A capoeira veio para o Brasil com os negros
africanos na época do Brasil Colônia, por volta do ano de 1538, na fase da escravidão.
Na África, esta luta não se chamava capoeira e sim
N'Golo e lá era apenas uma diversão. Havia, inclusive, campeonatos onde os melhores lutadores
eram chamados de guerreiros, tinham privilégios e sempre eram os preferidos pelas mulheres na hora
de casarem, pois eram considerados os mais fortes e sadios. O N' Golo era praticado principalmente
pelos "Humbes", uma tribo da região sul de Angola
Os escravos, só tinham como defesa e ataque a
Capoeira, então, para que os senhores de Engenho não descobrissem que eles estavam treinando as
suas defesas e ataques, eles realizavam a capoeira com espetáculo de dança acrobática acompanhada
do som de palmas, cantos e instrumentos de percussão.
Com a invasão Holandesa no Brasil (Século XVII),
houve em grande tumulto e os escravos aproveitaram para fugirem formando Quilombos, dentre eles o
mais famoso era o Quilombo dos Palmares, que tinha como chefe Zumbi que foi considerado como o
primeiro Mestre de Capoeira pelas suas qualidades físicas.
Em 1888 após a abolição da
escravatura os negros foram postos para fora das fazendas (pois não eram mais escravos e teriam
que receber pelo trabalho realizado). Então houve uma imigração desses escravos para as grandes
cidades onde eles não tinham condições de emprego e de sobrevivência, tendo somente a
Capoeira e a força do corpo como meio de ganhar dinheiro, então a Capoeira começou a se expandir
pelo Brasil.
As autoridades começam a procurar
extinguir a Capoeira notando que os negros tinham vantagens no combate corpo a corpo por causa das
suas agilidades, técnicas e valentia. Logo depois a Capoeira volta a ganhar a expressão de sua
simbologia com toda liberdade entre as classes dominantes, ganhando até um jornal, "O
Capoeira", que circulava na Bahia. no período que antecede a Proclamação da República (século
XIX) a Capoeira ganha mais expansão, pois os políticos se aproveitam da força e agilidade dos
Capoeiristas pata criar tumultos em comícios dos seus adversários.
Proclamada a República inverte
os interesses sobre a Capoeira, aquilo que era viável para os políticos, vinha causar medo, então começa
uma nova represália a Capoeira surgindo o decreto lei 487, de 11 de outubro de 1890 (código Penal
Brasileiro) que dizia: As pessoas encontradas sem estarem exercendo uma profissão e praticando
qualquer atividade proibida por lei, teriam 15 a 30 dias de prisão celular; se estas pessoas
reincidissem, cumpririam uma pena de prisão 3 anos.
Se o infrator fosse estrangeiros, seria
deportado do Brasil. - Os indivíduos que fossem encontrados nas ruas e praças públicas
executando exercícios de agilidade e destreza corporal e fazendo corridas, que fossem portadores
de armas ou instrumentos capazes de produzir lesões corporais que estivessem procurando tumulto ou
desordens, fazendo ameaças a pessoas incentivando temor ou algum mal, cumpririam uma pena de dois a
seis meses. - Os praticantes de Capoeira não poderiam andar em grupo; os chefes destes grupos
pagariam pena dobrada, aplicando-se ao indivíduo ema pena de 1 a 3 anos; os mesmos seriam
deportados para ilhas marítimas ou fronteiras do território nacional; os estrangeiros seriam
deportados após cumprirem a sua pena. - Praticantes de Capoeira que executassem homicídio
ou lesões corporais, ultrajassem o pudor público e particular, promovessem a desordem e
perturbassem a tranqüilidade pública ou fossem encontrado com armas, incorreriam cumulativamente
nas penas para tais crimes.
Essa represália indiretamente contribuiu para o engrandecimento da
Capoeira, pois ela foi praticada as escondidas e quando retornou foi aceita por estar mais
civilizada. No início do século XX a Capoeira ganha maior espaço, já que começam a surgir vários
livros metodizados sobre a Capoeira. Em 1929 a 1930 Manuel dos Reis Machado (Mestre Bimba - de
Capoeira) realiza um trabalho de aperfeiçoamento e esquema de ensino da atual Capoeira que tinha
como representante Mestre Pastinha, assim criando um novo estilo, a Capoeira Regional, daí a antiga
Capoeira passou a se chamar Capoeira Angola. Desta data para cá, a Capoeira tanto Angola como
Regional, começou a ganhar nosso adeptos de todas as classes sociais e a começar a fazer parte do
currículo escolar do 1º, 2º e 3º grau. |