Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

HIPISMO

 

Hipismo é a modalidade da arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Dentre elas envolvem as diferentes provas, como saltos, adestramento, corridas, atrelagem, e o pólo.
Em 1900, nas Olimpíadas de Paris, o Hipismo passa a fazer parte das Olimpíadas mas somente na categoria de salto, vindo o Concurso Completo de Equitação (CCE) e o adestramento a se integrarem nas Olimpíadas de 1912. É a única modalidade olímpica em que existe a disputa entre homens (cavaleiros) e mulheres (amazonas).
A Internacionalmente Federação Equestre Internacional (FEI), com sede em Lausanne, na Suíça, foi fundada 1921 pela França, Estados Unidos, Suécia, Japão, Bélgica, Dinamarca, Noruega e Itália e é ela quem organiza, regula e aprova as competições e eventos internacionais de hipismo em parceria com as 133 federações nacionais sem preconceitos raciais, religiosos ou relacionados a conflitos internos.
Buscando assegurar a integridade dos animais, a FEI desenvolveu um código de conduta baseado tanto no seu bem-estar, quanto no "fair play" que deve ser adotado pelos cavaleiros.

No Brasil
A entidade reguladora dos esportes equestres no Brasil é a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), que foi oficialmente fundada em 19 de dezembro de 1941, após esforços das Federação Paulista de Hipismo (FPH), Hípica Metropolitana (Rio de Janeiro) e Hípica Fluminense (Niterói).
A CBH é responsável pela regulamentação, coordenação, promoção e fomento das oito modalidades praticadas no Brasil, além da formação das delegações que representam o país nas competições internacionais, realização de campeonatos, seletivas e cursos, pela chancela de eventos promovidos por federações estaduais, pela captação e administração de verbas junto a órgãos governamentais e COB – Comitê Olímpico Brasileiro.

Cavaleiro
O termo cavaleiro está intimamente relacionado com a cavalaria da Idade Média, mas é empregado hoje para designar o militar pertencente à arma de cavalaria, e por extensão ao homem que anda a cavalo.

Pista de salto
Em geral, uma prova internacional de hipismo tem percursos de 450m até 600m de extensão, com 12 a 14 obstáculos. Os cavaleiros só conhecem o percurso 30 minutos antes do início da prova. Veja um modelo de desenho de uma competição de
salto.

Picadeiro
Assim é designado o local onde se ensinam ou adestram os cavalos fazendo-lhes fazer exercícios e onde aprendem a arte ou se exercem os cavaleiros.

 

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br