Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

SERVIÇOS

 

Registro de Canis

 

Se você está pensando em abrir um canil para comercialização de animais, existem algumas normas legais relacionadas às entidades cinófilas, que vocês deve estar de acordo.

QUANTO ÀS ENTIDADES CINÓFILAS:
Criador é aquele que possui as ninhadas, ou melhor, que possui a(s) fêmea(s). Quem possui apenas machos, não é considerado um criador.

O interessado deve dirigir-se ao Kennel mais próximo e solicitar um requerimento de abertura de canil. Há uma espera de quatro meses para que este canil esteja registrado.

O novo criador  deve associar-se ao Kennel, obrigatoriamente. Isso poderá ser feito juntamente com a abertura de canil. Há necessidade, nesse caso, de uma foto 3X4 e pagamento de uma taxa de anuidade como sócio, além da taxa de abertura do canil.

Serão solicitados 3 nomes como opções para que o canil seja aberto. Estes nomes irão até a FCI (Federação Cinológica Internacional) na Bélgica, onde será feita uma busca (não poderá haver dois canis com o mesmo nome), e o registro será efetuado.

O TRÂMITE DOS PAPÉIS:
1. O criador vai ao kennel e procede a abertura do canil e filiação à entidade;

2. O kennel envia os papéis a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia);

3. A CBKC remeterá os documentos para a FCI;
4. Os papéis farão o caminho inverso até chegar na mão do criador.

De posse do protocolo de abertura de canil, o criador pode dar entrada no registro de ninhada, mas esperará  4 meses para ter toda a papelada do canil e filhotes na mão. Esse processo será agilizado em ninhadas posteriores.

Se a raça que a pessoa cria possuir um clube especializado (p.ex. Clube do Dobermann), o kennel informará ao clube a existência de novo criador e de novas ninhadas. Dessa maneira, o clube especializado pode entrar em contato com o novo criador.

Existem estados como SP, RJ e RS que possuem muitos kennels. Nesses casos, o órgão centralizador é a Federação, que enviará a documentação para a CBKC. O criador, no entanto deverá se dirigir sempre ao kennel ao qual se associou.

GLOSSÁRIO
Kennel
- registra canis e ninhadas, organiza exposições e palestras para todas as raças

Clube da raça- a maioria não registra canis (exceção do Clube do Pastor Alemão, Dobermann e Rottweiler), registra ninhadas, organiza exposições só da raça que representa e faz palestras que trarão a melhoria daquele plantel.

Federação - órgão que normatiza a cinofilia no estado que tem mais de um Kenel, organiza o calendário de eventos e recebe todo o serviço que vai para CBKC

CBKC - órgão máximo no Brasil, forma juízes, emite Pedigrees, homologa juízes para julgarem qualquer exposição, está em contato com todos os países que são filiados a FCI, propõe para FCI a inclusão de novas raças.

Federação Cinológica Internacional - órgão máximo da cinofilia mundial.

 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br