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CANOAGEM ADAPTADA

 

Canoagem Adaptada é a canoagem executada por pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência física, auditiva, mental e visual).

A Canoagem Adaptada pode ou não usar de equipamentos extras que auxiliem o praticante a desenvolver o seu melhor rendimento com segurança e saúde. As adaptações podem ser nos barcos ou externas, ou seja, gestos e comunicação por sons especiais e até adaptações nas regras.

Em todos os casos a canoagem adaptada pode servir para lazer, recreação e competição. Observando-se alguns aspectos de segurança e tendo um conhecimento da deficiência, se ela é mental, física, auditiva ou visual, todo clube ou escola de canoagem pode atender o portador de necessidades especiais.

Todo o trabalho com estas pessoas deve se basear naquilo que a pessoa pode realizar e não, naquilo que ele não consegue. Não pode-se colocar a deficiência como barreira ou limitação para a prática e sim, trabalhar no desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades.

O trabalho com a Canoagem Adaptada não é uma tarefa difícil. As ações tomadas com os portadores de necessidades especiais são iguais ao dos alunos de uma escola convencional de canoagem. Um dos objetivos deve visar a busca da maior independência possível do praticante, desde a sua chegada ao clube, passando pelo treino e até a sua saída. O atleta portador de necessidades especiais precisa adquirir hábitos que dependam da menor ajuda possível de outras pessoas para realizar canoagem no seu clube .

O responsável pelo ensino de canoagem adaptada (treinador ou professor) deve seguir o mesmo processo de ensino-aprendizagem que usa com os alunos sem deficiência. É claro que observando-se alguns aspectos referentes a cada deficiência. É importante que o professor e o aluno sintam-se seguros e que todas as manobras de segurança estejam dominadas para que o praticante também faça canoagem sem a presença do professor.

O professor e o aluno devem ter uma relação muito íntima no que se refere a questão da deficiência. A comunicação deve ser aberta tratando a lesão com naturalidade para que professor e aluno possam encontrar juntos meios eficazes para uma prática saudável e de sucesso. O professor deve ter liberdade para realizar perguntas e sugerir propostas. É necessário desafiar o aluno naquilo que é certo que pode ser realizado por ele. Fazê-lo buscar a vitória do desafio o fará sentir-se feliz e assim ele irá buscar conquistar novos avanços a todo instante sempre crescendo no processo motor, físico e motivacional.

Desde já convidamos a todos os atletas com necessidades especiais e entidades que trabalham com Canoagem Adaptada para participar do Campeonato Brasileiro de Velocidade que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro em Curitiba-PR.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem
Texto: Luciano Comerlato (membro do comitê de canoagem adaptada)

 

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