Este jogo não é praticado oficialmente, por encontrar
diversas vezes pessoas jogando este jogo em bares, “snooker” bares e clubes,
procurei redigir o mais fielmente este jogo, tentando desta forma iniciar uma
padronização, uma vez que não existe nenhuma regra oficial ou ainda a prática
dessa modalidade em campeonatos.
O JOGO
1. As partidas conterão no mínimo 2
(dois) jogadores, podendo chegar ao máximo de 15 (quinze), que usarão as bolas
numeradas utilizadas no jogo Bola Oito. 2. A bola de menor valor numérico, no caso a 1
(um) será colocada no ponto correspondente ao da bola branca (“tacadeira” no
jogo Bola Oito) ou no lugar onde ficaria a bola 7 (sete do jogo de sinuca).
3. A finalidade da partida é encaçapar todas as bolas que participarem do jogo num
total de vezes necessária a extinguir o número de vidas atribuídas a cada
jogador. 4. Considera-se como
partida o tempo usado pelos jogadores para encaçapar todas as bolas em jogo,
restando apenas uma com pelo menos uma vida. 5. Ocorrerá um sorteio para
determinar com que bola cada jogador jogará, utilizando a bola atribuída no
sorteio como “tacadeira”, para extinguir as vidas atribuídas às demais bolas. 6.
O número de vidas inicialmente será 3 (três), podendo num segundo momento,
quando o primeiro jogador a perder suas três vidas, e restando pelo menos dois
jogadores e, destes dois restantes, um deles possuir mais de uma vida, aquele
que perdeu suas três poderá entrar com o menor número de vidas de todos que
ainda jogam, porém terá de avisar de forma clara e objetiva seu antecessor, para
que não se beneficie em relação aos demais. 7. Encaçapando a primeira bola, ou
seja, a da vez, sempre dará início a encaçapar a mais próxima da sua bola.
8. A seqüência será da bola de maior valor numérico jogar na de menor, com exceção da
1 (um) que jogará na maior de todas que estiverem jogando. 9. As bolas sairão de
qualquer lugar do semicírculo, com exceção da 1 (um) que não jogará do
semicírculo, pois estará no ponto determinado, na primeira vez em que jogar. 10.
Quando for a qualquer momento perdido uma vida e esta não for à última o
jogador, quando chegada a sua vez, jogará de qualquer lugar do semicírculo. 11.
É permitido, desde que seja jogado na bola lícita, encaçapar quantas bolas forem
possíveis.
DA SAÍDA
1. Para a saída a
bola 1 (um) será colocada em sua respectiva marca. A bola tacadeira ficará em
situação de "bola na mão", podendo ser colocada em qualquer ponto sobre e/ou
limitado pelo semicírculo "D".
DA SINUCA
1.Considera-se
como em situação de sinuca total quando o jogador está impedido de atingir
direta e naturalmente, porém qualquer bola a frente que obstrua a tacada
poderá ser removida, contudo deverá ser marcado o respectivo lugar da bola
retirada para que possa retorná-la a mesa. 2.Em caso de sinuca de bico o jogador
poderá mover sua bola até que possa atingir de forma natural, porém sem poder
encaçapar a mesma. 3.Caso ocorra de qualquer bola permanecer sobre a marca de
qualquer bola que foi retirada para a tacada à bola que foi removida irá para o
ponto mais próximo não ocupado, e se todos os pontos estiverem ocupados irá para
o lado superior direito do ponto mais próximo desocupado olhando do lado que se
da a saída.
DAS FALTAS
1. As situações
seguintes serão consideradas como faltas, ou seja, cada falta corresponde a uma
vida. a. Encaçapar a bola branca (“Suicidar-se”), ainda se for encaçapada a bola
válida no momento do suicídio, a bola encaçapada retornará o jogo e não será
penalizada jogando na sua vez do semicírculo. b. Quando lançada a tacadeira não
acertar a bola correta. c. Dar mais de um toque na bola branca (“bitoque”). d.
“Conduzir” a tacadeira, quando esta não estiver "colada" à bola visada
(“carretão”). e. Jogar qualquer bola fora do campo de jogo, lembrando que quando
a bola, que não seja a tacadeira, sair para fora do campo de jogo, esta não será
penalizada e retornará a jogar na sua vez do semicírculo. f. Jogar com bola
errada. g. Jogar com qualquer parte do taco que não seja a sua ponteira. h.
Jogar sem ter contato com o chão. i. Jogar com qualquer bola ainda em movimento.
j. Jogar com a tacadeira fora do semi círculo "D", após estar "na mão". l. Tocar
indevidamente em qualquer bola, de qualquer forma que não seja por um toque
lícito da sola do taco.
DO TÉRMINO DO JOGO
1.O jogo é encerrado quando resta apenas um jogador, e este possui pelo menos uma vida.
|