Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

TERRA NOVA

 

Muitos sustentam que sua origem é o Cão de Montanha dos Pirineus, os grandes cães brancos que foram levados para as ilhas de Newfoundland pelos pescadores Bascos (Newfoundland = Terranova, daí o nome da raça). Outra probabilidade seria o Hound Francês (provavelmente o Boarhound - caçador de javali).
De qualquer forma é certo que os seus antepassados foram levados do Continente Europeu para a Terra Nova por pescadores.
O Terranova era um cão completamente adaptado às condições da sua ilha de origem. Seu tamanho, pelagem e força o protegiam do longo inverno e das águas congeladas que circundam a ilha.
A literatura nos relata inúmeras façanhas de cães Terranova resgatando pessoas que haviam caído em buracos com água congelante e também socorrendo náufragos que recebiam suprimentos e salva-vidas nos destroços dos barcos com a ajuda desses cães que levavam a carga nadando nas águas geladas e turbulentas. Também era comum eles buscarem crianças que haviam caído em águas profundas e trazê-las seguramente até a praia.
Outros trabalhos menos espetaculares, mas de grande utilidade, eram e são exercidos por eles, como ajudar seus donos pescadores no dia-a-dia arrastando as pesadas redes e, fora d'água, ainda é usado largamente como animal de tração.
Admirado por suas qualidades e poder físico, a raça foi levada para a Inglaterra e criada em grande escala. Hoje a maioria de cães com pedigree, até mesmo em Terranova, descendem de linhagens inglesas.

Para exercer suas funções o Terranova precisa ser forte suficiente para trazer para a praia uma pessoa que está se afogando, ter grande capacidade pulmonar o que faz com que ele possa nadar grandes distâncias e possuir pelagem pesada que o protege de águas geladas.
É um cão inteligente que é capaz de ajudar seu mestre quando comandado por ele e melhor ainda, possui uma grande responsabilidade e bom-senso que o capacitam a agir por conta própria em situações de emergência, como no caso de um resgate.
Além disso, ainda é um excelente guardião e defensor da família. É uma babá carinhosa e eficiente, pois tem paixão por crianças.

Sua pelagem é dupla, densa, de textura grossa e oleosa, resistindo bem a água.

A cor pode ser: Preta: fosco azeviche, podendo ser matizado em bronze, marcas brancas no peito, dedos e ponta da cauda são aceitáveis. Marrom: podendo ser bronze ou chocolate. Landseer: branco com marcas pretas. A cabeça geralmente é preta com mancha branca estreita subindo do focinho por entre os olhos. No tronco uma sela preta bem marcada. O preto na garupa estende-se até a cauda.

Na aparência geral é um cão de tração de grande porte tendo instinto natural de salva-vidas, nobre, majestoso e poderoso, bem musculado e de ossatura forte.

Características Gerais
Padrão FCI n. 50
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Tamanho grande; 66 a 71 cm
Peso Macho 64 a 69kg - Fêmea 50 a 54,5kg
Pelagem grossa e moderadamente longa
Agressividade mediana
Aptidão tração, guarda e defesa
Atividade Espontânea moderada
Área para criação grande
País de Origem Canadá
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br