Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

POODLE

 

As quatro variações do Poodle (Grande, Médio, Anão e Toy) têm um mesmo padrão variando somente no tamanho.
Poucos cães alcançaram tanta popularidade em tantos países como o Poodle, mas a raça é tão antiga e surgiu com mais ou menos as mesmas características em tantos lugares diferentes, que não se sabe ao certo qual é o seu país de origem.
Alguns supõe que ele tenha se originado na Alemanha, mas deve-se lembrar que por muitos anos ele foi considerado como o Cão Nacional da França, onde por sua inteligência e habilidade era normalmente usado como retriever (que recolhe e traz a caça) e também como cão de circo.
De qualquer maneira o Poodle sem dúvida é um retriever d'água e existem bem poucas diferenças entre ele e o Spaniel D'água Irlandês.

Os Poodles maiores eram reconhecidamente bons nadadores e os menores eram usados como caçadores de trufas. Todos são dotados de bom faro para descobrir os fungos, mas os exemplares menores eram preferidos por não danificar as preciosas trufas com as patas.
Autoridades afirmam que o tipo Poodle Grande é o mais antigo dos quatro e que ganhou fama especial como cão d'água. Contudo as variedades Médio, Anão e Toy apareceram pouco depois, logo que a raça assumiu o padrão que é reconhecido hoje em dia.
O menor deles ou Toy já era conhecido na Inglaterra no século XVIII. Consta que a Rainha Anne admirava a performance de um grupo desses cães que dançavam de forma quase humana. Mas a Europa Continental conheceu o Poodle bem antes dele chegar à Inglaterra. Desenhos do artista alemão Albrecht Durer estabelecem a raça no século XV e XVI e na Espanha era o principal pet no final do século XVIII como podemos observar em pinturas do artista espanhol Goya. Na mesma época na França, durante o reinado de Luiz XVI, os Toys já eram tratados com muito mimo por membros da corte.
O Poodle alcançou grande estima em todo o mundo e com sua grande variação de tamanho e cores não deixa nenhum admirador na mão. Tanto aqueles que precisam de um cão mais forte para proteção e guarda como os que buscam um pequeno cão de companhia estão bem servidos. Eles são muito inteligentes, ativos, alegres, brincalhões e afetivos.

A pelagem pode ser:
Pêlo cacheado: pêlo abundante, lanoso, bem frisado, elástico, espesso, farto, com comprimento uniforme, formando cachos e de textura fina.
Pêlo Encordoado: pêlo abundante, textura fina, lanoso e fechado, formando cordões de comprimento uniforme de no mínimo 20 cm. Os cordões laterais da cabeça podem ser fixados com elásticos acima das orelhas e os do tronco são repartidos na linha do dorso, pendendo para ambos os lados.
Nas duas versões de pelagem existem maneiras diferentes de tosar o pêlo, o que muda muito a aparência dos cães.

A cor pode ser: preto, branco, marrom, abricó e cinza.

Na aparência geral o Poodle é um cão de perfil quadrado, bem estruturado, proporcional, de expressão inteligente e com musculatura bem forte, o que lhe dá a agilidade característica da raça. A cauda é cortada na metade de seu comprimento.

Características Gerais
Padrão FCI n. 172
Grupo n. 9, Cães de Companhia
Tamanho Grande: no mínimo 45 cm; Médios: 35 a 45 cm; Anões: 28 a 35 cm; Toys: no máximo 28 cm ideal 25 cm.
Peso proporcional ao tamanho
Pelagem média (cacheado ou encordoado)
Agressividade mediana
Aptidão G-guarda, defesa e companhia; M-guarda, defesa e companhia; A-companhia; T-companhia
Atividade Espontânea alta
Área para criação G-média; M-média; A-sem restrições; T-sem restrições
País de Origem França
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br