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Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores
cada (em jogo), mais 7 reservas.
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Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo
árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode
ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse
de bola fica com a seta a seu favor.
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Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada
(Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o
terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois
minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto
período. O cronômetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é,
sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
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Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo
recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances
livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado
atrás da linha do campo da equipa que defende.
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Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é
permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés
ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
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Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por
cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido
para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3
pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
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Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate
processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.Excetuando
torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de
possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como
jogos particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipas
concordarem podem dar a partida por terminada.
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Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de
pontos no tempo regulamentar.
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Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os
respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus
lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6); não
podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que esta toque no aro.
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Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um
jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de
uma reposição de bola lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais
do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é
concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a
falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e
deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver
resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes
às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de
lançamento de 2 ou 3 pontos).
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Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode
ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
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Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3
segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua
equipe esteja na posse da bola.
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Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na
sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à
zona de ataque.
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Regra dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola,
dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
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Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores
(um de cada equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola,
ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu
favor.
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Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola,
na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de
defesa (retorno).
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Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que
pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente,
nem efetuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas
mãos e voltar a batê-la).
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Passos – O jogador não pode executar mais de três passos com a bola
na mão.
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Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o
adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar,
Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
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Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro,
foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipa
adversária.
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Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto
pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do
árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não
levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser
assinalada uma falta.
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Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de
quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de
dois lançamentos livres.
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Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está
desqualificado da partida.
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Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.