Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

PILOTAGEM DE UM BALÃO (VÔO)

 

O vento é que determina a direção a ser tomada por um balão, e aí entra a técnica de cada piloto. As correntes variam bastante em função do horário, relevo e da geografia. Geralmente, ao amanhecer e ao final da tarde as correntes são mais suaves, sendo os momentos mais adequados para se realizar um vôo.

Para operar um balão de ar quente é necessário uma equipe de 04 pessoas: 01 piloto, 01 navegador, 01 chefe de equipe e 01 motorista para equipe de resgate. Depois de escolhido o local adequado para decolagem, são estudados os ventos dominantes, as condições climáticas e as rotas aéreas.

A inflagem começa estendendo os envelopes no chão e enchendo-o de ar frio com um ventilador* especial. Quase cheio, aciona-se o maçarico*, aquecendo o ar tornando-o mais leve que o ar ambiente. Essa diferença de temperatura, que deve ser de 60ºC, faz o balão subir. O piloto só tem total domínio sobre subida e descida realizada quando é aberto o pára-quedas. É pela abertura que o ar quente sai, resfriando a temperatura e fazendo o balão descer. Quando usado em vôo o pára-quedas toma a fechar automaticamente, pela pressão interna do balão. Na aterrissagem ele permanece aberto tornando mais fácil a desinflagem.

A autonomia media de um vôo é de duas horas e meia. Um balão leva normalmente 80 quilos de gás e consome em torno de 25 a 30 quilos por hora.

Fonte: Associação Brasileira de Balonismo

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br