Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

FÓRMULA TRUCK

 

HISTÓRIA

Os primeiros protótipos dos caminhões da atual Fórmula Truck foram apresentados ao público em janeiro de 1994, no autódromo de Interlagos/SP. Na ocasião, o empresário santista de transporte de cargas, Aurélio Batista Félix, conseguiu reunir um pequeno grupo de convidados, entre eles alguns empresários do próprio setor de transporte e dois jornalistas da Revista o Carreteiro. Grande conhecedor de caminhões, Aurélio tinha participado como piloto da I Copa Brasil de Caminhões, realizada no autódromo de Cascavel/PR, em um final de semana prolongado em razão do feriado de 07 de setembro cair em uma segunda-feira. Mas a morte de um dos participantes, Jeferson Ribeiro da Fonseca, que na ocasião era piloto de competições e diretor de provas do autódromo, repercutiu em todo o País deixando no acostamento os plano de se realizar corridas de caminhões no Brasil. 

Em abril de 1995, Aurélio deu o segundo grande lance de sua investida ao mundo das corridas de caminhões. No mesmo autódromo de Cascavel, ele conseguiu superlotar o circuito realizando uma corrida de apresentação com apenas seis caminhões, além de outros três que ficaram apenas em exposição. O próprio Aurélio pilotou um dos caminhões, ao lado de Renato Martins, Macarrão e outros que não fazem mais parte da Fórmula Truck. 

Mas desta vez os caminhões eram outros, contavam com a segurança do Santo Antônio dentro da boléia - feitos com tubos de sete polegadas - e dificilmente ocorreria uma tragédia como no passado, caso viesse a acontecer algum capotamento durante a corrida. Além disso, tinham carenagem lateral em fibra, os pilotos usavam cinto de três pontos, macacão, sapatilha e capacete e os bancos eram do tipo concha, mais apropriados para competição. 

Todos os caminhões utilizaram pneus diagonal da marca Firestone, que foi a primeira grande empresa a acreditar nos planos de Aurélio Batista e no futuro promissor da Fórmula Truck. A segunda corrida de apresentação foi três meses depois ( em julho de 1995), no autódromo de Londrina/PR. Desta vez, nove caminhões formaram o grid de largada. 

Neste mesmo ano aconteceram mais duas apresentações, em Tarumã/RS, em setembro, e em Goiânia/GO, em novembro, já com um número maior de caminhões. Nas quatro apresentações, a Fórmula Truck conseguiu levar para os autódromos cerca de 120 mil pessoas. 

No ano seguinte, em 1996, a categoria retornou com mais força. Dispunha dos regulamentos técnico e desportivo. A primeira corrida do campeonato aconteceu em 28 de abril, no autódromo de Guaporé/RS, com 13 caminhões. Aconteceram dois capotamentos durante os treinos classificatórios no sábado, em intervalo de menos de 15 minutos, coincidentemente no mesmo ponto da pista. Os pilotos, Gino Pica e Clóvis Navarro, saíram ilesos, uma prova de que o sistema de segurança dos trucks estava aprovado. Na ocasião, o prefeito da cidade, Mário Antônio Marocco declarou à Revista O Carreteiro que havia 10 anos que o autódromo da cidade não recebia tanta gente para ver uma competição. 

A esta altura, a Fórmula Truck já despertara o interesse de patrocinadores. A Petrobras foi a segunda grande empresa a entrar na competição. No ano seguinte, 1997, veio a Vipal. Neste ano a categoria se deslocou também para o Nordeste, o campeonato foi aberto com uma corrida em Caruarú/PE, com público de cerca de 30 mil pessoas. No ano seguinte, 1998, a cidade do agreste pernambucano foi novamente à sede da abertura do campeonato. Em 2001, o autódromo de Campo Grande/MS também passa a fazer parte do circuito. 

Até a última etapa de 2000, a Fórmula Truck realizou 44 corridas (sendo 40 homologadas), em oito autódromos nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Goiás. Este ano, o campeonato está transcorrendo com público médio de 40 mil pessoas por prova. A grande novidade desta temporada é o sistema de injeção e o freio a disco nas quatro rodas nos caminhões, o que significa que a categoria está evoluindo. Um próximo passo será realizar corridas nos países da América do Sul, conforme desejam os grandes patrocinadores, já que eles têm negócios no Mercosul.

