Ginga
É a
troca constante de base. É uma característica da
capoeira que consiste na movimentação constante
de braços e pernas executados pelo capoeirista,
em movimentos de vai e vem, avanços e recuos,
iludindo o adversário e buscando a melhor
oportunidade para desferir seus golpes.
Armada
O
capoeira executa um giro de todo o corpo,
aparentemente dando as costas ao adversário,
posicionando-se sobre a perna que se
encontra à frente, arremessando a outra
perna, em um movimento que completa o giro
do corpo, tendo como objetivo a cabeça do
oponente. Benção
O
capoeira ao aplicar a Bênção levanta a
perna que se encontra atrás na ginga,
puxa-a em direção a si e - num movimento
rápido - empurra-a contra o peito do
adversário, buscando atingi-lo com o
calcanhar. Cabeçada
Em
uma posição semelhante à da esquiva, o
capoeira projeta seu tronco para a frente,
sobre uma perna flexionada servindo como
base, buscando atingir o adversário com a
cabeça. Chapa
de costas
Neste
movimento o capoeira se abaixa até o
solo, numa posição próxima à da meia
lua de compasso, quando então desfere um
golpe idêntico à chapa lateral, agora
contando com o apoio das duas mãos ao
solo e se aproveitando do fato de estar de
costas para o adversário.
Chapa
de lateral
Este
movimento é executado de forma semelhante
à Bênção. A perna é puxada pelo
capoeira (joelho flexionado) e distendida
em um gesto súbito, procurando atingir o
oponente com a parte inferior do pé.
Chapa
Giratória
Ao
executar a chapa giratória o capoeira faz
um giro de todo o corpo sobre uma perna
base que se encontra à frente, dando as
costas ao adversário. Neste momento,
aproveitando o impulso do movimento de
rotação do corpo, desfere vigoroso chute
na posição da chapa lateral, em direção
ao tronco do adversário.
Coice
Como
se percebe pelo nome, o coice é um
movimento onde o capoeira se apóia sobre
os braços e desfere um potente chute
duplo. As pernas são encolhidas e depois
arremessadas contra o adversário.
Meia
Lua de Compasso
Neste
movimento o capoeira se abaixa até o
solo, apoiando as duas mãos ao solo e
desferindo um giro com a perna de trás,
arremessando-a à altura do tronco do
adversário. O giro é executado sobre a
perna base, como se fosse um compasso.
Durante todo o movimento a cabeça se
encontra entre os braços, os olhos
atentos ao adversário.
No treinamento básico, é útil a
execução em seguida à resistência,
exigindo um maior controle da meia-lua e
mantendo o corpo bem próximo ao solo
durante toda a movimentação.
Treinando contra-ataques à
meia-lua, um movimento pouco convencional,
porém de certa utilidade, é o de puxar a
perna de apoio de quem arremessa o golpe,
com a mão, provocando a interrupção e
queda do capoeira.
Meia
Lua de Frente
Ao
fazer este movimento o capoeira descreve
uma meia-lua com uma perna estirada,
arremessada com o pé passando à altura
do adversário e completando um semicírculo,
para então voltar com o pé ao ponto
inicial, retornando à ginga.
Meia
Lua de
solta
Neste
movimento o capoeira faz um giro de
tronco, preparando-se para executar a
meia-lua solta. Em seguida arremessa o
corpo num giro sobre uma perna flexionada,
no ar, como se fizesse uma meia-lua de
compasso acima do chão. Na execução do
giro, o calcanhar da perna que descreve a
meia-lua procura passar à altura da cabeça
do oponente.
Negativa
Aqui
o capoeira desce sobre uma perna, que
flexionará sob o peso do corpo, ao
abaixar-se. Com isto, temos o corpo sobre
uma perna, apoiado no calcanhar, enquanto
a ponta do pé (flexionada) firma a base
no chão. A outra perna é lançada à
frente, esticada, o calcanhar tocando o
solo. O braço deste lado apóia a mão ao
solo, garantindo ao capoeira três pontos
de apoio e uma posição que permite
locomoção rápida.
Geralmente os capoeiras aperfeiçoam a
execução da negativa treinando a troca
de negativas, que consiste em alternar
sucessivamente os pontos de apoio do
corpo, de um lado e de outro, em rápidos
movimentos.
Parafuso
O
capoeira executa um giro em tudo
semelhante ao da armada. Quando a perna
começa a efetuar o semicírculo, o
capoeira dá um salto e desfere um pontapé
lateral com a outra perna, girando no ar,
graças ao impulso obtido durante toda a
movimentação.
Queixada
Aqui
o capoeira se posiciona defronte ao adversário,
dá um passo lateral e em seguida, numa
torção do tronco, arremessa a perna da
frente, desferindo um movimento
semicircular à altura da cabeça do
adversário, prosseguindo a descida da
perna até o solo.
Rabo
de Arraia
No
rabo de arraia o capoeira se aproxima do
adversário e se atira ao solo, apoiado às
mãos, lançando um dos pés em direção
ao rosto do oponente, enquanto a outra
perna dá equilíbrio ao movimento.
Vôo
do Morcego
Na
execução deste movimento o capoeira pula
em direção ao adversário, com as pernas
e braços encolhidos. No ar, as pernas são
distendidas e os pés empurrados com força
contra o oponente. Ao cair no solo, o
capoeira amortece a queda com as mãos. |