Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

É PERIGOSO ?

 

- Não, se praticada adequadamente.
Um ataque executado com energia, por um bom esgrimista não machuca mais do que um tapinha no ombro. A força do golpe ''e absorvida pela flexibilidade da lâmina. Esgrimistas mais descuidados ou excessivamente agressivos podem ocasionalmente dar toques mais doloridos. A esgrima é uma arte marcial, então você deve esperar pequenas contusões. Elas raramente são intencionais. Os toques mais dolorosos tendem a vir de esgrimistas inexperientes que ainda não adquiriram o "feeling" e o controle da arma.

Há o risco de ser ferido por armas com a lâmina quebrada. Os fragmentos de uma lâmina quebrada podem ser muito afiados e causar ferimentos sérios, principalmente se o esgrimista não perceber que a arma está quebrada e continuar a jogar. Mas isto é muito difícil de acontecer.

No entanto até hoje só houve um caso de morte na esgrima moderna de competição. Foi no Campeonato Mundial de Esgrima de 1982 em Roma. Foi em um combate entre dois atletas de altíssimo nível: o alemão Reinhold Behr e o russo Wladimir Smirnov, campeão mundial de florete. Em uma ação em que os dois fizeram um ataque simultâneo em alta velocidade, a lâmina de Behr após tocar Smirnov se quebrou e ficou com uma ponta muito fina e afiada, na continuação da ação a lâmina quebrada atravessou a máscara ( a qual era bem menos resistente que as atuais) provocando a morte de Wladimir Smirnov.
Vale a pena ressaltar que este caso foi uma fatalidade. Envolveu dois esgrimistas muito fortes e em plena forma física. O que aconteceu foi que a lâmina por ter ficado com uma ponta muito afiada abriu a tela da máscara. Após o acidente, com o mesmo florete quebrado, tentaram inutilmente, trespassar a máscara da Smirnov e ainda foram alteradas pela FIE as especificações de resistência das máscaras e dos uniformes.

Para minimizar esses riscos deve-se sempre usar o equipamento apropriado para jogar. Uniformes e máscaras homologados FIE (Federação Internacional de Esgrima) são os ideais por serem fabricados com materiais mais resistentes como o kevlar ( usado também em coletes a prova de balas).

O equipamento (máscara e luva) e a indumentária (uniforme) devem satisfazer certas condições:
Proteção compatível com a liberdade de movimento. Segurança, isto é, não permitir que o atirador (esgrimista) seja ferido pelo equipamento, tão pouco ser a arma do adversário, retida ou desviada na execução do golpe. A roupa para os esgrimistas deve cobrir todas as partes válidas. A indumentária das mulheres é idêntica a dos homens, comportando ainda um protetor de busto, de metal ou de qualquer outro material rígido. As calças, para ambos os sexos devem ser folgadas e fechadas logo abaixo dos joelhos.

A cor da roupa deve ser branca e de fazenda resistente. Sob o uniforme é obrigatório o uso de um protetor de tronco e axilas, confeccionado com tecido de maior resistência que o uniforme. A máscara deve ser de malha de aço soldado, com no máximo 2,0 mm. com resistência mínima de abertura de 12 kg/mm2, e a barbela deve sobrepor em no mínimo 2 cm. o uniforme. A luva deve ser usada na mão armada com características especificas para cada arma.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br