Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

FITNESS

 

Fitness é uma palavra de origem inglesa e significa "estar em boa forma física". O termo é normalmente associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental.

A palavra é formada a partir da junção de "fit" (um dos significados é "boa forma") e "ness", um sufixo que transforma adjetivos em substantivos, designando um estado, uma condição (por exemplo, "happiness", que significa "felicidade").

Portanto, fitness significa a resistência ou condição do corpo para funcionar com eficiência em todas as atividades do dia a dia e se manter saudável.

O termo fitness é também traduzido por "aptidão", um termo utilizado em Biologia para designar a capacidade de um organismo para sobreviver e reproduzir no seu meio, transmitindo o seu gene às gerações seguintes, aos seus descendentes.

Essa palavra é largamente empregada para designar uma área de atuação dentro das academias e clubes. O fitness compreende os departamentos de ginástica e musculação. Apesar desse rótulo também é possível ficar em forma através da natação, da dança, das artes marciais e outras atividades que são encontradas nesses ambientes. O termo fitness também é empregado em concursos de beleza feminina com regras rígidas que avaliam a beleza física, harmonia e o equilíbrio muscular, além de capacidades como força, flexibilidade e coordenação motora. Provavelmente é por isso que está associado às atividades de ginástica e musculação nas academias.

A ginástica compreende as aulas ministradas em grupo, dentro das salas, como localizada, abdominais, jump e step. A musculação compreende os exercícios realizados individualmente, com pesos livres e equipamentos específicos, com objetivo de melhorar a força, a resistência ou hipertrofiar a musculatura. A parte cardiovascular é realizada em esteira elétrica, elíptico, bicicleta ergométrica e outros aparelhos que ajudam a emagrecer e manter o condicionamento físico, também é englobada pelo fitness e geralmente fica a cargo do departamento de musculação.
Algumas academias trocaram o termo fitness por wellness ou healthness, na tentativa de associar essas atividades à melhora do bem estar, da saúde e não apenas da beleza física

Desde a década de 70, nos Estados Unidos, a Associação do Fitness discutia a busca da atividade física como instrumento da qualidade de vida.

A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é um esporte em que os atletas devem executar uma rotina de técnicas, com acompanhamento musical, com duração aproximada de 1 minuto e 45 segundos a 2 minutos , dependendo da federação , dentro de um espaço delimitado (7 x 7 metros). A série de exercícios deve conter movimentos ou técnicas que abranjam as diferentes capacidades físicas, tais como: força, flexibilidade, coordenação e resistência, com dinamismo e expressão, conforme a técnica de execução específica da modalidade.

A Ginástica aeróbica de competição desde sua criação tem como órgão incentivadores da modalidade a IAF – International aerobic federation com sede no Japão, a ANAC – Associação Nacional de aeróbica competitiva com sede nos EUA, a FISAF – Federação Internacional de esportes aeróbicos e fitness com sede na Finlândia e a FIG- Federação Internacional de ginástica na Suíça.

No Brasil e na América Latina foi criada a LIBRAF – Liga Brasileira de ginástica aeróbica e fitness com sede em Porto Alegre – Brasil, desde 2003 para popularizar e difundir o esporte, hoje em 2009 já são federados oficiais da Liga; Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile e Colômbia. Anualmente promovendo a Copa Brasil e Sulamericano de ginástica aeróbica e danças que em 2009 realiza a sua VII versão na cidade de Nova Petrópolis – RS.
Uma rotina de GAE atualmente deve conter, no máximo, doze elementos de dificuldade distribuídos entre as quatro famílias de elementos (força estática, força dinâmica, flexibilidade e salto) de forma original e criativa, apresentando os sete passos básicos da ginástica realizados em uma classe de aeróbica de academia, o que caracteriza a modalidade (polichinelos, afundo lateral, saltar ou saltitar, elevação dos joelhos, corrida, chutes e andar) demonstrando, de forma diversificada, uma execução perfeita.a coreografia é avaliada nos seguintes critérios: dificuldade ( exercícios de habilidade corporal listados nos livros de cada federação) , a execução ( forma correta de conduzir a coreografia do inicio ao fim da rotina) e a qualidade artística ( aquela que demonstra a plástica e característica fundamental de aeróbica desde sua criação – o contágio emocional e coreográfico que o exercício deve proporcionar).
As categorias da GAE são: Individual Masculino, Individual Feminino, Dupla Mista, Trios e Equipes (6 a 8 atletas)dependendo da federação.
Também temos as categorias baby, infantil e juvenil.

 
:: Entidades

Web  Sites  Oficiais

:: Links
:: Produtos e Equipamentos

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br