Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

RODHESIAN RIDGEBACK

 

Chamado também de African Lion Hound (Hound de Leão Africano) é nativo da África do Sul e tem sido criado pelos fazendeiros Boers (nativos descendentes de colonizadores holandeses) para trabalho de caça pesada na mata.
Nos séculos XVI e XVII, Holandeses, Alemães e Huguenotes (Protestantes) migraram para a África do Sul levando consigo seus cães Dinamarqueses, Mastiffs, Bloodhounds, Terriers, entre outros.
A partir de 1707 a imigração européia ficou fechada por cem anos e isso foi muito favorável para o desenvolvimento do Ridgeback.
Os nativos possuíam uma raça, "Hottentots", que eram cães de caça meio selvagens. Tinham uma pelagem muito característica onde os pêlos das costas na linha da coluna formam uma crista, crescendo para frente, em sentido contrário do restante do corpo. O cruzamento dos cães trazidos pelos imigrantes com esse nativo deu origem aos atuais Ridgebacks, que supriam as necessidades do fazendeiro local.
Os Boers usavam-no na caça de perdizes, de animais de pêlo como lebres, doninhas, etc. e também na caça de animais de grande porte.

Esses cães agüentam o rigor da selva africana onde a temperatura é altíssima durante o dia, caindo abaixo de 0º durante a noite e persistem 24 horas ou mais sem beber água. Além de tudo isso, é um grande guardião da família.
É um cão limpo, fácil de ser mantido, não é barulhento nem briguento. A raça vem ganhando popularidade crescente devido às suas qualidades inatas, principalmente pela obediência e fácil aprendizado, sua natureza dócil, desejo constante de agradar seu mestre e o carinho por crianças.

Sua pelagem é curta, densa e brilhante com cor trigo pálido, ou fulvo avermelhado. Admite-se uma pequena mancha branca no peito e ponta dos dedos.

Sua aparência geral é de um cão forte, ativo, simétrico, de forte musculatura, resistente e veloz. A característica mais marcante e que identifica a raça, é o pêlo na linha do dorso crescendo na direção oposta ao restante do corpo (Ridge).

Características Gerais
Padrão FCI n. 146
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho 61 a 68 cm
Peso proporcional
Pelagem curta
Agressividade mediana, muito fiel a família
Aptidão levantador de caça e companhia
Atividade Espontânea moderada a alta
Área para criação grande
País de Origem África do Sul
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br