Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

GREYHOUND

 

"Rápido como um raio de luz e sábio como Salomão" . É assim que muitos especialistas resumem a sua descrição. Por ser uma raça muito antiga a origem do nome é confusa.
Alguns supõem que seja derivado de Graius (Grego) pois eles eram muitos estimados pelos antigos gregos. Uma outra suposição é que derive de "grech" ou "greg" que significava "cão" na antiga Inglaterra. Outros ainda dizem que o nome veio da cor gray (cinza) que era a cor prevalecente na raça.
A primeira notícia que se tem dos Greyhounds vem do Vale do Nilo, na Tumba de Amten, entre 2900 e 2752 A.C. Alguns entalhes da tumba, mostravam uma cena com 2 greyhounds atacando um cervo e em outra um animal de chifres lembrando os veados americanos.
A primeira descrição completa da raça é de origem romana escrita por Ovid, que viveu de 43 A.C a 17 D.C..
O Greyhound sempre teve uma história aristocrática sendo o preferido pela realeza egípcia. Eram criados com extremo luxo e pessoas mais humildes não podiam possuir um espécime.
Acredita-se que a raça tenha-se desenvolvido na Inglaterra. A Dinamarca tinha conquistado muito do que é hoje a Inglaterra e no famoso "Canute Laws", escrito em dinamarquês, o Greyhound já era citado com este nome.

Apesar do lebre ser sua presa natural, ele sempre foi usado na caça de cervos, raposas, veados e outros. Hoje em dia os amantes do Greyhound estão usando-o como cão de corrida. Isto se tornou possível com a criação do coelho mecânico, usado em pistas circulares ou ovais. O esporte começou com muito sucesso na Inglaterra e cresce continuamente nos Estados Unidos onde recordes de velocidades vem sendo batidos constantemente.

Sua pelagem é curta e cerrada com cores preto, branco, vermelho, azul, castanho, fulvo ( castanho aloirado ), tigrado ou qualquer dessas cores invadidas pelo branco.

Na aparência geral é um cão aristocrático, imponente, com musculatura de constituição sólida, lombo arqueado e membros flexíveis e potentes. Toda sua conformação física mostra sua aptidão para a velocidade
.

Características Gerais
Padrão FCI n. 158
Grupo n. 10, Lebréis e Raças Assemelhadas
Tamanho 68 a 76 cm
Peso não pode ser gordo - 27 a 36 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade Espontânea alta
Área para criação grande, adaptável
País de Origem Grã Bretanha
 

Mais Informações

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br