|
Audi
- As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto
Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de
janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial
em Nekarsulm, na Alemanha. |
|
Alfa
Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz
vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo
da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a
combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o
sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca. |
|
BMW
- Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois
que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão
para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da
marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de
Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk). |
|
Chevrolet
-
Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na
ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da
marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na
carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria
com o piloto Louis Chevrolet. |
|
Chrysler
-
A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco
triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com
asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50. |
|
Citroën
- Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como "Deux Chevron",
simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën,
fundador da marca francesa. |
|
Dodge
-
O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no
oeste norte-americano. |
|
Ferrari
- O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de
Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A
pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em
seus carros a partir de 1923. |
|
Fiat
- A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de
Automóveis de Turim. |
|
Ford
-
O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a
fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros
da marca. |
|
Jeep
- Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla
G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a
vários tipo de uso. |
|
Lamborghini
-
O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é
uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às
lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que os carros
da marca (Diablo e Murciélago) têm
nomes de touros famosos. |
|
Maserati
-
O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo
da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos
Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati. |
|
Mercedes-Benz
- A estrela de
três pontas representa a fabricação de motores para uso na
terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou
cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa
no cartão iria brilhar sobre sua obra. |
|
Mitsubishi
- Um diamante de
três pontas que remete à resistência e preciosidade. O símbolo
veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em
japonês (ué, Fred, não é san? – Nota do remetente);
"Bishi", diamante. |
|
Nissan
- A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura
japonesa) e um círculo
vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade)
remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso".
Nissan significa "indústria japonesa". |
|
Peugeot
- O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da
marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado
desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações. |
|
Porsche
- São dois brasões
sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade
de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca
adotou o símbolo a partir de 1949. |
|
Quadrifoglio
- O trevo de
quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado
pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de
ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza
(Itália).
A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter
esse logotipo na carroceria. |
|
Renault
- O losango
parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir
sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças
de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois
"R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault,
fundadores da marca francesa. |
|
Rolls
Royce -
Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho.
Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e
Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em
preto, em sinal de luto. |
|
Saab
- Uma das marcas sob
controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em
1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção
de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um
animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo
da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha. |
|
Subaru
- Na língua japonesa, Subaru significa "plêiade"
(nome de uma constelação). Isso explica a constelação adotada como
logotipo da marca. |
|
Volvo
- O polêmico
logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o
símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito
contestado por movimentos feministas na Europa. |