Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

PASTOR BELGA

 

O Pastor Belga, nas suas quatro variedades, é conhecido na maior parte do mundo como Groenendael ou Cão de Berger Belge e sua origem data de antes de 1500.
Por volta de 1890, uma comissão de membros de clubes de raças e veterinários juntou forças para determinar se havia um cão pastor de origem verdadeiramente Belga.
O professor Adolphe Reul e seu grupo, concluíram que em sua província havia um tipo consistente de pastores, anatomicamente idênticos, mas diferindo na textura da pelagem, cor e comprimento do pêlo. Nas outras oito províncias os resultados foram similares e entre 1891 e 1901 o Pastor Belga foi registrado pela Sociedade Real de São Humberto.
O Pastor Belga de pelagem negra e longa deve sua existência a Nicolas Rose, restaurador e dono do Castelo Groenendael, nos arredores de Bruxelas. Ele adquiriu um casal (Picard d'Ucle e Petite) que junto com seus descendentes (filhos, netos, etc.) foi a base do tronco de formação desses lindos pastores negros. Como justa homenagem em 1910 a variedade foi oficialmente nomeada Groenendael.
O Pastor Belga tornou-se muito popular, por ser um cão muito versátil, e de inteligência aguçadíssima. Ele é um cão de múltiplas funções pois além de pastor é um grande companheiro, guarda e policial, fazendo patrulhas, buscas, servindo de mensageiro e até puxando trenós.

A pelagem é dupla, subpêlo lanoso e denso. O pêlo tem aspecto, comprimento e direção variados, mas é abundante, denso e tem boa textura.

As variedades são Tervuren, Groenendael, Malinois e Laekenois.


O Groenendael e o Tervuren possuem pêlo longo principalmente na face posterior das coxas e na cauda, formando plumagem. A cor é totalmente preta no Groenendael e fulvo encarvoado, bem saturado no Tervuren.

Os Malinois tem pelagem mais curta, tendo somente a parte posterior da coxa e a cauda com pêlos mais longos formando franja. A cor é fulvo encarvoado com máscara preta

O Laekenois tem pêlo duro caracterizado pelo grau de aspereza e rusticidade por todo o corpo. Pêlos de igual comprimento por todo o corpo com a presença de pêlos um pouco mais longos e duros nos supercílios e focinho. Cauda sem franja. Aço é fulvo com traços de encarvoados, principalmente no focinho e cauda.

Na aparência geral ele é um cão de porte médio, quadrado, elegante, robusto, de cabeça erguida e de olhar esperto e inquiridor.

Características Gerais
Padrão FCI n. 15
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suíços)
Tamanho 58 a 62 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem varia de um tipo para o outro
Agressividade alta mas controlável
Aptidão pastor, guarda e companhia
Atividade Espontânea moderada
Área para criação grande
País de Origem Bélgica
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br