Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

PASTOR AUSTRALIANO

 

Existem várias teorias sobre a origem do Australian Shepherd. O fato é que a raça, como a conhecemos hoje, foi desenvolvida nos Estados Unidos.
É provável que tenha se originado na região Basca das montanhas dos Pirineus, entre a França e Espanha, mas devido a sua associação com os Pastores Bascos que vieram da Austrália para os Estados Unidos em torno de 1800, acabaram recebendo o nome de Australian Shepherd.
Antes, porém, ele foi conhecido por muitos nomes, tais como: Pastor Espanhol, Cão Pastor, Bob Tail, Blue Heeler, Pastor do Novo México e Pastor da Califórnia. No Brasil foi, durante algum tempo, chamado de Pastor Australiano.
Nos EUA um estilo de montaria, “western horseback riding”, popularizou muito a raça, que era freqüentemente vista em rodeios, filmes e programas de televisão. A facilidade de aprendizagem e a versatilidade o tornaram muito útil nos ranchos e fazendas.

Os rancheiros continuaram a desenvolver a raça, mantendo a adaptabilidade, a inteligência aguçada e os instintos de pastor.
O Australian Shepherd, ou Aussie, como é carinhosamente chamado, é um cão de grande versatilidade, sendo usado não só como pastor e guarda em fazendas, mas também em serviços humanitários. É um excelente guia para cegos, farejador de drogas e cão de busca e resgate, além de poder ser usado em terapias e no auxílio a deficientes auditivos.

O Australian Shepherd é inteligente, ativo, disposto, de boa índole e raramente briguento, podendo ser, por vezes, reservado com estranhos.

A pelagem é dupla com subpêlo que varia em quantidade de acordo com o clima. O pêlo tem textura média, sendo liso ou levemente ondulado e de comprimento mediano.

A cor é azul-merle, preto, vermelho-merle, vermelho, todos com ou sem marcas brancas e ou pontas de cor cobre.

Na aparência geral ele é um cão de porte médio, bem balanceado, um pouco mais longo do que alto, com ossatura média e pelagem de cores variadas e únicas. A cauda, por vezes, é naturalmente curta, mas existem casos em que o cão nasce com ela. Nesses casos deve ser efetuada a amputação e o comprimento não deve exceder os 10 cm.

Características Gerais
Padrão FCI n. 342
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suíços)
Tamanho Macho: 51 a 58cm Fêmea: 46 a 53cm
Peso padrão não comenta
Pelagem mediana
Agressividade moderada
Aptidão pastor
Atividade Espontânea média
Área para criação média
País de Origem Estados Unidos
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br