São quatro as modalidades de competição:
1) Individual
2) Individual Técnico (solo)
3) Duplas
4) Conjunto
Na modalidade Individual são disputados as seguintes categorias:
As competições terão duração de 1,5 minuto (um minuto e trinta segundos) e serão julgadas por 6 árbitros laterais, mediante a observância dos seguintes
conceitos.
Ataque - É a aplicação dos golpes lineares e giratórios exigidos numa distância
que permita atingir o adversário.
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Defesa - É a habilidade demonstrada pelo atleta para anular, desviar ou atenuar os
golpes desferidos pelo adversário, por meio de esquivas de forma a neutralizar os golpes do atacante.
-
Eficiência - É a colocação dos golpes desequilibrastes e traumáticos corretos e
permitidos que produzam efeito e demonstrem a superioridade de um atleta sobre o seu adversário.
-
Volume de Jogo - É a habilidade técnica
demonstrada na colocação dos golpes, e a
destreza usada para fazê-lo. É a variedade de golpes e movimentos. É o estilo apurado de conhecimento e objetividade com que os
emprega, atributos estes que deverão manter a harmonia entre o ataque e a defesa.
São exigidos durante o jogo, 5 armadas e 5 meia luas de compasso, não sendo necessário a ordem na aplicação dos golpes, porém para os
golpes aplicados de forma contínua serão computados apenas um ponto.
Também são exigidos 10 esquivas embaixo,
que só serão válidas se forem feitas em defesa
de algum golpe ou movimento aplicado pelo adversário. O volume de jogo vale 2 pontos. Cada queda aplicada vale 2 pontos, onde só serão computadas
as quedas desequilibrastes consumadas.
Os seguintes golpes não são permitidos:
Agarrão; Cabeçada Traumatizante; Cotovelada; Dedo nos
Olhos; Cutiladas; Galopante; Telefone; Soco; Escala; Rasteira na Mão e de Mão; Balão; Atingir os órgãos genitais; Atingir o adversário
quando este estiver caído no chão, resultante da aplicação de um golpe traumatizante ou desequilibraste; Travar as pernas do adversário
com as mãos na aplicação de contra golpes.
Os golpes traumatizantes deverão ser
aplicados acima da cintura.
O vencedor do jogo será aquele que executar
os golpes e movimentos exigidos, o que mais quedas
aplicar no seu adversário e que apresentar maior
volume de jogo. Se houver empate no total de
pontos, os atletas farão mais 1 minuto de
prorrogação e caso ocorra empate na prorrogação,
será escolhido pelos árbitros, o atleta que
apresentar maior volume de jogo.
Só será válido o nocaute provocado por
golpes desequilibrastes.
Na modalidade Individual Técnico (solo) são
avaliados os seguintes quesitos: Técnica,
Criatividade, Flexibilidade, Equilíbrio, Volume
de Golpes. O tempo da demonstração será de 1
minuto.
Na modalidade Dupla serão considerados os
seguintes quesitos: Ataque, Defesa, Eficiência,
Volume de Jogo, Vestimenta. O tempo de jogo deve
ser de 1 minuto e 30 segundos.
A modalidade Conjunto deverá ter como
participantes um mínimo de 10 e um máximo de 15
atletas e a duração de apresentação não poderá
exceder 10 minutos. Serão avaliados os seguintes
conceitos: Vestimenta, Ritual, Ritmos, Toques e Cânticos,
Volume de Jogo.
Nas modalidades Individual Técnico, Dupla e
Conjunto haverão de 3 a 5 árbitros.
Antes de cada competição individual, os
capoeiristas deverão saudar o oponente colocando
a mão direita espalmada sobre o lado esquerdo do
peito e estender o braço pronunciando
"SALVE".
Área de Competição
As disputas de capoeira serão
realizadas numa área de competição, denominada
roda, que será circular, com 2.5m de raio,
delimitada por uma linha com 10cm de largura.
A roda deverá ter o piso de material duro
(não flexível), como madeira, cerâmica,
cimento, plástico, e etc.
Em volta da roda haverá uma faixa de
segurança, livre de obstáculos, delimitada por
uma linha de 10cm de largura, à distância de
1,5m de linha que limita a área de disputa.
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