Velocidade na Truck:

Um caminhão da Fórmula Truck pode atingir velocidade em torno de 220 km/h, mas na reta dos boxes na corridas em um ponto apenas a velocidade máxima permitida é de 160 km/h. O motivo da limitação não é outro senão a segurança, e o controle da velocidade é feito por um radar instalado na reta dos boxes . A partir desta temporada, cada vez que o piloto excede o limite é obrigado a passar pelo boxe.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

CAMPEÕES

Ano

Campeões

Equipe

Caminhão

2016 Felipe Giaffone RM Competições Volkswagen
2015 Leandro Totti RM Competições Volkswagen
2014 Leandro Totti RM Competições Volkswagen
2013 Beto Monteiro Scuderia Iveco Iveco
2012 Leandro Totti ABF Mercedes-Benz
2011 Felipe Giaffone RM Competições Volkswagen
2010 Roberval Andrade RVR Scania Motorsport Scania
2009 Felipe Giaffone RM Competições Volkswagen
2008 Wellington Cirino ABF Mercedes-Benz
2007 Felipe Giaffone RM Competições Volkswagen
2006 Renato Martins RM Competições Volkswagen
2005 Welington Cirino ABF Mercedes-Benz
2004 Beto Monteiro DF Motorsport Ford
2003 Wellington Cirino ABF Mercedes-Benz
2002 Roberval Andrade Muffatão Scania
2001 Wellington Cirino ABF Mercedes-Benz
2000 Jorge Fleck Thermoid-Melitta-Volvo Volvo
1999 Jorge Fleck ABF Volvo Volvo
1998 Osvaldo Drugovich Júnior Drugovich Auto Peças Scania
1997 Osvaldo Drugovich Júnior Drugovich Auto Peças Scania
1996 Renato Martins Marfran Scania
 

PILOTOS DA FÓRMULA TRUCK

PILOTO EQUIPE

CAMINHÃO

4 - Felipe Giaffone
Man Latin America
Estréia: 10/4/2005

RM Competições - SP

6 - Wellington Cirino
Mercedes-Benz
Estréia: 15/3/1997
ABF Mercedes-Benz - PR

7 - Débora Rodrigues
Man Latin America
Estréia: 01/1/1998
RM Competições - PR
8 - Adalberto Jardim
Man Latin America
Estréia: 26/10/2006
RM Competições - SP
15 - Roberval Andrade
Scania
Estréia: 11/6/2000
Corinthians Motorsport - SP
17 - Gustavo Magnabosco
Scania
Estréia: 20/7/2014
Corinthians Motorsport - SC
20 - Pedro Muffato
Scania
Estréia: 20/8/2000
Muffatão Racing - PR
25 - Jaidson ZiniIveco
Iveco
Estréia: 16/3/2014
Dakar MotorSport - PR
28 - Fabiano Brito
Scania
Estréia: 01/1/1998
MP7 Motorsport - PR
30 - Rogério Castro
Mercedes-Benz
Estréia: 10/3/2013
ABF Racing Team - GO
33 - Michelle de Jesus
Ford
Estréia: 13/4/2014
Reis Peças Competições - SP
35 - David Muffato
Scania
Estréia: 10/3/2013
Muffatão Racing - PR
44 - Gabriel Correa
Ford
Estréia: 01/3/2015
Reis Peças Competições - SP
51 - Leandro Reis
Ford
Estréia: 02/10/2007
Reis Peças Competições - GO
55 - Paulo Salustiano
Mercedes-Benz
Estréia: 07/3/2010
ABF Mercedes-Benz - SP
72 - Djalma Fogaça
Ford
Estréia: 01/1/1997
DF Motorsport - SP
73 - Leandro Totti
Man Latin America
Estréia: 22/6/2003
RM Competições - PR
77 - André Marques
Man Latin America
Estréia: 18/4/2010
RM Competições - SP
80 - Diogo Pachenki
Mercedes-Benz
Estréia: 10/3/2013
Copacol Truck Racing - PR
83 - Régis Boessio
Volvo
Estréia: 01/1/2006

