Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

ORIGEM DAS CORRIDAS SOBRE PATINS

 

A modalidade Corridas sobre Patins tem suas origens diretamente ligadas ao surgimento da patinação em geral. Na realidade, as corridas sobre patins surgiram de um divertimento comum na Idade Média, onde havia disputas com pessoas correndo e deslizando sobre uma camada de gelo. Posteriormente, surgiram os primeiros patins de gelo que causavam menos atrito. Com o passar do tempo, foram evoluindo até o desenvolvimento dos patins com lâmina de ferro.

Em meados de 1870, James Leonard Plimpton patenteou um projeto de patins de quatro rodas. Nascia o “patim moderno”, que se aproxima bastante dos patins existentes hoje.
Na mesma época, com a inauguração do primeiro centro de patinação em Paris (França), esta modalidade teve um grande desenvolvimento.
Já em 1910, sabe-se que patinadores percorreram uma distância de 40km numa estrada da Bélgica. Um instrutor de nome Smith venceu a prova com o tempo de duas horas e oito minutos.

Ano a ano as condições das estradas foram melhorando, a velocidade aumentando e, por conseqüência, o tempo caindo. Em 1926, um francês chamado René percorreu a distância de 55km em duas horas e 35 minutos.
Mas, em sua grande maioria, as provas de corridas eram realizadas nos rinques de patinação existentes na época, embora existissem também provas que eram realizadas em parques e ruas.

O primeiro Campeonato Mundial de Corrida sobre Patins de rodas foi realizado em Londres, no ano 1938, com a participação somente de homens, e foram realizadas as seguintes provas: 500m, 1.000m, 1.500m, 5.000m, 10.000m e 20.000m. As provas com participação de mulheres foram realizadas apenas em 1954, em Bari (Itália).
No Brasil, Corridas sobre Patins eram praticadas constantemente, principalmente nos rinques de patinação, embora houvesse também a realização de provas em ruas e parques.

As corridas disputadas em rinques tinham as seguintes provas: corrida de 3 voltas de costas, 10 voltas de frente eliminatória, de 20 voltas de frente. Os rinques que realizavam estas provas possuíam uma pista de patinação de grandes dimensões, como, por exemplo, o RBV (Rinque Boa Vista) inaugurado em 20 de setembro de 1944. Segundo registros, tinha dimensões de 600 metros quadrados.
Reportagens da época (1949) dão conta que foram realizadas no Rinque Boa Vista diversas provas de corridas, com a participação de vários corredores conhecidos do público. Entre eles: Braulio do Nascimento, vencedor junto com Matteo Maniaci, de uma prova realizada no Vale do Anhangabau; Abdo Catib, do CPP; Roberto Consolaro, do CAS Paulo; Vicente Pecoraro do Tietê; Renato Pace e Rubens Assunção da S. E. Palmeiras.

Nossa primeira participação em um mundial se deu no VIII Campeonato Mundial de Corridas, realizado em Mar Del Plata (Argentina), em 1969. Incentivado pelo Comendador Hiada Torlay, o atleta Bruno Casale representou o Brasil na competição.
Entre 01 e 06 de maio de 1985 foi realizado o I Campeonato Brasileiro de Corridas na cidade de Porto Alegre (RS).

A partir de então temos realizado regularmente campeonatos brasileiros e participado de todos os campeonatos sul-americanos, pan-americanos e mundiais.

Fonte: Confederação Brasileira de Hóquei

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br