Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

KUVASZ

 

Os antepassados que deram origem à raça são cães do Tibet e o nome Kuvasz (no plural Kuvaszok) é derivado de dois outros nomes. O primeiro, de origem turca, Kawasz significa "guarda armada dos nobres". O segundo, de origem árabe, Kaurvasz significa "arqueiro". Ambas são figuras de linguagem que expressam o valor e a nobreza do animal.
Não se sabe ao certo em que local o Kuvasz apareceu na história dos reinados e impérios que floresciam na Europa de 5 a 8 séculos atrás, mas sabe-se que só as pessoas que fizessem parte do círculo real poderiam tornar-se proprietários de um exemplar.

Apesar de conhecido em vários países foi na Hungria que a raça se desenvolveu até os moldes atuais. O primeiro grandioso período do Kuvasz na Hungria foi na segunda metade do século XV. Muitos eram treinados para a caça e provaram ser eficientes em caçadas de animais de grande porte, ainda comuns na época.
O Rei Matthias I, que reinou de 1458 a 1490, sempre levava pelo menos um Kuvasz em suas viagens, além de possuir vários outros que circulavam nos arredores do seu palácio. É dito que o Rei contava mais com os seus cães do que com sua guarda pessoal e graças ao alcance que teve sua criação, foi possível a perpetuação de uma corrente esplendida da raça.

Eventualmente alguns animais, muito tempo depois do Rei Matthias, caíram nas mãos de pessoas mais comuns e os camponeses perceberam que a raça se adequava muito bem ao trabalho de pastor de ovelhas e gado.
De acordo com Von Stephanitz (especialista alemão e grande autoridade em raças da Europa Central), o Kuvasz teria relação com o Komondor que foi originalmente trazido da Rússia pelos hunos. Apesar disso ser uma conjectura o Kuvasz se mostra bem dominante em relação a outros cães (uma característica marcante dos Komondors), embora seja um pouco menor.

Dócil, obediente, audacioso. Exibe uma afinidade natural por crianças, tem forte instinto protetor e estabelece uma relação muito intensa com o dono.

Sua pelagem é abundante, dupla, de aspereza média, variando de ondulada a lisa. Na cabeça, orelhas e patas é curta, reta e densa, tendo no pescoço e peito uma juba de 5 a 8 cm. No tronco, o comprimento varia de 4 a 14 cm e no rabo e face caudal das pernas, chegam a 15 cm.

A pele é bem pigmentada. A cor do pêlo sempre branca e sem marcas.

Na aparência geral é de porte grande, estruturalmente forte, bem balanceado, de ossatura média e bem musculado. Apesar de lento, ele é capaz de trotar sem descanso ou esforço até 30 Km.

Características Gerais
Padrão FCI n. 54
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suíços)
Tamanho 66 a 75 cm
Peso 30 a 52 Kg
Pelagem mediamente longa
Agressividade mediana
Aptidão pastoreio
Atividade Espontânea moderada a baixa
Área para criação grande
País de Origem Hungria
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br