Boessio Competições - RS

88 - Beto Monteiro
Iveco
Estréia: 28/3/1999

Lucar Motorsports - PE

99 - Luiz Lopes
Iveco
Estréia: 27/2/2011
Lucar Motorsports - SP
333 - Alex Fabiano
Volvo
Estréia: 01/3/2015
Azulim Indy Clay Truck Racing - SP
515 - Raijan Mascarello
Ford
Estréia: 09/6/2013
DF Motorsport - MT
 

Comparação da velocidade no Autódromo de Interlagos

Categoria Tempo Piloto Equipe Data
Fórmula 1 1 m. 10 s. 023 Nico Rosberg Mercedes 9/11/2014
Le Mans Series 1 m. 21 s. 787 Marc Gené e Nicolas Minassian Peugeot 2007
Fórmula 3 1 m. 30 s. 170 Andrè Sousa Full Time 9/12/2005
Fórmula Renault 1 m. 37 s. 109 Diego Freitas UniOil Sports 6/12/2003
Stock Ca V8 1 m. 37 s. 672 Allam Khodair Bassani Racing 27/03/2010
Troféu Maserati 1 m. 47 s. 655 Guto Negrão Medley 25/03/2006
Fórmula Truck 2 m. 03 s. 272 David Muffato RM Competições-MAN 30/07/2016
 

CIRCUITOS

  Localização Circuito

Mapa

  Caruaru (PE) Autódromo de Caruaru
  Brasília (DF) Autódromo Internacional Nelson Piquet
  Londrina (PR) Autódromo Internacional Ayrton Senna
  Campo Grande (MS) Autódromo Internacional Orlando Moura
  Cascavel (PR) Autódromo Internacional de Cascavel
  Santa Cruz do Sul (RS) Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
  Curitiba (PR) Autódromo Internacional de Curitiba
  Guaporé (RS) Autódromo Internacional de Guaporé
  Goiânia (GO) Autódromo Internacional Ayrton Senna
  São Paulo (SP) Autódromo de Interlagos
 

PONTUAÇÃO

A partir de 2015 a pontuação passou a distribuir pontos iguais nas duas baterias realizadas em cada etapa.
São atribuídos pontos para o 1º ao 14º colocado da seguinte forma:
 

Colocação 10º 11º 12º 13º 14º
Primeira bateria 25 20 17 14 12 10 8 7 6 5 4 3 2 1
Segunda bateria 25 20 17 14 12 10 8 7 6 5 4 3 2 1

O pole position (melhor tempo do Treino Classificatório) recebe um ponto extra

 

BANDEIRAS

Amarela - Perigo à frente. É necessário diminuir a velocidade dos caminhões. Quando for mostrada com a bandeira escrita "Safety Car" significa que a foi autorizada a entrada do Pace Truck na frente do caminhão que está liderando.
Quadriculada de amarelo e verde - É usada apenas na Fórmula Truck. Significa que a primeira etapa da corrida (12 voltas) foi concluída e que o Pace Truck deverá entrar na frente do caminhão que está liderendo. Serão dadas algumas voltas com o Pace Truck e então a corrida retornará para sua etapa final.
Azul  - É mostrada para o caminhão que precisa facilitar a ultrapassagem dos caminhões que vem atrás.
Azul com uma cruz branca - É o último aviso para que o caminhão facilite a ultrapassagem. Se não obedecer a sinalização, corre o risco de penalizações.
Preta com um círculo amarelo - É a bandeira de penalizações. Significa que o caminhão que recebeu a bandeira deverá realizar o "Stop and Go" ou seja, deverá entrar nos boxes com a velocidade limite e sair. Na Fórmula Truck não é necessário parar.
Preta e branca - Advertência por conduta antidesportiva.
Listrada de amarelo e verde - Informa que a pista está escorregadia no local da bandeira.
Preta - É mostrada junto com o número do caminhão. Significa que o piloto foi desclassificado.
Branca - Significa que o veículo de serviço está na pista.
Verde - Pista livre. É dada, principalmente, após uma bandeira amarela ou vermelha.
Vermelha - Informa que o treino ou a corrida estão interrompidas temporariamente. Nenhum caminhão pode rodar.
Quadriculada - Fim da sessão de treino ou da corrida.
 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br