Os primeiros protótipos dos
caminhões da atual Fórmula Truck foram apresentados ao público em janeiro de
1994, no autódromo de Interlagos/SP. Na ocasião, o empresário santista de
transporte de cargas, Aurélio Batista Félix, conseguiu reunir um pequeno grupo
de convidados, entre eles alguns empresários do próprio setor de transporte e
dois jornalistas da Revista o Carreteiro. Grande conhecedor de caminhões, Aurélio
tinha participado como piloto da I Copa Brasil de Caminhões, realizada no autódromo
de Cascavel/PR, em um final de semana prolongado em razão do feriado de 07 de
setembro cair em uma segunda-feira. Mas a morte de um dos participantes,
Jeferson Ribeiro da Fonseca, que na ocasião era piloto de competições e
diretor de provas do autódromo, repercutiu em todo o País deixando no
acostamento os plano de se realizar corridas de caminhões no Brasil.
Em abril de 1995, Aurélio deu o segundo grande lance de sua investida ao mundo
das corridas de caminhões. No mesmo autódromo de Cascavel, ele conseguiu
superlotar o circuito realizando uma corrida de apresentação com apenas seis
caminhões, além de outros três que ficaram apenas em exposição. O próprio
Aurélio pilotou um dos caminhões, ao lado de Renato Martins, Macarrão e
outros que não fazem mais parte da Fórmula Truck.
Mas desta vez os caminhões eram outros, contavam com a segurança do Santo Antônio
dentro da boléia - feitos com tubos de sete polegadas - e dificilmente
ocorreria uma tragédia como no passado, caso viesse a acontecer algum
capotamento durante a corrida. Além disso, tinham carenagem lateral em fibra,
os pilotos usavam cinto de três pontos, macacão, sapatilha e capacete e os
bancos eram do tipo concha, mais apropriados para competição.
Todos os caminhões utilizaram pneus diagonal da marca Firestone, que foi a
primeira grande empresa a acreditar nos planos de Aurélio Batista e no futuro
promissor da Fórmula Truck. A segunda corrida de apresentação foi três meses
depois ( em julho de 1995), no autódromo de Londrina/PR. Desta vez, nove caminhões
formaram o grid de largada.
Neste mesmo ano aconteceram mais duas apresentações, em Tarumã/RS, em
setembro, e em Goiânia/GO, em novembro, já com um número maior de caminhões.
Nas quatro apresentações, a Fórmula Truck conseguiu levar para os autódromos
cerca de 120 mil pessoas.
No ano seguinte, em 1996, a categoria retornou com mais força. Dispunha dos
regulamentos técnico e desportivo. A primeira corrida do campeonato aconteceu
em 28 de abril, no autódromo de Guaporé/RS, com 13 caminhões. Aconteceram
dois capotamentos durante os treinos classificatórios no sábado, em intervalo
de menos de 15 minutos, coincidentemente no mesmo ponto da pista. Os pilotos,
Gino Pica e Clóvis Navarro, saíram ilesos, uma prova de que o sistema de
segurança dos trucks estava aprovado. Na ocasião, o prefeito da cidade, Mário
Antônio Marocco declarou à Revista O Carreteiro que havia 10 anos que o autódromo
da cidade não recebia tanta gente para ver uma competição.
A esta altura, a Fórmula Truck já despertara o interesse de patrocinadores. A
Petrobras foi a segunda grande empresa a entrar na competição. No ano
seguinte, 1997, veio a Vipal. Neste ano a categoria se deslocou também para o
Nordeste, o campeonato foi aberto com uma corrida em Caruarú/PE, com público
de cerca de 30 mil pessoas. No ano seguinte, 1998, a cidade do agreste
pernambucano foi novamente à sede da abertura do campeonato. Em 2001, o autódromo
de Campo Grande/MS também passa a fazer parte do circuito.
Até a última etapa de 2000, a Fórmula Truck realizou 44 corridas (sendo 40
homologadas), em oito autódromos nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul,
Paraná, São Paulo e Goiás. Este ano, o campeonato está transcorrendo com público
médio de 40 mil pessoas por prova. A grande novidade desta temporada é o
sistema de injeção e o freio a disco nas quatro rodas nos caminhões, o que
significa que a categoria está evoluindo. Um próximo passo será realizar
corridas nos países da América do Sul, conforme desejam os grandes
patrocinadores, já que eles têm negócios no Mercosul.
Velocidade
na Truck:
Um caminhão da Fórmula
Truck pode atingir velocidade em torno de 220 km/h, mas na reta dos boxes na
corridas em um ponto apenas a velocidade máxima permitida é de 160 km/h. O
motivo da limitação não é outro senão a segurança, e o controle da
velocidade é feito por um radar instalado na reta dos boxes . A partir desta
temporada, cada vez que o piloto excede o limite é obrigado a passar pelo boxe. |