Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

CAIAQUE PÓLO

 

Esta modalidade é praticada preferencialmente em piscinas ou lagos pequenos, também é conhecida como a modalidade urbana da canoagem.

Consiste em um jogo de dois times, 5 canoístas titulares para cada lado e 3 reservas que podem ser substituídos infinitas vezes durante uma partida (que é dividida em 2 tempos de 10 minutos com um rápido intervalo de 3 minutos para a troca de quadra), onde o objetivo é fazer gol no adversário.

A partida se assemelha com o pólo aquático (da natação), porém com caiaques. É permitido usar a mão, o remo, o caiaque e o corpo durante o jogo, para chegar ao gol.

As dimensões da quadra em que o Caiaque-Pólo é praticado, obedecem as proporções de 2/3, por exemplo, 15 x 25 m, 30 x 45 m. As goleiras são colocadas a dois metros acima do nível da água.

Atuam no decorrer do jogo, dois árbitros, um em cada lateral da quadra.

O caiaque pólo é um esporte dinâmico e agressivo, que exige inteligência e muita habilidade para manobrar o caiaque e controle de bola.

O goleiro não é fixo, e sim o primeiro jogador do time a levantar seu remo em baixo da trave (que é suspensa a 2 metros do nível da água), podendo haver mais de um goleiro por time.

Algumas Regras básicas do caiaque pólo:

O goleiro, enquanto estiver com o seu remo levantado, não pode ser tocado pelos jogadores adversários, se um jogador encosta o seu caiaque no do goleiro adversário é falta (uma das mais comuns faltas em uma partida, já que colisões são inevitáveis nesse esporte).

A bola pode ser conduzida e arremessada com o remo ou com as mãos do jogador, e o adversário pode interceptar passes e arremessos com o seu remo...

Se a bola estiver na água ao alcance do jogador ou se ela estiver em suas mãos esse jogador estará com a "POSSE" da bola...

Se ele estiver com a "posse" da bola, poderá segurá-la por apenas 5 segundos, tendo assim que passar ou conduzir a bola rapidamente...

Também com a "posse" da bola o jogador adversário pode empurrá-lo com o intuito de virar o seu caiaque...

Remada na mão do adversário no momento do arremesso resulta em pênalty.

Entradas violentas com o bico do caiaque também são faltas, principalmente se no corpo do outro atleta.

Categorias
Equipamento necessário
Cadete - Até 16 anos
Caiaque
Júnior - de 17 a 18 anos
Remo
Sênior (Principal) - de 19 a 29 a
Capacete
Master - mais de 30 anos
Colete (para proteção)
Feminino - de todas as idades
Saia (Equip. p/ não entrar água)
 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br