Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

MODALIDADES

CICLISMO DE ESTRADA
O Ciclismo de estrada é uma modalidade esportiva de bastante popularidade no mundo inteiro. Seu objetivo é alcançar a linha de chegada em primeiro lugar, para isto deve-se adotar táticas para se diferenciar dos demais corredores. Geralmente, um grupo de corredores parte em alta velocidade a fim de se distanciar o máximo possível para reduzir o número de esportistas aptos à vitória. Os sprinters – competidores com capacidade de adquirir velocidade em um curto período de tempo – tentam evitar este distanciamento para conseguir a vitória ao final da partida. Até o ano de 1990 esta modalidade era tratada com descaso pela mídia brasileira, mas nos últimos anos vêm ganhando prestígio e respeito.

 

CICLISMO DE PISTA
O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em um velódromo, nome dado à pista onde são realizadas as provas de ciclismo, tem forma oval e possui uma circunferência entre 250 m e 333 m, com duas curvas inclinadas a 41º. O piso é feito de madeira de alta qualidade onde são pintadas linhas que servem de orientação para os cliclistas. Ele é subdividido em algumas provas:

VELOCIDADE (Sprint)
Na prova mais rápida do velódromo, os ciclistas precisam de muito impulso e arrancada, usando o máximo de sua força – o que os leva a terem pernas extremamente musculosas.
Dois ciclistas precisam percorrer 1 km na pista, mas apenas os últimos 200 m são cronometrados. Por isso as primeiras voltas são muito lentas e estratégicas, com os atletas se estudando, procurando a melhor posição de “ataque” e evitando ficar à frente um do outro, para não conceder a vantagem do vácuo. Quando começa a contar o cronômetro, eles explodem e chegam a mais de 70km/h. Vence quem cruza a linha de chegada primeiro.
https://www.youtube.com/watch?v=Ulj5x3wZqeQ

VELOCIDADE POR EQUIPES (Team Sprint)
Apesar do nome “sprint”, é mais parecida com a perseguição por equipes do que com a prova de sprint individual.
Duas equipes competem uma contra a outra, se posicionando em lados opostos do velódromo. A prova masculina é disputada em três voltas, com a equipe sendo composta por três atletas, pedalando um atrás do outro. A cada volta, o ciclista que liderava a equipe se retira, deixando o seguinte à frente. No feminino, são duas voltas, com duas atletas. Ganha a equipe com o menor tempo.
O ciclista responsável pela última volta precisa ter boa resistência, para manter a velocidade alta até o final. Geralmente se escolhe um atleta de contrarrelógio para essa posição.
https://www.youtube.com/watch?v=hAJ24PCh7sg

PERSEGUIÇÃO POR EQUIPES (Team Pursuit)
Como na prova de velocidade por equipes, dois times largam em posições postas no velódromo, cada um com quatro atletas. Ganha a equipe que fizer o menor tempo ou, na final, a que alcançar a outra.
Nessa modalidade os atletas revezam seus posicionamentos com muita técnica e precisão. A mudança de posições acontece para alternar quem puxa a fila, maximizando a performance de todos. Após completar a primeira volta, o ciclista que está puxando sobe pelo lado direito da parede do velódromo, se posiciona em último da fila e dá lugar ao segundo, que passa a comandar o ritmo. Essa “dança” acontece sucessivamente, até o fim.
Essa é uma das provas mais bonitas do velódromo. São 4km (ou 16 voltas).
https://www.youtube.com/watch?v=0kgWXLZlNO0

KEIRIN
Essa prova originária no Japão. É realizada em oito voltas e conta com o auxilio de uma moto ou de uma bicicleta elétrica e aqui se registram os piores tombos da competição. Seis ciclistas de várias equipes pedalam em grupo atrás do veículo motorizado, que controla a velocidade dos atletas, que começa em 25 km/h e vai aumentando até 50 km/h.
Nos últimos 700 metros, a moto deixa a pista e começa a disputa forte. Os competidores alcançam velocidades finais de até 70km/h.. Essa modalidade é praticada somente por homens.
https://www.youtube.com/watch?v=4aPBqwfj_mQ

OMINIUM
Esse é o maior desafio individual para os ciclistas de velódromo. A competição é composta por 6 provas diferentes, disputadas durante dois dias, que exigem potência e também resistência dos atletas.
Os pontos acumulados pelos competidores nos primeiros cinco eventos são somados. Durante a sexta e última corrida, esse total pode aumentar ou diminuir de acordo com os pontos conquistados ou perdidos pelo ciclista. O vencedor é o atleta com maior pontuação ao final da sexta prova.

