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BREVÊ

 

Antes de tudo o candidato deve passar por uma completa série de exames médicos. O exame deve ser solicitado à Associação Brasileira de Balonismo (ABB), sediado em São Paulo, que irá indicar um hospital da Aeronáutica Brasileira ou um medico particular na região em que o candidato reside.

São feitos exames de sangue, urina, clínica geral, cholesterol. audição, teste psicológico, visão, arcada dentária, otorrinolaringologia, sinusite e entre outros.
Todos os pilotos devem ter certificado de capacitação física (CCF), expedido mediante aprovação de todos os exames.
Concluída a primeira etapa, a seguinte é o curso da ABB, que embora seja direcionada ao balonismo, abrange as regras da aviação em geral. Como meteorologia, legislação, GPS, altimetria, variômetro, instrumento de navegação, entre outras. Ao término do curso, os alunos recebem uma carteira de piloto-aluno.

Após as aulas teóricas, dá-se início a parte prática. Cada candidato deve fazer um mínimo de horas de vôo, sempre supervisionado por instrutor. Complementadas as horas mínimas, o aluno deve solicitar o vôo-check, uma espécie de prova prática, também acompanhada de instrutor. Depois do vôo-ckeck, o aluno faz um vôo solo – a prova final.

Aprovado no exame, o aluno recebe um brevê temporário e uma carteira provisória de balões, válida por tempo determinado. O aluno só recebe o brevê do balão definitivo se, durante o período de carteira provisória, ele não cometer erros e nem acidentes durante os vôos, além de completar um mínimo de horas praticadas. Para isso, cada piloto possui “log book”, em que registra as horas de vôo.

Curso Teórico – 8 h.
Curso Prático – 16 h

 

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