) Os jogos deverão acontecer em períodos de 20 minutos jogados com permissão de um intervalo para descanso de 5 minutos entre cada período. Depois, as equipes poderão mudar de lado e de bancos. Um tempo extra de 1 minuto de duração por equipe poderá ser concedido, em cada período.
b) Para competição de jogos simples, ou quando não puder haver empate, no final do tempo regulamentar, será permitido um descanso de 3 minutos e as equipes terão de jogar dentro do regulamento de morte súbita, no qual a primeira equipe que marcar gol será vitoriosa. Se nenhuma equipe fizer gol depois de 10 minutos, as mesmas terão um descanso de 3 minutos, trocando de lados e bancos, começando outro período de 10 minutos. Isso continuará até que um vencedor seja determinado.
c) A paralisação do jogo poderá ser requerida pelo árbitro em qualquer momento durante o jogo.
d) Os períodos extras devem ser considerados como partes efetivas do jogo e todas as penalizações devem ser cumpridas mesmo dentro desses períodos.

NOTA: Cada equipe pode fazer um pedido de tempo de 1 minuto de duração.

e) Um pedido de tempo pode ser solicitado apenas pelo jogador que esteja com a posse do puck, pelo capitão ou capitão alternativo quando o puck estiver parado. O jogo recomeça em qualquer zona neutra.
f) Os pedidos de tempo nos últimos 2 minutos do jogo só podem ser solicitados se a partida estiver empatada ou se a diferença for de apenas 1 gol.
g) Quando existir um pedido de tempo, as equipes poderão se dirigir ao banco de reservas.
h) Não existe pedido de tempo em períodos extras ou na partida por morte súbita.
i) Qualquer violação às regras acima resultará em uma penalização menor de 2 minutos.

 


Regra 79 Jogos empatados 


a) Se ao final da partida persistir o empate, o jogo será considerado empatado, e cada equipe receberá o crédito de 1 ponto, exceto em competições de jogos simples aonde não poderá haver empates no tempo regulamentar então a Regra 72-b será utilizada.

 


Regra 80 Obstrução

 
a) Uma penalização menor será dada a qualquer jogador que fizer obstrução com seu stick, joelho, pé, braço, mão ou cotovelo de modo que o adversário tropece ou caia.

NOTA: Se, na opinião do árbitro, a obtenção da posse do puck foi efetuada de maneira que não machuque o adversário, nenhuma penalização deverá ser dada.

b) Quando um jogador estiver com a posse do puck, caminhar para zona de ataque e não tiver nenhum adversário para passar por ele além do goleiro e for derrubado por trás para não efetuar o gol, o árbitro apitará tiro de pênalti contra a equipe faltosa. Contudo, o árbitro não paralisará o jogo, até que a equipe atacante perca a posse do puck para a defesa.

NOTA: A intenção desta regra é a de restabelecer uma oportunidade razoável de marcar gol interrompida por uma falta por trás na zona de ataque.
“Controlar o puck” significa uma ação de proteger o puck com o stick. Se, enquanto o puck estiver sendo protegido, o mesmo for tocado por outro jogador ou seu equipamento ou alcançar o gol ou rolar livremente, o jogador que estiver na menor distância dele será considerado o que vai agora ter o controle do puck.

c) Se quando o goleiro tiver de ser removido da quadra e um jogador adversário com o controle do puck for derrubado, ou de outra maneira receber falta sem que entre ele e o gol houvesse oposição, com oportunidade de gol, o árbitro imediatamente paralisará o jogo e creditará o gol para a equipe atacante.

 


Regra 81 Jogo violento 


a) Uma penalização menor será dada ao jogador que, a critério do árbitro, houver praticado jogo violento.

NOTA: Esta regra não tem como objetivo interferir no contato corporal entre dois adversários que disputam a posse do puck. A ação de tirar o puck do adversário ou correr na direção do adversário de frente, enquanto o jogador tentar jogar o puck, não deve ser considerada jogo violento. Entretanto isto não significa que os jogadores que não estão com a posse do puck devam atirar-se para cima de seus adversários para adquirir a posse do puck.

NOTA: A penalização para o jogo violento deve ser aplicada em todos os casos em que o jogador adversário fizer contato desnecessário com o jogador com a posse do puck.

Fonte: Confederação Brasileira de Hóquei

 

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