- Scratch: Um pelotão larga junto e quem chegar primeiro ganha. São 15 km para os homens e 10 km para as mulheres.
- Perseguição individual: os competidores largam em posições opostas no velódromo. É declarado o vencedor quem primeiro ultrapassar o rival ou quem completar o circuito, de 4 km para homens e 3 km para mulheres, no menor tempo. Também possui a versão em equipe
- Perseguição por equipe:  igual a prova de perseguição individual, porém, disputada por quatro atletas de cada equipe.
- Eliminação: O pelotão disputa sprints eliminatórios, com o último a passar pela linha a cada duas voltas sendo eliminado da competição. Quem ficar até o final ganha.
- Contra o relógio: Prova de velocidade com medição de tempo individual. Distância de 1 km para homens e 500 m para mulheres.
- Flying Lap: Cada ciclista dá uma volta sozinho e quem fizer o melhor tempo, ganha. A volta começa a ser contada com a bicicleta já em velocidade, em vez de iniciar parada como no contra O relógio tradicional.
- Corrida de pontos: Essa é uma das provas mais confusas para quem não está familiarizado com as regras. É disputada com vários ciclistas simultaneamente, em distâncias longas (40 km homens e 25 km mulheres). A cada dez voltas há um sprint intermediário, que rendem pontuação para os quatro primeiros (5, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente). Cada ciclista que consegue dar a volta no pelotão ganha um extra de 20 pontos. Isso gera estratégias diversas: há os que permanecem no pelotão economizando energia, para atacar e pontuar nos sprints; outros tentam conquistar uma volta sobre os demais logo no início da disputa, se esforçando depois para manter essa vantagem. Muitas vezes alguns dos atletas trabalham em conjunto durante a competição para conseguir conquistar essa volta, difícil de ser conseguida individualmente. Ganha quem somar o maior número de pontos.

MADISON
Prova disputada em equipe e também só disputada por homens. Consiste em um revezamento de dois ciclistas, em que um corre o mais rápido possível na parte de baixo do velódromo enquanto o outro descansa na parte superior.Para ocorrer a troca é necessário o toque no selim do outro. A cada vinte voltas a dupla pontua. Vence quem completar o maior número de voltas.

 

MOUNTAIN BIKE
É uma prática esportiva que tem por objetivo percorrer certa distância com obstáculos em terrenos de irregularidades, como trilhas de fazendas e estradas de terra (cross country) com obstáculos naturais, subidas, descidas e trilhas de lama. Esta modalidade requer certa resistência física e auto-suficiência, pois é praticada em locais isolados que exigem reparos caso ocorra danos ao equipamento do ciclista. O aparelhamento da bicicleta competidor exige mais resistência que as demais modalidades, pois o terreno é propício para ocorrer eventualidades. O vencedor é aquele que primeiro cruzar a linha final. Para homens, o circuito varia entre 40 e 50 km. Para as mulheres, entre 30 e 40 km.

 

DOWNHILL
Downhill (descida de montanha, traduzido para o português), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na Califórnia, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto. No Brasil, as primeiras competições datam de 1991 e eram praticadas com bike de Cross Country (modalidade do MTB).
O esporte se espalhou rápido, pelo fato de aproximar as pessoas cada vez mais da natureza, do prazer e da adrenalina.

 

BMX (Bicicross)
Teve seu início no final de 1960 na Califórnia e era praticado por crianças que gostavam de imitar seus ídolos do MotoCross em suas bicicletas comuns. Com o tempo elas criaram manobras que se aplicavam nas próprias ruas de suas cidades ou até mesmo nas pistas de skate. As modalidades do BMX estão divididas em Freestyle (Manobras) e Racing (Corrida).
Atualmente o BMX é visto como um dos maiores esportes de ação do mundo, que mais atrai em números de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente no mundo inteiro – inclusive no Brasil – como a Copa do Mundo de BMX, o Campeonato Mundial de BMX, que é realizado todo ano.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br