|
ENVELOPE
A parte em tecido dos balões chamada “envelope”
é feita com nylon “rip stop” que recebeu um tratamento à prova
de fogo. Este nylon resiste à temperaturas superiores a 120ºC e
oferece uma extraordinária resistência a calor, raios
ultra-violetas e umidade.
Novos tecidos são constantemente desenvolvidos para melhorar a
vida útil dos balões, que hoje chega a aproximadamente 700h de
vôo. |
A base do balão – boca – é construída com nomex resistente à
400ºC, este tecido é totalmente a prova de fogo. Combinando
diversos formatos e uma grande diversidade de cores, teremos
várias possibilidades de criações de “envelopes” de balões. |
|
MAÇARICO
O maçarico é considerado o motor do balão, feito
de aço inoxidável. Forma de montagem: num quadro feito de tubos,
monta-se uma “caneca” que servirá de base para fixação das válvulas
da passagem, relógio, medidor de pressão de gás, válvula de abertura do vapor
para a chama-piloto, conexões de ligações das mangueiras e a serpentina por onde
o gás passa expedindo-o até chegar aos bicos de saída. |
Quando o balão está em
ascensão, a temperatura na coroa (tipo) é de aproximadamente 100ºC. Os maçaricos
possuem duas mangueiras que se conectam aos cilindros de gás, a que traz gás em
forma líquida e o que traz em forma de vapor.
|
|
CILINDRO
Normalmente, os cilindros ou
(botijões) de um balão são de alumínio, aço inox ou titânio. É importante que
sejam leves para não comprometer a relação de carga a ser levada no balão. Podem
ser utilizados na posição vertical (em pé) ou na horizontal (deitados) com uma
quantidade de carga variável de acordo com o fabricante. |
Normalmente, tem capacidade para
20kg (P20) ou 30kg (P30). São equipados com um relógio marcador de
combustível, uma torneira para a saída de gás em forma líquida,
um respiro para aliviar a pressão no momento de se fazer a
recarga (que é chamado de refil) e ainda uma torneira para a
saída do gás em forma gasosa nos cilindros que é chamado de “Master”.
A quantidade de cilindros levados em balão depende do tamanho do
cesto, ou ainda, do interesse do piloto no momento do vôo.
Quanto mais gás este puder levar, mais autonomia de vôo ele
terá, normalmente são levados 04 cilindros.
|
CESTO
Conhecido também por “Gôndola”, é a parte do balão destinada à
levar os ocupantes, cilindros, instrumentos, etc. O material usado para se
construir um cesto é o Vime (junco), porque trancada alia leveza,
durabilidade e beleza, além de demonstrar uma grande absorção de
impactos para piloto e passageiro.
Junto com Vime, também são traçados cabos de aço que
passam por de baixo do cesto, cuja função é sustentar todo o
conjunto (cilindro e pessoa), e ainda tubos de alumínio para a
colocação das bengalas (ou tarugos) de nylon que servem de
sustentação do maçarico. |
|
COMBUSTÍVEL
O combustível utilizado é propane,
que é um gás liquefeito de petróleo usado para a indústria (para a alimentação
de fornos, caldeiras , etc.).
|
VENTOINHA
É utilizada para inflagem do balão com ar frio.
Dispõe de quadro metálico onde é fixado um motor de 3,5 HP a 13
HP alimentado à gasolina, que serve para girar uma hélice
desenhada para empurrar o ar frio de maneira mais rápida e
eficiente para dentro do envelope. |
|